Brasil precisa de poderio para se impor, diz Amorim

Em audiência na Comissão de Relações Exteriores ontem, ministro da Defesa disse que maior capacidade militar é indispensável se o país quiser se impor entre as maiores economias do planeta

O chamado soft power (poder brando) já fez muito pelo Brasil, mas daqui por diante o país vai precisar mesmo é de aumentar o poderio militar, se quiser se impor como a sexta economia do planeta. É o que pregou ontem, em debate no Senado o ministro da Defesa, Celso Amorim. Conforme o ministro, o Brasil é lembrado e respeitado muito mais pela cultura e pela diplomacia do que pelo poder de dissuasão baseado nas Forças Armadas.

— Em várias ocasiões pude observar que ter um pouco mais de hard power [poder firme] ajudaria. Precisamos de certa capacidade militar que ampare esse poder brando da cultura. Termos Forças Armadas bem equipadas é indispensável. E esse ponto de vista deve ser compartilhado pela sociedade — aconselhou Amorim, durante audiência sobre os rumos da defesa brasileira promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O conceito de soft power foi desenvolvido pelo acadêmico Joseph Nye, da Universidade de Harvard, para descrever a habilidade de um país em atrair o apoio de outros não pela coerção, mas por meios como a cultura, os valores políticos e a política externa.

— Um país do porte do Brasil não pode delegar sua defesa a ninguém. Um princípio básico de nossa Estratégia Nacional de Defesa é a dissuasão — alertou Amorim, convidado a participar da audiência por requerimento do presidente da comissão, Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Entre os países que integram o Brics, o Brasil é o que menos gasta em defesa, informou o ministro. A média de gastos do bloco, que inclui Rússia, Índia, China e África do Sul, é de 2,3% do produto interno bruto (PIB). O Brasil limita-se a investir 1,5% do PIB.

Se, para o resto do mundo, a postura brasileira será de dissuasão, entre os vizinhos deverá ser de cooperação, segundo Amorim. Ele informou que o país acaba de adquirir quatro lanchas blindadas da ­Colômbia, que ajudarão a patrulhar os rios da Amazônia, e observou que, para vender equipamentos militares, é preciso também comprar de parceiros.

— Na América do Sul, a cooperação é a melhor dissuasão — definiu.

Essa visão foi compartilhada por Luiz Henrique (PMDB-SC), que defendeu um ­protagonismo “solidário e fraterno” junto aos vizinhos da América do Sul. Para o ministro, esse tipo de postura mais colaborativa deve se estender aos países da África, onde esteve recentemente para tratar de ações de cooperação e treinamento na República do Congo, África do Sul e Moçambique. Este último, aguarda a doação de três aviões Tucano, acordo que depende de projeto em tramitação no Congresso.

Segurança

Durante o debate, outros temas foram tratados com o ministro. Ferraço lamentou que o país esteja aparentemente “perdendo uma guerra” para as drogas. O senador observou que 70% da cocaína consumida no Brasil vem do Peru e passa pela Bolívia. Por essa razão, ele entende que se deve combater o tráfico nas fronteiras. Por isso, a necessidade de fortalecimento do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), do Ministério da Defesa.

José Agripino (DEM-RN) elogiou a escolha dos aviões suecos Gripen para reequipar a Força Aérea. Pedro Simon (PMDB-RS), por sua vez, ressaltou a preocupação com a situação da segurança pública no Rio de Janeiro e considerou justo o pedido de ajuda federal feito pelo governador do estado, Sérgio Cabral. Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou a necessidade de o Ministério da Defesa colaborar com os Ministérios da Justiça e do Esporte para garantir a realização com sucesso da Copa do Mundo deste ano.

Fonte: Jornal do Senado

33 Comentários

  1. Amorin tem se comportado como um diplomata e pacifista em uma pasta que precisamos de sangue no zôio.
    Se está querendo mudar o perfil que então tome decisões mais agressivas com escolhas dos parceiros e equipamentos mais inteligentes.
    Gripen e foguetes da Ucrânia , na minha opinião deixou muito a desejar.

    Quanto ao tráfico :
    “”””””Por essa razão, ele entende que se deve combater o tráfico nas fronteiras.””””””

    Não se combate nada com uma LINHA MAGINOT, crime se combate com um SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA muito bem doutrinado e equipado … coisa que esse governo também não investiu, juntando-se também nesse caso junto com os foguetes e gripes a falta de agressividade da Dilma e suas escolhas softs ,light ou diets .

  2. “Se, para o resto do mundo, a postura brasileira será de dissuasão, entre os vizinhos deverá ser de cooperação, segundo Amorim. Ele informou que o país acaba de adquirir quatro lanchas blindadas da ­Colômbia, que ajudarão a patrulhar os rios da Amazônia, e observou que, para vender equipamentos militares, é preciso também comprar de parceiros.”

    Isso serve também para colocar o o pobre dinheiro do contribuinte em projeto estúpido como o UNASUR-1 e deixar de lado o excelente TX-c Pilgrim?

  3. Em audiência na Comissão de Relações Exteriores ontem, ministro da Defesa disse que maior capacidade militar é indispensável se o país quiser se impor entre as maiores economias do planeta .====== Deve ser piada, isso todos sabemos, só falta o MD/congresso /Presidência comprar uns 20 su-35’S’ e construir + uns 22 subs , colocar o n satélites geoestcionário em orbita c o n VLS e vamos começar a ter + protagonismo continental…falem menos e façam mais e p ontem.Sds,

  4. ”O chamado soft power (poder brando) já fez muito pelo Brasil…”
    Vou pegar uma citação do autor da matéria ”O conflito na Crimeia é fruto da expansão do Ocidente e de seu desrespeito às leis internacionais” para ilustrar essa fala do Amorim !
    ”Pronunciamentos diplomáticos são reconhecidos pela hipocrisia e moral dupla…”.

    Essa balela de ”soft power” inventada por Joseph Nye, da Universidade de Harvard só serve para iludir bobos e deslumbrados !

    ”O soft power (poder brando) já fez muito pelo Brasil”, SIM, meu caro Amorim, aquela humilhação que nos foi feita no Haiti pelas tropas dos EUA,passando por cima de nossa ”autoridade ” foi fruto desse poder brando !

    Foi o soft power brasileiro que manteve a integridade territorial do nosso país contra os paraguaios ? não,foi o nosso exército e a valentia de nosso povo,na figura do soldado !
    A diplomacia que devemos usar deve ser a diplomacia ”Big Stick”,essa sim funciona e impõe respeito !

    Não estou pregando que o BRASIL saia por ai bombardeando todo mundo,mas esta claro para todos aqui ,que só há respeito para aqueles que falam tendo um porrete nas mãos como dizia o presidente dos EUA, Theodore Roosevelt !

    Alguns dirão,mas não é isso que o Amorim esta propondo ?eu direi;_sim é,mas isso é só falácia, a décadas falam isso e nada ! levaram mais de uma década para escolher um caça,esperaram a aeronáutica ficar pelada para o fazê-lo !
    O governo não tem planejamento algum,não podemos confiar em nada,certeza e lisura não existem no dicionários dos políticos brasileiros !

    Enquanto políticos como Luiz Henrique (PMDB-SC),José Agripino (DEM-RN),Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP),Sérgio Cabral estiverem no poder viveremos só de falácias e de pagar altos impostos !

