Crimeia se declara independente e reitera desejo de união à Rússia

O Conselho Superior (Parlamento regional) da Crimeia aprovou uma declaração de independência da Ucrânia e reiterou seu desejo de se incorporar à Rússia.

A resolução, que entraria em vigor logo após ser aprovada, foi apoiada por 78 dos 100 deputados do Parlamento da rebelde região autônoma ucraniana, segundo revelou um porta-voz do legislativo para a agência russa RIA Novosti.

“Crimeia, como um Estado independente, se dirigirá à Federação da Rússia depois do referendo (sobre a reunificação com esse país) para propor a integração à Rússia na qualidade de um sujeito federado”, explicou o porta-voz.

O documento aprovada pelo Conselho Supremo da Crimeia faz referência ao precedente do Kosovo para justificar sua decisão unilateral.

A decisão, segundo o parlamento crimeano, levou “em consideração a confirmação do tribunal internacional da ONU em relação ao Kosovo, de 22 de julho de 2010, segundo a qual a declaração unilateral da independência de uma parte de um Estado não viola as normas do direito internacional”.

A declaração diz que a independência da Crimeia deverá ser referendada na votação popular convocada para domingo, consulta declarada ilegal pelo governo central da Ucrânia.

Os crimeanos foram convocados às urnas para responder duas perguntas: “Você é a favor da reunificação da Crimeia com a Rússia” e “Você é a favor que se volte a colocar em vigor a Constituição da Crimeia de 1992 e do status da Crimeia como parte da Ucrânia?”.

O embaixador da Ucrânia nas Nações Unidas em Genebra, Yurii Klymenko, considerou “ilegítima” a declaração de independência da Crimeia, assim como as aturoridades que aprovaram o documento. “(…) Os líderes da Crimeia são ilegítimos, os legisladores são ilegítimos, e se o corpo legislativo é ilegítimo, as resoluções que eles tomam são, obviamente, ilegítimas”, afirmou Klymenko em declarações à agência Efe.

A Crimeia, península banhada pelo Mar Negro, tem 2 milhões de habitantes, dois quais 60% são russos, 25% ucranianos e 12% tártaros.

EFE

Fonte: Terra

Crimeia fecha espaço aéreo para voos comerciais

A península ucraniana da Crimeia fechou o espaço aérea para voos comerciais, cinco dias antes da realização de um referendo organizado por autoridades pró-Rússia para unir a região no mar Negro à Federação Russa.

Um avião ucraniano, que partiu de Kiev a Simferopol, teve de retornar nesta terça-feira à capital ucraniana.

O comandante comunicou aos passageiros que autoridades da Crimeia haviam fechado o espaço aéreo para todos os voos comerciais.

A tensão na região vem aumentando com a proximidade do referendo, marcado para domingo por lideranças pró-Rússia, apoiadas pelo governo russo, apesar de a consulta ter sido considerada ilegal pelos novos governantes da Ucrânia e por governos ocidentais.

REUTERS

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. Acho que foi erro do parlamento da Criméia em adiantar a data do referendo. A data anterior estava de bom tamanho e permitiria espaço para manobras políticas menos apressadas. Agora não há muito mais tempo e nem espaço para, eventalmente, retroagir ou amenizar possíveis escaladas de tensão em um ambiente saturado.

  2. Vai CRIMEIA… vai CRIMEIA… vai CRIMEIA… acabou fondo… vai sentar no colinho do irmão urso… depois não reclama… e depois não vai adiantar pedir penico ao ocidente para escapar das garras do urso pedófilo, comedor de republicas jovenzinhas… 🙂

Comentários não permitidos.