Rússia ameaça confiscar bens estrangeiros se sofrer sanções por ação na Ucrânia

Chefe do comitê de legislação russo, Andrei Klishas, diz que eventual punição da UE e dos EUA contra o país será recíproca

Senadores russos devem adotar uma lei que permitirá o confisco dos bens de empresas e pessoas físicas da Europa e dos Estados Unidos em solo russo caso a União Europeia imponha sanções à Rússia pela crise na Ucrânia, disse nesta quarta-feira o chefe do Comitê de Legislação Constitucional do Senado, Andrei Klishas, autor do projeto.

Hoje: Navio de guerra fabricado na França zarpa com destino à Rússia

AP

Vladimir Putin, no topo à direita, lidera reunião na casa presidencial, que fica próxima de Moscou

 

Putin: Houve golpe na Ucrânia e Rússia tem direito de usar a força se necessário

Andrei Klishas disse que o projeto “ofereceria a oportunidad de que o presidente y o governo defendam nossa soberania perante as ameaças”, segundo a agência estatal de notícias RIA Novosti.

Veja a presença russa na Crimeia, Ucrânia:

 Soldado pró-Rússia bloqueia base naval na vila de Novoozerne, Crimeia, na Ucrânia (3/3). Foto: AP
1/13

Leia: Saiba quais são as opções do Ocidente para lidar com a crise da Ucrânia

EUA: possíveis sanções

O presidente americano, Barack Obama, disse na segunda-feira (3) que cogita opções econômicas e diplomáticas para isolar a Rússia. Obama convocou o Congresso para trabalhar em um pacote de ajuda à Ucrânia. Os EUA afirmaram ter ainda uma ampla gama de opções para agir contra a Rússia caso as tensões sobre a Ucrânia aumentem.

“Ao longo do tempo isso será custoso para a Rússia. E agora é o momento para eles considerarem se podem cumprir seus interesses por meio da diplomacia e não pela força”, disse Obama.

Aviso: EUA preparam sanções contra a Rússia, diz Obama

O presidente americano afirmou também que a Rússia está “do lado errado da história” e que a intervenção militar do país na Ucrânia viola a soberania ucraniana e o direito internacional . Ele acrescentou que Moscou já foi alertada de que o governo dos EUA vai buscar uma série de sanções econômicas e diplomáticas para isolar a Rússia.

A União Europeia também ameaçou tomar “medidas específicas”, a menos que a Rússia recue e abra negociações com o novo governo da Ucrânia.

Ocupação na Crimeia

Na segunda-feira, ficou claro que a Rússia tem o controle operacional completo da Crimeia. Soldados russos controlam os postos fronteiriços da região, bem como todas as instalações militares no território. Tropas também controlavam um terminal de balsas na cidade de Kerch. Isso intensificou os temores em Kiev de que Moscou poderia avançar para o restante da Ucrânia.

Crise na Ucrânia: Punição a presidente russo é teste para Obama

O porta-voz da autoridade de fronteira Sergei Astakhov disse que os russos exigiam que soldados ucranianos e guardas transferissem a lealdade à Rússia. “Os russos estão se comportando de forma muito agressiva”, disse. “Eles estão quebrando tudo e cortando todas as comunicações”, afirmou.

Segundo Astakhov, quatro navios militares russos, 13 helicópteros e oito aviões de carga tinham chegado à Crimeia em violação ao acordo que permite que a Rússia mantenha sua Frota no Mar Negro. Ela tem uma base na região da Crimeia, mas o envio de forças adicionais à base é limitado.

*Com informações da AP, Reuters e informações da CNN

Fonte: Último Segundo

15 Comentários

  1. sinceramente que idiota esta ideia de sanções contra a Russia,
    1º quem vai seguir estas sanções?(digo índia, china e ate mesmo o brasil e países da Europa), sera que vao seguir, ainda mais a Europa onde depende do gás que vem da Russia e os outros países que nao vao seguir mesmo.
    2º tera algum efeito estas sanções? acredito fortemente que não

    admitam EU e EUA este barco já afundou, e acredito muito que a Ucrânia pode ser levada a uma divisão territorial.

