Tropas russas se tornam agressivas e tensões aumentam

As tensões aumentaram neste sábado na região da Crimeia, ocupada pela Rússia, depois que discussões durante a madrugada entre tropas russas e soldados ucranianos sitiados terem realçado ainda mais o maior confronto político entre Ocidente e Oriente desde o fim da Guerra Fria.

Os níveis de pressão cresceram muito na região nos últimos dois dias, desde quando a liderança regional declarou que agora faz parte da Rússia e anunciou um referendo em 16 de março para confirmar a mudança.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou há uma semana que a Rússia tem o direito de invadir a Ucrânia para proteger cidadãos russos, e seu Parlamento aprovou uma mudança na lei para que fique mais fácil anexar territórios.

Até agora, a tomada russa da península localizada no Mar Negro não teve violência, mas as forças da Rússia têm ficado cada vez mais agressivas contra as tropas ucranianas, cercadas em bases e sem oferecer resistência.

Tropas russas foram de caminhão até um posto de defesa aérea em Sebastopol, sede da frota do Mar Negro da Rússia e da marinha ucraniana, e tomaram controle da base durante a madrugada. Uma equipe de reportagem da Reuters no local afirmou que não houve feridos.

O serviço de imigração ucraniano afirmou que tropas russas também tomaram postos fronteiriços localizados no leste da península, despejando autoridades ucranianas e suas famílias de seus apartamentos no meio da madrugada.

“A situação mudou. As tensões estão muito maiores agora. Vocês têm que sair. Vocês não podem filmar aqui”, afirmou um soldado russo que carregava uma metralhadora, com sua face coberta, na base naval ucraniana de Novozernoye.

O ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, afirmou neste sábado que a Polônia esvaziou seu consulado em Sebastopol devido às “seguidas perturbações causadas por forças russas”.

Cerca de 100 russos armados vigiam os ucranianos que estão na base, onde um navio russo foi afundado propositalmente na entrada para impedir que os ucranianos fujam pelo mar.

“As coisas estão difíceis e o clima piorou. Os russos nos ameaçam quando vamos embora, tomam nossos alimentos e apontam armas contra nós”, afirmou Vadim Filipenko, vice-comandante ucraniano na base.

Moscou nega que as tropas que ocuparam a Crimeia e falam russo estejam sob o seu comando, algo que os Estados Unidos classificam como “ficção de Putin”.​

Embora não usem insígnias, os soldados dirigem veículos com placas russas e se identificam como tropas russas para as forças ucranianas sitiadas.

Os EUA anunciaram sanções contra indivíduos que consideram culpados pela interferência na integridade territorial ucraniana, embora a lista ainda não tenha sido publicada.

A União Europeia também avalia a possibilidade de aplicar sanções, embora isso possa ser muito difícil de acontecer, pois o bloco tem 28 membros, a decisão precisa ser unânime e vários países dependam do gás natural russo.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, não deu indicações de que a posição de Moscou mudou neste sábado, e insistiu que o governo de Kiev foi criado a partir de um golpe de Estado.

O líder pró-Moscou da Crimeia, Sergei Aksyonov, afirmou que o referendo sobre a anexação da região à Rússia, que acontecerá dentro de uma semana, foi convocado rapidamente para evitar “provocação”.

REUTERES

 

Fonte: Terra

Avião ucraniano de patrulha é alvejado perto da Crimeia

O Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia (SGU) denunciou que um de seus aviões foi atacado neste sábado com disparos de fuzis de assalto quando patrulhava a fronteira administrativa com a república autônoma da Crimeia, que se proclamou parte da Rússia.

A tripulação desse avião, que não está equipado com armas, observou disparos contra a aeronave quando sobrevoava a cidade de Armiansk, no istmo que une a península da Crimeia com o resto do território ucraniano.

“Os pilotos realizaram uma brusca manobra de evasão, desceram até a altura mínima e abandonaram a área” do ataque, segundo um comunicado do SGU.

As autoridades ucranianas denunciam que “os agressores armados russos cometem todo tipo de arbitrariedades, pressionam psicologicamente os guarda-fronteiras, lhes ameaçam, desinformam e intimidam”.

“Nesta ocasião, empregaram armas de fogo apesar do risco que isso representa para vidas humanas”, ressalta a nota.

