Tzipi Livni: “EUA deveriam diminuir intervenção no processo de paz do Oriente Médio”

Negociadora-chefe de Israel, Tzipi Livni – Foto: Reuters

Estados Unidos deveriam mudar seu papel no processo de paz no Oriente Médio, permitindo mais negociações diretas entre Israel e os palestinos, afirmou neste sábado a negociadora-chefe de Israel, Tzipi Livni.

As negociações de paz intermedidas pelos EUA chegaram perto do colapso nesta semana, provocando um alerta do secretário de Estado John Kerry na sexta-feira, 04 de abril,  de que Washington está avaliando se vale a pena continuar com seu papel nas negociações.

“Parte do que aconteceu nos últimos meses foi mais negociações entre nós e os Estados Unidos e menos com os palestinos”, disse Livni ao programa Meet the Press do Channel Two.

“Acredito que precisamos nos mover na direção de mais reuniões, mais negociações diretas, mais do que tivemos até agora, e acho que os norte-americanos sabem disso”, disse Livni.

As negociações entraram em crise quando Israel se recusou a agir em relação à libertação definida anteriormente de prisioneiros palestinos a menos que tivesse garantias de que os palestinos continuassem com as negociações além do prazo inicial de fim de abril.

REUTERS

 

Fonte: Terra

 

14 Comentários

  1. Respeito muito Tzipi Livni mas discordo dela. Negociações diretas apenas colocariam os palestinos em profunda desvantagem tendo em vista a desproporção de forças. ainda na mesma esteira, é bem melhor os EUA como mediadores do que eventuais aventureiros personificados na figura de pretensos estadistas vaidosos e messiânicos.

    • Concordo ipsi literis com suas palavras, caríssimo… ponderadas conclusões… se os USA se retirarem, logo logo surgem megalonanicos se aventurando a tratar do que desconhecem…

    • Eu já concordo com ela HMS, pra que os USA ficam se metendo tanto no assunto??

      Acontece que inimigos antigos nunca param uma guerra por questões de “proporção de forças”, mas por cansar de se matarem uns aos outros por muitas gerações… uma hora o basta tem que chegar entre as partes!

      Não é possível alimentar esse tipo de circulo vicioso e vingativo em eterno, o cansaço sempre chega.

      Então não é uma questão que resguarde alguém além das partes envolvidas e seus compromissos assinados.

      Valeu!!

      • Franco:

        Se as negociações forem diretas temo pelos palestinos, que não teriam condição alguma de igualar-se aos Israelenses. E por outro lado não vejo ninguém além dos EUA com cacife para servir de mediador.

  2. Defesa
    Geopolítica
    Tecnologia
    Negócios e serviços
    História
    Inteligência

    Plano Brasil

    Home
    Sobre o PB
    Contato
    Colabore com o PB
    Normas do PB
    Quem somos

    7 de abril de 2014 at 8:36
    Tzipi Livni: “EUA deveriam diminuir intervenção no processo de paz do Oriente Médio”
    Posted by Konner
    Share Button
    [Email]
    [Print]

    Negociadora-chefe de Israel, Tzipi Livni – Foto: Reuters

    Estados Unidos deveriam mudar seu papel no processo de paz no Oriente Médio, permitindo mais negociações diretas entre Israel e os palestinos, afirmou neste sábado a negociadora-chefe de Israel, Tzipi Livni.

    As negociações de paz intermedidas pelos EUA chegaram perto do colapso nesta semana, provocando um alerta do secretário de Estado John Kerry na sexta-feira, 04 de abril, de que Washington está avaliando se vale a pena continuar com seu papel nas negociações.

    “Parte do que aconteceu nos últimos meses foi mais negociações entre nós e os Estados Unidos e menos com os palestinos”, disse Livni ao programa Meet the Press do Channel Two.

    “Acredito que precisamos nos mover na direção de mais reuniões, mais negociações diretas, mais do que tivemos até agora, e acho que os norte-americanos sabem disso”, disse Livni.

    As negociações entraram em crise quando Israel se recusou a agir em relação à libertação definida anteriormente de prisioneiros palestinos a menos que tivesse garantias de que os palestinos continuassem com as negociações além do prazo inicial de fim de abril.

