Defesa & Geopolítica

LIFT Hongdu L15 Falcon para a Venezuela?

Posted by

Ivan Plavetz

Caso se confirme a chegada de jatos LIFT Hongdu L15 para a Aviação Militar Bolivariana, a Venezuela será o primeiro pais latino americano a operar aviões militares dessa categoria (Foto: SinoDefence)

O portal de noticias espanhol  Defensa admin/publicou notícia de que a Venezuela teria comprado jatos chineses para treinamento avançado Hongdu L15 Falcon. Segundo Defensa, a aquisição já teria sido confirmada no final de março último pela ministra da Defesa da Venezuela, Carmen Meléndez Rivas.

O interesse do governo de Caracas por esses jatos LIFT (Lead-In Fighter Trainer), os quais foram desenvolvidos para prover treinamento avançado visando conversão operacional de pilotos para modelos de caças avançados, remonta ao final da década passada.

No final de 2013 o negócio teria sido fechado de governo-para-governo  com a intermediação da China National Aero-Technology Export & Import Corporation. Outras opções haviam sido analisadas até então, entre elas, o jato LIFT russo Yakovlev Yak-130.

O Hongdu L15 Falcon, o qual realizou seu voo inaugural em 2006, possui comprimento de 12,27 metros, envergadura de 9,48 metros e altura de 4,81 metros.

Dotado de design semelhante ao Yak-130 russo e ao M-346 da Alenia Aermacchi, o L15 reúne características que o enquadram na categoria de jatos militares de treinamento avançado LIFT associada à relativa capacidade de combate ar-ar e ar-solo.

O L15 pode voar a altitudes de até 16 km e sustentar  velocidade máxima de Mach 1.4.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

3 Comments

shared on wplocker.com