EUA negam visto a novo embaixador do Irã na ONU

Casa Branca em Washington

Os Estados Unidos não concederão vistos ao novo embaixador iraniano na ONU, Hamid Abutalebi, por seu suposto papel na tomada de reféns da embaixada americana em Teerã em 1979, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira.

“Informamos às Nações Unidas e ao Irã que não concederemos visto para o senhor Abutalebi”, declarou Jay Carney, porta-voz do Executivo americano.

Os Estados Unidos são, a princípio, obrigados a conceder vistos aos diplomatas deste organismo, mas é possível ocorrer exceções.

Na quarta-feira, o chefe da diplomacia iraniana, Mohmammad Javad Zarif, considerou totalmente inaceitável a eventual rejeição deste pedido de visto, e defendeu a candidatura de Abutalebi como a de um dos diplomatas iranianos “mais experientes e racionais”.

Abutalebi, que ocupou cargos nas representações do Irã na Austrália, Itália e Bélgica, é considerado próximo aos setores reformistas de seu país e ao presidente moderado Hassan Rohani.

O diplomata negou reiteradamente sua participação na tomada de reféns de novembro de 1979, quando estudantes que haviam deposto o xá, favorável às potências ocidentais, ocuparam a embaixada dos Estados Unidos.

AFP

 

Fonte: Terra

18 Comentários

  1. Estão corretos os EUA em reagir à altura a provocação do Estado fascista iraniano em nomear um terrorista para a representação na ONU.

      • Apesar de se encontrar no território dos EUA, a ONU é um organismo internacional,por tanto essa decisão não poderia ser tomada sem o consentimento dos demais países membros !

        Imagine se os EUA,sismem de vetar quem eles bem entendem, por exemplo o embaixador russo ou até mesmo um chefe de Estado como o Putin ? é por isso que digo que a ONU esta falida faz tempo, os EUA,não mais respeitam esse órgão e fazem o que bem entendem sem prestar contas aos demais membros !

        A ONU deveria ser em uma ”zona neutra”,uma espécie de ilha ou seja fora da jurisdição de qualquer país !

        Agora não sei se há provocação por parte de Teerã, uma vez que diplomata iraniano nega ter participado da tomada da embaixada dos Estados Unidos em 1979 !

  2. A ONU o Tribunal internacional de Haia, já perderam sua credibilidade há anos,esses órgãos foram feitos para resolver problemas que afetam a ”comunidade internacional” mas na prática só estão servindo para ”legitimar” os crimes das grandes potências !

  3. bama arruína as conversações com o Irã

    Vale tudo! Agora, inventaram mais uma!

    11/4/2014, [*] Moon of Alabama
    “Obama Blows Up Iran Talks Over 35 Year Old Petty Issue”
    Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

    Os EUA negaram visto de entrada no país ao novo embaixador do Irã à ONU, Hamid Aboutalebi. Aboutalebi foi embaixador em vários países europeus e na União Europeia, e várias vezes, antes, visitou os EUA, com o devido visto de entrada:

    O governo Obama declarou que se opõe à nomeação de Hamid Aboutalebi, que teria participado do grupo de estudantes que tomou a embaixada dos EUA em Teerã em 1979.

    Aboutalebi teria sido membro de um grupo de estudantes muçulmanos que mantiveram 52 norte-americanos presos dentro do prédio da embaixada em Teerã, por 444 dias, naquela ação.

    Aboutalebi já várias vezes insistiu que seu envolvimento com o grupo envolvido na tomada da embaixada, Estudantes Muçulmanos Seguidores da Linha do Imã, limitou-se ao papel de tradutor e de negociador.

    NÃO CABE AOS EUA DECIDIR QUEM É NOMEADO E ENVIADO À ONU COMO EMBAIXADOR DE OUTROS PAÍSES. Negar o visto de entrada é ato claramente ilegal, nos termos do “Acordo do Quarteirão do Prédio da ONU” [orig. Headquarter Agreement] entre a ONU e os EUA:

    A ONU está em seu pleno direito para denunciar que houve violação do “Acordo do Quarteirão do Prédio da ONU”. Pode exigir que a questão seja arbitrada e tem boas chances de vencer.

    NENHUM PAÍS DA ONU pode aceitar esse comportamento dos EUA. Todos se arriscam a ter seu próximo embaixador à ONU “censurado” pelos EUA, sob qualquer argumento igualmente ridículo, que políticos norte-americanos resolvam evocar. A ONU TEM DE TOMAR POSIÇÃO NESSE CASO.