  5. por LUCENA

    ,
    ,
    Ferraço lamentou que o país esteja aparentemente “perdendo uma guerra” para as drogas. O senador observou que 70% da cocaína consumida no Brasil vem do Peru e passa pela Bolívia. Por essa razão, ele entende que se deve combater o tráfico nas fronteiras. Por isso, a necessidade de fortalecimento do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), do Ministério da Defesa.
    .
    .
    .
    O Brasil há tempo perdeu a guerra contra às drogas graças a incapacidade dos políticos de fazer leis mais rígidas e pala corrupção que ajuda na existência de muitas cracolândia que surge em muitas cidades do Brasil.
    .
    Bem perto das explanadas dos ministério e não muito longe do congresso,os traficantes fazem festas e dão gargalhadas de alegria debochando do governo.
    ;
    No que se refere as drogas;.a família brasileira está desamparada do estado no seu combate inglório contra a indústria das drogas e que já da as cartas no senário da política nacional.

    • Nunca na história desse país as forças armadas receberam tantos investimentos e tocaram tantos projetos simultâneos de reaparelhamento e desenvolvimento de novas armas. O resto é discurso de quem nada fez quando tinha obrigação de fazer.

      • amorim falou o correto ,para quem desacreditou dele quando foi nomeado se saiu muito bem ,mas eu aposto que a presidente sendo reeleita vai colocar um militar no comando
        pois como foi na área de ciências ,de quem ficou nas pastas foi alguém do meio cientifico ,a pasta da defesa vai ficar com um militar !!!!
        e esse sera de confiança pois o serviço do amorim produziu efeito ,não podemos nos atrasar em matéria de defesa , o mundo não perdoa !!!!

  6. Um país que não se impõem nem com a Bolívia tem mesmo que começar a pensar em defesa e principalmente em POSTURA dissuasória!
    Será que só agora ele descobriu isso?

  7. Como diria o grande General Leônidas: protestos e soft power é para quem não tem poder… só retórica… 🙂

  8. Pessoal vamos bater palmas…
    Pela primeira vez alguém na cúpula do governo brasileiro toma coragem e se manifesta de forma clara (ainda que não contundente). Porém, para bom entendedor meia palavra basta… sobre a nossa eterna impotência bélica.

    Nosso MD, Celso Amorim, frente aos fatos recentes de política internacional relacionados a NSA, Síria e Ucrânia deve estar se sentindo um lixo em termos de jogador de jogos de poder no mundo… ele sentiu e tem sentido na pele que nosso país, o Brasil, não apita nada de nada, e apenas está relegado a fazer o que lhe é atribuído e decido pelos verdadeiros atores da ONU… Vergonha Total!

    E espero, que ele doravante, bata sem descanso nessa tecla… “O Brasil não tem poder bélico, e desta forma é pau mandado e submisso a interesses estrangeiros, e sem mudança radical para melhor na capacidade bélica nacional esse quadro de vassalagem não será extinto.”

    Coragem!… Amorim e demais responsáveis por nossa Defesa.

    • Saudades daquele antigo corretor ortográfico pós envio de comentário que tinha no PB.
      Desculpem os erros acima.

      Em… “E espero, que ele doravante, bata sem descanso nessa tecla…”
      Ler:
      “E espero que ele, doravante, bata sem descanso nesta tecla…”

      Em… “O Brasil não tem poder bélico, e desta forma é pau mandado e submisso a interesses estrangeiros, e sem mudança radical para melhor na capacidade bélica nacional esse quadro de vassalagem não será extinto.”
      Ler: “O Brasil, mesmo sendo uma das maiores economias do mundo, não tem poder bélico, e desta forma é pau mandado e submisso a interesses estrangeiros. Logo, sem uma mudança radical para melhor na capacidade bélica brasileira, este nosso humilhante quadro de vassalagem não será extinto.”

  9. Amigos,

    Há de se entender que para se praticar o “soft power” na sua plenitude, deve se ter o “hard power”.

