Brasil terá submarino nuclear até 2023

frota submarina

Foto: RIA Novosti

O primeiro submarino nuclear brasileiro estará pronto em 2023. O Brasil já desenvolveu todo o ciclo tecnológico para o fabrico de reatores nucleares para submarinos.

A ajuda no desenvolvimento do sistema de comando e controle dos equipamentos do navio está a ser prestada pela França. A escolha da França como parceiro foi condicionado ao acordo para a transferência de tecnologias por parte desse país.

Atualmente o patrulhamento da zona costeira é realizado pela Marinha do Brasil com recurso a submarinos diesel-elétricos, fabricados segundo projetos alemães. Podíamos pensar que o país não está ameaçado por submarinos nucleares de outros países e que a proteção das reservas petrolíferas submarinas pode ser realizada com recurso a submarinos convencionais.

Contudo os interesses geopolíticos do Brasil estão aumentando, o país se considera um dos países líderes do Atlântico Sul, refere o vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos Konstantin Sivkov:

“O Brasil faz parte do BRICS e os dirigentes brasileiros percebem que logo que o país comece a aumentar sua influência e a proteger seus interesses e seus negócios em regiões afastadas, ele irá precisar de ter mais meios navais. Para atuar em toda a área do Atlântico Sul o Brasil irá precisar de submarinos nucleares. Segundo alguns cálculos, o total de submarinos nucleares que o Brasil irá necessitar poderá ser de 4-5 unidades”.

Além disso, o Brasil prevê aumentar as suas forças aeronavais. Neste momento a Marinha do Brasil possui o porta-aviões São Paulo, o antigo navio francês Foch, que pode cumprir apenas um estreito leque de missões. Ele não corresponde às exigências modernas e tem um parque de aeronaves limitado a 20 aviões Skyhawk. Estes são velhos aviões de assalto norte-americanos dos tempos da guerra do Vietnã.

O Brasil irá provavelmente construir mais dois porta-aviões, o que permitirá proteger eficazmente os seus interesses nas áreas mais afastadas do Atlântico Sul. Isso será muito importante para o Brasil, especialmente se considerarmos que os EUA já restauraram a sua Quarta Frota, cuja área de atuação inclui também a América do Sul.

Muitos peritos consideram que hoje os EUA já perderam completamente o controle sobre a América do Sul. Alguns países com orientação pro-estadunidense não têm um papel decisivo, refere Konstantin Sivkov:

“O Brasil, a Argentina e a Venezuela conduzem uma política externa e interna independente dos EUA. Por isso, agora os norte-americanos tentam recuperar o seu controle. Para isso, eles fomentam na Venezuela o caos econômico e as desordens. Os EUA não excluem a possibilidade de uma pressão militar, recuperando sua Quarta Frota”.

O Brasil e a França assinaram ainda em 2008 um acordo de cooperação para a construção de submarinos. Em 2009 a companhia brasileira Odebrecht, especializada em projetos na área da defesa e segurança, e a francesa DCNS assinaram um contrato para a construção de 4 submarinos de propulsão diesel-elétrica da classe Scorpene, assim como para projetos conjuntos dos elementos não-nucleares para o submarino nuclear em desenvolvimento. A participação da DCNS nesse projeto está limitada ao apoio na montagem do casco do submarino e dos equipamentos das secções não-nucleares do navio.

O submarino brasileiro será equipado, de acordo com informações não-classificadas, com sistemas franceses de direção de combate e sonares Thales. Contudo, os especialistas pensam que a França dificilmente irá ceder tecnologias de ponta. Eles irão ceder apenas tecnologias da geração anterior.

Fonte: Voz da  Rússia

30 Comentários

  1. Pena que virá banguela e solitário… mas esse parágrafo: ““O Brasil, a Argentina e a Venezuela conduzem uma política externa e interna independente dos EUA. Por isso, agora os norte-americanos tentam recuperar o seu controle. Para isso, eles fomentam na Venezuela o caos econômico e as desordens. Os EUA não excluem a possibilidade de uma pressão militar, recuperando sua Quarta Frota”. ” parece enxertado pelo pé de cana… 🙂 … também, olhem a fonte “fidedigna”… rsrsrsrsrsrsrs…

    • Acho que o Voz da Rússia as vezes vacila, e essas vezes sempre se trata dos assuntos sul americanos, onde eles não fazem idéia da micaretagem que temos por essas bandas. Quanto aos EUA esfarem fomentando essas revoluções na Venezuela, não desacredito que seja verdade, desde que vazou que eles estavam por trás da Primavera árabe e agora Ucrânia, por que não seriam eles os fomentadores de um cliente da indústria bélica russa? Até porque meu caro Blue eyes, com a derrota ucraniana e a possivel aproximação da Rússia e China de nosso continente, nós somos a bola da vez, quase não resta dúvidas.

