KIEV, 13 Abr (Reuters) – As Forças Armadas da Ucrânia pretendem lançar uma operação de “grande escala” contra o terrorismo para combater militantes separatistas pró-Rússia, disse no domingo o presidente em exercício Oleksander Turchinov, elevando o risco de um confronto militar com Moscou.
Enfurecido com a morte de um oficial de segurança do Estado e pelos ferimentos causados em outros dois membros de órgãos de ordem pública em um confronto na cidade de Slaviansk, Turchinov deu prazo até segunda-feira a rebeldes que ocupam prédios públicos para que deponham as armas.
Turchinov acusou a Rússia, que se opôs ao levante pró-Europa que forçou a saída do poder do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich, apoiado pela Rússia, de estar por trás da série de levantes em cidades, cujo idioma que falam é o russo, na região leste da Ucrânia.
“O sangue de heróis ucranianos foi derramado na guerra que a Federação Russa está travando contra a Ucrânia”, disse o presidente em um pronunciamento à nação.
“O agressor não parou e segue disseminando desordem no leste do país.”
O Ministério de Relações Exteriores russo chamou a operação militar planejada pela Ucrânia de “ordem criminosa” e afirmou que o Ocidente deve manter sob controle seus aliados no governo da Ucrânia.
“Agora é responsabilidade do Ocidente evitar uma guerra civil na Ucrânia”, disse em comunicado o ministério.
A nota afirma ainda que colocará na pauta do Conselho de Segurança da ONU uma discussão urgente sobre a situação no leste ucraniano.
Apesar de militares da Ucrânia não terem resistido com força à anexação russa da península ucraniana da Crimeia, Turchinov ameaçou com uma ação robusta contra rebeldes no leste.
Vídeo: Melicianos pró federalização da Ucrânia na região próxima a Donetski, tomam o posto da polícia após confrontos, segundo relatado não houve feridos…
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1nlBjbB” standard=”http://www.youtube.com/v/VEZ5SjkroNQ?fs=1″ vars=”ytid=VEZ5SjkroNQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep8828″ /]
Isso não vai prestar…
Esse vídeo tá é muito estranho.
Não tenho pretensão de afirmar que nada acontece nas cercanias de Donetski ou Slaviansk, mesmo porque coisas graves realmente estão ocorrendo. Mas esse vídeo…
– Quando ocorrem coisas desse tipo a movimentação das pessoas é uma bagunça, até por conta de certa espontaneidade inerente a movimentos decididos no calor dos acontecimentos. Abaixo vídeo da “tomada de poder” em Slavinsk só para comparar.
http://rt.com/in-motion/ukraine-slavyansk-barriades-protesters-256/
Nesse outro vídeo na primeira página do “El País” também dá pra notar a desordem que é uma situação como esse(primeiro vídeo a esquerda da página).
http://brasil.elpais.com/
– Mas no vídeo postado aqui o pessoal armado chega andando pela calçada, para (do verbo “parar – maldita revisão ortográfica) onde estão o que parecem ser alguns policiais, dão meia dúzia de tiros pro alto… e ninguém sai correndo(!!!).
– Notaram que no primeiro tiroteio em frente a entrada não se quebra nenhum vidro das portas da frente, que são praticamente todas de vidro? E olha que foi muito tiro e mais umas faíscazinhas.
– No segundo tiroteio a coisa piora. Acho que foram ao menos uns cinquenta disparos, e ai ocorreu alguma correria. E NENHUMA JANELA DA FACHADO DO PRÉDIO SE QUEBROU (!!!). Notem que aos 05:24min e 05:28 min, ainda durante o tiroteio, saem algumas faíscas do meio das árvores (!!!) e de um parapeito. Se alguém aqui já viu um projétil ricochetear vai entender o que estou insinuando aqui.
Enfim, não estou afirmando que não ocorreu nada, pois de fato as coisas estão bem tensa por lá e há um claro processo de aceleração de eventos (a diplomacia gosta da expressão “precipitação”), que não permite que se veja claramente o que acontece.
Mas esse vídeo… sei lá.
Para ilustrar o que ocorre no momento por lá veja o que esta acontecendo em Kharkov, a segunda maior cidade da Ucrânia (link em seguida(:
“Kharkov tensions
Meanwhile, dozens asked for medical assistance in Ukraine’s second-largest city, Kharkov, after the pro-federalization demonstrators clashed with the Maidan activists. The rallies of two antagonistic sides, which saw a joint turnout of around 3,000, were staged in the city simultaneously, with the police being unable to prevent provocations.”
http://rt.com/news/donetsk-kharkov-protest-ukraine-280/
Q às autori// Ucrânianas ñ crie motivos p justificar à tomada de td o leste do país pelo Urso, afinal, a cavallera está c + de 40mil homens às portas…O Urso agradece td e qlq motivo p apresentar como razão perante o mundo…Td cuidado é pouco n hora…senão vai dar mLerdDA.Quem viver verá.Sds.
na verdade o que vai acontecer é o seguinte o governo fantoche pro yanke eles armam os batalhões e esse quando estiverem próximos se unem com seus outros que já estão amotinados
e o final da historia é eles marcharem para Kiev correr com esse bando de nazista malditos ,quer ser nazista vai ser na Alemanha no resto do mundo tem que ser eliminado são tudo separatista disfarçado