    Até agora, as conversações sobre as questões nucleares entre Irã e EUA estavam andando bem. Já há até uma solução inteligente para o reator de água pesada em Arak, que era um dos itens mais problemáticos.

    O presidente do Irã tem de defender suas políticas, contra os linha-dura norte-americanos. Eles usarão a questão do embaixador para pressioná-lo a rejeitar qualquer acordo com os EUA. Rouhani não pode retirar a nomeação do embaixador, sem sofrer grave dano político. Os EUA, ao “censurar” o embaixador, também negam a Rouhani o direito de ter pessoa de sua confiança nos EUA, que pode contribuir para fazer avançar as negociações nucleares.

    TODA ESSA QUESTÃO parece ter sido fabricada, do nada, para arruinar as conversações entre EUA e Irã.

    Se Obama insistir nessa posição e negar o visto de entrada ao embaixador Hamid Aboutalebi, sobre pretexto tão fraco, OBAMA SERÁ RESPONSÁVEL PELO FIM DAS NEGOCIAÇÕES. Todas as consequências recairão sobre ele. É. Mas arruinar as negociações pode muito bem já ter sido parte dos planos de Obama, desde o início.

    http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/04/obama-arruina-as-conversacoes-com-o-ira.html

    • “Aboutalebi foi embaixador em vários países europeus e na União Europeia, e várias vezes, antes, visitou os EUA, com o devido visto de entrada.”
      ————————–

      Quer dizer: O atual E ILEGAL bloqueio estadunidense é puramente político,
      provavelmente com fins de dificultar ou botar pressão em cima das conversações sobre as questões nucleares entre Irã e EUA…

    • Ao invés de reproduzir as besteiras escritas por esquerdopatas fascistas e antissemitas que são reproduzidas nessa infame Redecastor, cujo titular é outro cidadão com fortes tendências autoritárias e fascistas, você deveria se dar o trabalho de pensar mais um pouco meu caro Natimorto. Você realmente acha que o governo dos EUA deveria aceitar calado a provocação vinda do Estado Fascista iraniano,que nomeia para o cargo um terrorista? Os EUA estão cobertos de razão,para desespero da esquerdalha internacional.

      • o tiraleite você é um sionista e defende a sua turba ,nos somos brasileiros e defendemos nossa raça
        não me venha querer passar seu viralatismo para os outro ,se você é um entreguistas que segue a cartilha de washinton o problema é seu não contamine os outros com seu entreguismo que muitas vezes indentifico como moral baixa !!!
        o nascimento se informa muito !!!
        e essa rede castor o cara entende mais de oriente médio, do que a CIA americana que só faz presepada
        e falar o que de você tiraleite , leitor da VEja ridícula inoperante e que trabalha para interesses estrangeiros
        capachão rsrs

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

        Eu pensei que esporro era pra mim Pé de Cão. Do final da matéria que postei até a sua intervenção. não tinha notado o post do HMS_TIRELESS. Fiquei parado em frente a tela… papo de um minuto até perceber a quem você se referia.

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

        Tô rindo muito. Valeu!

      • Pé de Cão.
        Quem lê o seu discurso nota que duas palavras são repetidas à exaustão: “Sionista” e “entreguista”. Da leitura do mesmo, apenas conseguimos notar é que você apenas coloca de forma atabalhoada os ressentimentos, preconceitos e avaliações equivocadas que caracterizam o pensamento esquerdista. Não faça mais isso, a esmagadora maioria das pessoas que aqui comenta já viveu e aprendeu o suficiente para ter discernimento que esse pensamento é errado. Faça um favor a você. Fica a dica

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

        Cara!

        Você parece um daqueles velhinhos esclerosados norte-americanos saudosistas da guerra fria.

        PS: Faça Yoga!

        KKKKKKKKKKKKKKK!

      • Natimorto, a que ponto você chegou! Não apenas não fez o que eu falei, em que pese a chance que eu lhe dei, como ainda precisou dos outros para responder em seu lugar….rs!

      • engraçado voce tiraleite mr fala que sou repetitivo em falar sionista e entreguista ,entao para de ser sionsta e entreguista rsrsrs ,nao tem como esta em suas entranhas rsrs

  4. Como eu disse antes ,respondendo a uma pergunta do HMS_TIRELESS , apesar de se encontrar no território dos EUA, a ONU é um organismo internacional,por tanto essa decisão não pode ser tomada sem o consentimento dos demais países membros !
    Mas o mais intrigante é que o Sr.Hamid Abutalebi fez parte da delegação iraniana na ONU na década de 1990, sem problema algum,portanto essa manifestação do governo Obama além de tardia é realmente muito suspeita !

Comentários não permitidos.