Proposta da Rússia ao Brasil para construir juntos caça de quinta geração continua

A Rússia convidou o Brasil para trabalhar em conjunto no desenvolvimento e produção de caça de quinta geração tipo T-50, anunciou hoje o diretor da agência federal de cooperação técnica militar, Alexander Fomin.
Infelizmente, o caça russo Sukhoi perdeu a concorrência no Brasil para a compra de 36 caças polivalentes, mas a proposta sobre a co-produção de um caça do tipo T-50 ainda está de pé”, disse Fomin à RIA Novosti.
Ele lembrou que a Rússia e o Brasil são membros do BRICS (Índia, China e África do Sul, bem como o Brasil e a Rússia) que estão estabelecendo laços estratégicos.
O Brasil escolheu o JAS-39 Gripen NG, caça sueco da Saab, no valor de 4 bilhões de dólares, na concorrência onde também competiram o F/A-18 Super Hornet da Boeing americana e Dassault Rafale francesa.
Fomin também disse que as negociações sobre a compra de sistemas antiaéreos Pantsir Brasil S-1 de fabricação russa continuam. “As negociações entraram na sua fase ativa. O potencial comprador está avaliando o Pantsir na Rússia e no Brasil”, disse ele.
O Brasil anunciou a utilização previamente estudada deste armamento para garantir a segurança durante a Copa do Mundo a ser organizada entre junho e julho de 2014.
O sistema antiaéreo Pantsir-S é composto por 12 mísseis guiados 57E6-E e canhões antiaéreos automáticos de 30 milímetros 2A38M. Pretende-se para a defesa de instalações militares, administrativas e industriais contra aviões, helicópteros, mísseis de cruzeiro e armas de alta precisão.

71 Comentários

  1. Eu sinceramente não acredito em mais nada desse país medíocre onde habitamos, triste, mas é fato, somos um país medíocre por conta de nossos governantes que limitam a população com péssima educação e os enganam com pão e circo. Que os respeitáveis russos invistam em uma aliança com um pais sério, não nessa zona chamada Brasil.

    • É triste mas tenho que concordar com você meu caro ARC, infelizmente nosso país é tudo isso que você disse e mais um pouco !
      O governo brasileiro não tem culhões para aceitar tal proposta ,nos falta soberania ,dignidade, liberdade para decidirmos o futuro desse país,infelizmente por mais que tenhamos ”esperanças” o BRASIL esta fadado ao fracasso caso não ocorra uma mudança da água para o vinho !

    • Não é necessário acreditar em nada, basta ter capacidade de ver além dos olhos da oposição. Estamos construindo um dos maiores estaleiros de submarinos do mundo, vários subs. Trocando barcos, tanques, aparelhos de vigilância e caças. Começamos a desenhar a aquisição de dois NAEs novos, construídos aqui. Fora o Sisfron, o projeto de satélite próprio, e tantos outros…

      • walfredo !!! qualquer militar que não esta de pijama percebe isso rsrs
        é logico que falta muito ,pois o brasil é o quinto maior pais do mundo e como tal tem que ter suas forçar armadas em sintonia com o que o brasil representa no mundo !!!!
        mas do que era e o que esta hoje mudou 70 por cento. para melhor !!!
        com toda certeza se continuar o governo aquisições se farão mais rápidas e em quantidades maiores !!!!

      • Discordo plenamente de você caro Walfredo, as migalhas que esse governo tem dado aos militares, não são nada comparado aos investimentos que os países sérios realizam com seus respectivos países. Você citou o NucleoSub, investimento esse que me parece (os EUA acertaram em cheio) um elefante branco, simplesmente porque não temos uma esquadra funcional, e sim embarcações antiquadas para o cenário bélico global. Um submarino (seja ele nuclear ou não) pra pouco presta se não estiver acompanhado de uma esquadra efetiva, se torna um poderio simbólico. Você disse a respeito de Porta-aviões…meu caro, seja realista, não há sequer uma previsão correta a respeito disso, e o próprio Amorim disse que poderíamos adquirir os tais lá pra depois de 2025, e sem contar nas falhas gravíssimas que o tal governo cometeu na escolha do FX-2, não digo a respeito de qual caça, mas sim na demora de 12 anos! e nem vou entrar nos parâmetros do Projeto de novas embarcações (fragatas, corvetas, etc) que não tem nenhuma previsão real. Poderia te dar mil motivos para ratificar minha posição, que se abstêm de sentimentos, mas se baseia em uma análise tecnicista e política a respeito do assunto. Sds

  2. Esse governo esquerdopata que ai está não fornecerá equipamentos avançados as FAs enquanto não as tiverem infiltradas de simpatizantes (melancias) e leais servos (cooptados) a serviço do regime vermelho… alguém duvida ???… bem fazem os americanos em se precaver…

    • As forças armada tidas como polícias regionais para a garantia da supremacia dos interesses americanos deixaram de existir a muito tempo. Fazem doze anos que estamos construindo forças com pensamento nacional desenvolvimentistas. O pessoal da teoria da dependência não possuem votos e nem trânsito fora da mídia dos bilionários que enriqueceram com a ditadura.