Por outro lado, a Ucrânia reconheceu que uma centena de soldados russos e 50 membros armados das chamadas Autodefesas da Crimeia fizeram retroceder os soldados ucranianos no posto fronteiriço “Crimeia” para permitir a entrada de duas colunas de veículos militares em território da autonomia.

Mais de 30 caminhões militares sem placas de identificação e um carro de transporte blindado entraram em território ucraniano da vizinha Rússia através da fronteira marítima no estreito de Kerch, ao leste da península da Crimeia, de acordo com o SGU.

O serviço também denunciou que tropas russas invadiram nesta madrugada um de seus postos de vigilância na Crimeia e jogaram os guarda-fronteiras e suas famílias na rua.

EFE

 

Fonte: Terra

45 Comentários

  1. Os paises Ocidentais jamais se apossarão da Criméia.A Russia vai a guerra contra todos eles se preciso for para defender seus interesses numa região a eles ultra-estrategica.

    • Nem será necessário uma guerra caro Maluquinho. Nesse tabuleiro, o EUA não é louco de posicinar-se para uma batalha militar, insanidade pura, pois ainda que OTAN e EUA se unissem para ir contra a Rússia, iria chover Topol e Iskander pra tudo quanto é lugar, não sobraria nada. Mas sabemos que não chegará nesse ponto, eu creio assim: a Rússia vai anexar a Crimeia e ainda projetará sua força política nas outras regiões descontentes da Ucrânia, e o que sobrar vai ficar a mercê dos EUA e UE, enfrentando inimizade comercial e politica com Moscou…vitória de Putin.

      • Visão errada… vitória dos EUA que agora tem um aliado na figura da Ucrânia para uma futura base militar… quem ganhou afinal ???… 🙂

      • Blue Eyes,

        De fato… Mesmo que a Ucrânia termine fragmentada, os americanos e a UE ainda assim ganhariam terreno no leste europeu.

        Mesmo que uma base militar não seja possível em território ucraniano; mesmo que no final a Ucrânia recue e ceda a Moscou, é inegável que os ucranianos em si se tornem mais simpáticos ao ocidente…

        Em suma, a guerra psicológica o Ocidente já ganhou, mesmo que a Ucrânia ( ou o que restar dela… ) não venha a aderir ao ocidente por agora.

        E tal como aconteceu com os países do leste europeu ao final da Guerra Fria ( e os Países Bálticos em particular ), muito provavelmente será o mesmo com a Ucrânia.

      • Nesse ponto você está certo Blue eyes, todavia a Rússia está incutindo o máximo de pressão sobre a Ucrânia e sua população para que esta se volte pra Moscou. Se isso não acontecer, temo que Putin dará o próximo passo avisado por Lavrov, e será montando bases na américa latina, armando os bolivarianos até os dentes e dando ajuda financeira, por isso a Inglaterra retrocedeu nas sanções contra Moscou, pois sabem que se passarem da linha vermelha de Moscou, a Argentina receberia uns Sukhoi de presente mais uns artigos interessantes para vigiar as Malvinas. Como diz um certo filme meu caro…”que comecem os jogos” rs.
        Sds

      • Leandro do que adianta chover armamento Americano aqui no Brasil se vem tudo chipado e contendo malwere.
        Melhor que nem venha nada.
        O Brasil tem politica neutra e anti-intervencionista desde a ditadura militar e o Brasil decidiu-se por fazer seu armamento essencial e sensivel complementando com compras externas somente o que esta fora dessa carteira.

      • Blue Eyes, Na Resistência
        Visão errada… vitória dos EUA que agora tem um aliado na figura da Ucrânia para uma futura base militar… quem ganhou afinal ???…
        ____________

        has an ally? Hmmm time to wake up
        regime of Yushchenko and Yanukovych and the last 20 years Ukraine was looking toward the United States-and now what?
        all Crimea where the Russian wants to be with Russia
        the United States 800 bases in the world and it’s okay

        p.s-We spit on the United States and their views-in contrast to other clowns in the world

      • RUSTAM disse : “Nós cuspir sobre os Estados Unidos e seus pontos de vista, em contraste com outros palhaços do mundo”…

        kkk concordo plenamente Rustam.
        Quem dera o Brasil tivesse um estadista patriota como o Putin que apenas defende os interesses da Russia e do povo Russo.

