Yanukovich afirma que é o presidente e promete retornar

Viktor Yanukovitch declarou nesta terça-feira, durante coletiva de imprensa na cidade russa de Rostov-on-Don, que os “neofascistas” que estão no poder querem provocar uma guerra civil na Ucrânia – Foto: Reuters

O presidente deposto da Ucrânia, Viktor Yanukovich, disse nesta terça-feira que continua sendo o chefe de Estado legítimo e o comandante-em-chefe das Forças Armadas de seu país.

Em entrevista coletiva na cidade de Rostov do Don, no sul da Rússia, Yanukovich denunciou que a Ucrânia “está em mãos de um grupo de ultranacionalistas e neofascistas” que querem “provocar uma guerra civil”.

“Os oficiais e soldados não vão obedecer ordens criminosas de um governo imposto por um golpe de Estado”, afirmou.

O presidente deposto acusou as novas autoridades ucranianas de “querer incorporar nas Forças Armadas guerrilheiros de formações nacionalistas e entregar-lhes armas”.

“Sob a fachada de um suposto governo legítimo no país, atua um grupo de ultranacionalistas e neofascistas, que já vislumbram a presidência”, disse Yanukovich.

Em sua segunda aparição perante a imprensa desde que se refugiou na Rússia após sua destituição, em 22 de fevereiro, pelo parlamento da Ucrânia, Yanukovich negou toda legitimidade das eleições presidenciais convocadas neste mesmo dia.

“As eleições presidenciais convocadas para 25 de maio pelo grupo que usurpou o poder como resultado de um golpe de Estado anticonstitucional, são absolutamente ilegítimas e ilegais”, opinou.

Yanukovich criticou também os políticos ocidentais que apoiam as novas autoridades ucranianas. “Estão cegos, esqueceram o que é o fascismo?”, perguntou. O ex-mandatário ucraniano atacou o governo dos Estados Unidos por prometer ajuda financeira ao novo Executivo ucraniano.

“Não tem direito, segundo suas próprias leis, de enviar dinheiro para criminosos”, disse Yanukovich em referência ao governo do presidente americano, Barack Obama.

Ele afirmou ainda que a Crimeia está rompendo com a Ucrânia e culpou os opositores que o forçaram a deixar o poder pela crise na península do mar Negro, que vai realizar um referendo no domingo para fazer parte da Rússia.

O presidente deposto acrescentou que pedirá ao Congresso, ao Senado e à Suprema Corte dos Estados Unidos que avaliem as ações da Casa Branca.

Sobre seu futuro, mostrou-se otimista: “Assim que as circunstâncias permitirem, e tenho certeza que não será preciso esperar muito, retornarei sem falta a Kiev”.

EFE

Fonte: Terra

Presidente deposto diz que retornará ‘em breve’ à Ucrânia

O presidente ucraniano deposto Viktor Yanulovytch afirmou nesta terça-feira que continua sendo o “presidente legítimo” do país e que em breve retornará a Kiev. “Continuo sendo não apenas o único presidente legítimo da Ucrânia, mas também o comandante em chefe”, disse em sua primeira aparição pública em uma semana na cidade russa de Rostov-Don.

“Quando as circunstâncias permitirem – e tenho certeza de que não será necessário esperar muito -, retornarei sem dúvida alguma a Kiev”, completou.

AFP

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Ahhhh meu fiiiiilho…. ta concorrendo com o esquerdalha do JIM kerry??? Falando bost* ai meu! 😀

    Se vc conseguir ser ‘governador’ do estado da Crimeia (hahahahahaha) tá bom demais meu filho…..

    Oh, já deu já esse crisezinha nóia viu….

  2. Muito corajoso esse Yanukovich… quando fala lá na Rússia.
    Outro Saakaschvil metido a galo, mas que é tremendo incompetente.

  3. Uhmmm…não sei não heim sr.Yanukovitch…acho que o Presidente Putin não vai te apoiar não, a tua imagem está mais suja que pau de galinheiro, e com certeza a Rússia não vai gastar as fichas com alguém incompetente como o sr….hora de passar a bola.

  4. é bom ele voltar rápido pois senão metade da ucrania vai voltar para união soviética ,opss errei de novo RUssia !!!
    volta correndo !!!!

  5. Típico político… sem vergonha.

    Então as semanas de povo ucraniano dia e noite nas ruas e praças pedindo sua saída, já foram esquecidas pelo senhor?

    Provou ser um Presidente, vaidoso, prepotente… desagregador da sociedade ucraniana. E acha que pode voltar para chefiar o país?

    É apenas mais um bandido louco que no meio da política conquistou cargos de poder, mas… Uma hora a casa cai.



    Esse indivíduo de terno e gravata, com posse de importante, me lembra uma personagem sombria de nosso meio político… José Dirceu.

  6. Patético, metade da culpa por toda essa merda, é dele, e a outra metade, das potências Ocidentais, Israel e Turquia(o FSB descobriu indícios de que a inteligência turca também participou do golpe contra esse lixo, mas que foi eleito democraticamente pelo povo ucraniano).

Comentários não permitidos.