Paris fala em uso da força contra Rússia “caso ultrapassem certos limites”

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, declarou nesta segunda-feira (17) que será necessário recorrer à força contra a Rússia “caso sejam ultrapassados certos limites” na crise da Ucrânia.

Ampliar

Crise na Ucrânia200 fotos

1 / 200

17.mar.2014 – O ex-presidente e Nobel da Paz, Mikhail Gorbachev, faz discurso no fórum de comunicações nos Emirados Árabes, em fevereiro de 2014. Ele disse que a crise da Ucrânia é resultado da falha do governo em agir democraticamente Al Moutasim Al Maskery/AP

Perguntado pelo canal de TV “TF1” sobre as consequências que teria para Moscou anexar a região oriental ucraniana de Donetsk, o chefe da diplomacia francesa disse que seria preciso aumentar a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin.

“Por um lado, aumentaríamos mais as sanções, o que pode afetar a economia, o coração da maquinaria russa. Em segundo lugar, caso sejam ultrapassados certos limites, haveria reações incluindo a força. A Ucrânia já decidiu com a mobilização popular, não podemos permitir certas coisas”, afirmou Fabius.

A respeito da decisão adotada hoje pela União Europeia (UE) de restringir os vistos e congelar os bens em território comunitário de 13 russos e oito ucranianos que o bloco considera responsáveis pela instabilidade na região, Fabius indicou que neste momento estão “no segundo grau de sanções” e que poderia se passar ao terceiro, se a Rússia não mudar de atitude.

Nesse caso, Fabius assinalou que Paris poderia romper o contrato assinado por Moscou para a venda de dois navios de guerra porta-helicópteros Mistral que estão sendo construídos em estaleiros franceses.

Entenda a crise na Ucrânia
  • 10 links para entender a crise na Ucrânia e suas consequências
  • Entenda por que Ucrânia e Rússia brigam pelo controle da Crimeia
  • Crimeia pede para fazer parte da Rússia; entenda com mapas a crise

Além disso, acrescentou, pediriam ao Reino Unido que congelasse os bens que os oligarcas russos têm em Londres para que todos os países suportem de forma equitativa o peso das sanções.

O ministro francês reiterou que o referendo da Crimeia de ontem, no qual uma ampla maioria de cidadãos se pronunciou a favor de se unir à Rússia, “não tem valor porque é contrário à Constituição da Ucrânia e ao direito internacional” e classificou seu resultado de “soviético”.
 

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA CRIMEIA

“Se um país –neste caso, a Rússia– pode anexar uma região, é que não existe nenhuma fronteira segura no mundo. Isso pode gerar conflitos lamentáveis”, alertou.

O titular lembrou que a Ucrânia renunciou a seu arsenal nuclear, o terceiro maior do mundo, em troca de sua integridade territorial e manifestou que, caso que Rússia anexe a Crimeia, “o resto dos países entenderá que a única forma de manter suas fronteiras é ter a arma atômica”.

Fabius lembrou que a UE impôs sanções a 21 personalidades, frente às 11 dos Estados Unidos, e que na próxima sexta-feira será assinado um acordo de cooperação com a Ucrânia para expressar o apoio às novas autoridades do país.

“Queremos que prevaleça a firmeza, que Putin não consiga ir adiante e que haja uma redução” da tensão, acrescentou.

Por outro lado, fontes diplomáticas francesas informaram que Fabius não irá amanhã acompanhado do ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, a Moscou, como tinham acordado o presidente francês, François Hollande, e seu colega russo.

Fabius e Le Drian haviam previsto viajar para Moscou para prosseguir o diálogo entre a França e a Rússia, iniciado por telefone na semana passada por Hollande e Putin.

Paris, no entanto, já havia advertido que cancelaria a visita se Moscou não fizesse concessões diante da crise ucraniana.

32 Comentários

    • KKKK … isso é uma verdade legal, pagava pra ver , a Otan gosta de galinha morta pra pagar sapo de valente como no caso da Argentina, os chinas da Coréia do Norte soltaram 8 mísseis esses dias e ó …kri kri kri … dá pra ouvir os grilos cantando de tanto silêncio.

  1. “Por um lado, aumentaríamos mais as sanções, o que pode afetar a economia, o coração da maquinaria russa. Em segundo lugar, caso sejam ultrapassados certos limites, haveria reações incluindo a força. A Ucrânia já decidiu com a mobilização popular, não podemos permitir certas coisas”, afirmou Fabius.”

    Minha pergunta a ele:

    Como se isola o maior país do mundo que, em casos extremos, possui a capacidade de se auto-sustentar?

    Do restante é motivos para risos…

    Hahahahahahahahahahahahahahaha!!!