      • ARC,

        Chove Topol de um lado… E Minuteman do outro…

        A Russia realmente pode fazer o que quiser com a Crimeia e mesmo a Ucrânia, mas deve estar pronta para enfrentar uma Europa politicamente mais ressabiada daqui por diante… A longo prazo, isso pode ter consequências amargas para os russos, que certamente culminarão na busca por parte da Europa de outros parceiros… Árabes e os emergentes africanos agradecem…

        Quanto a Ucrânia em si, qualquer hostilidade a ser demonstrada por russos somente tenderá a aproxima-la ainda mais do ocidente.

      • Em suma, a Rússia também faria o mesmo, buscaria parceiros na América Latina – que antes vivia o paraíso e agora foram abandonados pela meretriz de azul e vermelho, buscaria parceiros no Oriente Médio e também na Ásia.

      • Leandro sabe porque eles não levaram agora o FX2 apenas porque exigiam respeito a propriedade intelectual deles.Eles aceitaram abrirem pra nós o que jamais abrirão para nenhuma nação no mundo.O Brasil preferiu o Gripen NG porque alem de ser o melhor pacote na short list os Suecos literalmente abrirão as pernas se comprometendo e em repassarem tudo e com direito a propriedade intelectual.
        So se tem independencia com propriedade intelectual.Mas mesmo assim fechados com a Saab pode surgir joint venture com os Russos.depende apenas da vontade e do interesse industria que muitas co-produções surgirão.A industria so se interessa pelo que traz contrados e mercados.Aguardemos.

      • Leandro Mello,

        De fato. A Russia pode faze-lo, ampliando ainda mais as relações com outros mercados emergentes.

        Contudo, os mercados latino americanos e africanos ainda não estão desenvolvidos ao ponto de poderem substituir o mercado consumidor europeu.

        Um pilar importante das exportações russas para a Europa é são as commodities ( que já chegou a corresponder por mais de 80% das exportações russas ); notadamente gás natural. Daí que todos esses elementos sobram nos países latino americanos, médio orientais e africanos, que não tem qualquer necessidade específica de compra-los dos russos… Assim sendo, os russos perderiam de cara uma das bases de suas exportações…

        Por fim o que restaria aos russos é exportar tecnologia. Contudo, apesar do crescimento acelerado da ultima década ( notável sob todos os aspectos ), ainda não estariam em posição de competir de igual para igual com os grandes tigres produtores, que já tem bases fortes no comercio com os emergentes ( China em particular ).

        Em resumo, sem a UE para consumir o que produz, a Russia estaria em maus lençóis, tendo que competir com outros emergentes em mercados nos quais ela ainda não estaria 100% preparada para lidar…

      • Caro _RR_
        Primeiramente tenho acompanhado os noticiários em todo o planeta, inclusive os russos. A mídia ocidental tem manipulado muitas informações que chegam até nós, e uma delas que julgo ser importante, é que outras partes da Ucrânia (digo população ucraniana, não somente russos residentes) tem se levantando contra o atual governo de Kiev, e os russos tem agido de forma planejada e tem conquistado muitas vitórias em imagem no país, o medo hoje da Europa, é o que está por trás do referendo da Crimeia. A união da Crimeia a Rússia poderia atrair outras regiões da Ucrânia para essa anexação, tornando grande parte da Ucrânia, território russo, e isso significa ter os temíveis sistemas de mísseis russos e sua força marítima mais próximos da Europa, além de tornar essa “arapucada” toda na Ucrânia um elefante branco. Mas quanto as alianças, haveria perdas sim, de ambos os lados, não se esqueça de que a Rússia e a Europa buscam se estabilizar economicamente, seria ruim para ambas as partes,e outra, poderia estender o problema para outras localidades como citei em outra postagem, trazendo prejuízos grandiosos para a UE e para a Rússia. Mas sinceramente…acredito que a UE só está se posicionando pelo temor da anexação do territória ucraniano, e querem forçar a Rússia a mesa de negociações para permitir que os ucranianos elejam autoridades que agradem ambas as partes. O grande problema, é que a intromissão norte americana pode atrapalhar esse acordo, pois vão querer ganhar algo, já que investiram pesado (de acordo com os noticiários internacionais, Obama e um CEO da Ebay teriam investido em torno de 2 Bilhões de dólares na desestabilização da Ucrânia) no dito país…e sinceramente, esses minuteman seriam tartarugas voando na direção do S-300 e S-400 rsrs. Saudações.

