Governo americano dá sinais de abandono de diálogo com o Kremlin

As autoridades russas não ficaram contentes com a última decisão dos líderes da Casa Branca. “A administração americana continua sendo uma refém dos próprios conceitos errôneos, considerando uma visão surreal dos últimos eventos na Ucrânia e na Crimeia como base para as suas ações, sem falar do seu plano mirabolante de resolução da crise”, disse Serguêi Riabkov, vice-ministro das Relações Exteriores, em entrevista à agência Itar-Tass.

Obama, no entanto, resolveu prosseguir com a aplicação das sanções econômicas à Rússia precedente à assinatura da nova lei que, segundo os especialistas russos, não será utilizada em um futuro próximo. “A quarta leva de sanções foi anunciada como resposta para as possíveis ações do governo russo no leste ucraniano sem ter nenhuma comprovação de tal intenção”, afirma Fiódor Lukiánov, presidente do Conselho de Política Externa e de Defesa da Rússia.

Segundo Lukiánov, as novas sanções por parte do governo americano serão substituídas pela suspensão gradual dos projetos de colaboração “em todas as áreas”. Os projetos militares e o pacote dos acordos econômicos foram canceladas logo após a realização do referendo na Crimeia. Após a reanexação da península ao território russo, as autoridades dos Estados Unidos abandonaram o projeto bilateral de combate ao narcotráfico, assim como deixaram de lado uma série de iniciativas conjuntas referentes ao espaço e uso de energia atômica para fins pacíficos.

O golpe final veio nos últimos dias, quando o chefe da Casa Branca resolveu suspender a sua participação da comissão presidencial russo-americana. A comissão, que incluindo 20 forças-tarefas nas áreas de energia atômica, controle de armamento, combate ao terrorismo, desenvolvimento das parcerias comerciais e econômicas, agricultura e saúde, foi criada em julho de 2009 pelas autoridades de ambos os Estados.

Há um ano, os Estados Unidos abandonaram a força-tarefa para o desenvolvimento da sociedade civil devido ao desacordo com as novas políticas do governo russo referentes às organizações sem fins lucrativos. Porém, em junho passado, o país entrou no projeto de colaboração na área de segurança internacional de informação. A comissão presidencial afetada pela crise contava com a participação de mais de 60 instituições russas e americanas, e ao longo da sua existência organizou mais de 500 reuniões conjuntas, intercâmbios e treinamentos.

Perda bilateral

Na opinião dos especialistas americanos, os projetos bilaterais com a participação da Rússia poderiam ser considerados valiosos apenas em combinação com outras iniciativas. Angela Stent, diretora do Centro de Pesquisas de Eurásia, Rússia e Leste Europeu da Universidade de Georgetown, afirma que “o Estado russo possui uma importância apenas indireta para os Estados Unidos, tais como combate à propagação das armas nucleares, resolução dos conflitos no Afeganistão e Irã, assim como crises políticas no mundo árabe”.

Michael McFaul, ex-embaixador dos EUA na Rússia, compartilha a opinião da cientista política. Segundo ele, o cancelamento dos projetos bilaterais russo-americanos permitirá que governo dos Estados Unidos demonstre o seu caráter sem levar a economia mundial à falência, uma das possíveis consequências das rígidas sanções econômicas e financeiras.

Para a administração do presidente russo, a última decisão do chefe da Casa Branca foi decepcionante. “Lamentamos a determinação dos Estados Unidos em abandonar a comissão”, declarou Dmítri Peskov, porta-voz do Kremlin. “Isso significa que estamos perdendo um meio de comunicação bilateral destinado à resolução de vários assuntos específicos”, acrescentou, ressaltando que o governo russo não fará tentativas de restabelecer o contato perdido.

Publicado originalmente pelo Kommersant

 

Fonte: Gazeta Russa

10 Comentários

  1. esta chegando a hora de se enfrentarem ,os yankes so lutaram com cachorro morto ate agora
    quando pegou o Vietnã tomou um sacode de um pais de terceiro mundo
    os yankes falam tenho aliados rsrs quando o bicho pegar vai ver aliados como a alemanha se levantando contra eles Japão é outro que nao esquece o qe fizeram os yankes tem mais desafetos espalhados pelo mundo do que qualquer outra naçao ja teve
    se a russia deixar os yankes vao destruindo o aeu pais pelas beiradas mas se entrarem em guerra total sera uma oportunidade para o mundo pois o que os yankes querem é escravisar o planeta

    • “,os yankes so lutaram com cachorro morto ate agora”

      E a Rússia lutou com algum cachorro vivo?