    Hahahahahahahahahahahahahahaha!!!

    Hahahahahahahahahahahahahahaha!!!

    • Tem que ser louco ou imbecil para ameaçar o maior país do mundo, o segundo em número de ogivas nucleares, que ganhou duas guerras mundiais, mesmo após perder até 30 milhões de habitantes.

  2. Uso da força e estão vendendo para eles um navio multi função/porta helicopteros?
    Sei?!
    As putências se tirando para dançar, nada de novo.

  3. A cada dia que passa, eu tenho cada vez mais certeza de que o Vaderuxo é altista e vive num mundo criado só por ele… “O fantástico mundo de Felipe”

    Kkkkkkk

    No mais, em relação a esta noticia, a França esta me devendo um par de olhos e um par de ouvidos novos…

    Hehehhehehhehe

  4. ”Paris fala em uso da força contra Rússia…” esses franceses e suas galhofas,pensam que estão lidando com um país inofensivo !

    • Por outro lado os franceses também não são inofensivos…

      Em questão de poder militar França e Russia estão no mesmo nível, pois se a Russia possui muitas armas a França equilibra com a qualidade superior das suas, e o próprio PIB maior da França também ajudam os franceses a se igualar.

      Em todo caso não existe razão suficientemente boa para a França se meter com a Russia.

  5. No fim de tudo escrevam o que vou lhes dizer quem pagara o pato é a otaria Alemanha que ficara sozinha e mais uma vez sera destroçada.

    • Engano Barco, Hollande e membro de partido socialista e este sempre foi contra Moscow. De Gaulle lutava por uma Franca independente. Mas nao o partido Socialista. Este sempre teve lideres que eram tambem agente da CIA.. Sarkozi era membro da CIA e nao me surpreenderia se um dia aparecer boatos sobre Hollande tambem.

  6. por LUCENA
    .
    .
    “Por um lado, aumentaríamos mais as sanções, o que pode afetar a economia, o coração da maquinaria russa. Em segundo lugar, caso sejam ultrapassados certos limites, haveria reações incluindo a força. A Ucrânia já decidiu com a mobilização popular, não podemos permitir certas coisas”
    .
    ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius
    .
    .
    O atual governo francês busca conquistar o seu prestígio interno fazendo aquilo que muitos governo de cunho imperialista fazem,invade e detonam nações que não podem se defender,como é o caso da Crimeia e como foi o caso do Líbia por exemplo.
    .
    Na última guerra da Crimeia,onde se envolveram na guerra os impérios britânico,francês,sardenha e otomano de um lado e o russo do outro,o mandatário francês fora Napoleão III;este querendo mostra que era sucessor natural e de fato do generalíssimo Napoleão,encontrou nessa guerra e em antas outras como a guerra franco-prussiana,a forma de se apresentar ao público francês,foi da época dele que a Franças quis transformar o México em uma das suas colônias e por ai vai.
    .
    Parece que esse episódio reacendeu para o atual governo francês ( François Hollande ) a velha mania de ser napoleônico,baixou o espirito de Napoleão;mandando tropas para antigas colônias francesas na África e agora é essa ai…é normal para quem quer entra na história como um Napoleão é ter um ego de grandeza;a velha megalomania. 😉
    .
    A guerra da Crimeia e a guerra franco-prussiana,foram uma das guerras que contribuíram para alimentar o nacionalismo na Europa,em uma época que os impérios lutaram por colônias e afirmações imperialistas.
    .
    Hoje temos um aumento de nacionalismo por parte de extremistas neo-fascistas,a crise econômica,problemas sociais;problema energéticos,concorrência por mercados consumidores,resumindo;para uma guerra de grandes proporções como foram a I GM e a II GM, só falta um estopim.
    .
    Hoje muitos estados nação como a Espanha e a Itália,estão as voltas de grupos etnos , cultural ou sócias querendo autonomia,até parece que estamos regredindo aos tempos medievais onde havia feudos só como cidades-estado.
    .
    Vemos a a comunidade européia correndo o risco de se dividirem politicamente e o império americano a cada dia, perdendo a sua supremacia hegemônica….novos tempos com velhas manias.

  7. Já sei!

    Não vai ter mais desfile da alta costura francesa na Russia

    Vai faltar Paco Rabane, Dior… vai ser um horror!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  8. Em essência, era disso que estava falando quando falava sobre “consequências”…

    A força nesse caso não seria o uso direto de recursos militares em si, mas o congelamento gradual de relações.

    Engana-se quem pensa que a Rússia é invulnerável a esses recursos ou sansões. Ela não é. O congelamento de bens e emissões de vistos a importantes personalidades já pode afetar as relações russas no curto prazo; o que significa brechas menores para finalização de negócios na Europa, EUA e aliados. Em outras palavras, é perder dinheiro no curto prazo. A seguir, o mandatário russo pode ver-se em problemas com a elite de seu próprio país devido a evasão de investimentos, o que pode gerar instabilidade em prazo maior.