      • Verdade ARC outras provincias estão se rebelando.
        A Ucrania é o berço da Russia.A Russia surgiu atravez da Ucrania.Os laços são profundos e historicos.

      • ARC,

        1maluquinho,

        O que a Ucrânia esta vivenciando nesse momento é um racha…

        Existem sim protestos em prol de Moscou, mas são quase todos concentrados na Crimeia ou no leste, que é uma região de maioria étnica russa.

        Daí que os ucranianos étnicos chegam a 80% da população. E onde há uma concentração efetivamente maior de ucranianos étnicos ( centro e oeste do país ), virtualmente não existem movimentos pró Russia…

        A rigor, os ucranianos são sim um povo com consideráveis diferenças dos russos ( até mesmo no idioma ), mesmo que compartilhem tradições.

        Notadamente no oeste, há um profundo sentimento nacionalista, que clama realmente por mais espaço. Se essa voz vai ganhar mais força daqui por diante, é outra história, que vai depender ( no meu entender ) do movimento da UE e americanos. Se houver um verdadeiro suporte e simpatia pela causa dos grupos pró ocidente, então haverá chance real de uma Ucrânia ( ou o que restar dela… ) voltada para o oeste. Caso contrário, o que haverá será um país isolado, destrinchado, e a merce de Moscou, em um primeiro momento…

        Os Minuteman III são sim bastante efetivos. Ademais, não estaríamos falando de um ou dois Minuteman, e sim de toda uma rede de ataque, que incluiria também milhares de mísseis de cruzeiro.

      • Na boa ARC eu não gosto de lideres politicos nenhum mas é inquestionavel que Putin é o maior estrategista politico-militar hoje.
        Não apenas a Criméia se tornara independente ou mesmo passara a fazer parte da Russia.Na verdade a Ucrania é a Russia.A Ucrania é a origem da Russia.Outras provincias da Ucrania tambem oassarão pro lado Russo.Isso abrira precedentes na Europa que vai mal das pernas e surgirão insurreições não so na Espanha,Irlanda e Escocia mas em outros paises tambem.
        Mesmo a Alemanha mostrando fazer o jogo e sendo a economia mais forte da UE a mesma ja se achegou por baixo dos panos com a China,a Turquia tambem e a França com a Russia.
        A Geopolitica esta ficando interessante e Anglos perdem cada vez mais espaço na Europa,Oriente e Asia.
        Bom pra resumir veja meus comentarios em materias antigas onde eu falava sobre isso.Chegara o dia que ficara apenas os EUA,Canada,Australia,Nova Zelandia,Coreia do Sul,Japão e Israel.
        A Otan cada vez perde mais força e areas de atuação.A Comunidade Economica Europeia vai se desfazer e o caos financeiro levara a muitas insurreições e descontentamentos na Europa que na verdade sempre foi um continente dividido e com tradição de fracionar-se desde seu surgimento.
        E ai CHEQUE-MATE,mas quem sera o maior vencedor a Russia ou a China?Sendo que uma leva a outra na escama e se temem.

      • Perfeita as suas colocações caro Maluquinho.
        A UE está enxergando que unir-se aos asiáticos (Rússia, China entre outros) tem um futuro mais promissor do que se manter ao lado dos EUA, principalmente depois do escândalo da espionagem. A Inglaterra se encontra na posição mais desconfortável de toda a Europa, pois vive situação muito parecida nas Malvinas , e isso poderia abrir uma prerrogativa de um apoio russo aos argentinos não só diplomaticamente como também o mais temido…belicamente (seria engraçado ver a cara do Cameron dias,quando ele soubesse que tem uns Su-30 voando em Buenos aires kkkkkk). Mais como vc mesmo falou, a UE e EUA estão lidando com Putin e um excelente ministério que o acompanha. vamos aguardar os próximos passos, e pedir a Deus que livre a Ucrânia de um derramamento de sangue. Sds.