      • kkk ,o walfredo deu no baço do zoinho azul rsrs
        ta vendo zoinho todos percebem que você apenas é um fanático pelos estados unidos em detrimento a própria pátria !!!!
        rsrs

      • Mentira sua seu desinformado.Agora essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas as transformaram em policinhas da fronteira com a Colombia para agradarem Americanos enquanto na fronteira com Peru,Bolivia,Paraguai a porteira de tudo o que é imundo,narcotrafico,armas,contrabando,desvios de riquesas esta arregassado porque a tua Quadrilha banca o narcotrafico Latrino,suas milicias e grupos terroristas.

    • Eis que o enxame de operárias vermelhuxas vem em defesa da rainha mãe… rsrsrsrsrsrsrs… patéticos… o que vcs dizem que os petralhas estão construindo, boçais, é somente um arremedo da guarda chavista que todos nós já conhecemos… e quem disse isso não foi nenhum conservador e sim o Sr. Mujica, sim, o presidente do Uruguai, aquele que vive tomando mate com o nove dedos… tá bom assim, seus palhaços desinformados úteis… 🙂

      • So fala merda.Esse ai tem pijama nenhum zé ruéla é latifundiario ruralista kkkk esse Walfredo é mesmo um comédia kkkk Aproveita e pede a ele pedra hume e prestobarba para voce incluir no bolsa putinha pra higienizar as meninas pra Copa kkkk

  3. por LUCENA
    .
    .
    Essa historinha ai,esta mais parecendo como uma forma dos russos abrir um canal para estes venderem os seus super cargueiros estratégicos e os seus caças Yak-130

    • A tendencia é a Russia fortalecer militarmente os BRICS ja que esta sobre pressão Ocidental e precisa de apoio e sintonia.

  4. É uma excelente opção para um Hi de 5 geração,porém não sei se seria prudente em tocar dois projetos caros em tempos de crise.Como foi dito acima se não houvesse tanta corrupção e bandalheira os dois projetos seriam não só estrategicamente desejável como economicamente viável.

    • Na verdade são 36 pela SAAB,e mais algumas unidades produzidas aqui.
      Mas eu acredito que vamos ficar so com as 36.

      • Nada disso estamos comprando é a sociedade no projeto com propriedade intelectual do mesmo.
        Não tem so o projeto Sea Gripen que vai sair do papel e a MB sera a primeira a opera-la.Tem tambem projeto bi-turbina de supremacia e 5G.Aguardem.

  5. O desenvolvimento do T-50 é envolvido sob uma névoa de obscuridade e segredo. Toda vez que sai alguma nota é apenas para dizer que o desenvolvimento “está dentro das expectativas e do cronograma”. Mas a verdade, ou ao menos indícios dela, lentamente tem emergido em sites especializados. Os russos estão enfrentando diversos problemas no desenvolvimento do aparelho, notadamente no material absorvente de radar, motores e no próprio radar da aeronave. E mesmo a proposta de compartilhamento de tecnologia não tem se mostrado crível visto as frequentes reclamações dos indianos. Com todos esses problemas certamente os russos estão tendo problemas de ordem financeira para desenvolver o aparelho. Por isso estão querendo passar o chapéu por aqui. Se houver algum juízo de nossas autoridades, vão recusar o presente de grego russo.

    • Não acho que seja presente de grego, muito pelo contrário… as fábricas russas envolvidas já são motivo de admiração por militares do mundo todo.

      O processo de desenvolvimento de uma máquina desta complexidade sempre envolve percalços, muitos mesmo, e em alguns casos, acidentes… o que, até aqui não aconteceu.

      O submarino vendido à Grécia algum tempo atrás tinha problemas, o poderoso porta aviões novo em folha americano, tem problemas, e certamente o Gripen também terá. Faz parte do processo… por isso está em “desenvolvimento”!

      Como é algo que supera o que existe hoje, há que se entender os novos problemas, e criar novas soluções isso tem custo financeiro e temporal.

      A velocidade com que chegaram até o ponto atual mostra que estão levando o projeto muito a sério.

      Além disso eles são mestres em encontrar soluções!

      Lembro que, quando da queda do Muro de Berlin, ao ter acesso aos caças russos da Alemanha Oriental, os americanos ficaram surpresos com o incrível aparato de mira, até então inédito, no capacete! Enquanto os americanos precisavam alinhar os vetores para facilitar o engajamento, os russos só precisavam “olhar” para o alvo.

      O fato de não mostrar as cartas que têm na mão, não quer dizer que estão pra perder o jogo, ou não estão preparados… muito pelo contrário.

      E no momento atual do planeta, devido às riquezas e possibilidades comerciais do Brasil, apesar da política podre, qualquer país sensato vai querer estreitar laços conosco.

      Abraço galera!

    • Tudo kaozada Tireless o unico problema que eles tem e que sempre tiveram é o investimento por isso bajulam o brasil de todas as formas.

  6. Acho que seria viável sim. Dinheiro no Brasil não falta… basta ver o quanto é roubado, hoje, na casa dos Bilhões… enquanto projetos de base são vetados por falta de verbas na casa dos milhões! 🙁

    Com o desenvolvimento participativo em ambos os projetos, Gripen e Pak, poderíamos sonhar com um “Harpia” (Abraço Jacubão e Petrelli)… pois teríamos indústria e tecnologia para um meio termo mais “vendável” para o mundo todo… algo como um “Brazilian Eagle”! 🙂

    Aceitar fazer parte deste projeto irritaria demais nossos patr~… digo, amigos americanos. Os governantes… porque já tive contato com o povo em algumas ocasiões, e é gente boa também. A imagem que a gente tem das nações é quase sempre da política e do governo… são realmente poucas (relativamente falando) as culturas “muquiranas” com as quais fica difícil qualquer tipo de relacionamento.

    Mas política é jogo de favores, sombras e meias verdades ou mentiras descaradas… qualquer pessoa aqui que quiser enveradar pela política até a Presidência, teria que se associar a um partido, e iniciar sua carreira. Tão logo se mostrasse honesta, digna, e guerreira, seria posta pra fora, pois iria criar problemas em lugar de facilicar a vida dos “companheiros”.

    Até chegar à Presidência, teria que se sujar, e muito, e com isso estaria todo “amarrado” à este sistema corrupto!

    Um bom seriado que mostra claramente como isto funciona é “House of Cards”… parece a história do Império Romano atualizada http://bit.ly/1mjEKyY

    Churchil, Hiroito, e Juan Carlos, e até Pinochet (como vemos no post sobre o Uruguai) foram de certa forma ditadores que colocaram paízes arrazados na direção certa. Cingapura, algo semelhante… de favelas à uma sociedade moderna e respeitada.

    Na idade média a Monarquia beirava a loucura, tantos os poderes atribuídos ao sujeito, mas olhando as monarquias modernas ao norte da Europa, vemos que o sistema atual, mais equilibrado, é absurdamente válido… qualidade de vida, educação, habitação, etc.

    Sobretudo investimentos maciços em educação e formação do caráter do cidadão. Mesmo com os projetos de ajuda social, não há pobres coitados, há pessoas com metas reais, projetos reais… e é até vergonhoso se manter “ajudado” quando não necessário.

    Verifiquem os vídeos sobre o sistema educacional da Finlândia e outros países bem classificados nestes índices de educação:
    http://bit.ly/1h8mDqJ
    http://bit.ly/1mjIkt6

    Esta é a nossa maior guerra hoje: formar caráter e cidadãos capazes! Com a falta de seriedade com que o tema é tratado simplesmente não há perspectiva real de mudanças.

    Não vejo como um Brasil “Democrático” possa, algum dia, chegar nisso. Certamente hoje precisaríamos de alguém com peito para assumir a casa “à força” e fazer acontecer… o perigo disso está registrado na História em exemplos como Fidel e Hitler.

    Mas honestamente… não vejo outro jeito!

    • A democracia é o único caminho… Muito já foi conquistado nos últimos 12 anos, muito ainda está para ser feito, mas é bom reconhecer os avanços que já foram feitos. Milhares de novas creches, escolas de tempo integral, bolsas de estudo nas melhores universidades do mundo, aumento considerável nos orçamentos das universidades e nos institutos de pesquisa….

      • Como nunca antes na história desse país se mentiu tanto… quer dizer então que a democracia brasileira nasceu nos braços do X nove dedos ???… rsrsrsrsrsrs… tais brincando !!!… me engana que eu goxto… 🙂

      • Caro Walfredo, suas fontes de notícias devem ter um corpo de jornalistas petistas, só pode ser isso. Os investimentos que vc diz que ocorrem nos centros de estudo, são na maioria (em quase 100%) alianças feitas pelas Universidades com empresas (como ocorreu entre UFRJ e Petrobras, entre PUC e Petrobras), e a respeito do “aumento considerável nos orçamentos das universidades” não sei onde e pra onde foram, mas eu sei que quase todas as universidades do país estão a míngua, posso citar a própria UFRJ que literalmente está caindo aos pedaços. Posso dizer pra vc com grande certeza, esse governo não está fazendo nada demais, somente roubar, roubar e…roubar. Sds

      • Tu ainda tem coragem de falar em democracia Walfredinho.Democracia eleita por bolsismos né e quando o povo se emputesse massacram censuram.
        Narco-Latrinos Social-Comunalha kkkkkkk

      • Eu dizia a anos que estavam falindo a Petrobras e muitos vinham exibirem mentiras.Esta ai a prova de que toda essa corja de ativismos entreguistas-bolsistas não passa de ferramenta dessa Quadrilha dos Irmãos Petralhas pois ninguem esta indo para as ruas reclamar da falencia da Petrobras e dos roubos na mesma.
        Espera so mais um pouquinho sindicalista o supusitorio de carne sem cabeça vem e tadinho de vossos lombos.

      • rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… tem hora que esse cabeça de penico é até engraçado… não se esqueça do seu Gardenal… para ontem… 🙂

  7. Temos de ouvir a proposta Russa nos mínimos detalhes e, suas implicações assim como às possiveis vantagens p o BRASIL, td no papel e tornado púplico p td nós Brasucas.. vamos deixar n irmão caim do norte s seus fantásticos caças e construiremos os nossos e enquanto ñ chega os n GRIPEN N(ossa) G(ozação), deveríamos ter uns 30 Su-35’S’ só p causar invejas aos Venezuekanos (c K msm) e raiva ao tio samtanás; p ontem.sds.

  8. As Forças Armadas do Brasil, enquanto braço armado a serviço dos impérios, primeiro o português que colonizou o país e deu as bases para a formatação da cultura de nossa sociedade, de nítida concepção imperial, depois o Yanke, mas aí já fruto da consequência cultural que resguarda para poucos o domínio sobre as riquezas e consequente poder nacionais, que o sistema daquele país induz, ainda permite desconfianças. Certamente com o passar do tempo e uma maior penetração da representação da maioria social no topo da hierarquia militar poderá mudar essa percepção. Mas, por enquanto, enquanto os privilégios para formação de castas militares continuarem a cidadania não se verá completamente representada nesse meio tão importante para consolidação da Nação Brasileira e afirmação de seu estado.

    • Será que teremos regime de cotas para as forças armadas um dia? Será que teremos generais negros e indígenas, além de uma única general mulher? As forças terão generais acreanos e piauienses em número proporcional ao de gaúchos, mineiros, cariocas e paulistas?

      • boa !!! que bom que todos estão percebendo que temos que dar oportunidade igual para formação de oficiais para todas classes SOCIAIS DO BRASIL
        e isso não apenas para as forças armadas mas para as policias também
        é elitizado demais ainda ,a contagem esta FRACA…….,
        ELA PODE MELHORAR !!!!!!

      • Bem, se estão querendo colocar até cubanos, porque não ???… se bem que uma das instituições mais democráticas que o Brasil já teve foram suas FAs… vejam o caso de Rondon… descendente de índios… chegou a mais alta patente do honroso Exército Brasileiro, tão ultrajado hoje nas mãos dos PETRALHAS… mas os VERMElhinhos não se cansam de deturpar a verdade… oh raça !!!…

      • As Forças Armadas sempre mereceram e merecerão o mais alto respeito da população brasileira. Não confundir JAMAIS elas com o grupo de civis fardados que tomou o poder através de um golpe de estado, financiado e subsidiado por forças estrangeiras, em nome da pretensa proteção do patrimônio da casta de bilionários que explora esses país, seu povo, suas riquezas, desde as capitanias hereditárias.

      • O que dizer então da camarilha de civis, oportunamente denominados PETRALHAS, que vem delapidando o patrimônio dessa nação com a desculpa esfarrapada de que querem implantar uma ditadura socialista onde essa NOMENKLATURA deitará e rolará em cima do povo brasileiro, como, aliás, já o fazem atualmente… sem contar, é claro, com as instruções dos cubanos castristas que até tropas estão infiltrando no estado brasileiro… e vc chama essa tropa espúria de “patriotas” ???… 🙂 tá de gozação ???… só pode…

      • COTAS!
        Meu caro eu desconheço coitadinhos,minorias,grupos e subgrupos.Eu conheço apenas Brasileiros e Brasileiras todos com iguais direitos e iguais deveres tambem.
        Injusto preencher espaço com coitadinhos e justo é preencher espaços com capacitados e se capacita quem investe acredita e vence e isso independe de raça condição social ou qualquer outra coisa.
        Toma vergonha na cara Walfredo deixa de ser robô de bandidos que servem a interesses externos e seja verdadeiramente um Brasileiro.
        Ja tentou encantar piru quem sabe tocando a flautinha ele sobe rebola e você ganha a vida.

      • rsrsrsrsrsrsrsrs… o sindicalista desbotado não dá uma dentro… talvez com o peru ele se acerte… 🙂

  9. Gostaria se uma ave de rapina na FAB tanto os russos como os americanos tem expertise na fabricação de warbirds essa proposta russa é bem tentadora.
    Problemas sempre irão aparecer e com certesa o custo de desenvolvimento do pak-fa deve estar pesando isso pode ser uma boa oportunidade para ganho de expertise e formação de um segundo grupo de trabalho mas a pergunts que cabe é: teremos nós bala na agulha $$$ ?

    • NovoBrazuk a filosofia Brasileira foi sempre escolher algo não alinhado a orbita Americana ou Russa e por isso a França sempre se deu bem conosco mas por motivos que envolvem outras coisas bem profundas a França foi posta no Freezer e agora é a Suécia.Há males que vem pra bem pois a Suecia é seria e sincera.Ja abriram tudo pra nós do Gripen e isso não é divulgado.O Gripen ja estava escolhido em segredo desde 2012.

  10. Os russos são muito “tolinhos”, mesmo. Fazem essa proposta visando não é nem dinheiro e sim tecnologia aeronáutica civil, em especial as dominadas e desenvolvidas pela Embraer. Os russos na época da URSS produziram o maior avião de carga do mundo, o Antonov 225, com comprimento de 84 metros e capacidade de carga de uma mil toneladas ( 600 toneladas externamente e 400 toneladas internamente ), ou seja mais de quarenta vezes a carga do nosso ainda em desenvolvimento C-390. Os russos com essa proposta querem que transfiramos tecnologias civis que são bem mais complexas que as militares que com certeza eles irão nos propor para com a nossa tecnologia civil se adiantarem e nos ultrapassarem no sonho de entrarmos no mercado de aviões de grande porte. A Embraer já é madura para conceber, desenvolver e construir tais tipos de aviões. Precisa apenas trazer para o Brasil um grande fabricante de motores aeronáuticos para conceber modelos especialmente para a família de aviões de grande porte que pretende construir e assim evitar a armadilha na qual a Bombardier caiu com os seus C-séries para concorrer diretamente com os menores modelos da Boing e Airbus. Estas duas últimas em resposta a estréia do novo concorrente no mercado responderam negociando com os seus fornecedores novos motores muito mais econômicos do que os que usam nos modelos produzidos tomados como referência pela Bombardier quando concebeu e desenvolveu sua família concorrente. Resultado: Bombardier ficou sem pedidos para o seu novo e maior avião produzido, enquanto os detentores do duopólio Boing e Airbus conseguiram novas e excelentes encomendas fixas. Ou seja, para entrar no segmento de aviões de grande porte é preciso mais que conhecimento técnico e maturidade no setor e sim também o estreitamento de relação com um fornecedor específico disposto a desenvolver modelos de motores especiais para a demanda da Embraer e não mais ficar inteligivelmente reaproveitando motores usados em outros modelos de fabricantes do qual a concorrência não é tão acirrada.
    Enfim, quero terminar meu comentário e dizer que essa proposta russa é um “canto da sereia”. O que eles querem é a nossa tecnologia civil aeronáutica para na posteridade imediata se tornarem nossos concorrentes no setor de aviões de médio porte e e média no de grande porte no qual a Embraer pretende ingressar. Já temos o Gripen e o seu futuro é extremamente promissor aqui no Brasil, país de maior mercado para as empresas Scannia e Volvo, no qual ambas possui há tempos excelente base industrial e preenche nossos mercados com excelentes caminhões e da qual a Embraer já fez parcerias de sucesso como os aviões radares e agora o Gripen. Com os suecos não competimos e concorremos em nada, já com os russos, poderemos vir a concorrer, pois estes possuem os conhecimentos aerodinâmicos que estamos desenvolvendo com o nosso C-390 e se transferirmos a nossa tecnologia podem vir a se tornar grandes concorrentes dos nossos aviões. Enfim, dos russos vamos fazer apenas o acordo das baterias anti-aéreas pela assistência técnica para desenvolver o futuro sistema de defesa anti-aérea Paraná, e cobrar dos mesmos que tirem suas barreiras protecionistas contra os nossos produtos.

    As tecnologias militares não são mais complexas do que a civil, e sim o oposto. E ao contrário do que Sr. disse não é fácil civilizar tecnologias militares e sim militarizar tecnologias civis.

    Os russos querem aprender a produzir aviões comerciais de qualidade, sim mas é claro que não possuem o objetivo de atendar as “damandas” de seu mercado interno e sim de fazer mais um produto para exportar e atrair divisas para sua economia e assim diversificar o seu mix de de produtos de exportação e não ficar mais tão dependentes de armas, petróleo e gás.
    Para mim, ao oferecer o T-50 os mesmos não querem nem dinheiro, pois isso já tiveram com os indianos que financiaram tal projeto e sequer tiveram a sua versão com dois lugares como combinado no início do acordo para a concepção e desenvolvimento de tal projeto, pois cientes de que os indianos iriam ter acesso a tecnologia de ponta ocidental no fim do MRCCA, cujo favorito desde daquela época já era o Rafale, iriam misturar o que de melhor tinha em aviônica no vencedor desta concorrência com o que de melhor tem tem o PAK-FA.

    Então, agora que os russos já conseguiram dinheiro e deram um calote no seu aliado regional indiano, querem conseguir para sim tecnologia padrão no setor da aviação civil, do qual o Brasil é o terceiro melhor do mundo, para assim somarem ao conhecimento de transportes de carga e passageiros rústicos que possuem a excelência aeronáutica civil brasileira e no futuro imediato entrar no mercado como nossos concorrentes, os seus então “parceiros estratégicos” que os fornecemos a mesma tecnologia que os mesmos irão usar para competir conosco. Tudo isso em troca de quê? Rebitar, apertar porcas, parafusos, soldar, montar componentes e integras subsistemas de um avião que apesar da excelente carga bélica e raio de ação não nos trará nenhum ganho de sabedoria científica significativa.

    Só vale a pena se houver 100% de transferência de tecnologia de projeto para o Brasil, pois a Rússia fica muito distante do Brasil, para em caso de uma tensão séria, continuarmos a “cooperar” na produção de uma arma tão importante quanto a ofertada. O que os russos querem na verdade é a nossa tecnologia aeronáutica civil – que é mais complexa do que a militar deles, claro – para a somar aos seus conhecimentos técnicos na área rústica de aviação de carga e civil do padrão soviético, para assim se adequarem ao nível ocidental e entrarem no mercado como concorrentes nossos, de início no segmento de aviação de médio porte e posteriormente no de grande, mesmo, no qual decerto em 2020 iremos ingressar.
    Não sei se precisamos de fato de um caça furtivo e se estamos financeiramente para desenvolver e manter operacional uma frota considerável de pelo menos uns 120 desses modelos. Se aceitarmos os EUA vão amar, pois o que mais querem é ingressemos em uma corrida armamentista desproporcional com as nossas capacidades financeiras e econômicas e com o nível de crescimento de nosso PIB, para assim retardarmos a velocidade do desenvolvimento de nossa economia e consequentemente alongar o tempo para atingir a maturidade de tal, que por consequência nos dará capacidade natural de nos tornarmos um adversário geopolítico crível dos americanos aqui no continente americano, integrado aos nossos vizinhos sul-americano e então sim, capazes de constituir um poderio militar nativo dissuasor.
    Em 1942, o nível de consumo de brasileiro quando comparado ao de um americano era de 4%. No início da década de 1980, chegou a ser de 30%, mas a distribuição de renda não era como hoje. Na década de noventa regredimos muito com os efeitos da Década Perdida ( 1980) , e nosso nível de consumo em relação aos americanos foi de 1/7 e hoje estamos em aproximadamente 25%, caminhando para os 30% outra vez e de 2020 adiante será daí para a frente pois não repetiremos os mesmos erros do passado. Ou seja: Nosso padrão de consumo, nossa diversificação de conceber, desenvolver e fabricar produtos iguais e de qualidade semelhante ou mesmo superior a similares americanos é o verdadeiro alvo dos Estados Unidos. Os Estados Unidos, amam seus inimigos, pois estes servem para exibirem a si e ao mundo a razão americana. O que os americanos não querem é concorrência. Um Estado territorialmente grande, rico, com seus cidadãos educados para compreender o espaço em que vivem,as instituições, as operações matemáticas, sua língua e capaz de pensar, criar e desenvolver seus bens materiais, de empreender, crescer e progredir autonomamente. E é justamente esse o caminho que o Brasil está tomando livremente e por tal os americanos querem nos desviar dos destinos que escolhemos e por isso tentam nos inquietar, criar problemas para que nosso Governo desvie dinheiro de áreas fundamentais para o nosso desenvolvimento econômico e social, como infraestrutura, educação, saúde, inovação, cultura, segurança e outras e invista em defesa para que no fim, tenhamos como resultado o efeito miragem da nossa atual ameaça do presente.

    Devemos nos concentrar em acelerar e difundir conhecimentos em programas estratégicos tais como a família de veículos lançadores Cruzeiro do Sul, o Prosub e o desenvolvimento por parte da Embraer de de uma família de aviões comerciais de grande porte para concorrer diretamente com os modelos da Boing e Airbus. E o resto é investir em educação e cultura, infraestrutura, saúde, segurança e defesa. Só para terminar, gostei muito da ideia do Ministério da Defesa retardar o desejo da Marinha de comprar dois Porta-Aviões, para os próximos 15 anos. Isso será bom, sim pois com a experiência e os conhecimentos que desenvolvermos com os nossos três ou quatro submarinos com propulsão nuclear, poderemos repetir com os franceses a mesma parceria que fizermos com os submarinos: Eles nos vendem o projeto do Charles de Goulle ou o PA2, c, maior com capacidade de 80.000 toneladas para transportar ao menos uns dois esquadrões de 25 Gripens navais cada e outros aviões e helicópteros.

    Abraços e reflexão!

    • Se engana meu caro aeronautica civil deles é questão de adequarem-se.Eles querem é grana mesmo.
      Do que adianta estarmos na frente deles em aeronautica civil se o que temos é um conjunto de tecnologias e materiais cujas propriedades pertencem a terceiros.

  11. Sou Guaucho e o que vou dizer pode não fazer centido para muitos QUANDO O TEMPO REALMENTE ESFRIA O MELHOR ALIMENTO É UM SOPÃO QUE CONCISTE NA MISTURA DE VARIOS ALIMENTOS COM O TEMPERO CASEIRO FICA ECELENTE TEMOS INGREDIENTE FRANCES,SUECO,ALEMÃO,E COM O ACRECIMO DE UM PRODUTO RUSSO, E MAIS O TEMPERO BRASILEIRO,PODE O TEMPO ESFRIAR QUE DAMOS CONTA DO RECADO,E SE O TEMPO ESQUENTAR VAMOS COM O CHURRASCO QUE NÃO É INVENÇÃO NOSSA MAS QUE APRENDEMOS A FAZER TÃO BEM QUE É RECONHECIDAMENTE O MELHOR DO MUNDO ENTENDERAM?

    • Uhmmm!!!
      São as verdadeiras receitas do capeta!

      Então agora no site temos um criptografista cuca. Ou seria um Ostradamus culinário?

      rsrsrsrs!!!!!!!!!!!!!!!

      • Obrigado ViventtBR e tenho certeza de que todos os seguidores do blog se agradaram da mistura destes ingredientes ou mistura de todas estas tecnologias realmente fico imaginando o salto tecnologico que dariamos seria realmente maravilhoso e estendo seus elogios a sua pessoa e a todos os seguidores do blog.

      • Valeu Xirú!!!!!

        Quanto ao nosso querido Brasil e sua capacitação acima das demais nações… Acredito que sim. Que isso acontecerá.
        Porém, hoje, somos o alho e cebola sendo frito no óleo do fundo do panelão… para a grande festa futura da degustação do delicioso carreteiro de liderança mundial para nossos tatataranetos.

        Nós, destes duros tempos de depuração, seremos lembrados e honrados como os guerreiros populares, que viviam em situação de risco desarmados por estes vastos rincões verde amarelos, mas insistentes na crença (mesmo que no subconsciente) da formação futura do mais importante país que o mundo já viu.

        A maior ou menor rapidez da concretização dessa liderança brazuca está atrelada as futuras transformações sociais no hemisfério norte.
        Existem vários desequilíbrios raciais-religiosos-populacionais naquelas bandas que precisam de mudanças.
        Não só nosso Brasil tem pontos desagradáveis para serem corrigidos, mas o mundo também. Existe muita coisa para ser corrigida em inúmeras décadas futuras lá naquela parte norte do planeta.
        Há umas tais de vacas sagradas, ursos, dragões, águias que precisam voltar para o mato, que é o lugar correto dos bichos.

        Estamos no lugar certo, e fazendo o que nos compete com calma* (de lesma, rsrs!), mas nossa hora não é esta.

        Sds!

        * Por exemplo: fazendo nenéns de cor e DNA multipropósito, rsrsrs!!!!

    • Gostei da linguagem adotada, mas não dispensaria o tempero estadunidense, visto que podemos obter excelentes parcerias, como a venda dos Tucanos.

      • Ué sindicalista bem que sempre desconfiei que tua patroa a Ogra do Alvorada apos as eleições ira dar Alcantara e a defesa aeroespacial pro Irmão Caim do Norte.
        Esse merdas narco-latrinos não entendem de economia,diplomacia,assuntos de Estado e segurança nacional.Por isso foram facilmente desbaratados.
        Não possuem filosofia são como viralatas doutrinados kkkk

  12. Walfredo concordo que os produtos deles são excelentes mas não consigo deixar de acreditar que foram eles que envenenaram nossos VLS, NÃO CONSIGO CONFIAR NELES,tu podes ate me criticar e me perguntar porque confio nos Françeses,nos Alemães, Suécos e Russos, não sei explicar me desculpe mas não sei explicar mesmo.

    • ãn vixe Maria confia nos Franceses kkkk Ja vi que tu manja pacas de assuntos de Estado e de segurança nacional heim kkkk

  13. 1maluquinho eu realmente entendo menos que voces destes assuntos,mas quando me referi aos Franceses,Alemães,Suecos,e agora os Russos eu estava me referindo que eles são mais flexíveis,confiáveis na transferência de tecnologia que os NORTE AMERICANOS,agora tu comentaste que a união de todas as tecnologias mencionadas são uma Sopa de Entulho então me diga qual tecnologia seria boa para nosso Brasil não vale falar a Alienígena esta eu cinto muito lhe dizer mas não soube de que tenham entrado com proposta no FX, Eu sempre comentei com respeito a todos os seguidores do Blog, o ViventtBR entendeu e com seu comentário enriqueceu o dialogo,da mesma forma o Walfredo manteve o dialogo deu a sua opinião que eu concordo pois os Estadunidenses possuem alta tecnologia em seus produtos não são confiáveis em manter sua palavra mas isso é outra historia E ironizar comentários é desrespeitoso.

    • 1maluquinho tu acredita mesmo que a união das tecnologias,Françesas,Suéca,Alemã e Russa saia uma sopa de entulho.

      • Luis acredito apenas no Brasil caminhando pelas proprias pernas e sem atrelamentos nem reboques.
        O que Franceses ja nos repassaram de sensivel,nadaTudo o que ja tivemos ou temos com eles faz parte da cartela de serviços deles.Quanto aos Alemães sempre foram parceiros mas são condicionados.A Russia aceita fazer o jogo mass cobra o preço que fica fora da nossa realidade.Suecos se comprometem e se não incluirem generidades que respondam aos outros se acionados.Americanos nem precisa comentar.

