Viagem de Dilma indica reaproximação de Brasil e Chile

A presença da presidente Dilma Rousseff na posse da colega Michelle Bachelet, do Chile, nesta terça-feira, pode simbolizar a “reconstrução” da relação bilateral entre os dois países, após um “período frio e distante” durante o governo de Sebastián Piñera, segundo diplomatas e analistas chilenos ouvidos pela BBC Brasil.

“Dilma deixou claro, durante a gestão de Piñera, que não estava interessada nesta relação. Tanto é que ela chegou diretamente para a posse de Bachelet e não para o dia da despedida do presidente do cargo, nesta segunda-feira”, afirmou um diplomata chileno, sob a condição de não ter seu nome revelado.

A visita de Dilma Rousseff a Valparaíso, onde ocorrerá a posse, durará menos de 24 horas e foi tema de um editorial crítico do jornal El Mercurio, intitulado “As prioridades de Dilma e do Brasil”.

A publicação destaca que o Brasil continua sendo o principal destino das exportações e dos investimentos chilenos na América do Sul, mas descreve a visita de Dilma como “frustrante”.

“(…) foi frustrante a rápida presença da presidente Dilma em sua última visita ao Chile e mais ainda será no dia onze de março, quando ficará apenas horas no país”, afirma o editorial, publicado na semana passada.

Entre analistas, a interpretação foi a de que “os dois países tinham agendas diferentes”. O Chile mantinha-se voltado para a Aliança do Pacífico (acordo comercial que envolve também Peru, Colômbia e México) enquanto a presidente Dilma “estava focada em questões internas ou no Mercosul”.

Agora, há um consenso de que Dilma e Bachelet se reaproximam pela identificação política e por suas trajetórias, o que reduziria a distância entre os dois países.

‘Bom sinal’

Segundo o analista de política internacional Guillermo Hozmann, professor da universidade de Valparaíso, a presença de Dilma na posse de Bachelet é “um sinal muito bom”.

“É verdade que a relação entre Dilma e Piñera foi fria e distante, mas acredito que esta nova etapa da relação, com Dilma e Bachelet, será mais intensa e interessante. As duas devem ter um diálogo mais direto e uma agenda mais próxima”, disse Hozmann, em entrevista de Valparaíso.

Ele lembra que o novo chanceler chileno, Heraldo Muñoz, foi embaixador do Chile no Brasil (1994-1998), o que contribuiria ainda mais para essa aproximação.

“Ele conhece muito bem o Brasil e a região e acho que haverá maior aproximação com o Brasil e com o Mercosul, na gestão de Bachelet”, afirmou o analista.

A analista recordou que o Chile apoia o Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e que, além da agenda bilateral, os dois governos devem ter uma agenda internacional semelhante.

“Neste sentido, uma primeira pergunta é: o que vai acontecer com a Unasul, criada a partir do impulso brasileiro e que agora não tem secretário-geral e necessita ser revitalizada?”, questiona.

Nesta quarta-feira, os ministros das Relações Exteriores da Unasul reúnem-se em Santiago para discutir a situação na Venezuela. O encontro é “impulsionado” pelo Brasil e pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como recordou Holzmann.

A analista política Marta Lagos, diretora da ONG Latinobarómetro, com sede em Santiago, acha que a expectativa é de que Bachelet terá maior aproximação com o Brasil, principalmente a partir de uma agenda interna comum.

“O combate à desigualdade social será central no governo de Bachelet. Pesquisas recentes mostraram que os chilenos entendem que o país está mais rico e desenvolvido, mas que essa riqueza é consolidada entre os que já são ricos enquanto os pobres não veem que suas vidas mudaram”, disse Lagos, em entrevista de Santiago.

Nos últimos quatro anos, a economia chilena registrou crescimento de cerca de 5% anuais, mas mostrou sinais de desaceleração em janeiro, com expansão de pouco mais de 1% em janeiro, segundo dados oficiais.

Segundo o governo de Piñera, a pobreza caiu e o país foi “praticamente reconstruído” nas regiões afetadas pelo histórico terremoto de 2010 – quando Bachelet deixava a presidência e Piñera assumia o posto. Aliados de Bachelet questionaram os dados oficiais e disseram que “muito mais poderia ter sido feito”.