      • Ok a propria UK sempre assoberbada e metida ja deu varias mostras que quando mais os EUA precisarem deles eles os deixarão na mão.
        Eu sempre afirmei que a cabeça do bicho e o coração do bicho estão na UK.O pulmão e estomago estão nos EUA.O intestino e o furingo estão em Israel.

    • do not write nonsense and talk about what the protivstoânii! protivstoânii whom and with whom?
      in Crimea are part of the Black Sea fleet in quantity of 20 tons a person under contract with Ukraine

      • It’s all just a military maneuver strategically to weaken Western and isolate Russia Russia.A this right to go to the last consequences if need be to defend the Crimea which is very essential and strategically.

      • Caro Rustam, compreendo seu patriotismo e esperando que compreenda o meu, verifico que vc não entende nossa posição, digo nossa, dos brasileiros que não aceitam viver em um regime populista barato esquerdopata que não permite que nós nos desenvolvamos e sejamos expoente no mundo… assim, NÃO É NOSSA INTENÇÃO PERMITIR UM APOIO RUSSO A REGIMES DEMAGÓGICOS E FARSESCOS QUE NOS OPRIME… então, peque sua malinha e volte para seu país ou então enfrente o ocidente e nos esqueça… já temos problemas demais para solucionarmos… qnto aos bostéricos peniquenses, uma ressalva: perdeu playboy… não há chances de uma AL euroasiática… não que o oposto seja melhor, mas não permitirão… como disse, o Brasil perde ao se alinhar aos euroasiáticos na figura dos BRICANAGENS… só vai perder… até o México vai nos bater em desenvolvimento… só quem não sabe das coisas acha que é diferente… iludidos… estudar que é bom, ninguém quer… depois reclamam da sorte… tira esse penico da cabeça e volta pra escola, muleque… 🙂

      • Caro Blue eyes, vou discordar de vc em alguns pontos.
        Não vejo problema em um alinhamento político com Rússia, EUA ou UE, pois não é o alinhamento em si que define as mudanças que ocorrerão no país, e sim a seriedade na politica administrativa, coisa que não temos por aqui. Para mim o Brasil pode se aproximar da Rússia ou EUA, ou qualquer outro que não vai mudar nada, pois a gentália medíocre que reside na esplanada dos ministérios são todos corruptos. E tenho que dizer, que se fossemos um país sério, teríamos muito a ganhar com a Rússia, detentora de muitas tecnologias que poderiam agregar valor a nossa indústria em crescimento… mas, isso aqui é Brasil.

      • Arc e com a China nossa maior parceira hoje não so comercial como economica.Associação com Chineses em defesa cibernetica,com Russos nas areas aeroespacial e defesas aereas.
        O que manda é comercio e area economica e os EUA não são mais nossa prioridade.Hoje eles precisam mais de nós que nós deles.Não é um afastamento mas aproximação estrategica em areas estrategicas e hoje na area de defesa Americanos não nos são confiaveis e a culpa é deles mesmo e isso não é como um entendimento diplomatico ou comercial onde simples desculpas resolvem diferenças.Conosco perderam.

  2. Os riscos não só militares mas comerciais são muito altos para um confronto entre a UE e EUA (Otan) contra os Russos. Bastaria fechar a válvula do gás que as coisas já ficariam difíceis na Europa. Ninguém do ocidente irá se arriscar profundamente pela Ucrânia, país que está em sérias dificuldades financeiras, com uma dívida só de gás de 2Bilhões com a Rússia e completamente dividido por um governo que chegou ao poder através de um claro golpe de estado (o que saiu correndo era corrupto e o que tomou o poder é mais ainda).
    Putin vai levar mais essa, basta ver que a imprensa televisiva já não está dando tanta ênfase como no início (idem pra Síria), o que é sinal que os “aliados” estão levando fumo novamente….
    Abraço,

    • Voce não ve meu caro que todo essa manipulação Ocidental no Oriente-Medio,na Asia e agora na Ucrania é puro desespero Ocidental por estar decaindo e tentando de todas as formas terem sobrevida.
      Ja era se ferraram ainda resta o lado da humildade de aceitarem multiplicidade e buscarem entendimentos para assim terem menos perdas.Mas a soberba Ocidental não permite a humildade do bom senso e suas taticas são as velhas conhecidas de tod mundo.Acham sempre que o resto do mundo sera outra vez hipinotizado e eles mesmo fizeram o mundo mudar por isso.Agora os antigos demonios Russia e China abraçaram a causa da multiplicidade e se não temos mais os unilateralismos ortodoxos e covardes Ocidental é porque a Russia e a China hoje desenpenham papel moderador frente a ganacia dos escravizadores decadentes.

