Ucrânia prepara retaliação militar a ataques de grupos pró-Rússia no leste do país


Exército da Ucrânia (AFP)
Exército será usado para conter ataques a edifícios do governo ucraniano no leste do país

O presidente ucraniano interinom Oleksandr Turchynov, anunciou uma grande “operação militar anti-terror” será lançada depois que edifícios do governo foram tomados por grupos pró-Rússia em diversas cidades no leste do país nos últimos dias.

Em um discurso em cadeia nacional, Turchynov disse que não permitirá que a Rússia repita a situação da Crimeia, república autônoma que foi anexada pela Federação Russa no mês passado, se repita.

“O agressor continua a incitar a desordem no leste do país”, disse Turchynov.

Ele ainda afirmou que não punirá os membros de grupos pró-Rússia que entregarem suas armas até a manhã de segunda-feira.

Hoje mais cedo, o secretáro-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, já havia expressado preocupação com a crise nesta região da Ucrânia e traçou paralelos entre os novos ataques e o ocorrido na Crimeia.

Ele disse que “o ressurgimento de homens com armas russas e um uniforme idêntico sem insígnias,que foram usados por tropas russas durante a tomada ilegal da península, é algo grave”.

Envolvimento russo

Grupo pró-Rússia (AFP)Ataques são muito similares ao que ocorreu na península da Crimeia

Uma fonte da BBC na Otan afirmou que o órgão acredita que forças russas estiveram envolvidas nas invasões de edifícios do governo.

“O aviso de Rasmussen é claro e direto ao ponto”, diz Johnathan Marcus, correspondente diplomático da BBC.

“O medo é que o governo russo esteja usando a falta de clareza nestes atos para ganhar tempo. Ao mesmo tempo, ameaça que qualquer resposta da Ucrânia só tornará a situação pior.”

Coordenado e profissional

A embaixadora americana na ONU, Sarah Power, também disse acreditar no “envolvimento de Moscou” nestes recentes ataques.

“É algo coordenado e profissional. Não há nada de amador nisso”, disse Power em entrevista à ABC News.

O Kremlin negou sua participação.

O leste da Ucrânia tem uma grande população de origem russa e vive uma série de protestos desde que o então presidente Viktor Yanukovych foi deposto, em fevereiro.

Fonte: BBC Brasil

7 Comentários

  1. Russos trabalhando com Russos …natural … infelizmente foi o próprio gov interino Ucraniano q buscou esse conflito .. ao determinar por exemplo .. a proibição e restrições a pop russa q vive no pais … pop essa q representa nada mais …nada mesmos q 60% da população do País . e q vemos hj e a mera consequência dessa política fascista .. ”’pra cada ação um tipo de reação’ ..

  2. a ucrania prepara ou a otan americana disfarçada de governo fantoche e nazista de Kiev .
    os gringos estão falindo e precisam de uma guerra mundial para poder fazer a mesma coisa que fez na primeira e na segunda ,sugar o ser humano para abastecer esses conglomerados empresarias ,
    mas do outro lado já percebeu que os yankes querem a russia e a china morta ,isso porque esses dois estão no caminho se fosse qualquer outro os yankes estariam fazendo a mesma coisa , tentando destruir e desestruturar
    como os russos já perceberam que não vao ser esquecidos pelo titiu pedofila sam
    os gringos tentam acelerar o confronto ,mesmo que isso custe mais de 80 por cento da população mundial ,mas o capitalismo é assim mesmo a terra não aquenta vários países consumistas ,so os estado unidos precisa de três terras para continuar sua caminhada ,então nenhum pais que não seja os dele sera polpado

    • “os gringos estão falindo e precisam de uma guerra mundial para poder fazer a mesma coisa que fez na primeira e na segunda ,sugar o ser humano para abastecer esses conglomerados empresarias ,
      mas do outro lado já percebeu que os yankes querem a russia e a china morta”

      Pelo amor Deus!!! Como alguém consegue viajar tanto?
      Como uma guerra mundial pode ajudar a economia ocidental?
      Por favor, não é possível que se escreva tanta bobagem.

      Se os Yankes quisessem a China morta simplesmente deixariam de comprar produtos chineses. São os próprios americanos e europeus
      que sustentam a economia chinesa, sem o ocidente a China afunda.

      “mas o capitalismo é assim mesmo a terra não aquenta vários países consumistas ”

      De onde o colega tirou a ideia de China e Rússia são comunistas?
      Putin vive como um príncipe e os políticos e mafiosos russos não estão nem um pouco dispostos a voltar ao comunismo. Moscou tem um custo de vida altíssimo e na China empresários andam de carros importados enquanto crianças trabalham 12 horas por dia apanhando da polícia.

      Nunca vi alguém tão sem noção da realidade!

      • O pézito é um saco de sandices… rsrsrsrsrs… mas é engraçado… ridículo, mas engraçado… 🙂

  3. A soluçao eh dolorosa mas a ucrania deve toma-la, nao ha com forçar uma populaçao RUSSA rejeitar a terra natal , a ucrania so terah sossego se permanecer de QUATRO para os russos ( o Ilya aprova),ou reformular as dimensoes territoriais, serah melhor ser uma ucrania encolhida doque viver com as trairagens dos ucrarussos kkkk, a russia explora este calcanhar de aquiles , nao ha como defender um povo de uma agressao estrangeira se este povo se identifica com o agressor , o ocidente percebe isto , a mesma dificuldade teria o ocidente se resolvesse tirar os aiatolas do poder , 90% dos persas os idolatram , entao nao ha chances , seria uma guerra que nao traria BONUS futuros , a OTAN nao mandam seus soldados pra morte se nao houver uma chance de lucros financeiros ! ( eles estao corretos, quem morre de graça sao os viciados em drogas )

  4. Eu quero é ver o que o corajoso-com-arma-na-mão do Oleksandr Turchynov vai fazer se amanhã ninguém entregar as armas.

    Vai mandar os serviços de segurança pra cima da população local e arriscar ver o movimento tomar vulto por simpatia aos possíveis detidos?

    E depois de deter alguém vai julgar em que sistema judiciário, que ele pessoalmente quis dissolver assim que deram o golpe? Alguém aí acredita que irão condenar um manifestante?

    Ou pior. Convoca as forças mas parte dela se recusa a agir, como aconteceu hoje com a Berkut, numa mostra de que ele não tem as forças de segurança na mão? Vai fazer o que se isso acontecer? Pedir pra sair?

    Esse Oleksandr Turchynov está se apoiando muito nessa fumaça que a UE e a OTAN estão tentando fazer parecer apoio sólido ao regime.

  5. Vi situação semelhante na Georgia onde o tio san instigou Shakaville e quando a Rússia agiu de maneira firme de pra traz e ficou de mimi.
    Neste caso Rasmussen esta igual a Cristina Kirchner fica de longe resmungando sem o mínimo poder de ação.
    Apesar de eu ser absolutamente contrário a intervenção da dupla OTAM/EUA me preocupa que seguidamente ambos estão deixando na mão seu possíveis aliados. O que pensarão as ex repúblicas soviéticas diante de tal situação???????
    O futuro se mostra sombrio para eles acabarão sem crédito e com poucos patceiros.

Comentários não permitidos.