      • Luiz nem me aprofundei em relação a França pois envolve relação entre paises segurança nacional e algumas coisas.Mas te garanto que nada de ponta em defesa eles levam mais conosco.

    • Em hora oportuna seu comentário, caro Luiz Anselmo. Ao mesmo tempo fica aqui a advertência, “vamo” maneirar nos comentários ai 1maluquinho. Você já é membro veterano aqui e sabe das regras. Nada de desrespeitos ou ataques a outros membros. Respeitando as opiniões uns dos outros e contribuindo para o bom debate. O Plano Brasil, agradece!

      • pow meu caro tu vem falar comigo de desrespeito e ataques quando tantos vivem uns atirando merdas uns nos outros regras regulamentos e tudo mais servem para todos ou servem so para mim

      • Grande Messiah… não tenho procuração do cabeça de penico para defende-lo, mas não vi grandes abusos, salvo se não foram publicados, do mesmo… ele é gargalhada certa aqui no site e mesmo que a contra gosto, o tolero… faz parte da personalidade dele e ele não conseguiria se expressar senão nesses termos, creio eu… mas não creio que ele faça isso de modo acintoso, mas mais por “estilo” literário, se assim podemos dizer… 🙂 Saudações…

      • Os comentários que não se enquadraram na política do Plano Brasil foram editados ou deletados. Saudações.

      • NADA MEU FOI REEDITADO E SIM DELETADO.
        Para se fazer de um espaço logal de respeito com pessoas educadas tem-se de ser justo imparcial e igual.Ate parece que uns e outros não tem preferencias e que não passam as mãos nas cabeças de alguns.Conta outra amiguinho.
        Olha minha cara de preocupado.

      • Pode ter a certeza de que quando sou eu quem está moderando os comentários esse senso de justiça prevalece. Não privilegio absolutamente ninguém aqui no Plano Brasil. A única coisa que peço é pouco mais de cordialidade e respeito para com os outros membros, o aviso serve a todos os membros!
        Se algum membro ainda tem dúvidas, sugiro que leiam nosso post com os esclarecimentos sobre as postagens:
        http://www.planobrazil.com/normas-do-pb/

        De modo algum desejo aparentar intransigência, ou favorecimento como foi apontado, essa nunca foi a política do Plano Brasil. Continuamos prezando o bom debate e a liberdade de expressão, desde de que não firam a honra de outros membros.

        O Plano Brasil agradece!

      • Messias para de kaozada teu papinho fala que eu te escuto eu ja conheço faz parte das ancianzinhas indignadas de Sião e das virgenzinhas escandalizadas diante do pupito.
        Quando estiveres moderando sinta-se a vontade para deletar-me,olha minha cara de preocupado contigo.
        Jamais reclamei e ninguem aqui,jamais reclamei se deletam algo meu e nem mesmo um unico e-mail sequer enviei a quem quer que seja por estas coisas.
        TO NEM AI AMIGUINHO

  14. MessiaH péso que me desculpe,confeso que não gostei da ironização do 1maluquinho, quando comparei as misturas das tecnologias apresentadas,com um sopão minha intenção foi de mostrar que com criatividade podemos surpreender,que com tempero brasileiro,podemos transformar algo insonso em algo delicioso,1maluquinho quanto a minha ironização com os aliens estarem no FX me desculpe foi mal mas NÃO FOI TÃO MAL ASSIM TU ACHOU ENGRASADO PODE TER FICADO BRABO, MAS ACHOU ENGRASADO na verdade agradeso a todos pois estou sempre aprendendo se algum dia meus comentarios vierem a diminuir o nivel do PLANO BRASIL,chamem a minha atenção e me mostrem pois estou sempre proto para aprender.

    • Não foi nem contigo Luiz e sim com um embusteiro que so vem aqui embutir kaozada militante.Ja de um tempo pra ca apodrecem todas as materias com essas podridões ideologicas e fazem vista grossa.
      Se te sentiu atingido te peço desculpas amigo.

      • Correto maluquinho.
        Tem havido propaganda partidária específica, declarada e insistente.
        Mas não acho que seja caso da moderação (sou democrata e se não gosto passo por cima), mas de denúncia ao Tribunal Eleitoral. Ou então que passem a pagar ao site Plano Brasil por esse espaço gratuito nos comentários que estão usando para fins eleitoreiros sem pudores.

  15. Tem gente que parecem os bobões que vão pra porta de clubes de futebol e todos gritam igualzinhos ôôô queremos jogador ôôô queremos jogador kkkk e se voce destoa da musiquinha ficam zangadinhos kkkk So levam bola fora não acertam nada e vivem no mundo da ilusão se confraternizando com trocas de figurinhas,figurinhas repitidas.Nunca completarão os albuns.

Comentários não permitidos.