Argentina critica designação de governador inglês para Malvinas

Sugestão: HMS Tirelsess

A embaixadora da Argentina em Londres, Alicia Castro, criticou a atitude do Reino Unido ao designar um governador para as Malvinas, alegando que o país estaria violando o direito internacional.

Mapa: PIA.

Mapa: PIA.

Argentina critica designação de governador inglês para Malvinas

Agência Brasil – 03/03/2014

A embaixadora argentina em Londres, Alicia Castro, acusou o Reino Unido de violar o direito internacional ao designar um novo governador nas Ilhas Malvinas.

Em artigo publicado no diário The Guardian, de Londres, Castro critica a designação de Colin Roberts como governador, e considera que o contencioso em torno das Malvinas constitui “um caso pendente de descolonização”.

Roberts substituirá, em abril, Nigel Haywood, e a sua missão será representar a coroa britânica no arquipélago malvino, que os ingleses chamam de Falkland Islands, no Atlântico Sul.

“Esta nomeação constitui um novo ato unilateral do Reino Unido, em clara violação da obrigação que impõe o direito internacional, de resolver a disputa por meio de negociação diplomática com a Argentina”, acrescenta a embaixadora.

Após criticar a rejeição do Reino Unido em solucionar a questão, Castro argumenta que os habitantes das Malvinas não são um povo “separado”, nem são vítimas do colonialismo.

“Os residentes britânicos não têm o direito de resolver a disputa de soberania entre a Argentina e o Reino Unido: ninguém duvida que eles são britânicos e que podem continuar a sê-lo, mas o território em que habitam não o é. Pertence à Argentina”, sublinhou.

A representante diplomática argentina também faz referência ao caso dos habitantes da Ilha Diego Garcia, no Oceano Índico, expulsos em finais da década de 1960, pelo Reino Unido, para a instalação de uma base militar dos Estados Unidos.

Desde então, os nativos da ilha do Índico “vivem na pobreza e dispersos por várias partes do mundo, e exigem o direito de regressarem ao seu território e aos seus lugares de origem”, acrescenta.

A embaixadora critica, ainda, Londres, por essa decisão, “quando centenas de milhões de pessoas no mundo inteiro exigem, por meio de numerosas resoluções das Nações Unidas, um diálogo entre a Argentina e o Reino Unido”.

“Essa história contém todos os ingredientes dos relatos coloniais do século 19: violência, discriminação racial, duplos critérios, arrogância, manipulação, cinismo e enganos”, disse.

Alicia Castro sustenta ainda que o século 21 exige “uma política de diálogo e respeito entre os povos”.

Londres nega-se a negociar a soberania das Malvinas, exigida por Buenos Aires desde 1833, sem o consentimento dos insulares, que são em torno de 3 mil. Mas, em referendo popular, há um ano, os habitantes das Malvinas votaram a favor da manutenção da soberania britânica no território, por larga margem de votos..

A Argentina e o Reino Unido envolveram-se numa guerra pela posse do território, em 1982, que terminou com a vitória britânica e o fim da ditadura militar argentina.

Fonte:EBC via ISAPE

20 Comentários

  1. Diálogo entre governo Argentino e Britânico sobre a soberania das Ilhas Malvinas:

    Representante argentino: Mimimi mimimi mimimi…

    Representante britânico: KKKKKKKKKK

    Representante argentino: Mimimi mimimi mimimi de novo.

    Representante britânico: KKKKKKKKKK

    Patético. Se organiza e se impõe, ou então, continua no mimimi.

  2. Pois é… bem que acho que por estar ao lado da Argentina, e por ter sido realmente dela, no século retrasado, esse arquipélago deveria ser dos argentinos.

    Porém…

    A Argentina foi fraca em tomar conta dessas ilhas quando estavam lá, mesmo sabendo que os ingleses eram os lobos do mar e iam querer esse osso, o deixaram desprotegido. E foi o que aconteceu… os ingleses se apossaram do osso.
    Depois, mesmo se não bastasse essa incompetência estratégica, no passado séc. XIX, com a posse descuidada das ilhas… em 1982, numa audaz e destemida tentativa de tomar o que eles afirmam ser deles, os argentinos novamente provaram “pateticamente”… incompetência estratégica ao entrarem em guerra declarada com os ingleses.
    Coisa que até um africano, marciano etc, sabia muito bem, que a Inglaterra tinha mais força militar e jamais recusou uma batalha. E que os argentinos iam se ferrar.

    Então…
    Por favor argentinos…
    Deixem de serem patéticos na cena internacional.
    E se preparem militarmente a altura da missão.
    Pois até lá, querendo ou não, as Malvinas continuarão sendo Falklands.
    E parem de vez com esse chororô ridículo nos nossos ouvidos.


    Campanha… As Malvinas são Falklands sim.

  3. Ilegal, imoral e sem autoridade esse governadorzinho, a Argentina vai esgotar todos os meios da DIPLOMACIA possíveis, acho até que o Papa vai entrar nessa história , só não o fez ainda por causa da família Kirchner que são socialistas /comunistas , por ideologia o Papa e eles estão em lados opostos desde a Operação Condor… ao que parece tem muito traíra do lado argentino e do lado inglês.

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/cameron-discorda-do-ex-bergoglio-sobre-as-malvinas

    Entenda o papel da religião nas guerras :

    João 18:10-11

    10. Simão Pedro, que tinha uma espada, puxou dela e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O servo chamava-se Malco.)

    11. Mas Jesus disse a Pedro: Enfia a tua espada na bainha! Não hei de beber eu o cálice que o Pai me deu?


    Note que o servo de Cristo já estava armado e usou sua arma, mas o Cristo não o mandou jogar a arma fora, mandou guardá-la, isso não é covardia é DIPLOMACIA … entenda se tiver olhos para ver e ouvidos para ouvir.