      ” yankes querem é escravisar o planeta”

      E por acaso escravizaram a Alemanha, o Japão, a Austrália, o Chile, a Coréia do Sul, França e muitos outros?

      Por acaso impediram esses países de se desenvolverem e conquistarem grande parte dos mercados mundiais muita vezes superando os próprios americanos?

      “esta chegando a hora de se enfrentarem ”

      Depois ainda dizem que não torcem por guerras, lamentável.
      Se Estados Unidos e Rússia se enfrentarem será o fim do mundo e nós brasileiros seremos extremamente prejudicados.

  2. Vamos citar alguns pontos importantes que a senhora Angela desatenta não mencionou.
    A perda das relações bilaterais entre EUA e Rússia representa um regresso absurdo no cenário mundial, pois como são os dois polos de maior influência geopolítica, significa que haverá o retorno de uma briga aberta de influência em todo o globo, sem contar nos prejuízos que isso acarretará a Europa, pois se esta não tiver um posicionamento independente e permanecer ao lado do Ocidente, será dada a largada de uma nova corrida armamentista, que porá a Europa e Rússia numa zona de medo mútuo, além claro, das perdas econômicas. Ah! Não poderia deixar de citar no apoio quase incondicional que a Rússia iria oferecer a China, dando assim mais sustância ao crescimento bélico do mesmo, e fazendo com que este possa rivalizar os EUA com mais propriedade e força…alguém tinha que avisar a esta desavizada que o prejuízo é muito maior do que a perspectiva hiper limitada dela pode alcançar. Sds

  3. Rússia acusa EUA de dar “chilique” e sugere ioga contra crise da Crimeia

    Um alto funcionário do governo russo acusou Washington de “dar chilique” em sua reação à anexação da Crimeia pela Rússia e sugeriu que as autoridades americanas “façam ioga” para relaxar.

    “Claramente, a liderança americana está realmente aborrecida e não consegue aceitar uma nova situação que surgiu em parte devido à posição adotada deliberadamente pelos EUA e por seus parceiros na Europa de preparar forças anti-Rússia para tomar o poder na Ucrânia, disse o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, em uma entrevista com a agência russa Interfax.

    “Ao tentar demostrar o quão insatisfeito está com o exercício de livre arbítrio realizado pela população da Crimeia e com as decisões que tomamos em relação a isso, Washington está arruinando contatos até mesmo nos lugares em que o diálogo é de seu interesse”, afirmou.

    A Crimeia, até então uma região autônoma da Ucrânia, aprovou sua anexação à Rússia em um referendo realizado em 16 de março.

    Em reação, EUA e União Europeia adotaram uma série de sanções contra autoridades e empresas ucranianas e russas.

    “A situação vira piada quando, por exemplo, reuniões entre meteorologistas são canceladas”, afirmou Ryabkov.

    “O que podemos aconselhar a nossos colegas americanos? Eles deveriam respirar mais ar fresco, fazer ioga, comer comidas saudáveis, talvez assistir a séries na TV. É melhor do que se estressar e estressar os outros quando eles sabem muito bem que o trem já partiu e que chilique infantil, lágrimas e histeria não vão ajudar nada.

    http://esquerdopata.blogspot.com.br/2014/04/russia-acusa-eua-de-dar-chilique-e.html

    PS: E sugiro eles irem pescar…. desde que, não seja em nossas águas

  4. Quem pode mais chora menos , espero que os EUA acordem , nao precisam mais de desculpas para interferir aonde julgarem necessario , agora podem anotar ,Assad cai em 5 meses ,os EUA se juntao ateh com o diabo quando sao magoados ! (lamento pelos cristaos sirios)

  5. Se o BemAssado cair, o novos dono do poder vão querer de volta Golan, por negociação e imposição dos ianglesess, se ñ pela guerra…e poder ter certeza, os judeuss vão perder mt mais…afinal, à Síria está destruída, vão destruir + o quê? Alías, é uma síndrome p os iankss e judeuss: criador x criatura…é isso irá acontecer. Torço p q enviem armas bem modernas, será o início da retomada de Golan e do Estado Palestino, em caso de guerra,judeuss x Sírios.( na plateia).Quem viver verá.Sds.

Comentários não permitidos.