    O soft power é, a grosso modo, uma forma de estender a força das relações de um país através da concepção de uma ligação por laços culturais ou ideológicos. Em outras palavras, aplica-se o soft power utilizando a imagem do próprio país como forma de aproximação com os grupos de interesse, identificando os pontos focais nos quais se quer atrair a atenção ( traços culturais ou ideológicos ). Daí que essa imagem também passa pelo poderio militar e econômico, como forma de mostrar a força de uma sociedade e sua cultura. Eis o “hard power”; isto é, o poder militar e econômico. E sem isso, simplesmente não se tem o soft power em sua máxima capacidade.

    É até possível a aplicação do soft power com poderio militar e econômico moderados, mas isso dependeria de uma habilidade diplomática impar para garantir o resultado pretendido, e que certamente envolveria concessões a curto, médio e longo prazo. E no final, pode resultar em preços salgados de serem pagos no futuro…

    Em suma, o poderio militar e o econômico se mostram essenciais para que se possa defender os próprios interesses sem ter que apelar para “medidas de dois gumes”… E o soft power somente é completo com eles…

  10. Desde 2008 so falam falam e falam fazem o basicuzinhu ou então a perder de vista para melhor superfaturarem e roubarem.
    Um pais com o tamanho,a importancia e materias a preservar como o Brasil não pode levar sua defesa e segurança devagar quase parando.
    Nada justifica pois temos a melhor carta de credito que são nosso potencial e riquezas.
    Agora mesmo a Russia sofre pressão Ocidental e deve expandir defesa com os BRICS fortalencendo-os.O problema do Brasil é a idiotia ideologica que impede-nos de jogarmos o jogo beneficiando-nos.
    Onde se confunde cultura com folclore,educação com escolaridade,acrescido de um banditismo generalizado a tendencia é o capaxismo,a subjugação,a falencia.
    É necessario nos livrarmos de todos filhos das putas que nos sugam e eles estão em todas as partes.

  11. — Na América do Sul, a cooperação é a melhor dissuasão — ( MD Celso Amorim ).
    ######################################################################

    E assim se justifica o bolsismo Narco-Latrino.
    Sera que assim contratos de fidelidade?
    Ganhariamos muito mais se caminhassemos por nossas proprias pernas ao enves de vivermos alimentando os outros as custas dos sacrificios e do dinheiro do contribuinte Brasileiro.
    Não temos dinheiro para avançar o pais satisfatoriamente mas temos dinheiro para comprarmos fidelidades externas e patrocinar seus desenvolvimentos e tudo isso em um momento de retração mundial e de acumulo de carencias nacional.
    Enfim esse é o modelo democratico-comunalha eleito pelo povo onde as vantagens dos bolsismos é mais importante do que pensar e caminhar em unidade.
    Unidade,termo desconhecido por encantadores de multidões que disseminam a ideia do coletivo verdadeiro cu da mãe Joana que soa como cerebro no clitóris e prazer auricular.
    Interessante foi ver a Ogra dizer com cara de broa dizer não hever necessidade de revisão na lei de anistia pois o povo não é bobo e Brasileiro quando bota o pau dentro empurra tudinho ate o talo e sobra lactose pra tudo quanto é lado … Fica a dica.

    • Quem foi bem nascido e criado e recebeu educação e alimentação na infância nem sempre consegue entender a importância de uma bolsa de auxílio a famílias carentes.

      • Coitadismo a serviço da agenda PETRALHA de dominação da sociedade brasileira… coitados de nós !!!…

      • Walfredo sindicalista desbotado e seu papo enlatado.Ja te disse a muito tempo que este espaço é frequentado em maioria de pessoas esclarecidas politicamente e que voce apenas perde tempo quando não deixa na reta para ser entronchado.
        Esse papinho de que alimentando os coitadinhos apenas gera a Quadrilha dos Irmãos Petralhas votos e prostituido é aquele que se vende pra essa corja bandida que so mente e rouba e que deveria estar na prisão ou todos numa vala cheia de merda com as caras furadas de aço.

