Ucrânia anuncia ofensiva de “grande escala” contra rebeldes

KIEV, 13 Abr (Reuters) – As Forças Armadas da Ucrânia pretendem lançar uma operação de “grande escala” contra o terrorismo para combater militantes separatistas pró-Rússia, disse no domingo o presidente em exercício Oleksander Turchinov, elevando o risco de um confronto militar com Moscou.

Enfurecido com a morte de um oficial de segurança do Estado e pelos ferimentos causados em outros dois membros de órgãos de ordem pública em um confronto na cidade de Slaviansk, Turchinov deu prazo até segunda-feira a rebeldes que ocupam prédios públicos para que deponham as armas.

Turchinov acusou a Rússia, que se opôs ao levante pró-Europa que forçou a saída do poder do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich, apoiado pela Rússia, de estar por trás da série de levantes em cidades, cujo idioma que falam é o russo, na região leste da Ucrânia.

“O sangue de heróis ucranianos foi derramado na guerra que a Federação Russa está travando contra a Ucrânia”, disse o presidente em um pronunciamento à nação.

“O agressor não parou e segue disseminando desordem no leste do país.”

O Ministério de Relações Exteriores russo chamou a operação militar planejada pela Ucrânia de “ordem criminosa” e afirmou que o Ocidente deve manter sob controle seus aliados no governo da Ucrânia.

“Agora é responsabilidade do Ocidente evitar uma guerra civil na Ucrânia”, disse em comunicado o ministério.

A nota afirma ainda que colocará na pauta do Conselho de Segurança da ONU uma discussão urgente sobre a situação no leste ucraniano.

Apesar de militares da Ucrânia não terem resistido com força à anexação russa da península ucraniana da Crimeia, Turchinov ameaçou com uma ação robusta contra rebeldes no leste.

Vídeo: Melicianos pró federalização da Ucrânia na região próxima a Donetski, tomam o posto da polícia após confrontos, segundo relatado não houve feridos…

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1nlBjbB” standard=”http://www.youtube.com/v/VEZ5SjkroNQ?fs=1″ vars=”ytid=VEZ5SjkroNQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8828″ /]

Fonte: Reuters

5 Comentários

  1. Esse vídeo tá é muito estranho.

    Não tenho pretensão de afirmar que nada acontece nas cercanias de Donetski ou Slaviansk, mesmo porque coisas graves realmente estão ocorrendo. Mas esse vídeo…

    – Quando ocorrem coisas desse tipo a movimentação das pessoas é uma bagunça, até por conta de certa espontaneidade inerente a movimentos decididos no calor dos acontecimentos. Abaixo vídeo da “tomada de poder” em Slavinsk só para comparar.
    http://rt.com/in-motion/ukraine-slavyansk-barriades-protesters-256/

    Nesse outro vídeo na primeira página do “El País” também dá pra notar a desordem que é uma situação como esse(primeiro vídeo a esquerda da página).
    http://brasil.elpais.com/

    – Mas no vídeo postado aqui o pessoal armado chega andando pela calçada, para (do verbo “parar – maldita revisão ortográfica) onde estão o que parecem ser alguns policiais, dão meia dúzia de tiros pro alto… e ninguém sai correndo(!!!).

    – Notaram que no primeiro tiroteio em frente a entrada não se quebra nenhum vidro das portas da frente, que são praticamente todas de vidro? E olha que foi muito tiro e mais umas faíscazinhas.

    – No segundo tiroteio a coisa piora. Acho que foram ao menos uns cinquenta disparos, e ai ocorreu alguma correria. E NENHUMA JANELA DA FACHADO DO PRÉDIO SE QUEBROU (!!!). Notem que aos 05:24min e 05:28 min, ainda durante o tiroteio, saem algumas faíscas do meio das árvores (!!!) e de um parapeito. Se alguém aqui já viu um projétil ricochetear vai entender o que estou insinuando aqui.

    Enfim, não estou afirmando que não ocorreu nada, pois de fato as coisas estão bem tensa por lá e há um claro processo de aceleração de eventos (a diplomacia gosta da expressão “precipitação”), que não permite que se veja claramente o que acontece.
    Mas esse vídeo… sei lá.

  2. Para ilustrar o que ocorre no momento por lá veja o que esta acontecendo em Kharkov, a segunda maior cidade da Ucrânia (link em seguida(:

    “Kharkov tensions
    Meanwhile, dozens asked for medical assistance in Ukraine’s second-largest city, Kharkov, after the pro-federalization demonstrators clashed with the Maidan activists. The rallies of two antagonistic sides, which saw a joint turnout of around 3,000, were staged in the city simultaneously, with the police being unable to prevent provocations.”
    http://rt.com/news/donetsk-kharkov-protest-ukraine-280/

  3. Q às autori// Ucrânianas ñ crie motivos p justificar à tomada de td o leste do país pelo Urso, afinal, a cavallera está c + de 40mil homens às portas…O Urso agradece td e qlq motivo p apresentar como razão perante o mundo…Td cuidado é pouco n hora…senão vai dar mLerdDA.Quem viver verá.Sds.

  4. na verdade o que vai acontecer é o seguinte o governo fantoche pro yanke eles armam os batalhões e esse quando estiverem próximos se unem com seus outros que já estão amotinados
    e o final da historia é eles marcharem para Kiev correr com esse bando de nazista malditos ,quer ser nazista vai ser na Alemanha no resto do mundo tem que ser eliminado são tudo separatista disfarçado

Comentários não permitidos.