“Crítica ao Brics como organização fraca não tem fundamento”- Vadim Lukov

As críticas ao grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) como sendo uma “organização fraca”, que corre o risco de se transformar em um bloco político militar, não tem fundamento, segundo declaração do embaixador itinerante do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Vadim Lukov.

“Muitas vezes ouvimos que os países dos Brics têm interesses diferentes, de modo que a organização terá uma vida curta”, disse Lukov em um fórum de jovens líderes do Brics no Instituto Estatal de Relações Internacionais, em Moscou.

“Mas as relações entre esses países são construídas por meio de quatro princípios básicos: interesse comum dos países em reformas do sistema monetário e financeiro, compromisso com o direito internacional, cooperação econômica para estimular o crescimento econômico e a necessidade urgente de modernização. E um sistema que se baseia em quatro pilares me parece muito estável.”

Ele disse não compartilhar da opinião de que os países dos Brics vêm enfrentando dificuldades em termos de desenvolvimento econômico. “As taxas de crescimento realmente diminuíram”, admitiu, “mas, no entanto, a média de taxas de crescimento agregadas desses países será de 4,2% este ano, enquanto o sistema financeiro do grupo dos sete vai apresentar uma média de crescimento agregado de apenas 1,2%”.

“Outro argumento que ouvimos é que os Brics podem se transformar em um bloco político militar”, continuou Lukov. Segundo ele, o fato de que os países se manifestaram a favor da Rússia após as recentes sanções representa “uma posição política nobre”. “A Rússia aprecia essa posição e somos gratos aos nossos parceiros por isso”, finalizou.

Publicado originalmente pela agência Itar-Tass

Fonte: Gazeta Rússa

 

13 Comentários

  1. então o medo dos gringos é o bloco brics agora continuar a se fortalecer e se tornar um bloco militar
    se isso acontecer os estados unidos pega a otan deles coloca no bolso e sai andando!!!
    então esse é o medo dos anglo sionistas ,se for devemos fortalecer isso mesmo os governos envolvidos negarem isso é o futuro de qualquer bloco .
    chupa mais essa entreguistas

    • E VAI SE TRANSFORMAR realmente em um bloco militar , a China na posiçao de lider , a russia farah o papel do cachorro louco,latindo ,mordendo e sujando o patio ,a africa do sul ,bem , hum ,pula , o brasil continuarah exercendo o mesmo papel de sempre ,DANDO apoio MORAL ,kkkkkkkkkkk e lambendo as botinas ,kkkkkkkkk

      • teropodre depois de você falar do fardamento 4A1 tao bem parecendo um estilista tipo assim o clodoivl rsrsrs ,você esta perdendo tempo aqui nesse site o correto e você escrever em site tipo assim a sp fashion week rsrsrs pois aqui você não acerta nada !!!,mesmo estando na sua testa escrito a FERRO rsrsrs
        ainda bem que seu viralatismo não é contagiosa pois seria perigoso ,pois dos vira-latas é o mais pulguento e sarnento que existe

      • rsrsrsrsrsrsrs… exatamente assim… estamos num canoa furada e tem lobotômico aplaudindo…

  2. Brics ??? Pib forte, economia forte, indústria forte, agricultura forte, tecnologia forte ,localizações estratégicas, solo fértil, produtores exportadores de energia e minérios, bilhões de consumidores … é fraco então ????
    Quanto a parte militar, vamos falar a verdade , nós fizemos parte dos aliados, tentamos e perseveramos, mas não virou bem pra nós.

  3. O grupo dos BRICS …e uma realidade ..isso ninguem mais pode negar .. e hj se transformou na principal base aliada russa ..principalmente depois da exclusão da Rússia do G-7….vejo um crescente lobby do gov russo afim de intensificar uma aproximação …..tendo a China como principal parceiro ..seguido pela India …tendo o Brasil ainda relativamente Neutro quanto a questões mais ”delicadas” … mas uma coisa o próprio gov brasuca ja demostrou .. q n ira apoiar.sanções econômicas contra o gov russo … posição essa ja da pra notar de lado nos estamos de fato ….n sei o q será do amanha …mais o surgimento de um bloco político militar formado exclusivamente pelos BRICS seria algo natural ..e ctz seria uma baita dor de cabeça pra OTAN …..hj por exemplo ja existe essa integração .. q envolve Russia China e India ……Brasil ainda meio q fica com um pe atrás …. mesmo q por ideologia … exemplo disso e Convite pro PAK … YAK-130 e toda uma variedade de sistemas AA de procedência Russa …com TT e tudo mais ….parceria com a China no nosso programa espacial .. tendo ainda a propria Russia como forte interessada … e recentemente uma oferta Chinesa apresentando opções de escoltas pra nossa MB .(TYPE 052B.. embora eu prefira a ”C” ….ou quem sabe a ”D”.. é uma opção a ser considerada )…fato q forçou os EUA a apresentar tb ( renovar’) uma possivel nova proposta ou fazer lobby pro uma F-100 …type 26 …da vida …. vamos ver o desenrolar dos fatos …mais China e Russia jogam firme por esse tipo de integração … afinal … ja ha zonas de conflito em formação na China x Japão/EUA e aliados …Russia X OTAN/EUA …….. tudo q os EUA n querem ver um Brasil sob influencia .. principalmente no campo militar …de Russia ou China .sendo assim …ter o atlantico sul como novo foco de ”problemas ” ..mas e.melhor começar a prestar mais atenção .. caso contrario ..sera algo inevitável

  4. Pois é.

    O BRICS é tão fraco que a cada dois minutos alguém faz questão de reafirmar isso.

    Se é fraco, porque tanta preocupação?

    O negócio é que o mundo bunitinho do G-7, criado naquele delírio que foi o Consenso de Washington que achava que era o herdeiro natural de Breton Woods, e que manteve os principais recursos do mundo direcionados prioritariamente aos países mais industrializados, está é vendo que se a cesta de moedas que o já definido banco do BRICS vingar, vai ser a definitiva extinção do sistema monetário mundial como o conhecemos atualmente.

    Sistema esse que é controlado pelos tradicionais agentes europeus e norte-americanos de sempre. E o abalo vai ser bem maior do que os processos de descolonização da África e Ásia, que ocorreram entre as décadas de 1960 e 1970, provocaram.

    Acabou a vampiragem.

    • Pois é. É mais um daqueles paradoxos da BBC: dar destaque ao “irrelevante” e constantemente apontar tal, e ignorar o “relevante”. Os caras fazem mais propaganda que dos BRICS que todos os países envolvidos juntos e ainda não se perceberam… Não sei quanto a você, mas eu, quando acho algo irrelevante o ignoro ao invés de fazer propaganda a respeito. Vai ver é alguma coisa britânica, sei lá…

  5. é a ameaça dos Brics…o temor de que estes novos atores comecem a se desenvolver….a serem auto determinantes e independentes…. de que comecem a conquistar fatias do mercado onde o ocidente mantém poder, controle e influencia……temem por causa das exportações e das políticas comerciais e sociais agressivas dos Brics… imagina se estes países emergentes resolvem mostrar atitude e entrar pra valer no jogo…

  6. China potência militar e econômica e mais de 1 bilhão de almas; Índia emergente econômico, militar e mais de 1 bilhão de almas ; Rússia potência militar grande extensão territorial; Brasil grande fazendão e o eterno potencial não explorado tando do povo quanto de seus recursos naturais.
    Com exceção da Rússia todos os outros foram explorados por potências européias estão se armando para não serem mais colônia e NÓS??????? Esquecemos nosso passado colonial??????
    Tudo que eles dizem é unilateral e distorcido o que eles realmente querem e sugar recursos naturais de países indefesos e mal armados como o nosso.
    ACORDA BRASIL O MUNDO NUNCA FOI UM LUGAR PACÍFICO!!!!!!!!!!!
    Abraçar a logoa e ridículas passeatas pela paz não irá tirar a cobiça de bandidos internos e externos.
    Que vivamos em paz,mas preparados para proteger nossa família e patrimônio.

  7. MERCADO CORRIGE MÁ AVALIAÇÃO SOBRE EMERGENTES

    Onda pessimista que gerou fuga de investimentos exagerada, diante de retirada de estímulos do Fed, nos EUA, começa a perder fôlego; nesse cenário, países como Brasil, Índia, Turquia, Indonésia e África do Sul, que foram obrigados a elevar a taxa básica de juros para controlar a inflação e defender a forte desvalorização de suas moedas, são os que mais têm atraído recursos externos; segundo a consultoria EPFR, houve ingresso líquido nas carteiras desses países de US$ 8,196 bilhões; volume é pequeno, mas indica uma reversão dos fluxos.

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/136687/Mercado-corrige-m%C3%A1-avalia%C3%A7%C3%A3o-sobre-emergentes.htm

Comentários não permitidos.