      • Não se enganem, o Brasil tem tido conversas à portas fechadas com China e Russia já a alguns anos. Não sabemos o teor destas conversas, mas podem ter certeza que acordos de gaveta devem ter sido firmados.

      • Há alguns entre nós que também perceberam que o governo esquerdalha do pt está alinhado aos euroasiáticos na tentativa de se dar bem em uma eventual guerra entre a OTAN e a China/Rússia… acontece que, enquanto não estivermos atrapalhando os interesses dos USA os esquerdalhas nacionais poderão continuar com sua retórica pró eurasianos que nada vai mudar… mas que não pensem que o ocidente deixaria que nos metêssemos de pato a ganso… mas se a escolha dos petralhas for apenas comercial, acho a estratégia valida… ganharíamos dos dois lados… mas o ponto nevrálgico da situação ainda continua sendo EDUCAÇÃO DE QUALIDADE para a população brasileira… se esse governo esquerdopata fizesse pelo menos isso, já estaria de bom tamanho… mas eu DUVIDO que eles queiram isso… enquanto houver ignorância e voto de cabresto eles não se mexerão… tudo pela perpetuação no poder… e dá-lhes bolsa esmola eterna…

  2. Para se impor como nação o nosso país vai precisar de muito mais coisas, além de um exército forte,vai precisar diminuir as desigualdades sociais existentes entre o nosso povo, é inadmissível que ainda existam analfabetos e pessoas morrendo de doenças medievais nesse país !
    O BRASIL é a sétima economia do mundo e tem um povo paupérrimo que é vítima do ladrões que governam o Estado, da mídia meliante, e do bandido comum que muitas vezes se fez bandido por culpa dos ”ladrões que governam o país !”

    • Só discordo de um ponto em seu comentário:

      “doenças medievais”.

      Se esse foi um termo para generalizar, querer comparar uma doença como algo “bárbaro”, eu o digo que você está cometendo um equivoco. A Idade Média foi um período muito mal compreendido, especialmente pelos Renascentistas e Iluministas, hoje, graças a nova leva de historiadores que iniciou no século XX, o medievalismo se tornou uma espécie de carro-chefe da historiografia contemporânea, ao propor temas, experimentar métodos, rever conceitos, dialogar intimamente com outras ciências humanas.

      O que antes era tradado como e gótico (bárbaro), agora está sendo tradado com uma visão mais ampla, derrubando a muralha do pré-conceito que se estabeleceu sobre a idade média, que, de média não tem nada.

      • Sem contar que muitas das doenças do período medievo, foram erradicadas ou contidas. Poucas doenças daquele período, como: Influenza ou Pneumonia, por exemplo, ainda persistem “firme e forte” entre os membros de nossa sociedade.

      • Deixo a baixo uma lista de doenças que assolaram o período denominado Idade Média e poderão ver que muitas ainda assolam o povo brasileiro em pleno século XXI,na Idade Contemporânea !

        Impetigo:
        Qualquer tipo de doença de pele que cause pústulas em erupção na epiderme.
        A prática árabe de tratamento é extrair os furúnculos cirurgicamente.
        A igreja pelo contrário sangra o paciente (o que só o enfraquece).

        Pneumonia:
        Esta doença cobra seu mais alto preço no inverno. Os sintomas de pneumonia
        são febre e dificuldade de respirar.

        Fogo de St Antonio:
        Esse é o nome dado a qualquer doença que cause inflamação e febre.
        A causa é o consumo de grãos e pão envenenado

        Sarna:
        Um ácaro é a causa dessa doença. Entra na pele da vítima e deposita
        ovos criando uma sensação horrivel de coceira.

        Febre Tifóide:
        Esta doença mortal é causada pelo consumo de água ou de comida infectada
        por material fecal. Afeta costumeiramente aqueles que vivem em cidades.
        Se espalha pelos precários sistemas de esgoto. Sintomas de tifóide incluem febre,
        desordens intestinais, desinteria.