  3. Os EUA estão falando grosso, daqui a pouco vão começar a falar mansa. A Rússia não vai se submeter a ordem dos EUA.

    Além disso, a China é aliado da Rússia. Haverá grandes perdas para ambos os lados, principalmente para UE.

    • Bop Shap,

      A Russia realmente não vai se submeter a ordem alguma, mas também não está em posição de ditar sozinha os rumos dessa situação, que agora conta com a interferência de grandes players globais… Pode, evidentemente, varrer a Ucrânia a fogo, se desejar. Mas isso apenas aumentaria a repulsa ocidental, provocando reações contundentes. Mesmo que a OTAN não intervisse diretamente, o rearmamento da Europa estaria garantido e bases americanas pipocariam pelo leste europeu. E uma nova cortina de ferro se levantaria ( o que seria desastroso para os russos a longo prazo ).

      Quanto a China, ela está longe de ser a aliada dos sonhos dos russos. É mais fácil ela ficar de fora… Os chineses nada tem a ganhar entrando nesse imbróglio, adicionando-se o fato de que não possuem os meios convencionais para intervir nessa situação. E por fim, eles já tem muito com o que se preocupar no Pacífico…

    • A China e “aliada” da Russia?Porque ela ainda não se pronunciou?Os chineses exportam muita bugiganga para os países ocidentais e tem muito dinheiro investido nesses mesmos países e uma opinião pro-Russia nesse momento colocaria sua economia em risco.A China ainda só não comeu a Russia porque ela não tem ,ainda, capacidade pra isso.

      • A China quer que a Rússia se exploda e os Russos sabem disso! Os olhos da China estão voltados para o Mar da China (e algumas ilhas de domínio Japonês) neste exato momento enquanto os bobões da OTAN/EUA se preocupam com um apêndice Russo “emprestado” aos Ucranianos…

    • Russia e China são uma incognita meu caro.Tanto a Russia quanto a China podem a qualquer momento passarem para o lado Ocidental em prol de interesses proprios mas para isso acontecer tem de haver um inteligente manipulador estrategico e Ocidentais não tem isso.

      • E voce bostérico continua enganado a meu respeito eu não tenho lado nenhum aquyi é Brasil purinho e todo o resto pra mim é resto.

  4. Jackson, a China é aliado da Rússia sim. Ambos possuem laços econômicos e Militares muito fortes. Ambos são aliados de longa data. A China não se pronunciou porque não é hora ainda, mas a China está avaliando a situação. A China não costuma mostrar suas garras como os EUA. A China é país que come quieto, mas de olhos abertos e com muita estratégia.

    • São aliados em termos meu caro.Nem prefiro dizer aliados mas se complementam em interesses comuns.A India sim éb aliada militar da Russia,eles tem pacto de reciprocidade,fazem manobras e simulações de guerra conjuntas.Tem parceria tecnologica-militar e inclusive projeto em andamento ja a mais de 2 anos de caça furtivo 6G.

      • Eis aí uma questão a ser discutida sabia caro Maluquinho?
        Rússia e China…aliança discutível, pois sabemos que num futuro em torno de 25 anos, a China pode começar a ambicionar o vasto território russo, mas sabemos da inimizade da China com alguns países como Índia, que vale ressaltar, tem acordos fortíssimos coma Rússia…isso tá me cheirando a Rússia preparando cenário para um futuro onde caso o Dragão tente ameaçar o urso, o urso vem com Mahatma Gandhi montado na carcunda de Ak-47 pra encarar o dragão. Será?

