Vídeo: Brasil, Chile e Peru devem assinar contratos de armas com a Rússia

Yakovlev Yak-130

Representantes da Rosoboronexport, maior empresa estatal de vendas de armamento russo ao exterior, se reuniram recentemente com militares brasileiros, um dos interessados na aquisição de armamento russo.

“Queremos assinar o acordo para a compra dos sistema de defesa antiaérea Pantsir-S1 em junho ou julho de 2014”, disse um membro da delegação. “Além dos Pantsir-S1, o Brasil comprará sistemas de defesa antiaérea Igla-s. No entanto, os valores ainda são segredo”, completou.

Além disso, ainda de acordo com “Kommersant”, o Ministério da Defesa do Brasil declarou oficialmente que o país não vai adquirir caças Su-35. No entanto, as partes continuarão as negociações sobre a compra dos aviões Yak-130 UBS.

O Yak-130 é um avião militar de treinamento moderno, que não só permite treinar pilotos para pilotar aviões de quarta e quinta gerações, mas também é capaz de desempenhar funções militares em todas as condições meteorológicas, aterrissar em terreno irregular e alcançar alvos em voo e no solo. Ele pode se transformar em um avião de assalto ligeiro.

A principal vantagem do Yak-130 como avião de exportação, é que, graças ao seu equipamento e software, ele pode ser usado para treinar pilotos de aviões estrangeiros.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1e4I5T3″ standard=”http://www.youtube.com/v/6utHkjOO8S0?fs=1″ vars=”ytid=6utHkjOO8S0&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1801″ /]

O primeiro lote de 16 aviões Yak-130 foi adquirido pelas Forças Armadas da Argélia em 2011.

Nos países da América Latina, o Yak-130 poderá ser usado no combate ao terrorismo e nos conflitos locais.

Chile e Peru

Já durante encontros com militares chilenos, foi discutida a venda de caminhões Kamaz e Ural, de aviões Yak-130 e de fuzis Kalashnikov-100.  Os chilenos também mostraram interesse em radares Podsolnukh-E e sistemas de defesa antiaérea Igla-S. Ambas as partes confirmaram a possibilidade de continuar as negociações sobre a venda de helicópteros: em 2010, Chile e Rússia assinaram contratos para a venda de seis helicópteros Mi-17, mas após o terremoto no Chile, a cooperação foi congelada.

De acordo com uma fonte do “Kommersant” na delegação, os peruanos também mostraram interesse no aumento da cooperação técnico-militar com a Rússia. O dois países querem assinar contrato para a compra de tanques T-90S. As partes discutiram a possibilidade da negociação de 100 veículos blindados BTR-80A, embora a decisão final ainda não tenha sido tomada.

 

Fonte: Gazeta Russa

5 Comentários

  1. Espero que a FAB compre o YAK-130 e que o acordo com a Mectron sobre a possível integração do radar SCP-01 seja feito e teremos um treinador com garras bem afiadas.

  2. A Odebrecht desde o começo demonstrou interesse não so nos helicopteros KA mas tambem no YAK-130.
    Tenho certeza que teremos joint ventures com a Yacolev nesse sentido.
    Quero muito ver esse versatil caça leve na defesa de nossas fronteiras.
    Assim como o Gripen NG o YAK-130 é rustico,versatil,robusto e emquadra-se perfeitamente a nossa assimetria.
    Ate agora as escolhas aeronauticas tem-se demonstrado acertadissimas.
    Resta-me a expectativa quando a defesa aeroespacial que é a decisão mais importante que teremos e que sempre foi mantida sobre o mais alto sigilo e fora dos holofotes midialiticos.
    É desejo militar o pacote de defesa aeroespacial Russo porem carissimo por envolver alta tecnologia e segredos cujas negociações correm intensas.Inclusive com adequação do mesmo a significante percentual nacionalizado.
    Joint ventures com os Russos em alta tecnologias é mesmo a escolha mais certa a fazermos.
    Excelentissima Sra.Presidenta do Brasil jamais entregue Alcantara e a defesa aeroespacial Brasileira ao EUA.Se fizeres isso eu te odiarei eternamente,se escolher o pacote Russo tera minha eterna admiração.

    • Se entregar aos americanos não pode mas se entregar aos russos pooode… rsrsrsrsrsrs… será que não temos uma alternativa melhor do que deixar de ser enrabado por um e ser por outro, melancia ???… vc acha mesmo que os russos irão nos dar toda tecnologia que precisamos de mão beijada ???… então, que tal se desenvolvêssemos produtos 100% brazucas ???… mas claro, a pátria russa deve ser mais generosa com seus serviçais que o Uncle Sam… rsrsrsrsrsrs… qnto estão te pagando ???… é mensalão ou foi empreitada ???… 🙂

Comentários não permitidos.