      • Walfresco quem é guerreiro mete a cara investe e vence e isso independe de cor condição social ou qualquer outra coisa.O Brasil precisa de bons profissionais mas como ter isso se não se tem bom ensino!
        Eu desconheço minorias,grupos,subgrupos ou qualquer outra coisa.Eu desconheço coletivos.Eu conheço apenas unidade,brasileiros e brasileiras com iguais direitos e iguais deveres.Deveres que a tua quadrilha comunalha desconhece e quer multar a sociedade brasileira para que o trabalhador na marra banque a porra toda ate para vagabundos que não pagam impostos e não somam nada e so aguardam beneficios.
        É a forma de angariar votos e nada mais e fazer injustiça pois justiça é igual para todos e não a justiça caolha que voces querem implantarem em tudo.

    • Colegas Carlos Augusto, Walfredo e Blue Eyes

      Sou de uma boa família e nunca precisei de bolsas ou qualquer dinheiro do governo.

      Na minha opinião, não acho que simplesmente dar bolsas seja a melhor maneira de eliminarmos a pobreza em nosso país. Porém acredito que um país tão rico quanto o nosso deve sim apoiar financeiramente os miseráveis, portanto não sou exatamente contra as bolsas que o governo oferece.

      É claro, que investir em educação, saúde, agricultura familiar, reduzir impostos, reduzir a natalidade e lutar contra a corrupção seriam alternativas muito melhores do que simplesmente distribuir dinheiro.
      Mas fico feliz com o fato de muita gente ter uma renda melhor graças ao governo.

      Sem dúvida muita gente se aproveita ou ganha bolsas de forma ilegal, mas no geral acho boa a iniciativa de ajudar o povo. Prefiro dar dinheiro aos pobres do que a políticos e empresários corruptos.

      Tenho muitas críticas ao governo petista mas nesse caso eu sou a favor.

      Saudações.

      • Bolsas não podem ser moeda de troca por votos! Precisam existir, sim !… mas devem ser temporárias e apoiadas em projetos estratégicos de ensino de qualidade e profissionalizante e estruturação social que independa o cidadão de esmolas e o insira no mercado de trabalho qualificado. O problema é que no Brasil se instituiu as bolsas como marketing político, compra de votos, manipulação social…. e é aí que está o crime!
        A população pobre é tratada como gado, recebe ração para ser massa de manobra e abatida nas urnas para permanência no poder de grupos de pilantras.

  12. Essa bolsinha compra a consciência do pobre, e isso é muito importante para o Partido dos Trapaceiros. “Nunca na história desse país vimos tanta desonestidade…”

  13. Essas bolsinhas compram a consciência dos pobres, e isso é muito importante para o Partido dos Trapaceiros. “Nunca na história desse país vimos tanta desonestidade…”

    • Falou tudo… mas o walfresco é pago para disseminar a agenda PETRALHA… ele também recebe a “bag miséria”… falou em causa própria… 🙂

    • Carlos Augusto

      Concordo colega, não sou petista.
      Mas conheço muita gente que passa necessidade e acho que nosso povo
      merece ajuda.

      Certamente existem outras medidas muito mais úteis para melhorarmos a qualidade de vida do nosso, porém há cidadãos vivendo na pobreza extrema, sem educação, com baixo salários e subnutridos, portanto não sou contra a ajuda do governo a trabalhadores honestos e crianças que devem estudar.

      Nosso país tem tanto dinheiro, que tirem dos políticos e dividam entre os pobres.

      ““Nunca na história desse país vimos tanta desonestidade…”
      Concordo plenamente!!!