        Escorbuto:
        Frutas frescas são escassas. As poucas que podem ser colhidas são consumidas pela nobreza, clero. portanto a maioria da sociedade esta restrita a uma dieta de carnes, pães e vegetais, que geralmente estão a ponto de estragar. O resultado deste hábito de alimentação é o escorbuto. Sangrar por membranas mucosas, fraqueza e gengivas inchadas são alguns dos sintomas desta doença.

        Lepra:
        Uma doença terrível que corrói a epiderme. Mortais do período medieval temem esta doença como nenhuma outra. Consequentemente, os leprosos são alvos de leis restritas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o segundo país com o maior número de casos de lepra, apenas superado pela Índia, responsável por metade dos cerca de 250 mil novos casos anualmente notificados no mundo.
        Todas essas doenças assolaram a Europa no período da Idade Média,sem falar na pandemia de peste bubônica que ficou conhecida como
        Peste Negra!

      • E o que foi que eu disse?

        “Sem contar que muitas das doenças do período medievo, foram erradicadas ou contidas.”

        Eu não anulei sobre a possibilidade das doenças terem deixado de existir, apenas citei que elas foram contidas ou, algumas delas, erradicadas.

        De qualquer forma, obrigado por ter nos contemplado com esses dados.

      • Mas você tem que pegar ambos os períodos e tentar compará-los.

        Naquela época, não havia tecnologia médica tal qual conhecemos hoje em dia e se sabia pouco, ou quase nada, sobre questões higiênicas e de insalubridade. Além de que, a população atual é milhares de vezes maior do que daquele período, logo as possibilidades de encontrar alguém com Lepra, por exemplo, é muito maior.

        Se alguém, da Cristandade pegasse Lepra, o jeito era esperar um milagre ou a morte. Já hoje em dia é totalmente diferente, pois sabemos como tratar tal doença, assim como todas as outras da lista que você citou.

    • Amigos César e Leandro, apenas para complementar suas colocações…

      César – Uma nação para se impor precisa de FA poderosas, apenas isso, senão sempre estará a reboque das mais fortes do mundo. Desigualdades sociais resolvidas não pesam quase nada na balança de PODER. Canadá, Austrália etc são bons exemplos disso. Apesar de serem comunidades de condições sociais elevadas e equilibradas não têm condições de se imporem perante o mundo.
      Daí que é uma questão de escolha…
      O Brasil quer realmente ser independente e soberano com seu povo, território, e riquezas?
      Caso sim. Precisará então de uma boa quantidade de poderosas armas no estado da arte.
      Esperar por resolver todas as desigualdades sociais para então ter um verdadeiro Braço Forte será virarmos todos múmias nesse período, que pode até ser infinito. Já que tem muito brasileiro que se contenta com muito pouco.
      Há, por exemplo, imigrantes potenciais de países frios cujo sonho é viver de chinelo e calção nos trópicos, mera coincidência com muitos brasileiros não é mesmo?
      Portanto não podemos ficar nessa de esperarmos por um Brasil socialmente equilibrado para só então conquistarmos nossa real independência. Já que tem muito brasileiro que não tá nem aí.
      Não sou preconceituoso… que cada um seja feliz a sua maneira… mas tento ser realista com o que podemos e devemos fazer.

      Leandro – Vc tocou num ponto muito interessante… Idade Média desmistificada… realmente existem muitas coisas lindas sobre esse período da humanidade que foram jogadas num canto esquecido sob a justificativa totalmente errônea de… Idade Média a idade das trevas… um período que a humanidade deve esquecer já que nada de extraordinário nele aconteceu.
      A meu ver, essa forma de encarar a Idade Média de forma bem tacanha, tem muito a ver com…
      As pessoas em geral, não se interessarem por verdades sendo expostas e reveladas, quanto mais pelas veladas da nossa história humana.
      Se sentem muito felizes em conviverem apenas com o trivial e superficial da cultura mastigadinha que lhes chega ao alcance.

      Mas sim, existe muita coisa, e coisas magníficas desse outrora período histórico ocidental, que a meu ver foi cheio de detalhes de magia, poesia, religiosos, amorosos, e de períodos de paz e alianças, a serem descobertos e finalmente apreciados.


      Quanto aos nossos subnucs… estão chegando muito atrasados. E devem ser fabricados muitos deles, e não somente 4, 5 ou 6. E a fabrica de submarinos convencionais deve ser turbinada para exportação também. Não podemos nos dar ao luxo de fabricar apenas para consumo próprio. Esse procedimento e esforço exportador obriga inclusive a estarmos sempre tecnologicamente à frente. Exemplo Embraer que sem produto de ponta não se garante no mercado.

