Índia instalará novos foguetes BrahMos na fronteira com China

Nova modificação de míssil supersônico de cruzeiro BrahMos, produzido em conjunto pela Rússia e Índia, será um fator de retaliação em potenciais conflitos fronteiriços entre a Índia e China.

O foguete, testado com êxito em 7 de abril, foi desenvolvido especialmente para ações em condições montanhosas. A ogiva de combate do aparelho está adaptada para destruir alvos terrestres fortemente protegidos, tais como abrigos em concreto, centros de comunicação reforçados e postos de comando subterrâneos.

Conforme destacou um representante da Organização de Pesquisas Defensivas (DRDO) da Índia, durante os testes, a ogiva “inteligente” do foguete “atingiu o alvo necessário, escolhendo-o entre muitos objetivos falsos”.

Segundo a mídia indiana, nova modificação de BrahMos será posta em serviço combativo num regimento de mísseis do corpo montanhês de assalto (Mountain Strike Corps), hoje em formação. Esta nova unidade operacional-tática das Forças Armadas indianas será desdobrada na fronteira da Índia com a Região Autônoma de Tibete da China.

Está previsto formar completamente o novo corpo montanhês da Índia dentro de sete anos. Duas divisões de atiradores alpinos, duas brigadas independentes de atiradores e duas divisões blindadas serão acantonadas em Ladakh, Uttarakhand e Sikkim. Na totalidade, o novo corpo contará com 90 mil efetivos.

Militares indianos terão de fazer frente a um agrupamento de mais de 200 mil efetivos do Exército da Libertação Popular da China na Região Autônoma de Tibete. Ao mesmo tempo, uma infraestrutura de transporte desenvolvida permitirá ao comando do exército chinês deslocar rapidamente no caso da necessidade para regiões fronteiriças mais 30 divisões.

Será bastante dispendioso para a Índia manter em regime permanente em regiões fronteiriças um agrupamento tão numeroso. Só para a formação do novo corpo, que irá atuar como “forças de intervenção rápida”, serão necessários cerca de 650 bilhões de rúpias indianas. Por isso o comando militar do país optou por uma outra variante: armar o novo corpo com armas de alta precisão de última geração. Tanto mais que o potencial adversário não dispõe por enquanto de meios de resistência a foguetes BrahMos.

Foguetes supersônicos de cruzeiro BrahMos já se encontram ao serviço do exército e da marinha da Índia. Para 2015, estes foguetes entrarão em dotação da Força Aérea indiana. Seu raio de ação é de 290 quilômetros e o peso da ogiva atinge 300 quilogramas. A velocidade de voo supera em três vezes a do som.

Hoje em dia, os foguetes BrahMos são os mais velozes no mundo.

 

 

Fonte: Voz da Rússia

22 Comentários

    • Bacha:

      Esse tipo de atitude, justificável diga-se de passagem,apenas mosta de forma concreta que os BRICS são, da forma como nossos militantes e a diplomacia dos atabaques vêem, apenas uma utopia que não se sustenta no mundo real.

    • Esse conflito indochinês é muito antigo, os BRICS é um grupo novo de mais para mudar a mentalidade de conflito entre os dois países, por enquanto o grupo é mais econômico do que tudo, e nesse ponto Índia e China são bem relacionados e interdependentes. Se o grupo vai evoluir para algo mais e conseguir se tornar uma ferramenta para apaziguar os ânimos só o tempo vai dizer.

      • Bric’anagem, né mesmo, colega… tão amigos, tão parceiros, e numa disputa ferrenha dessas ???… rsrsrsrsrsrs… o tempo dirá: O MESMO DE SEMPRE… fissuras geoestratégicas dessas magnitudes não se fecham com acordinhos comerciais… saudações…

  1. A Índia é um país miserável, tem a segunda maior população do mundo e um PIB inferior ao do “país da copa da Fifa”, mas suas forças armadas são bem equipadas. Não sei se são profissionais e até que ponto são efetivas, mas são bem equipadas.
    Já as FA da terrinha do carnaval, onde todo mundo nasce só para se divertir e ser mais “ispeeerto” que os outros…
    Essa semana vi um vídeo montagem sobre a invasão americana da amazônia brasileira. Um dos comentários era mais ou menos assim: “Braziliam army? What the hell is that? We don’t need to fight them, I’m sure we can bribe them”. O cara diz que desconhece as FA brasileiras, mas tem certeza que não precisa lutar com eles porque com certeza pode suborná-los. Triste, mas é essa a visão do mundo sobre a terra brasilis.