    Abs.

    que dureza…

  4. as ilhas são Malvinas , a solução para isso e a argentina investir mais nas forças armadas se os estados unidos fizer sanções a Rússia essa e a oportunidades de todos desafetos dos anglos se levantarem .

  5. O único motivo motivo de a Inglaterra ter uma ilha colônia na costa da America do Sul, e o peronismo tosco argentino e a burrice arrogante de seus generais nos anos 70/80, comedores de mortadela, arrotadores de caviar.

    Mas a Inglaterra tem tanto direito geo politico (fora do ambito militar) de possuir as Malvinas, quanto teria de possuir o território da ilha de Trindade , na costa do Espirito Santo, que já foi território ocupado pelo império Britanico, no seculo 19.

  6. O BRASIL tem uma qt// de ilhas deixadas ao deus dará….a Argentina e o BRASIL tem em comum “falta de FAs” aptas a defender seus terrítorios..nem caças de 1ª linha nós temos,só 5 submarinos, países como o Irã(12)/judeuss(8) e c um mar do tamanho do RJ..Terrível, pura sacanagem,burrice ou miopia geopolítica. Qdo deveriam ser +. de 17 subs, uns 180 Su-35 “S”…e td isso p ontem…Sds.

  7. Momento Stand Up Comedy: “Os residentes britânicos não têm o direito de resolver a disputa de soberania entre a Argentina e o Reino Unido: ninguém duvida que eles são britânicos e que podem continuar a sê-lo, mas o território em que habitam não o é. Pertence à Argentina”. Como se vê essa senhora, assim como a sua chefa, precisam de um Gardenalzinho….

  8. Esta história me faz lembrar a do povo lá da América do Sul… reclamam reclamam reclamam que não tem hospital, colégio, segurança… etc etc….. sem chance.

  9. Dois pesos…
    A mídia vermelha, tendenciosa, hipoctropartidária, costumava chamar a guerra das Malvinas de “Aventura Militarista dos Generais Argentinos”, “Última tentativa de salvar o regime militar”, “último suspiro dos generais argentinos”, e por aí vai.
    A nova populista argentina tenta nos dias de hoje repetir o feito de 1980. Unir os argentino em torno de um grande problema e orgulho nacional, ao mesmo tempo que desvia o foco dos reais problemas do país, que unido a um Mercosul transformado em ferramenta anti-imperilista, capenga, cego e decadente, já começa a comer a si próprio pelo pé.

  10. Desmérito dos Hermanos que não têm cacife para manter como seu o que está a seu lado, e querem então ganhar só no blablablá.
    Deveriam é ficar quietos, arrumarem sua casa, e mostrarem força militar a altura da empreitada.
    Ou vão ficar eternamente posando de ridículos cucarachas.

    Os ingleses só respeitam o chumbo.*
    Só sairão de lá com um ponta pé duplo na bunda.


    *Certa vez no Rio de Janeiro, século IXX, por causa de uns marinheiros ingleses arruaceiros que foram detidos, uma armada inglesa que estava na Baia da Guanabara ameaçou nosso governo para que liberasse os marinheiros ou o Rio iria sofrer consequências. Pois nosso governo respondeu “vocês levarão chumbo”. E as tais ameaças sumiram como que por encanto.
    Essa história só velhos marinheiros, e já mortos, ou o parente de um deles, para saberem.

    • Porém, naquela época para peitar tínhamos umas das melhores e maiores marinhas de guerra do mundo.
      E chegamos a ter, por poucos anos é claro, no início do século XX, o mais poderoso navio de guerra de todos.
      Mas isso acabou.

      Então, ao se ligar os pontos nos is, se percebe que manobras discretas de neutralização do Brasil como potência mundial é algo que se inicia a bastante tempo.

      Infelizmente, a maioria das pessoas brasileiras não estão nem aí para nada, a não ser para suas barrigas e muito lazer. E pouquíssimo se importam com política, passado e futuro.
      Mas no dia que nossa gente for realmente unida, estudiosa, e respeitar o senso comunitário, onde todos tem direitos e muitos deveres também… Então nosso país rapidamente se tornará a superpotência da ordem e do progresso, e da amizade e respeito com outros povos, como o mundo até hoje nunca viu.

  11. Argentina sozinha reclamando n faz diferença alguma …motivo de piada internacional .. Argentina apoiada por um bloco de pais ….. ai a coisa mudaria de patamar . mais nem eles querem isso … ate mesmo o Brasil andou ”flertando ” com a ideia apoiar de maneira seria essa reivindicação dos ”hermanos” … o q recebemos em troca ?? apenas sabotagens comerciais .. barreiras ..taxas … subsídios….. .. q se virem agora ..
    as Malvinas sao nada mais q uma bandeira ”populista”… do gov da Cristina kirchner….algo pra mudar o foco da crise a assola a Argentina sob seu gov .. e todo mundo sabe disso

  12. Tenho para mim que a decadência da economia da Argentina é proposital devido os interesses britânicos nas Malvinas. Se a Argentina se reerguer será questão de tempo para colocar suas forças armadas em postura digna de ataque, dando a eles a capacidade de retaliar a presença britânica na ilha, acredito que a melhor parceria nesse aspecto seria a compra de armamentos da China, que tem baixo custo, e uma boa desenvoltura, e talvez seja o único país disposto a lhes vender armamento.

  13. A UK vive lambendo o saco do Brasil simplesmente por cauda das Malvinas.
    Esperem so mais um pouquinho,cubinhos de açucar e saquinhos de chá la no palacio são racionados e para momentos extremamente necessarios.
    Embreve a Argentina arregassa aquilo la e ponto.

Comentários não permitidos.