      • “Mas sim, existe muita coisa, e coisas magníficas desse outrora período histórico ocidental, que a meu ver foi cheio de detalhes de magia, poesia, religiosos, amorosos, e de períodos de paz e alianças, a serem descobertos e finalmente apreciados.”

        E como, meu caro ViventtBR! Só para citar alguns avanços tecnológicos desse período:

        – Avanço na arquitetura. Os palácios, castelos e igrejas estão ai para nos provar que a arquitetura daquele período foi muito avançado.

        – Criação das Universidades na Baixa Idade Média. Sendo a primeira, reconhecida até então, a Universidade de Bolonha, na Itália.

        – A evolução do comércio, que fez surgir a classe burguesa.

        – O avanço na agricultura, possibilitando novas técnicas.

        – A criação da imprensa.

        – A criação do moinho de vento.

        – Criação do Tear.

        Dentre outras inúmeras tecnologias que, hoje, sem elas não saberíamos como viver.

        Eu não estou nem contando com os escritores importantes desse período!

      • Tecnologia, que do grego: “técnica, arte, ofício, estudo”.

        Por isso ao invés de eu ter colocado feitos marcantes da Idade Média, eu preferi colocar a palavra tecnologia.

      • “Quanto aos nossos subnucs… estão chegando muito atrasados. E devem ser fabricados muitos deles, e não somente 4, 5 ou 6. E a fabrica de submarinos convencionais deve ser turbinada para exportação também. Não podemos nos dar ao luxo de fabricar apenas para consumo próprio. Esse procedimento e esforço exportador obriga inclusive a estarmos sempre tecnologicamente à frente. Exemplo Embraer que sem produto de ponta não se garante no mercado.”

        Se não me engano, a MB quer construir doze Submarinos Convencionais e, pelo menos, 6 Submarinos Nucleares.

        Vamos aguardar para ver!

      • Concordo contigo, Viventt… o iluminismo só aconteceu porque a SANTA IGREJA CATÓLICA agregou informações, sabedoria e conhecimentos diversos em compêndios e manuscritos durante séculos… sem os padres católicos e o uso ininterrupto do latim, nada , mas NADA mesmo teria acontecido, impulsionado, logicamente, pelo mercantilismo… sem a IGREJA, não teriam existido Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Galileu e outros, precursores das ciências e das artes… então, é puro MITO o que os boçais revoltados contra a IGREJA CATÓLICA ROMANA pregam qndo afirmam que a idade média foi a idade das trevas porque foi dominada por um pensamento teocêntrico… nada mais falso… só quem não leu Agostinho de Hipona e outros doutores da Igreja fala uma bobagem desse naipe… pura IGNORÂNCIA… saudações…

      • Assino embaixo.
        E…
        A formação da civilidade atual, com um homem mais humilde, acreditando em um Deus todo poderoso, sem devaneios de ser um Deus ou de enfrentar uma plêiade de Deuses. Com uma raiz espiritual no amor e perdão cristão. E não no eterno ódio e caos pagão. É fruto do trabalho e sacrifício da cristandade, secularizada através da Igreja Católica.

      • Meu caro vivente eu não disse que deveríamos resolver todas as desigualdades sociais para então ter um verdadeiro Braço Forte , desigualdades sociais existem em todas as nações,inclusive as mais desenvolvidas !

        Mas as ditas doenças medievais que assolam o BRASIL,são em sua maioria evitáveis com simples práticas de saneamento básico,outro ponto crucial é o investimento no ser humano,devemos levar em conta que só se vive uma vez,por isso não podemos desperdiçar mais gerações de brasileiros em prol de um futuro que ninguém tem certeza se realmente virá !

        Você pergunta : ”O Brasil quer realmente ser independente e soberano com seu povo, território, e riquezas?
        Caso sim. Precisará então de uma boa quantidade de poderosas armas no estado da arte.”

        O BRASIL,precisará de muito mais, só armas de última geração não garantirão nossa independência,mas sim investimentos em educação do nosso povo,só assim poderemos gerar tecnologias próprias e não mais ficaremos dependentes da França, Suécias e demais nações desenvolvidas !

        Como eu disse anteriormente o BRASIL é a sétima economia do mundo é inadmissível que ainda existam analfabetos e pessoas morrendo de doenças que se evitam com simples práticas de saneamento básico !

        Para concluir eu acredito que não iremos a lugar nenhum enquanto o nosso povo for tratado da maneira que ai esta sem,saúde,segurança, educação e etc !

      • Caros comentaristas eu não estou discordando de vocês quanto ao desenvolvimento ocorrido na Idade Média,aliás nenhum período da história da humanidade pode ser chamado de” Idade das Trevas ”haja visto que o desenvolvimento atual da humanidade não se deu do dia para a noite !

        Eu estou apenas me atendo ao assunto principal, que é a conquista de fato da soberania brasileira,que penso eu só se dará de maneira definitiva com o investimento na educação do povo e na infra estrutura de nosso país, é inadmissível que um país como o BRASIL em pleno século XXI ainda tenha que conviver com o analfabetismo, com estradas ruins,com o caos na saúde entre outras mazelas !
        Se tudo der certo e o primeiro submarino nuclear brasileiro estiver pronto em 2023,o nosso país terá levado 44 anos para concluir esse projeto que teve início de forma oficial em 1979, isso é muito pouco para um país que é a sétima economia do mundo,que almeja e merece um lugar entre as grandes nações !

        Eu como todos quero um país que nos proporcione dignidade,hoje, um país que não viva nos prometendo melhorias para daqui 50 ou 100 anos,meus antepassados assim como os de muitos aqui deram suas vidas por esse por esse país, e nos dias atuais nós pagamos os mais altos impostos do mundo,já passou da hora de colhermos os frutos desse sacrifício,como eu disse só se vive uma vez,então que a nossa geração viva com a dignidade que merecemos,que não nos engane mais com promessas para daqui não sei quantos anos, as doenças que citei existem ainda hoje em nosso país e como alguns já disseram há um combate por parte do Estado,mas eu vós pergunto esse combate se dá de maneira eficaz? o Estado trata esses casos de maneira séria como o problema exige ?
        Não adianta sermos apenas um Estado, devemos ser um Estado eficiente, ainda mais que sabemos que temos recursos para isso,devemos investir nas forças armadas,mas sem um pesado investimento em educação,saúde e infra estrutura não iremos muito longe !

      • Caro Pereira, azisquerda viviam metendo o pau nos governos direitistas por causa da estagnação da educação, saúde e segurança pública enquanto os impostos só aumentavam… eu te pergunto: O QUE MUDOU EM 30 ANOS DE ESQUERDA NO PODER ???… NADA… então, poderia nos dar alguma sugestão prática… grato…

      • Bem meu caro Blue Eyes, Na Resistência, onde você viu eu defendendo esse ou aquele partido,para você afirmar que eu defendo a esquerda ou a direita ?

        Mas fique frio eu não deixarei de responder a sua pergunta,inclusive a mesma já se encontra respondida,mas em respeito a você repetirei !
        Nesses 30 anos houveram sim avanço no país,não como merecemos,mas houveram sim,mais pessoas passaram a ter acesso aos cursos superiores,telefones e automóveis deixaram de ser bens só de pessoas ricas, o BRASIL pagou a dívida externa,o país passou a ter mais destaque no cenário mundial (muito aquém do merecido,é verdade, mas passou a ter mais destaque !)
        E para finalizar repito que não adianta sermos apenas um Estado, devemos ser um Estado eficiente, ainda mais que sabemos que temos recursos para isso,devemos nos soltar das amarras do pessimismo combater a corrupção e alçar o BRASIL as alturas !
        Minhas sugestões práticas consistem em maior participação popular no destino do país ao invés de ficar só apontado os erros,sermos mais proativo na vida desse país é fundamental !

  3. “”””O submarino brasileiro será equipado, de acordo com informações não-classificadas, com sistemas franceses de direção de combate e sonares Thales. Contudo, os especialistas pensam que a França dificilmente irá ceder tecnologias de ponta. Eles irão ceder apenas tecnologias da geração anterior.””””

    Mas isso é culpa do contrato que foi redigido e assinado, que usem de mais sabedoria e desconfiança no caso da SAAB, da mesma forma esse avião, essa tecnologia e capacidades quando não são banguelas são chipadas .

    • O que me preocupa é que a França é alinhada com os interesses de ‘outros’ países e equipamentos militares deste nível deveriam não ser de conhecimento de nenhum outro país. Agora, entendo também que tínhamos que construir o primeiro com eles, mas por favor os próximos devem ser construídos 100% sem o conhecimento de estrangeiros, e com adaptações porque estes países que hoje nos cedem tecnologia podem amanhã trocar cabeça se assim for necessário. Independência neste meio é tudo.