      • São dois paises que ja entraram em guerra e resquicios e animosidades sempre restam.
        Olhe para o grupo dos BRICS,quem admitiria que apises muito diferentes iriam formar aliança diplomatica de interesses comerciais,industriais e estrategicos em muitas areas.
        Aquele mundo bi-polar so existe na cabeça desses decadentes Ocidentais que buscam sempre revive-lo achando assim que se beneficiarão outra vez.
        Hoje o que manda é o interesse comercial e a aceitação da multipolaridade e multiplicidade.
        A China quer prosperar e se desenvolver,a Russia busca o mesmo.Jamais nenhuma das duas formaram coalizões ou saíram fora de suas areas de atiuações para intimidarem ou atacarem ninguem. Ja o outro lado ja estupraram ate a própria mãe pois são capazes de matarem seus proprios cidadões para sensibilizarem outros povos.

  5. A Rússia tá preocupada com a Crimeia e na Crimeia, ela já ganhou!! 😀

    A Ucrânia tem todo o direito de escolher qual será sua área de influência e que assim faça! Quantos às futuras bases da OTAN próximas à fronteira Russa, sem problemas! Lembrem-se que a OTAN já tem os países Bálticos como aliados e os mesmos estão do ladinho de St. Petersburg (coração cultural e importantíssima área/região da Rússia). Nada que um bom número de bases Russas próximas à fronteira da Ucrânia não sejam suficientes para fazer o ‘ocidente’ ter mais cautela. Isso sem falar de Kaliningrado que tá lá…. de boa!! 😀
    E uma base da OTAN na Ucrânia não vai impedir dos bombardeiros Russos fazerem aquele passeiozinho corriqueiro com direito a encenação de mãos por parte dos pilotos!! (aquelas visitinhas que a Suécia e a Inglaterra recebem regularmente) 😀

  6. “Leandro do que adianta chover armamento Americano aqui no Brasil se vem tudo chipado e contendo malwere.
    Melhor que nem venha nada.
    O Brasil tem politica neutra e anti-intervencionista desde a ditadura militar e o Brasil decidiu-se por fazer seu armamento essencial e sensivel complementando com compras externas somente o que esta fora dessa carteira.”

    Na verdade meu comentário anterior foi irônico. =/

    • Ok….Esta mais perto para base Russa na Venezuela e Americanos não teriam nem como reclamarem se tem base na Colombia e outros paises da Região e o Brasil não se oporia.
      EXISTE UM TRATADO ENTRE GOVERNOS ENTRE RUSSIA E BRASIL DESDE 2008 MUITO AMPLO PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA AEROESPACIAL,MILITAR E ARMAMENTOS E COOPRODUÇOES QUE SEMPRE ESTEVE EM VIGOR E É TRATADO NO MAIS ALTO SIGILO.
      Desde 2008 trata-se co-produção com eles.Eles participam ativamente de nosso programa aeroespacial tambem.Nada disso esta em evidencia midialitica e ate mesmo os meios pouco se sabe e nada se fala.
      O Brasil tambem tem fortes entendimentos com a China nas areas aeroespaciais,naval e aeronautica tambem ja de muitos anos e nada se fala,pouco se sabe.

      • Ate mesmo o espião Yankee Nelson Jobim quando MD no caso do assanhamento Ocidental no Atlantico Sul disse : “Deixa eles acharem que vão arrumarem alguma coisa com o Brasil e que pensem que não temos surpresas.Vão quebrarem a cara”.
        Pactos de reciprocidade,militares ou seja do que for não necessitam serem de conhecimento publico nem terem firma reconhecida ou serem assinados em cartorio.

      • Sempre foi filosofia e doutrina militar no Brasil e isso adentra segurança nacional trabalhar em segredo.
        Com todos os vendidos,informantes e colaboradores dos dominadores que temos nada VAZA nem mesmo no caso do FX2.Ve se algo se sabia kkkkk Bando de otarios.Desde 2012 eu afirmava que ja estava decidido eo escolhido seria o Gripen NG os babacas não prestaram atenção nem na movimentação industrial que evidenciava isso e debatiam porcas,arruelas,arrebites e performances kkkkk Fraquinhos em assuntos de Estado kkkkk

  7. O jogo está decidido,a Crimeia para a Rússia e o restante do país para o Ocidente,nessa lambança quem se deu melhor foi a Rússia,o o cidente vai ganhar a Ucrania mas e compensasão vão ter que dar 32 bilhoes em 2 anos para esse país.

    • Dinheiro não é tudo, meu caro barquinha brasileiro… só pensa em dindin… a longo prazo, ganha o ocidente… quem joga xadrez sabe disso…

Comentários não permitidos.