Dois HM-1 Pantera K2 modernizados serão entregues ao EB em março

Foto – Helibras

Ivan Plavetz 

A Helibras entregará neste mês de março para a Aviação do Exército (AvEx) as duas primeiras unidades do helicóptero Pantera K2, variante modernizada do modelo.

Na ocasião, a empresa e o Exército devem assinar um aditivo que oficializará os desenvolvimentos na configuração original da aeronave.

Foto – C&R

Os novos K2 serão avaliados em missão pelos diversos Batalhões de Aviação do Exército, por intermédio de uma Avaliação Técnica Operacional, e o resultado determinará a continuidade do programa para as outras 32 unidades a serem modernizadas até 2020.

Primeiro helicóptero totalmente certificado no Brasil pelo DCTA, o que representa um marco para a Helibras, essa versão foi totalmente desenvolvida no país.

Os helicópteros K2 incorporarão o que há de mais avançado em equipamentos para permitir seu uso por mais 25 anos.

Foto – C&R

O valor total do contrato de modernização das 34 aeronaves é de R$ 347 milhões.

“A modernização de aeronaves militares como o Pantera K2 vem sendo utilizada em frotas que envolvem bens de alta tecnologia e elevado valor de aquisição, como é o caso de helicópteros, aviões e navios”, afirmou o presidente da Helibras, Eduardo Marson, para quem a revitalização dos helicópteros Pantera representa um passo estratégico dentro do programa de expansão da empresa.

O programa de modernização agrega para a Helibras o domínio de importantes tecnologias e abre possibilidades para o desenvolvimento de novos projetos, através do Centro de Engenharia da empresa.

Foto – C&R

É o caso, por exemplo, dos helicópteros Super Puma e Cougar, que apenas com a implantação de um processo de substituição de itens antigos por sistemas mais modernos também poderão operar por pelo menos mais 25 anos”, ressalta Marson.

“O processo de modernização envolveu o aperfeiçoamento do design preliminar e detalhado da aeronave, executado pelo nosso Centro de Engenharia”, explica Richard Marelli, vice-presidente industrial na Helibras.

Foto – C&R

“Além disso, uma equipe de engenheiros e mecânicos passou por um treinamento on the job na Airbus Helicopters, com o objetivo de especializar-se em grandes intervenções, e a programação incluiu também a formação de pilotos e instrutores”, conclui Marelli.

O Pantera K2 foi equipado com novas cablagens, dispositivo corta-cabo, novo capô do motor, novo motor Arriel 2C2CG com 40% a mais potência que o anterior, além de um novo painel glass cockpit com piloto automático de quatro eixos, permitindo mais autonomia, maior velocidade e menor carga de trabalho aos pilotos.

Foto – C&R

O helicóptero também conta com compatibilização NVG, novos radares meteorológicos e altímetros, modernos rádios de navegação e de comunicação, além de um novo rotor de cauda, aumentando significativamente a performance e a segurança.

O Pantera K2 tem capacidade para 1 ou 2 pilotos mais 10 combatentes, peso máximo de decolagem de 4.300 Kg e a velocidade máxima, que antes da modernização era de 150knots, agora passou para 175knots.

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

3 Comentários

  1. O Pantera e maravilhoso, meu Heli médio preferido, a modernização veio bem a calhar mesmo, deixou mais potente, ágil e o melhor, adequadamente bem armado para seu tipo missão.
    Porem nem tudo são flores, quase 10 anos para modernizar 34 aeronaves? pô, tão modernizando ou construido ?
    Alias deveriam construir mesmo,everiamos ter o dobro de panteras em nosso inventário, o numero de aeronaves de asa fixa em nosso exercito e ridiculo, para se ter uma ideia, os black hawk são apenas 4 no exercito, para cobrir toda a gigantesca região norte, patético.

Comentários não permitidos.