Multidões na Crimeia celebram aprovação em referendo de anexação pela Rússia

Apuração de 50% dos votos indica que mais de 95% aprovam medida. EUA e UE devem impor sanções à Rússia após votação

Fogos de artifício explodiram e bandeiras da Rússia ondularam acima de multidões em júbilo depois que os residentes na estratégica Península da Crimeia aprovaram de lavada a secessão da Ucrânia e a anexação pela Rússia em um referendo neste domingo. Os EUA e a União Europeia caracterizam a votação de ilegal, e há expectativas de que adotem mais sanções contra a Rússia.

Boca de urna: Mais de 90% apoiam anexação da Crimeia pela Rússia

Reuters

Duas mulheres seguram bandeira em que se lê: ‘Crimeia está com a Rússia’ em Simferopol

Sábado: Rússia veta resolução da ONU contra referendo na Crimeia

O novo governo em Kiev classificou o referendo de um “circo” conduzido pela mira de uma arma por Moscou – referindo-se aos milhares de soldados russos posicionados agora na península do Mar Negro depois de tomarem seu controle há duas semanas.

Mas depois que as urnas fecharam neste domingo, multidões da população de etnia russa na capital da Crimeia, Simferopol, encheram a praça central gritando de felicidade pela perspectiva de mais uma vez fazer parte da Rússia.

Após reunião de 6 horas: EUA e Rússia fracassam em chegar a acordo sobre Crimeia

Na cédula de votação, os eleitores foram questionados se queriam que a Crimeia fizesse parte da Rússia. Uma segunda questão perguntava se a Ucrânia deveria retornar para seu status sob a Constituição de 1992, que daria à região uma autonomia muito maior. Não havia uma opção para aqueles que gostariam de manter inalterada a atual situação constitucional.

Depois da apuração de 50% dos votos, Mikhail Malishev, chefe da comissão do referendo, disse que mais de 95% dos eleitores aprovaram a separação da Ucrânia para que a área seja anexada à Rússia.

  
Mulher celebra com bandeira russa resultados preliminares de referendo em Simferopol, Crimeia (16/3). Foto: Reuters
1/11

Ataque: ‘Hackers’ derrubam sites da Otan em meio à tensão na Crimeia

Há expectativa de que a Rússia enfrente fortes sanções na segunda-feira dos EUA e a Europa por causa da votação, que poderia também encorajar um ascendente sentimento pró-Rússia no leste da Ucrânia e levar a mais divisões no país de 46 milhões de habitantes. Os residentes no oeste da Ucrânia e na capital, Kiev, são fortemente pró-Ocidente e nacionalistas.

O Parlamento da Crimeia se reúne na segunda para formalmente pedir a Moscou a anexação da região, e legisladores da penínsual e viajarão à Rússia no fim do dia para negociações, disse o primeiro-ministro pró-Rússia da Crimeia no Twitter.

Análise: Referendo traz perspectiva real de escalada militar na Ucrânia

Em Moscou, o presidente da Câmara baixa do Parlamento, Sergei Naryshkin, sugeriu que a anexação à Rússia era algo já acertado.

A população de etnia russa da Crimeia corresponde a 58,5% da população da região, e havia a expectativa de que muitos deles optassem pela anexação pela Rússia. Há 1,5 milhão de eleitores com direito a voto na península.

*Com AP

Fonte: Último Segundo

17 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Os Palestinos serão a bola da vez pois,os sionistas irão fazer o mesmo com as terras palestinas ocupada pelos assentamentos patrocinados pelo governo israelense com as bençãos dos EUA,Europa e ONU.
    .
    Só quero vê com que cara os fascistas(sionistas) e os americanófilos que criticaram o Czar Piutin irão dizer quando isso acontecer.
    .
    Aplaudiram e concordaram com o referendo da sua majestade britânica ( Malvinas ) e agora são contra ?….cadê a coerência desses caras ?
    .
    São os mesmos que criticam as ditaduras de esquerda más aplaudem quando é da direita ?…..hipócritas !!!!