    Também é verdade que a Europa sofreria as consequências. Mas se os europeus precisam comprar, a Russia também precisa vender. A diferença é que os europeus podem comprar de outros sem complicações maiores. Já a Russia… Engana-se também quem pensa que outros mercados podem substituir a Europa ou EUA. Não podem… Os mercados latino-americanos e africanos, que teoricamente poderiam absorver a produção russa, simplesmente não estão preparados para substituir os países desenvolvidos como fonte de consumidores. Não há renda entre os que consomem para fomentar o consumo ao mesmo nível; simples assim… Outro ponto, as commodities ainda correspondem pela parcela mais significativa das exportações russas, sendo que a exportação de produtos com alto valor agregado, que é onde está o verdadeiro lucro ( embora em constante crescimento ), ainda é pequeno se comparado a países ocidentais. O parque industrial russo, embora crescente e em franca adaptação a metodologia ocidental, ainda não está no nível adequado para competir com os titãs da produção, como China e EUA. Mais um ponto: commodities são exatamente o que mais os países latino-americanos e africanos exportam… Assim sendo, as exportações russas ficam extremamente limitadas para esses mercados, se resumindo basicamente em alguma tecnologia militar e certos tipos de serviços, além de alguma commoditie que esses países não possuam ( o que é difícil… ).

    Em resumo, os russos vão conseguir o que querem… Manterão, de certa forma, o status quo no Mar Negro, e segurarão ( ? ) seu “flanco sul”. Mas em troca poderão ganhar um verdadeiro problema em suas relações exteriores, o que pode deflagrar um crise econômica em um momento importante, na qual a economia russa ainda está em recuperação após a catástrofe soviética… Em suma, será um teste de fogo para a diplomacia russa… Que o talento russo no terno seja tão bom quanto no belíssimo uniforme.

    E pela saúde da economia mundial, que os sensatos prevaleçam.

    Mas de toda a forma, tudo isso abre um perigoso precedente…

    Daqui por diante, os humores do ocidente em relação a Russia poderão ser completamente diversos do que eram nos anos 90 e década passada. Seja como for, os russos plantaram agora uma semente cuja erva daninha poderão colher mais a frente.

    Até mesmo porque, em outros campos, já estão sendo tomadas outras atitudes, como a capacitação de mais aeronaves de caça de outros países da OTAN para levar engenhos nucleares táticos americanos, o que amplia as capacidades de ataque nuclear da aliança, virtualmente transformando esses países em potencias nucleares, bastando uma carta branca de Washington para agirem…

    • Clientes da Rússia nº de 2012:

      Países Baixos: 75,8 bi 14,3%
      China: 33,6 6 bi 3%
      Itália: 27,9 5 bi 3%
      Alemanha: 23,4 bi 4,4%
      Belarus: 20,8 bi 3,9%
      Polônia: 19,6 bi 3,7%
      Turquia: 16,0 bi 3,0%
      Japão: 15,1 bi 2,9%
      Ucrânia: 13,9 bi 2,6%
      Coréia do Sul: 13,8 bi 2,6%

    • O que eles exportão:

      Combustíveis 375,4 bi 70,7%
      Ferro e aço 22,6 bi 4,3%
      Adubos 11,2bi 2,1%
      Químicos inorgânicos 7,8 bi 1,5%
      Máquinas mecânicas 7,6 bi 1,4%
      Alumínio 7,3 bi 1,4%
      Madeira 6,7 bi 1,3%
      Cereais 6,2 bi 1,2%
      Cobre 5,8 bi 1,1%

  9. E o que importão:

    Máquinas mecânicas 57,8 bi18,3%
    Automóveis 44,5 bi 14,1%
    Máquinas elétricas 35,6 bi 11,2%
    Farmacêuticos 13,4 bi 4,2%
    Plásticos 11,5 bi 3,6%
    Instrumentos de precisão 10,5 bi 3,3%
    Obras de ferro ou aço 7,6 bi 2,4%
    Carnes 7,4 bi 2,3%
    Ferro e aço 6,4 bi 2,0%
    Frutas 6,3 bi 2,0%

  10. O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, declarou nesta segunda-feira (17) que será necessário recorrer à força contra a Rússia “caso sejam ultrapassados certos limites” na crise da Ucrânia. === Os Francos estão doentes da cabeça ou doidinhos, estão eskecendo c quem estando lidando? São uns tontos..Estão miando e achando q é rosnados…Sds.

Comentários não permitidos.