De volta à presidência

Médica, filha de um general que fazia parte dos quadros do governo Salvador Allende e morreu na prisão durante a ditadura de Augusto Pinochet (1915-2006), Bachelet foi presidente do Chile entre 2006 e 2010. Seu sucessor, Sebastián Piñera, de centro-direita, foi o primeiro presidente da oposição eleito após 20 anos (1990-2010) da Concertación (frente de centro-esquerda) no Palácio de la Moneda, sede da presidência chilena.

Socialista, Bachelet foi eleita novamente para o cargo em 2013. Desta vez, amparada pela frente de centro-esquerda Nueva Mayoría, que manteve o Partido Socialista e a Democracia Cristiana, originais da Concertación, e acrescentou outras legendas como o histórico Partido Comunista, que retorna ao governo pela primeira vez desde a morte de Allende e o golpe de Augusto Pinochet, em 1973.

“O governo de Bachelet tem duas possibilidades: ser interessante por realizar as reformas estruturais necessárias no país ou ser insignificante por não conseguir tirá-las do papel”, disse Lagos, da Latinobarómetro.

BBC Brasil

Fonte: Terra

16 Comentários

  1. boa sorte a presidente chilena ,vai precisar pois os gringos depois de perderem a crimeia para os russos vao vir fuçar aqui na américa latina novamente ,prova disso é esse black bloc aqui no brasil e na Venezuela e etc e tal usando os frustrados do face-noia !!!!

    • A questão aqui no Brasil desses Black Blocs deveria ser perfeitamente previsível para este governo. Quem mandou franquear a entrada dos agentes da CIA expulsos da Bolívia? Veja, depois da expulsão deles deste pequeno país só melhorou os seus indicadores, inclusive tendo índices de crescimento econômico até superiores ao nosso.
      Pode ter certeza de uma coisa meu caro, onde os Yankes enfiam o pé tudo que nasce é erva daninha, as coisas boas eles arrancam e levam para casa deles e só estimulam a multiplicam do tipo de gente que você conhece bem, basta olhar os nomes com que sem vergonha se apresentam. É uma lacaiada só.

      • O México é o maior exemplo da intervenção econômica dos Estados Unidos (depois explico com mais calma e com fontes que provam isso). Basta olhar para o México e ver, o que talvez possa acontecer ao Chile num futuro não muito distante.

      • Julio, o que você diz tem nexo mas preciso fazer uma ressalva, o pib boliviano está na casa dos 30.5 (USD – BILHÕES) e o do Brasil esta acima dos 2.5 USD – TRILHÕES), sendo assim não dá pra fazer um comparativo direto de crescimento se baseando em porcentagens por motivos óbvios.

      • é realmente depois de serem expulsos da bolivia o governo brasileiro deixou entrar essa turma da CIA e DEA americana em nosso território ,depois disso começou a patifaria toda ,
        a descriminalização das drogas não acontece pois políticos brasileiros e americanos do DEA não querem perder dinheiro com o trafico de drogas

      • William, meu prezado, sei que a diferença econômica entre os dois países é astronômica.
        Quis apenas fazer um paralelo com as possíveis causas do atraso e sucesso deles a partir do momento que expulsaram os agentes da CIA de seu território, tentei mostrar que começaram também nossos problemas com os tais Black Blocs, coincidentemente, será? após esse fato.
        Sou daqueles que acreditam que nada acontece aleatoriamente, nada acontece por acaso.

      • Aprenda a fazer contas, caro julinho sedizente… não menospreze seus amiguinhos verme-lhinhos… 🙂

  2. Alguns dados reais sobre o Chile. Dados de IDH de 2000 comparados com 2012.
    IDH ,saltou de 0.759 para 0.819
    IDH-Saúde ,saltou de 0.898 para 0.935
    IDH-Educação , saltou de 0.709 para 0.798
    IDH-Renda , saltou de 0.590 para 0.740
    Alguém sabe se algum outro país sulamericano tem dados melhores que esses?

  3. Michelle Bachelet pode ser de esquerda mas não é burra. Ela certamente irá manter as linhas mestras que caracterizam as administrações chilenas desde 1990, e seguidas tanto por presidentes à direita como também à esquerda. Assim, Não há o menor risco de uma guinada do país em direção ao fracasso bolivariano.

1 Trackback / Pingback

  1. plusonesfollowers.com

Comentários não permitidos.