  2. BALELA dos russos… se eles fizerem isso estarão mortos economicamente… já vivem só do petróleo… não possuem indústria ou marca de valor no mercado mundial… o Putin não é burro feitos os esquerdopatas que o apoiam… é só fanfarronice putínica… ele não faria uma idiotice desse quilate… ele ainda tem os dez dedos…

    • Blue Eyes,
      diga-me quem tem nove dedos? O vampiro que perdeu um dedo é burro ou é chefe dos ladrões? Ahahah…

      • Tem crápulas e dráculas que nascem com sorte… rsrsrsrsrs… tem o furingo virado para a lua… mas como todos tem seus momentos de desilusão… o ROSEDUTO pode ser a gota que tava faltando… mais uma caso para a leniência do judiciário nacional cristalizar aquela frase ululante: COMO NUNCA ANTSI NA HISTÓRIA DEXE PAÍS se criou tanta novafonte para o newdireito PETRALHA… 🙂

  3. Em 9 parágrafos apenas 2 falam (mal e porcamente) sobre o que é apresentado no título da matéria.

    Seria cômico se não estivesse se referindo a tragédia de um país.

  4. Off topic
    Algumas curiosidades em relação as duas fotos acima:

    A primeira foto, da sala de reunião>>>

    Há, aparentemente 25 pessoas ao redor da mesa, encabeçada por Putin;
    A mesa parece ser forte, mas não muito pesada e maciça;
    Têm várias portas duplas na sala;
    Seu pé direito parece ser alto;

    E o que tem isso demais… Bem, Hitler sofreu vários atentados, sendo o mais conhecido…
    O atentado na Toca do Lobo, conhecido como Operação Valquíria, liderado pelo Coronel Conde Claus Von Stauffenberg (detalhe: Conde – que portanto pertencia a nobreza Vip, na qual quase sempre os membros possuem rejeição por populares que ascendem ao poder). Apesar de ter tido uma violenta explosão nesse atentado ele não logrou sucesso por alguns motivos…
    A reunião foi feita em uma cabana, não num bunker, o que normalmente ocorria. O que ajudou a dissipar pelas janelas da cabana boa parte da força da explosão.
    Já na sala da reunião do Putin têm várias portas, além de um pé direito elevado o que ajudaria numa dissipação de alguma força explosiva.
    A reunião de Hitler contou com 24 participantes, e na de Putin, acima, há 25. Foi o corpo de um oficial que meio que protegeu Hitler.
    A mesa de Putin parece ser forte mas será que… Foi um pé maciço na mesa de Hitler que acabou lhe dando certa proteção também.
    Finalmente, no atentado “Operação Valquíria” seriam duas bombas mas só uma foi usada, o que também ajudou no seu fracasso.

    A segunda foto, do soldado>>>

    Ele está com um rifle, ou metralhadora, atrás de uma pequena barricada feita de pedras, porém usando uma touca. Para aquela situação diurna e meio exposta, um capacete seria melhor.



    Já quanto ao artigo…
    Os EUA já conseguiram o mais importante que era tirar aquele presidente títere russo da Ucrânia.
    Rússia já perdeu. Pois seu títere caiu do cavalo.
    Povo Ucraniano se viu finalmente livre do Presidente Mafioso.
    Quanto a boicotes daqui e de lá, temos na memória os das Olimpíadas de 80 e 84, no final quem se lascou foi a URSS que virou pó da história.
    Quanto a essas retaliações econômicas levantadas por Putin, atingirá principalmente capital privado ocidental. O que afastará toda e qualquer confiança em negócios futuros na era Putin. Ele até pode fazer, mas assinará seu fim político para uma Rússia europeia.
    Portanto, como declarou Barak Olama… “Ao longo do tempo isso será custoso para a Rússia.”

    • Sem mais delongas: “Os EUA já conseguiram o mais importante que era tirar aquele presidente títere russo da Ucrânia.
      Rússia já perdeu. Pois seu títere caiu do cavalo.
      Povo Ucraniano se viu finalmente livre do Presidente Mafioso.

      Quanto a boicotes daqui e de lá, temos na memória os das Olimpíadas de 80 e 84, no final quem se lascou foi a URSS que virou pó da história.
      Quanto a essas retaliações econômicas levantadas por Putin, atingirá principalmente capital privado ocidental. O que afastará toda e qualquer confiança em negócios futuros na era Putin. Ele até pode fazer, mas assinará seu fim político para uma Rússia europeia.
      Portanto, como declarou Barak Olama… “Ao longo do tempo isso será custoso para a Rússia.””… isso que é análise certeira… parabéns…