  2. Mais um país unido artificialmente e repartido para atendar a sana imperialista das potências russa e européia.
    Os caras redesenhando a geopolítica novamente como o fizeram por diversas vezes anteriormente.
    Tudo que o espantalho pró Europa vai conseguir é dividir o país ao meio e a Rússia vai seguir em frente com seu portinho em Sevastopol, agora com mais liberdade de operação.

  3. Isso me faz lembrar uma questão ainda acesa em nosso país.
    Grande parte dos brasileiros do Sul do país, berço do cooperativismo no Brasil, e que ainda mantem um resquício de uma cultura mais desenvolvida que o restante do Brasil, sonha com a independência dessa região em relação ao gigante eternamente em berço explêndido e a cada ano mergulhado cada vez mais em corrupção, desmandos, hipocrisia, violência, etc, etc.
    Imagino que os especialistas que ora apoiam o que está acontecendo na Ucrânia, e rezando para que o mesmo aconteça com a Escócia e País Basco, deve também apoiar a independência dos estados sulitas. Ou será que eles se apoiarão no velho discurso da “ingerência externa”?

      • Caro PÉ DE CÃO… ja postei aqui antes… se o Brasil continuar nesta política de fomento à segregação, impunidade e incompetência administrativa do estado, teremos num futuro não muito distante quatro países originários do que o que está hoje…
        Em termos de tradição, o sul realmente é uma das poucas regiões (+ MG e alguns estados nordeste) a cultivar as raízes de sua origem… o resto é só Funk, rolezinho e as Mina e os Mino!..rs
        Quanto a sermos todos brasileiros…. todos iguais, mas uns mais iguais que os outros!
        Abraço,

      • esta tentativa de separatismo que você defende sera como sempre combatida na ponta da baioneta como sempre foi !!!
        nada mudou .
        uns mais iguais que outros rsrs ???? quem é é quem não é cabela voa !!! tenta a sorte alemão .

      • E quem defende separatismo aqui ??? Leia e interprete direito o que escrevi e entenderá o sentido do post. Se preferir eu desenho pra vc!
        Ponta da baioneta… sei… serão os primeiros a sair correndo! Já vi muitos iguais !!

      • Esse acefalo confunde uma avaliação/ opinião do que vai ou pode acontecer, com torcida p/ que aconteça, recrutinha se achando general.

      • separatista tem que tomar é tiro na cara !!!
        e quanto os separatistas tentarem a sorte pode ter certeza Henrique eu não vou correr ,alias vai ser uma bençao poder controlar essa praga maldita
        rogerio você não passa de um buchicheiro mentiroso eu não mudo uma virgula do que falo ,chupa mais essa entreguista !!!

  4. E agora, o voto “Democrático” será valido pro ocidente??

    Por mim sim, o ocidente já levou metade do país, é mais do que antes que não tinha nada!

    O Jogo é assim mesmo!

    Valeu!!

    • Os caras lá estão dizendo que não vão aceitar não.
      Mas a pressão maior acho que virá dos EUA, porque grande parte dos europeus tem certos interesses industriais ou energéticos com a Rússia.

      • Caro amigo Melkor,pior do que os E.U.A e UE fizeram com a Líbia o russos não vão fazer.
        A diferença é que independente das intenções do Putin,ele está defendendo o seu País de ser cercado por outra nação,agora a Crimeia é uma Região Autonoma,se a população de lá quer aderir a Rússia não vejo ilegalidade,porque só quando são europeus e americanos vale,

      • São Paulo quem ????rogerio mentiroso e buxicheiro ,você faz parte de uma minoria ridícula ,!!!!!
        são Paulo decidir independecia sujesteiro inrustido .

      • ô MULEKE, procura no dicionario o significado da palavra

        H I P O T E S E quem sabe a sua compreensão de alguns textos muda, pq por enquanto vc tá pagando de analfabeto.

Comentários não permitidos.