    • Tem tanta coisa triste nessa terra brasilis, Melkor.

      Cito um exemplo: na BBC, vai passar um programa sobre culinária brasileira. Na propaganda toca aquele barulho irritante chamado samba. Gosto é gosto, concordo, mas pergunto: será que não temos algo mais criativo do que batuque e bola no pé? É só isso que temos? Não poderiam colocar bossa nova ou música clássica (Vila Lobos)?

      • Vc habita a terra brasilis, meu caro Bacha, onde a desconstrução de uma nação que já teve nomes como Vila Lobos, Osório Duque Estrada, Tom Jobim, entre outros de renome, me deixam rubro as faces perante tamanha ignomínia dita cultural por parte da assim chamada “nova geração de artistas brasileiros”… um horror… são os frutos do gramscismo esquerdopata que quer destruir uma cultura rica para implantar outra, tosca e medíocre… e a ala artística do país tem a maior culpa da cultura nacional ter sido pasteurizada… hoje Valeska Popozuda é considerada um ícone da indústria de entretenimento… rsrsrsrsrrsrs… e há quem goste… 🙂

      • concordo totalmente Andre Bacha,
        e desculpem se tem um estilo de musica que odeio é samba, o lixo musical.

      • Nada, leonardo… Samba é bom demais… é que vcs, pessoal mais jovem acham que Samba é Raça Negra, SPC, Belo, Travessos, mano netinho e demais pagodeirinhos… Samba, meu nego é CARTOLA, NELSON CAVAQUINHO, PAULINHO DA VIOLA, NOEL ROSA, e por ai vai… isso é SAMBA… o resto é batuque em lata de tinta… e tem ainda quem ache que baiano faz samba… rsrsrsrsrsrsrs… não considero nem o grande ADONIRAN BARBOSA como sambista… o classifico em outra espécie do gênero… mas esses grupinhos de hoje são sofríveis demais… veja que pérola:

        “Laranja madura
        Na beira da estrada
        Tá bichada, Zé
        Ou tem marimbondo no pé”

        “Eu daria tudo que eu tivesse
        Pra voltar aos dias de criança
        Eu não sei pra que que a gente cresce
        Se não sai da gente essa lembrança

        Aos domingos, missa na matriz
        Da cidadezinha onde eu nasci
        Ai, meu Deus, eu era tão feliz
        No meu pequenino Miraí

        Que saudade da professorinha
        Que me ensinou o beabá
        Onde andará Mariazinha
        Meu primeiro amor, onde andará?

        Eu igual a toda meninada
        Quanta travessura que eu fazia
        Jogo de botões sobre a calçada
        Eu era feliz e não sabia”

        ATAULFO ALVES

        Isso é SAMBA… MARAVILHOSO !!!…

      • sim blue eyes vc tem razão este que vc escreveu é bem melhor a letra é bonita(foi trabalhada né, pq as de hj nem vou comentar).
        esta que vc colocou da para escutar hehe.

      • Credo povo!

        Que pobreza (este comentário vale para todos que falaram sobre música brasileira, e não especificamente ao Andre bacha).

        Agora existe cultura certa e errada? Eu acho esse tipo de coisa o fim da picada.

        Já que falaram em ritmos musicais, aqui no sul tem um chamado “vanera” ou “vanerão”. Muito popular principalmente no interior dos estados. É muito chato pro meu gosto, mas este ritmo é uma das coisa que explica a existência de parte do Brasil como, por exemplo, o gaúcho. Daí a falar que não vale nada é o mesmo que negar a identidade da população brasileira.

        Ou então do forró, que bem antes de receber esse nome durante a II GM, foi criado por influência musicais das populações locais mais a herança musical das invasões francesa e holandesa. Se alguém aí tiver tempo e curiosidade, aconselho a pesquisar sobre as origens das festas juninas e seus rituais de dança e música. Vai se surpreender com o que achar.