    REUTERS

    Fonte: Terra

    >
    One Comment

    HMS_TIRELESS
    7 de abril de 2014 at 9:00

    Respeito muito Tzipi Livni mas discordo dela. Negociações diretas apenas colocariam os palestinos em profunda desvantagem tendo em vista a desproporção de forças. ainda na mesma esteira, é bem melhor os EUA como mediadores do que eventuais aventureiros personificados na figura de pretensos estadistas vaidosos e messiânicos.====== Gostei do seu “falar”, ótimo, eu tbm penso assim, ficariam a mercê das chantagens armadas dos judeuSS …o problema é q os ianksss tem medo do rolo compressor da mídia do judeuss em terras ianksss….sds.

  3. No fundo Israel não quer nada de negociação de paz. Só que enrolar e ganhar tempo para continuar expandindo os assentamentos Israelenses nos territórios Palestinos.

    • No fundo os palestinos é que não querem a paz pois continuam insistindo no retorno dos refugiados e em não reconhecer Israel como Estado Judeu.

      • Israel já se comprometeu a se retirar para os territórios de antes da guerra?

        Teríamos um estado Judeu ou um estado laico, com muçulmanos e judeus, como tantos outros no Oriente Médio, inclusive o Irã?

        Como uma quantia cada vez menor de judeus manterá o controle sob uma área ocupada por uma quantia cada vez maior de muçulmanos?

    • BobSap,

      Os acordos já levados a cabo com egípcios e jordanianos demonstram que Israel está disposto a ceder. A questão é encontrar um caminho viável para levar as negociações.

      O fato é que ambos os lados tem que fazer concessões, independente de vitórias ou derrotas passadas. Caso contrário, não haverá como fazer dar certo.

  4. A Tzipi Livni deveria lavar a boca com sabão.

    Nunca moveu uma palha para resolver a questão e agora sugere que o problema é a participação dos EUA.

    Só sendo muito ingênuo para acreditar nessas afirmações.

  5. HMS_TIRELESS, neste seu comentário eu discordo, os Palestinos tem o direiro à retornar à sua pátria/terra, pf, use de empatia…e se fosse vc?Estive lendo relatos sobre + de 400 mulheres e crianças presas sem condenação….e algumas incomunicáveis…Gaza nem água pótavel tem(só 75L por pessoa) e mt menos energia elétrica… e ainda ameaçam os Palestinos por aderirem ao organismos intenacionais.Onde estão os cavaleriros da (in) justiças oa iangleseSS q nada dizem contra os seus “aliados” do OM! O políticos iankss tem medo da mídia controlada pelos Sionistrass judeuss, então, por pavor de perderem os votos direcionados por essa msm mídia nada fazem…Como eu disse: Essas pseudos negociações ñ vão levar à nada, os judeus teriam de sair das terras ocupadas e isso ele ñ querem…então, td essa encenação e os 5 olhos sabem disto, Russos até eu q ñ sou informado sei…Sds amigo.

  6. Esta senhora eh cinica ,deslumbrada ou muito burra , ou a somatoria das tres hipotesis , com a ausencia da mediaçao AMERICANA , os palestinos parias, sofrerao pressao e ingerencia de paises teocraticos da regiao , toda dificuldade encontrada para alcançar um acordo razoavel para os dois estados ,esta sempre esbarrando nas tentativas sabotadores dos rezadores ,eles sim detestam a ideia da existencia de israel e utilizam os parias como ferroes para cutucar ISRAEL , a saida americana do processo serah o fim de qualquer chance de acordo , esta senhora judia ESLAVA,concerteza possui o espirito entreguista latente do lixo latrino , ou seria UCRANIANO $

  7. rsrs ,na verdade os israelenses estão querendo que os gringos se afastem pois agora os gringos que se fingiram ser amiguinhos de israel agora quer ser amiguinho da turminha da arabia e Turquia
    estados unidos como mediador é a mesma coisa de uma fogueira perto de um barril de gasolina
    só que agora como o interesses de israel esta ameaçado pelos americanos os israelenses querem ficar longe do barril de gasolina rsrs
    israel acreditou em anglos saxios primos dos nazistas rsrs que na verdade apenas nesse tempo todo ficou isqueirando as relaçoes de israel com os mulçumanos
    os yankes falavam para os israelenses pode matar ,queimar ,prender ,fazer o terrorismo que for que nos anglos saxoes vamos te defender rsrsrs amizade comprada não vale nada !!!!
    e com isso os israelenses nunca fizeram a paz só a guerra !!!! e agora jose !!!!

Comentários não permitidos.