      • Quer ajudar, Deagol, faça como eu: seja voluntário e ministre algumas aulas para alunos carentes… não gosto de dar uma de politicamente correto, mas se todos fizessem um pouquinho não precisaríamos dessa esmola muito conveniente dada pelo estado para garantir a permanência eterna no poder de uma sigla ou duas… essa é a questão e não a miséria do povo, que realmente existe… estado menor e sociedade mais consciente é o que o Brasil precisa… não precisamos de esmolas… precisamos é de EDUCAÇÃO… pergunte a esse partido canalha que ai está se ele quer mudar essa realidade… já sabemos a resposta… saudações…

  14. Blue Eyes, Na Resistência
    30 de março de 2014 at 22:36

    Como diria o grande General Leônidas: protestos e soft power é para quem não tem poder… só retórica… 🙂 ===== Falou é disse. E Walfredo, vc tem razão qto ao bolsa família, eu vivo entre os + miseráveis = ou pior q eu…gente morando dentro do lixão, vivendo do mesmo..e só faltando beber o chorume…mt terrível e essa graninha e mt importante p eles comerem um pouco de arroz e feijão c seus filhos…Sds

    • giancarlos argus dos anjos vieira.

      “gente morando dentro do lixão, vivendo do mesmo..e só faltando beber o chorume…mt terrível e essa graninha e mt importante p eles comerem um pouco de arroz e feijão c seus filhos…Sds”

      Não vivo entre eles mas conheço alguns, sei como é difícil encontrarem empregos dignos ou decentes.
      Não discordo que de certa forma essas bolsas comprem opinião e talvez até o voto dos pobres, mas reduzir a miséria e o sofrimento do povo é mais importante.

      Hoje concordarei com você!

      Também acho que deveriam dar bolsas para quem não tiver filhos sem poder garantir seu sustento. Sem combate a natalidade nunca haverão bolsas suficientes.

      Sds.

  15. Matéria praticamente desnecessária, pura demagogia:

    “Em várias ocasiões pude observar que ter um pouco mais de hard power [poder firme] ajudaria”
    Para praticamente todas situações ajudaria e para nenhuma atrapalharia

    “Precisamos de certa capacidade militar que ampare esse poder brando da cultura”
    Leia-se: cultura de jogar palavras ao vento na maior das hipocrisias de um país aos frangalhos que pouca moral tem para falar dos outros

    “Se, para o resto do mundo, a postura brasileira será de dissuasão, entre os vizinhos deverá ser de cooperação, segundo Amorim”
    Quais vizinhos cara pálida? À colegas bolivarianos você se refere?

    “o país acaba de adquirir quatro lanchas blindadas da ­Colômbia, que ajudarão a patrulhar os rios da Amazônia”
    Uau… grande incremento à segurança da bacia amazônica hein…

    “Essa visão foi compartilhada por Luiz Henrique (PMDB-SC)”
    Base aliada, sem comentários

    “… Moçambique. Este último, aguarda a doação de três aviões Tucano, acordo que depende de projeto em tramitação no Congresso.”
    Aposto que há estados da federação que fariam bom uso desses aviões…

    “Por essa razão, ele (Ferraço) entende que se deve combater o tráfico nas fronteiras.”
    ele e qualquer pessoa de bom senso – já estamos carecas de saber disso…

    “José Agripino (DEM-RN) elogiou a escolha dos aviões suecos Gripen”
    …hhuuummmm… obrigado?!?!?!!?!

    “Pedro Simon (PMDB-RS), por sua vez, ressaltou a preocupação com a situação da segurança pública no Rio de Janeiro e considerou justo o pedido de ajuda federal feito pelo governador do estado, Sérgio Cabral”
    companheiro de partido e base aliada… é óbvio que ele considerou “justo”

    “Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou a necessidade de o Ministério da Defesa colaborar com os Ministérios da Justiça e do Esporte para garantir a realização com sucesso da Copa do Mundo deste ano.”
    Preguiça até de comentar…

    Resumindo: Não assisti a essa reunião da comissão… mas se algo de interessante foi falado – ficou de fora da matéria do PB

  16. Tem ate o bolsa preso vem ai o bolsa putinha pras dondocas darem as xaninhas aos gringos na copa desinfetadinhas preservadas e depiladinhas kkkkk

Comentários não permitidos.