        Não gosta de samba? Então renegue também a maior parte da obra de Vila Lobos e principalmente da Bossa-Nova pois estes não existiriam sem o que criado foi pelo samba. O próprio Vila-Lobos discordaria completamente de algumas opiniões apresentadas aqui. A Bossa-Nova então é puro samba, mas com tempo diferente, entre outras coisas.

        Ninguém é obrigado a gostar de um ritmo musical específico. Mas daí a achar que não vale nada é desconhecer a própria História. Inclusive a do internético PT-BR.

      • Complemento

        Apenas como ilustração segue o “Melo da Cuíca”, que era parte da trilho sonora da novela Pecado Capital em 1975, época em que o deboche era a resposta artística as tentativas da ditadura em “aculturar” o brasileiro com música estrangeira.
        Qualquer semelhança com as trilhas sonoras dos seriados policiais norte-americanos da época não é mera coincidência.

        http://www.youtube.com/watch?v=3qCawm0H_oA

      • robertocr vc tem razao é que as musicas de samba da atualidade e pagode são e muito horríveis, alias pior que estes só o funk mesmo que faz um ser humano virar um sub-humano.

  2. normal pois não importa se é parceiro comercial você não confia
    esta na bíblia infelis do homem que confia em outro homem
    ,o brasil investe em santa maria e nem por isso quer atacar ninguém
    só mesmo um sionista ridículo para pensar o contrario !!!
    os estados unidos tem misseis apontados até para Inglaterra ,mas isso não significa que vao atacar a Inglaterra .
    o tiraleite além de não entender de geopolítica não entende nada de defesa militar !!!!
    conhecimento do cara é nulo alias é VEja rsrss

    • Pé de Cão:

      Como diria o sempre saudoso Ronald Reagan “La vem você de novo!”. E mais uma você, ao invés de tentar usar de uma argumentação crível e lógica, cai na vala comum da agressão barata e das teoria tão mirabolantes quanto risíveis. EUA com mísseis apontados em direção à GB? Onde estão esses mísseis afinal, em Lakenheath?…rs! Ou você se esqueceu do grau de integração entre EUA e GB, que até invadiram o Iraque juntos?…rs!

      E onde está a minha “falta de de conhecimento geopolítico e de defesa militar”? Acho que você desconhece que a relação entre indianos e chineses é tão boa que em 1962 eles até entraram em conflito, sem falar que os chineses são os maiores vendedores de armas aos paquistaneses, maiores inimigos dos indianos. E o que dizer dos indianos estarem desdobrando seu mais recente sistema de armas para a fronteira com a China. Eles não são parceiros nos BRICS? Como os BRICS pretendem influir na geopolítica mundial se entre seus membros a desconfiança e as desavenças imperam? Explica isso…..

      No mais você volta à velha cantilena “Sionista, sionista…” Acho que acorda, escova os dentes, come e dorme pensando neles….rs!

      • Água mole em pedra dura… será que vai funcionar com o pézito, colega ???… ele não possui capacidade intelectiva para o aprendizado tradicional… não sei qual método de tortura usaram com ele na esquerdopatia, mas creio que não seja possível mais traze-lo a realidade… sorry, por ele… tão novinho… 🙂

      • tiraleite você falou que é um sionista ,se esqueceu disso ,se declarou para os quatro cantos do site rsrs
        se você me chamar de brasileiro eu não ficarei ofendido
        você se admitiu um agora quer pular fora ,
        desculpa por ter te desentocado rsrs
        zoinho azul defensor do frascos e comprimidos .

      • Defendo vc também, se for preciso… mas tem hora que nem eu consigo, tamanha a capacidade que vc tem em jogar contra si mesmo e se colocar em situações ridículas… 🙂

      • Ha coisas piores meu caro, cegueira e surdez sao umas delas , alias o tonho da lua me faz sentir muito feliz , toda vez que observo meus entis queridos e vejo que sao diferentes dele , meus joelhos vao ao chao em agradecimento , kkkkkkkk

Comentários não permitidos.