Respostas da Rússia sobre sanções ocidentais poderão ser “assimétricas” – Vice-chanceler russo Serguei Riabkov

A Rússia responderá as possíveis sanções americanas pela anexação da Crimeia com medidas que não deixarão os Estados Unidos “indiferentes”, afirmou o vice-chanceler russo Serguei Riabkov.

“Se em Washington ganhar a linha que consiste em atiçar o confronto, em tentar nos ditar algo com base em sanções, não há dúvida de que, da nossa parte, não nos limitaremos a sanções específicas, que só tomariam como alvo certos indivíduos”, advertiu Riabkov.

“Estamos estudando uma longa lista de opções. Podem ser medidas recíprocas, relativas a listas de autoridades oficiais americanas, mas também temos a possibilidade de adotar medidas assimétricas”, completou.

Ele destacou a possibilidade de medidas que “não deixarão Washington indiferente, já que existe toda uma série de âmbitos de diálogo e de contatos, em certa medida de cooperação, que têm importância para a parte americana”, disse.

Riabkov, que fez as declarações em Viena, onde acontecem as negociações entre as grandes potências e o Irã sobre o programa nuclear de Teerã, sugeriu na quarta-feira que a crise poderia ter repercussões sobre a posição de Moscou nesta questão.

O ministério russo das Relações Exteriores também divulgou na quarta-feira uma declaração agressiva a respeito dos Estados Unidos sobre a questão síria, na qual afirmava que Washington havia renunciado de fato a seu papel de “copatrocinador” de uma solução política ao fechar sua representação diplomática em Damasco.

Na segunda-feira, o governo americano anunciou sanções seletivas contra 11 autoridades russas e ucranianas ligadas a Moscou, sete delas ligadas ao presidente Vladimir Putin.

O Departamento de Estado americano afirmou que a questão não era saber se Washington reforçaria as sanções, mas “quando” pretendia fazê-lo, depois da incorporação à Rússia da península ucraniana da Crimeia.

AFP

 

Fonte: Terra

Rússia proíbe entrada de congressistas dos EUA

A Rússia informou que vai proibir a entrada de legisladores e oficiais americanos em seu território, em retaliação às sanções impostas pelos EUA em função da anexação da Crimeia e crise ucraniana.

O Ministério das Relações Exteriores da Russia divulgou, nesta quinta-feira, uma lista que inclui o nome de John Boehner, presidente da Câmara dos Representantes, Robert Menendez, líder do Comitê de Assuntos Internacionais do Senado, outros senadores e oficiais da administração dos EUA.

Entre os políticos da lista, estão Ben Rhodes, assessor-adjunto de segurança nacional dos EUA, juntamente com outros assessores da Casa Branca, Caroline Atkinson e Dan Pfeiffer, assim como o líder da maioria no Senado, Harry Reid, e os senadores John McCain, Mary Landrieu e Dan Coats.

“Não há dúvidas, vamos responder na mesma moeda a qualquer ação hostil”, disse o Ministério das Relações Exteriores. “Nós temos alertado repetidamente que o uso de sanções é uma faca de dois gumes que vem e volta, como boomerang, contra os Estados Unidos.”

O anúnciou ocorre minutos após o presidente Barack Obama ter introduzido uma nova rodada de sanções ao país, que inclui o vice-primeiro ministro da Rússia, empresários amigos de Vladimir Putin, e o banco Rossiya, que pertence ao homem considerado o “banqueiro de Putin”.

Com informações da AP e EFE

 

Fonte: Terra

 

 

5 Comentários

  1. Vejam só isso, a Rússia defende seus interesses mesmo que para isso passe por cima dos EUA ou de qualquer outro, mas aqui se o Brasil fala um “a” para os EUA pronto, logo vem a turma do patrulhamento dizer que somos comunistas,bolivarianos, latrinos e outras barbaridades. Defender seus interesses não é uma exclusividade de Estados comunistas ou bolivarianos, mas defender um Estado estrangeiro como muitos “brasileiros” o fazem em relação aos EUA isso sim é que é estranho.
    È um pena que muitos aqui no Brasil prefiram defender os interesses yankees, que são muito bons para eles e péssimos para nós, que defender sua pátria. Enquanto o Brasil não superar esse complexo de vira-lata o Brasil vai continuar o que é, um gigante acorrentado e impotente.

  2. Fazer sanções contra Cuba é uma coisa… contra Mãe Russia é bem outra! Afora o fato que não sou fã de politicagens russas ou americanas, estou contente com a Russia!

    Finalmente alguém com coragem de peitar os EUA que, em geral, se acham os donos do mundo! A única nação que tem poder e caráter para fazer isso… e estão sempre certos… a mídia garante isso!

  3. por LUCENA
    .
    .
    .
    Esse leque de possibilidade necessariamente passa pelo Oriente Médio,principalmente quando se fala em assimetria.

  4. Se o Putin tem banqueiro, qual será o do molusco ???… eis uma pergunta que eu gostaria de ver respondida… será que a dona poste também tem um ???… se tem, deve morar em Pasadena !!!… 🙂

Comentários não permitidos.