Brasil chefia missão da ONU que combate terrorismo na África

General brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz comandante da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo. – Foto: Tereza Sobreira – Ascom – Ministério da Defesa

Em palestra realizada na segunda-feira, 10, no Ministério da Defesa, em Brasília, o general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz, desde junho de 2013 comandante da Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo, afirmou que o conflito naquele país é, de fato, um problema regional, complexo e que envolve os países vizinhos.

O general Santos Cruz disse que um dos focos da missão, neste momento, é combater os grupos armados que usam táticas terroristas como o Allied Democratic Forces (ADF) e o Democratic Forces for the Liberation of Rwanda (FDLR).

De acordo com o militar brasileiro, as guerrilhas foram responsáveis por cerca de seis milhões de mortes na África nos últimos vinte anos. O comandante da Força da ONU informou ainda que esses grupos utilizam até crianças e mulheres nas ações, que se concentram na parte leste do país – onde atuam prioritariamente as forças de paz.

Em novembro do ano passado, o general Santos Cruz, à frente de sua Brigada de Intervenção e com o apoio do exército congolês, derrotou os rebeldes do grupo armado M23, um dos mais violentos em ação na área.

Sob comando do oficial brasileiro, a Missão de Estabilização da ONU na República Democrática do Congo – MONUSCO conta com a participação de 20 mil militares de 18 países e tem um orçamento anual de 1,4 bilhão de dólares. Esta missão de paz é considerada a maior já realizada pelas Nações Unidas.

A República Democrática do Congo faz fronteira com nove países. Com cerca de 70 milhões de habitantes, o país tem uma taxa de desemprego de quase 50%.

Segundo Santos Cruz, existem cerca de 50 grupos armados no país, e há muitos interesses por trás das atrocidades. O general lembra que a República Democrática do Congo é um dos países mais ricos do planeta em recursos naturais, e que o coltan, minério usado na fabricação de celulares e outros aparelhos eletrônicos, é encontrado em abundância no local, sendo que 65% das reservas do mundo estão localizadas precisamente naquele país africano.

 

Fonte: Voz da Rússia

 

 

4 Comentários

  1. TV Al Jazeera produz documentário sobre atuação de Santos Cruz no Congo, o Gen. Cruz e casca grosa, dos bons, foi boicotado pelo governo do Petê, mas reconhecido internacionalmente pela sua capacidade.
    A atuação do general brasileiro Carlos Alberto Santos Cruz é apontada pela imprensa internacional como decisiva para a estabilização no Congo, país africano que sofre com insurgentes que aterrorizam a população civil.

    O trabalho e as conquistas do general são registradas em um documentário produzido pela a TV Al Jazeera. Confira o vídeo e compartilhe!
    https://www.youtube.com/watch?v=de2Im4rh948&feature=c4-overview&list=UUFn0o-IvrLrsCXcA0K2VVhw

  2. “Excelente video e uma pena que nossa mídia não tenha interesse em divulgar talvez porque seja um general brasileiro. Tive o privilegio e o prazer de conviver com ele na AMAN, na Escola de Aperfeiçoamento e posteriormente no curso de comando e estado-maior. Oficial de infantaria de primeira qualidade, profissional ao extremo e absolutamente correto em tudo que faz, assim mesmo foi preterido na promoção a general de exército. O tapa de luva no alto comando do EB foi o convite feito pela ONU reconhecendo sua capacidade de comando pelo trabalho anterior realizado no Haiti, mesmo já estando na reserva. Eis aí um gaucho com G maiusculo e um brasileiro também com B maiusculo.Infelizmente, nos dias de hoje, os Genuinos, Zé Dirceus , Marighellas e cambada tem mais valor do que ele. Perdeu o Exercito ao não promove-lo.”
    C.H.Brandenburg

  3. Pra mim qualquer informação no presente momento sobre esse país decadente onde resido não passa de nada, nação de mentiras, roubos absurdos, degradação moral e estrutural. Falar sobre crescimento brasileiro em qualquer esfera para mim é exatamente assim…”blá blá blá blá blá blá blá, blá blá blá whiskas sachê” .Sds

Comentários não permitidos.