  5. Uma retaliação economia a Russia ..principalmente por parte dos Europeus ..poderia ate significar um baita ”erro” resultaria numa quebradeira geral na EU .pq o revide russo seria ”óbvio” .. Alemanha.. França .etc… dependem e mt dos russo ..principalmente quanto ao Gás … se a russia suspender o fornecimento … a UE .. ”para” ..e quebra .. e fato …. e um jogo .. e hj .. mesmo com essa ” M” q o ocidente aprontou … a Russia tem sim o poder da ”barganha” … problema agora e o Gov Britanico fomentando ate um conflito .. e os EUA … q ao meu ver esta perdidos … parece q n sabem com quem estão se metendo …erro em cima de erro ..vai mt mais na ”onda ” e seguindo a linha do q o Gov britânico fala … do q opinião própria . ou ditar um tom moderado .q é ……o q o momento pede .. como falei antes ate na discussão com um amigo aki .. um apoio ”oficial” a esse ‘novo governo” Ucraniano .. resultaria em mais confusão … John Kerry foi la esbanjando cinismo e cara de pau .. e declara o apoio.. es q hj a Crimeia começa a dar sinais claros de quer ”independência” do Estado ucraniano ..http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/parlamento-da-crimeia-vota-em-favor-de-se-tornar-parte-da-russia.html.. mt provavelmente ”Odessa”’ fará o mesmo ..
    Curioso notar essa ”agressividade do gov britânico …… e o tom moderado do governo alemão ….. tb o fato de Brasil e China ainda n terem se ”pronunciado” oficialmente ….sanções a Russia poderia ate mesmo resultar no surgimento de uma nova ”moeda” paralelo ao …pro mercado financeiro .. …. e ao meu ver e tudo q os BRICS querem ….principalmente a Rússia

  6. A Crimeia voltará a ser Russa e se cairem nessa asneira, terão seu bens tbm confiscados e aumento no valor do gás….ou o corte.E apartir desse momento, os Ucranianos vão ser vistos como os causadores, do frio, do aumento do desemprego…Quem viver verá.Sds.

  7. A Crimeia volta a ser Russa e a Ucrânia viverá uma guerra civil até a deposição dos golpistas. Se bem negociada, novas eleições poderão evitar o caos na Ucrânia, mas a Crimeia já era.

    • rsrsrsrsrs… eis o japa comuna de volta… sumidinho… mais um para engrossar a longa fila de comunalhas do PB… vamos colocar mais sal na cartucheira para queimar mais fundilhos… 🙂

  8. Querem (EUA e Inglaterra) continuar provocando a Rússia por um assunto tão insignificante, vão em frente e agüentem as conseqüências…
    Europa…
    Sanções econômicas seriam sentidas tanto na Rússia como na Europa, para começar 30% do gás consumido pela Europa é russo, e esse gás não vai apenas para as casas dos europeus vai também para as indústrias. O corte do fornecimento do gás seria um golpe terrível para a Rússia, mas a Europa talvez sentisse ainda mais (seja como for seria um golpe muito duro).
    Mas quem disse que a Europa deseja qualquer sanção a Rússia? A França a cada dia mais se aproxima da Rússia, a Alemanha hoje em dia neutra e dependente do gás russo e a Inglaterra fomentando alguma ação que não prejudicasse seu mercado interno. E a Itália tentando se recuperar da crise não deve ta muito interessada em prejudicar sua indústria e perder um cliente rico como a Rússia.

    EUA…
    Esses têm menos a perder que os europeus, com tudo cutucar um gigante praticamente adormecido no quintal alheio pode ser uma péssimo negocio. Quem garante que dessa vez os europeus principalmente franceses e alemães vão está do lado dos EUA, ou quem garante que depois de sanções realmente duras aplicada aos russos por parte dos EUA não façam os russos negociarem com todo tipo de inimigo americano tanto para sobreviverem como para provocar?
    Alguns S-300 ou S-400 além de Mig-29/35 ou Su-30/35 para o Irã. Para a Síria um pacote semelhante, porém adicionado por tropas para esmagarem seus inimigos (do governo sírio) de uma vez garantindo que seus equipamentos não sejam capturados pelo ocidente e ainda exercitando suas tropas em um conflito real. E para a Coréia do Norte… Abrir o mercado para alimentos, roupas, carros, armas etc, ignorando totalmente as sacões aplicadas a essa nação.

    Os fãs dos EUA podem não considerar essas ameaças, mas com toda certeza o governo yankee considera assim como o governo russo também sabe disso tudo e muito mais.
    O melhor para o Obama é aceitar essa pequena derrota, já tem mesmo a Ucrânia como mais um de seus fantoches não vale apena brigar pela Crimeia tendo tanta coisa em risco.

Comentários não permitidos.