Sem a base militar de Ramstein, a guerra com drones dos militares americanos não seria possível, afirma um ex-controlador desses aviões não tripulados.
A base militar dos EUA em Ramstein, na Alemanha, teria desempenhado um papel muito mais importante do que o conhecido até o momento no emprego de aviões não tripulados, os chamados drones, de acordo com notícias veiculadas na mídia alemã.
Segundo as emissoras NDR e WDR e o jornal Süddeutsche Zeitung, em Ramstein as imagens captadas por esses aparelhos (cujo uso é polêmico do ponto de vista do direito internacional) são analisadas e comparadas com informações de inteligência.
Além disso, a base aérea situada no estado da Renânia-Palatinado estaria sendo usada como estação retransmissora de comandos de controle para a frota de drones em operação no mundo.
Até agora pensava-se que apenas ataques com drones na África seriam controlados a partir da Alemanha. Após denúncias semelhantes, publicadas pela imprensa alemã no ano passado, o presidente dos EUA, Barack Obama, havia declarado que a Alemanha não é base para o controle de ataques aéreos de drones.
A partir desta semana, a comissão de investigação sobre o escândalo da Agência de Segurança Nacional (NSA) no Parlamento alemão se ocupa também da questão das aeronaves não tripuladas.
Questionado, o governo alemão declarou que o governo dos EUA havia lhe assegurado que missões de aeronaves armadas movidas por controle remoto não decolam nem são comandadas de bases americanas na Alemanha.
As pesquisas da mídia alemã, no entanto, apontam que Ramstein desempenha um papel central no planejamento e controle dos drones no Paquistão, no Iêmen, na Somália e em outros países.
O ex-controlador de drones Brandon Bryant disse às emissoras e ao jornal que, “sem a Alemanha, a guerra com drones dos militares americanos não seria possível” devido à grande distância entre os controladores nos EUA e as áreas de operação das aeronaves.
As informações veiculadas pela mídia alemã se baseiam em documentos militares americanos e no depoimento de Bryant, que foi controlador de drones até abril de 2011 no Novo México, nos EUA.
MD/afp/dpa
Fonte: dw.de
Quanta hipocrisia em querer condenar a atitude dos EUA…
por LUCENA
.
.
A Alemanha sempre foi reconhecida como um paiol do poderoso armamento americano na Europa,ali se encontra estocado muitas bombas nuclear e muitos soldados americano.
.
A Alemanha para o governo americano é um imenso forte apache;coisa igual a isso se fosse em algum país latino,os europeus diriam que coisa de 3º mundo !
.
Não é a toa que o governo americano marca colado nos alemães,bem ao estilo da Gestapo,com as suas bisbilhotices….que consideração…rsrsrsr…é assim que eles tratam os sues aliado mais caninos…. 😉
a alemanha um pais que perdeu a guerra dominado politicamente e militarmente pelos estados unidos
fazem o que querem no territorio alemao
alemanha refém dos yankes !!
E o que a tal Crimeia vai ser mesmo dos russos ???…
“E o que a tal Crimeia vai ser mesmo dos russos ???…”
Boa!
Enquanto os aliados dos americanos se desenvolveram e enriqueceram os aliados dos russos, na maioria, continuam pobres e afundados em crises e corrupção.
Ipsum Factum…
Graças a cooperação com EUA a Alemanha é um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo, ao contrário de todo mundo que viveu sobre a influência russa.
O que aconteceu memo com a parte alemã que ficou com os russos?
Atraso, pobreza, ditadura e corrupção, incompetência e etc…
Graças aos EUA a Rússia não Ferrou com a Alemanha inteira.
Pergunte a um alemão de que lado ele gostaria de ficar.
A cooperação com os EUA nunca impediu que empresas alemãs se desenvolvessem e conquistasem grandes mercados internacionais.
Tanto que hoje as tecnologias industriais alemãs estão muito á frente das russas.
Qual a novi//?Sempre foi usada tantos pelos iankss como pelos Russos , ex URSS;assim como às bases da Turquia, Italia, Australia, Espanha e até da Colombia onde os drones do tio samtanás entram no território Brasuca e dos hermanos, em especial a Venezuela….então qual a novi//?Temos q aprender a nos defender dos memso e p ontem….Sds
“drones do tio samtanás ”
Com todos os massacres e assassinatos que os russos cometeram muita gente no leste Europeu acha que satanás é o Urso. Tanto que muitos países se aliaram à OTAN na primeira oportunidade que tiveram.
E nó criamos mal e porcamente a UnaSul q já nasce de países sem FAs c peso,ie, realmente bem armadas e capazes de fazer frente , de forma convencional, a um qlq país da UE, nem digo os iankss, p ser o contraponto a otan…medo mesmo deles e de sua política externa expansionista…temos em mente às invasões acontecidas abaixo do rio grande ..sds.