Vladivostok – no mar!

Rustam, Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Porte Hélicoptère por OuestFranceFR

Em 05 de Março de 2014 em Saint-Nazaire, o BPC (LHD) Vladivostok teve o seu  primeiro acesso ao mar para testes de mar executado pelo estaleiro francês STX France, o navio porta helicóptero e desembarque de doca Russo é o primeiro navio da classe  Mistral de um total de dois encomendados no âmbito do contrato de 2011. 
Imagem do Navio Desembarque Doca “Vladivostok” vai para os testes no mar de fábrica. Saint-Nazaire, 2014/03/05 (c) liberation.fr

12 Comentários

  1. Ah não!! Se eu fosse a França eu congelaria a fabricação do navio até a Rússia se comportar como….. o ocidente!! 😀

  2. Cai pra nós eim…

    que bela enrabada que os EUA vão levando

    já é a terceira seguida (Snowden, Siria e Crimeia)

    E agora, a propria Grã Bretanha vai se opondo a sanções economicas a Moscou…. e pra completar, a França não cancela os acordos militares

    Só na cabeça dos EUA e dos americanopatas é possivel isolar a RUssia

    Como se isola o maior pais do mundo, um dos maiores produtores de petroleo e gas, com tecnologia espacial, mais de 2000 ogivas nucleares, um mercado consumidor cada vez maior e rico de recursos naturais e minerais ?????

    vão passar vergonha de novo…. é bom que aprendam que os anos 90 ficaram para tras e que eles não estão mais no controle

    • “Como se isola o maior pais do mundo, um dos maiores produtores de petroleo e gas, com tecnologia espacial, mais de 2000 ogivas nucleares, um mercado consumidor cada vez maior e rico de recursos naturais e minerais ?????”

      Por isso que eu fico rindo toda vez que ouço:

      “Estados Unidos e União Europeia discutem sobre sanções sobre a Rússia”

    • Rafruta, por mais que vc queira parecer estar por cima, vc sabe que quem tá perdendo poder é Moscou… perdeu “só” a Ucrânia… então, menos, muito menos… rsrsrsrsrsrsrsrrsrs…

  3. Até parece que a França vai congelar relações firmes e seguras que vem criando ao longo do tempo com a Rússia por causa dos estaburrinenses , rsrsrs.
    Tenho que dizer que foi uma boa estratégia da marinha russa adquirir este navio, uma vez que um dos seus melhores vetores são os helicópteros, e que em certos cenários de combate se mostram eficientes e mais baratos do que um avião de ataque leve.

    • ARC,

      Pelo contrário. Um helicóptero de ataque pode se tornar mais caro que a maioria das aeronaves COIN por aí. A questão é que os helicópteros trazem a capacidade de operar de uma forma que os aviões não conseguiriam, aplicando-se mais adequadamente a determinadas ameaças. Mas também tem suas limitações…

      A função desse navio LHD é o auxilio a desembarque de tropas. Dentro desse cenário, os helicópteros são necessários para o transporte dos soldados e suprimentos até a cabeça de praia, ao passo que os helicópteros de ataque provem apoio de fogo no local do desembarque. Podem, caso transportem aeronaves VSTOL, exercer o poderio aéreo no local do desembarque.

      Eles, os Mistral russos, vem a preencher uma certa lacuna na marinha russa, que é justamente a ausência de um meio adequado a transporte de tropas e auxilio a desembarques. Com esse navio, a Russia adquire uma verdadeira capacidade de projeção de força a longa distância, com a capacidade de levar e desembarcar consideráveis forças longe de seu próprio território.

    • A estratégia foi muito melhor que parece, eles não só compraram dois navios franceses. Com esse negocio e com outros já firmados os russos se aproximaram dos franceses, duas grandes potencias cada dia mais próximas para preocupação dos EUA.
      É não ta fácil para ninguém…

  4. Seria possível criar uma esquadra de intervenção com um grupo formado por novos Destroyer, mais Mistrals e claro seus meios de reabastecimento?????

    Não entendo muito de Marinha, mais se a Rússia tivesse um vetor de ataque V-TOL como F-35B seria possível?

    Digo isso pq a Rússia contem uma vasta gama de misseis de cruzeiro para neutralizar as defesas inimigas, caso a coisa esquente ainda tem seus bombardeiros supersônicos.

    • MalExGrimmjow,

      Depende.

      Diria que é possível o uso de um LHD para defesa aérea sobre o mar, se dotado de uma boa aeronave V/STOL. Contudo, isso se aplica a cenários limitados, nos quais decisivamente não há oposição aérea forte sobre o mar ou terra.

      Os meios AEW que poderiam ser embarcados são poucos e muito limitados em desempenho, o que torna difícil exercer o domínio do espaço aéreo ( principalmente quando muito longe de casa ). Esse problema foi identificado na Guerra das Malvinas pelos britânicos, quando tiveram que utilizar seus destróieres e fragatas para prover alerta aéreo antecipado e terminaram por perder alguns de seus navios ( cujo caso mais emblemático creio ser o Sheffield ).

      Mesmo que hoje os destróieres sejam dotados de poderosos sistemas AEGIS e possam defender um grupo tarefa com muito maior eficácia que em 1982, ainda assim não seriam os meios mais adequados para prover alerta aéreo antecipado, sendo necessário o uso de aeronaves específicas para esse propósito.

Comentários não permitidos.