  4. Falou e disse ARC, nos falta td, até vergonha na caraça das n “ortori”,e esse subs q vai ser lançado ao mar em 2023 (?) será, pssivel/ adiado, e o outros só pr la~de 2050AD..Espero estar mt errado, + vide os n caças de ponta, a qtd de subs q temos(deveriam ser + 20, ainda q velhos) no momento….será possivel confiar? Quem viver verá.Sds.

    • Meu caro Giancarlos, dada nossa situação na área de Defesa, não dá pra confiar nem em uma vitória sobre um país sul americano, o que se dirá então dos países que tem os olhos postos sobre as riquezas brasileiras?! mas há algo de diferente no Brasil em relação as outros países…o Brasil é a prostituta entre as nações, ou seja, quando eles querem “sexo” (nossas riquezas e recursos naturais), nos pagam barato e fazem tudo o querem, levam tudo o que querem, e me perdoe o termo, a única coisa que fazemos, é esperar de perna aberta…por isso desacredito em uma guerra com grandes potências, pois eles já tem tudo o que querem de nós. E se ainda tem gente ainda duvidando disso, vou jogar uma pequena testemunha de minhas palavras…por que o Nióbio não tem uma regulamentação séria de extração e venda em nosso país? São exatamente…R$ 210 BILHÕES !!!!!!!!! que nos são roubados!!!!
      * ESTE SITE QUE PONHO ABAIXO, FEZ UMA COLETÂNEA DE DIVERSAS REPORTAGENS A RESPEITO.Sds
      http://cumpetroetsubpetrosemper.blogspot.com.br/2012/11/o-niobio-esta-sendo-roubado-e-voce-e-o.html

      • Concordo com você ARC, nos falta tudo,a não ser promessas para daqui não sei quantos anos, e sem nenhuma certeza de confirmação !
        Uma vez o Delfim Neto disse que precisaríamos fazer o bolo crescer para depois distribuir,pois bem alguns comeram esse bolo e deixaram o povo brasileiro á minguá, faminto!
        Devemos acordar e sair as ruas mesmo,a todo instante tentam nos conter com mentiras,a mídia meliante vive falando que a Petrobras esta tendo prejuízo porque não esta repassando o aumento dos combustíveis para o povo,mas isso é uma grande mentira,como uma empresa como a Petrobras pode ter prejuízo se ela praticamente monopoliza o setor de combustíveis no país? além de cobrar os maiores valores do mundo,vendendo um combustível que já sai ”batizado” de fábrica ?
        Devemos parar para pensar e raciocinar sobre algumas questões desse país !

      • Delfim Neto um dos maiores mentirosos e cara de pau deste país. E vá lá se saber o que mais.
        Me lembro dele avisar no jornal nacional da globo que a gasolina não ia subir, e no outro dia mesmo seu preço era reajustado, para mais como sempre.
        Quanto a Petrobras, os mais velhos vão se lembrar… Paulo Francis, jornalista que de Nova Yorque e mais protegido de algum acidente suspeito, nunca desistiu de sentar o pau nesse velho propinoduto.

  5. como eu sou de vila ,conversando com um guerreiro das antigas que trabalhava no dops afirmou que o governo do pt é o que mais investe nas forças armadas
    sabe porque !!! pelo simples fato do PT sem forças armada forte os estados unidos dariam um golpe usando meia dúzia de paus mandados
    quanto mais forte as forças armadas mais a democracia brasileira e seus interesses seriam respeitados ,
    tudo volta ao principio sem forças armadas fortes os interesses brasileiros podem ser frustrados por interesses estrangeiros
    ouvir isso de um capitão é muito bom ,nos praças agradecemos ,o problema é que os estados unidos dao a volta ao mundo desestabilizando países não importa a cor da bandeira mas sim se esse tem um governo fantoche que faz o que a metrópole manda ,e eu fico focado com datas pois eles vao chegar novamente na américa latina para desestabilizar nossa região novamente ,quanto mais rapido o reaparelhamento das forças armadas , mais fortes ficaremos na tentativa de golpe que os gringos voltaram a tentar não apenas no brasil mas em todos países que o brasil tem influencia

    • Esse é o filho do maluquinho com a cuca… rsrsrsrsrsrsrs… o resultado é um saci com uma marmita na cabeça… rsrsrsrsrsrsrsrsrs… vive viajando em um redemoinho de bobagens… 🙂

Comentários não permitidos.