VANT Dominator XP para o México

Ivan Plavetz

Baseado no avião bimotor DA42 da austríaca Diamond, o UAS Dominator XP é capaz de voar 28 horas seguidas sem reabastecimento e carregar 300 kg de carga útil, incluindo sensores.

Da mesma forma como praticamente todos os países latino-americanos, o México enfrenta a sensível questão do tráfico de drogas e outras atividades ilícitas.

Como parte do esforço para controlar essas ilegalidades, o País esta investindo em novos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) com o objetivo de reforçar suas ações nessa área.

Segundo fontes israelenses, a empresa local Aeronautics acaba de ser contemplada com um contrato para fornecimento de dois Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS, conforme sigla internacional em inglês) Dominator XP para as Forças Armadas do México.

Baseado no avião bimotor DA42 da austríaca Diamond, o UAS Dominator XP é capaz de voar 28 horas seguidas sem reabastecimento e carregar 300 kg de carga útil, incluindo sensores. Sua altitude máxima de voo é de 9.150 metros e a velocidade máxima situa-se na faixa de 350 km/h dependendo da altitude.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1gclr9C” standard=”http://www.youtube.com/v/KIekHWkmPEg?fs=1″ vars=”ytid=KIekHWkmPEg&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5908″ /]

A primeira venda desse modelo de UAS aconteceu em meados de 2011. Um Dominator XP esta sendo atualmente operado pela CAE Inc. e sendo empregado no suporte ao Projeto “Miskam”, o qual tem por objetivo avaliar o uso de VANTs no espaço aéreo civil.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa