Parlamento da Crimeia decide anexar região à Rússia

The Moscow News

Por votação unânime, autoridades aprovaram realização de referendo no próximo dia 16 para decidir o futuro da península. Presidente russo Vladímir Pútin reuniu-se com altos funcionários em uma sessão de emergência do Conselho de Segurança para discutir a decisão.
Parlamento da Crimeia decide anexar região à Rússia

Milhares de soldados, aparentemente sob o comando russo, tomaram o controle das bases militares ucranianas por toda a Crimeia na semana passada Foto: Serguêi Savostianov/RG

O Parlamento da Crimeia, região ucraniana com maioria étnica russa, decidiu nesta quinta-feira (6) separar-se do país e se tornar parte da Rússia, de acordo com um comunicado oficial publicado em seu site.

Um referendo popular para aprovar a decisão ou restaurar a Constituição de 1992, segundo a qual a península permaneceria uma república autônoma dentro da Ucrânia, foi agendado para o dia 16 de março.

A votação, que será impressa nos idiomas russo, ucraniano e tártaro, incluirá apenas duas perguntas. Nenhuma das questões permitirá aos eleitores indicar preferência pela independência.

O presidente russo Vladímir Pútin reuniu-se com altos funcionários em uma sessão de emergência do Conselho de Segurança para discutir a decisão do Parlamento da Crimeia, informou o porta-voz do Kremlin, Dmítri Peskov.

Pútin declarou na última terça-feira (4) que a Rússia não estava considerando anexar a Crimeia ao seu território, mas que os moradores da região deveriam ser capazes de determinar o seu próprio futuro.

Após a formação do novo governo em Kiev, vários protestos pela península de língua predominantemente russa pediam abertamente pela secessão e anexação russa. As autoridades locais também se recusaram a reconhecer a legitimidade do novo governo central em Kiev, que depôs o presidente Viktor Ianukovitch no último dia 22 de fevereiro.

Milhares de soldados, aparentemente sob o comando russo, tomaram o controle das bases militares ucranianas por toda a Crimeia na semana passada. O Parlamento russo havia aprovado a intervenção militar na Ucrânia, mas Pútin negou que as tropas tivessem sido enviadas e se referiu aos soldados mascarados como “milícia local”.

O referendo estava originalmente programado para 25 de maio, mesma data em que acontecerão as eleições presidenciais antecipadas da Ucrânia.

 

Publicado originalmente pelo The Moscow News;

Fonte: Voz da Rússia

 

25 Comentários

  1. “O Parlamento da Crimeia, região ucraniana com maioria étnica russa, decidiu nesta quinta-feira (6) separar-se do país e se tornar parte da Rússia, de acordo com um comunicado oficial publicado em seu site.”
    ——————————————-

    O parlamento já tomou sua decisão e o referendo popular será para legitimar esta decisão de re-união com a Rússia, nada mais natural!

    A Crimeia que nunca deixou de ser um território autônomo, não tem e nunca teve nada a ver com o oeste da Ucrânia, onde está agora o governo golpista dos nazifascistas fantoches…

  2. mais uma vez os eua sairão com o rabo entre as pernas como saíram na síria…e mais uma vez perderão no campo da diplomacia como perderam na questão da síria…mais uma vez o atual governo pateta estadunidenses passara vexame internacional por aparelhar e apoiar grupos terroristas,fascistas e neo nazistas em golpes de estado criminosos…passarão mais uma vez vexame internacional pelo fracasso de seus objetivos escusos e obscuros por trás disso tudo de conquistar poder,influencia e controle em países soberanos…..o mais lamentável é que nestas coisas sempre são as vitimas inocentes que levam a pior…mulheres..crianças…idosos e etc..são sempre as vitimas inocentes que perdem a vida de forma covarde e canalha…sempre perdem-se vidas inocentes nestas coisas e ninguém é punido ou responsabilizado…tudo isso apenas mostra como não existe diferença alguma deste regime criminoso, fascista, mal intencionado, traiçoeiro, racista, etnocentrista, xenófobo, tirânico, opressor, repressor, ditatorial e controlador mascarado dos eua com os da Coreia do norte ou outra ditadura qualquer…tudo isso apenas mostra como não se importam com a vida humana…com nada e com ninguém..tudo isso só mostra que são criminosos como outros regimes quaisquer por ai…..que praticam desenfreadamente crimes contra a humanidade como outro regime qualquer por ai…tudo isso só mostra como este pais é da mesma laia dos outros regimes quaisquer por ai….como no caso daqueles drones predator…que ceifam vidas inocentes diariamente e não se importam nenhum pouco com isso….que ceifam mais vidas inocentes do que de terroristas mas não se importam nenhum pouco com isso..estão se lixando se matam por engano uma criança ou idosa por engano…e continuam normalmente como se nada tivesse acontecido..para eles a coisa toda não passa apenas de “dano colateral”…e paciência se houve vitimas inocentes…fod#$ as vitimas…seus familiares…os direitos humanos..o mundo e tudo mais…algum dia o mundo se voltara contra tudo isso…se voltara contra esse domínio…algum dia o mundo se unira contra esse domínio…..e o pau comera feio…muito feio…

    • Putz!

      Só falta você dizer que metade da população Ucraniana é nazista e facista.

      Grande parte do povo ucraniano é educado, culto e sabe muito bem o que é melhor para eles. Esse papo de que a CIA manipulou metade do país é mentira de quem não tem argumentos e só ataca os EUA por inveja e complexo de inferioridade.

  3. por LUCENA
    .
    .
    Parece que virou moda todo mundo querer copiar a sua majestade britânica.. 😉
    .
    Se o tio Sam querer fazer também um plebiscito em Guantánamo,onde a maioria é americana e a outra parte é de prisioneiro de diversas nacionalidade,aquela parte da ilha do El comandante,onde está o notório campo de concentração dos Yanke, se somará ao mapa da terra do pato Donald. 😀 😀

  4. Incrível o ninho de traíras, mentirosos e canalhas assassinos gerados nos regimes fascistas e socialistas.
    Nos quais uma cúpula de forma mafiosa se instala e se perpetua no poder. Devastando e matando cidadãos e seus familiares do próprio país que são ou poderão ser oposição ou contestadores de suas lideranças ilegítimas e inescrupulosamente manipuladoras. Exemplos mais claros disto são URSS e China do século passado que estão espalhados nos testemunhos gravados da história.
    Porém o que há de gente, atualmente, que dotados de profunda preguiça intelectual e fraqueza de raciocínio lógico, colocam na internet cascatas de desinformação, totalmente descontextualizada, querendo afirmar o contrário da história é fenomenal.

    E têm indivíduos que sequer sabem que é geoestratégia e das linhas temporais e políticas das quais ela se municia para efetivas ações. Ou seja, há situações internacionais de movimentos de poder, que só num horizonte distante é que pode se descortinar o real vencedor. Porém, os abestados de plantão adoram gritar numa simples batalha: “É este aqui sim o vencedor da guerra”.
    Coitados!!..
    São tão tacanhos em seus raciocínios e saberes que como característica delatora principal desse seus baixos níveis de crítica… despejam, como não poderia deixar de ser conclusões sempre imediatistas e reducionistas. De tal forma que acabam se precipitando em verdadeiras canalhices históricas.

    Não sou defensor de nenhum país porém…
    … É óbvio que alguns só fazem burradas e sujeiras, sob o comando de líderes e regimes bandidos que não admitem alternância de poder…
    E que outros para se protegerem a curto, médio e longo prazo necessariamente entram em choque com esses bandidos. E que dependendo do tamanho da sujeira a ser limpa ela vai necessariamente respingar aqui e ali.

    Mas talvez alguém tenha a fórmula mágica de se entrar numa luta vitoriosa contra um bandido sem se ser atingido e sem se atingir ele e, infelizmente, algumas vezes, quem está ao seu lado por livre ou forçada condição?
    Pois para canalhice nada tem limites inclusive se cercar de inocentes.


    No resto, quem ataca o sistema democrático e capitalista ocidental, de alternância periódica de poder e frequentemente de riqueza também (Eike Batista é um bom exemplo, além de várias empresas que simplesmente são superadas por outras), cujo principal defensor tem sido os EUA (isso é claro para qualquer mínimo raciocínio lógico) deve pelo menos se mudar para Cuba, como muitos aqui já sugeriram.

    Senão… é apenas mais um mamador nas tetas do cinismo sem limites… ou simples deficiente intelectual mesmo… para não dizer outra coisa.

    • Quanto ao referendo… que interessante só constar duas possibilidades de escolha, e não com uma terceira também que seria a independência da Crimeia. Porém, seja lá o que for escolhido… continuar com a Ucrânia, ou se bandear para a Rússia, que se torne processo pátrio definitivo…
      …Algo difícil de acontecer no Velho Continente carregado de guerras e rivalidades.

      A questão idiomática seria provocadora fundamental de desunião? Não, a América Espanhola dividida e de um só idioma é boa prova do contrário.

      O grande provocador da desunião e das guerras entre povos é a fome de poder sem limites de alguns indivíduos e seus grupos de capachos, com interesses concedidos, ao redor.



      Caso o resultado do referendo seja a favor da união da Crimeia com a Rússia… isso abre espaço para num futuro a região Brasiguaia sofrer um processo de anexação ao Brasil… O Paraguai que se cuide ao não tratar bem nossos brasiguaios. rsrsrsrs!!!!!!!
      E Miami falando português? Poderemos também anexar ao Brasil? rsrsrsrs!!!!!!!

      É muita cara de pau mesmo essa do Putin, de defender interesses dos russos da Crimeia. Sem a alternativa da Independência no referendo… isso é anexação disfarçada.

      • “…cujo principal defensor tem sido os EUA (isso é claro para qualquer mínimo raciocínio lógico)”

        Estados Unidos, democráticos!? Talvez em seu território isso se sucede, fora dele, nem em meus sonhos mais doces.

        “deve pelo menos se mudar para Cuba, como muitos aqui já sugeriram.”

        Conheço várias pessoas que foram para cuba, e essas mesmas não partilham de nenhuma ideologia politica e amaram a medicina de cuba e também o sistema de ensino de Cuba, e aí, como faz? Eu posso ter uma reposta simples: Vamos reinventar a democracia. Como? Eu não faço a menor ideia, mas somente em pensar em uma revolução democrática já é um inicio.

      • “É muita cara de pau mesmo essa do Putin, de defender interesses dos russos da Crimeia. Sem a alternativa da Independência no referendo… isso é anexação disfarçada.”

        Crimeia não pode ter referendo, mas Malvinas pode? Hipocrisia?

    • por LUCENA
      .
      .
      Quem é realmente o inimigo que a sociedade civil livre deve temer ?
      .
      Os comunistas ?…os capitalistas ?…os Gregos ?….os troianos ?
      .
      Alguns entram na retorica polêmica onde, afirma que o diabo é azul e já outros, afirmam que ele e vermelho e ai; começa o sectarismo na sociedade e o diabo, continua dando às cartas por aqui.
      .
      Nessa história toda, não é diferente neta polêmica da Crimeia antes, insuflaram a população ucraniana para ir às ruas para querem a sua entrada na União européia,coisa bem diferente dos britânicos e agora dos suíços..rsrs..
      .
      Pois bem,os ucranianos conseguiram porém, perderam a Crimeia,e agora,a questão é a Crimeia e assim, continua a polêmica,bem do jeito que o diabo gosta.
      .
      Será que os estrategista que contaminaram a população civil ucraniana não analisaram a possibilidade da Rússia tomar essa postura que tomou com relação a Crimeia onde se encontra a sua principal base naquela região e que é de suma importância para eles os russos;como se fosse não passa-se de uma jogada bem ao estilo de um autentico jogo de Xadrez ? .. 😉
      .
      Se os ucranianos continuassem com a Crimeia,será que não haveria outra polemica,outra discórdia com o proposito maquiavélico de fazer um clima de terror na população ?
      .
      Repito, quem sai ganhando nessa história toda ?…..é a população civil de uma maneira geral ?
      .
      Hoje, esse tipo de jogo que começou na primavera árabe,virou recorrente no planeta e aqui no Brasil não será diferente,basta vê oque se passa na Venezuela,povo nas ruas querendo “democracia”,como se no Barhein,na Arábia saudita,Egito nesses lugares fosse tão democrático como na Venezuela.
      .
      Aqui no Brasil,a população foi às ruas buscando uma melhor qualidade do serviço publico,como transporte,saúde e transparência com a coisa pública e logo,esse sentimento cívico,foi calado pelos vândalos com os suas tijoladas e caras tampadas,bem diferente dos “caras pintadas” que se organizaram pacificamente,sem queimar nada na rua, tiraram por um impeachment, um governo notoriamente corrupto,sem que não houvesse um golpe de estado,só na moral. 🙂
      .
      Somos desde pequeno intruidos a ver o outro como concorrente,a odiar e a temer o outro;tudo isso em nome da “boa livre concorrência” e o resultado, é isso ai que vemos,o terrorismo de estado implantado em nome de uma falsa democracia.
      .
      De uma maneira sistemática,esses entes do mal,necessitam de um inimigo para que as nossas vidas tenha algum sentido,para que tenhamos estímulos de viver no planeta Terra.
      .
      E a pergunta continua……a quem realmente interessa tudo isso ?……quem está ganhando com isso ?…..e quem está com a razão nessa história toda;…… são aqueles que dizem que o diabo( o réptil ) é azul ?…ou aqueles que afirmam que o diabo( a serpente ) é vermelho ?

    • “Incrível o ninho de traíras, mentirosos e canalhas assassinos gerados nos regimes fascistas e socialistas.
      Nos quais uma cúpula de forma mafiosa se instala e se perpetua no poder. Devastando e matando cidadãos e seus familiares do próprio país que são ou poderão ser oposição ou contestadores de suas lideranças ilegítimas e inescrupulosamente manipuladoras.”… NÃO NOS ESQUEÇAMOS DO SANGUINÁRIO MABURRO NA VENEZUELA… esse tinha que ser processado por GENOCÍDIO… vou dar uma dica… que algum parente dos mortos pelo REGIME FASCISTA SOCIALISTA VENEZUELANO entre com uma ação penal nos EUA contra o MABURRO e seus comandantes e a Corte Americana expedirá ordem de prisão internacional contra o mesmo que, um dia será civil e poderá ir em cana… ai eu quero ver…

  5. Mais uma enrabada que os EUA vão levando

    e depois dos recentes testes do TOPOL M, espero que eles saibam com quem estão mexendo

    eita surra de cinta !!!

    • “espero que eles saibam com quem estão mexendo

      eita surra de cinta !!!”

      Qual surra? Que topol M?
      Um topol significará o fim Rússia.

      Se a Rússia estivesse preocupada com justiça e direitos humanos entregaria o ex-presidente ucraniano às autoridades de seus país para que ele fosse julgado por seus crimes. A Ucrânia é uma democracia, não existe a necessidade de um ditador corrupto para manter a ordem.

      Ao defender esse bandido a Rússia se mostra tão ruim ou pior do que os americanos.

      Não consigo entender, depois de tudo que nós vivemos, sofremos e presenciamos em nosso país, como alguém inteligente pode defender a corrupção e o abuso de poder na Ucrânia.
      Se a maioria do povo ucraniano escolher um presidente aliado dos russos que assim seja, pois eles sabem o que é melhor para eles. Mas defender bandidos, corruptos e mafiosos russos apenas pq são contra os interesses dos EUA é um absurdo!

  6. Isso faz lembrar da decisão dos Kelpers de ficar do lado Inglês. O mesmo vale para a Crimeia. E caterva caterva cri cri cri, CHORA.

    😀

    • André Bacha.

      Parecem decepcionantes seus argumentos.

      Acho que o povo Ucraniano deve escolher o que é melhor para seu país, pode ser um presidente alinhado com os russos ou com o ocidente, isso não faz diferença para nós. Porém defender a corrupção, assassinatos em massas, restringir a liberdade de expressão apenas pq contrariam os interesses dos EUA beira a infantilidade.

      Você espera que as pessoas acreditem que a CIA conseguiu manipular vários milhões de pessoas para derrubar o governo de um País?
      Ou você quer que acreditemos que metade da Ucrânia é composta por neonazistas e facistas?

      Por favor, muita gente na Ucrânia é educada, culta e sabem muito bem o que é melhor para eles, se estivessem satisfeitos com o governo a CIA não teria o poder de manipula-los.

      Os russos também patrocinam grupos radicais, compram políticos, prendem jornalistas, fazem chantagens e ainda ameaças de guerra.

      Gostaria de que você me explicasse em que eles são melhores que os americanos.

  7. O que eu acho engraçado em toda essa história é que para os EUA e UE esse referendo é inconstitucional mas basta voltarmos no tempo, mais precisamente no dia 11/03/2013 (ano passado), para lembrarmos que os cidadãos das Ilhas Malvinas (Falklands), votaram a favor da aprovação pelo domino Britânico. Os Estados Unidos e obviamente, Grã-Bretanha aprovaram esse referendo.

    Quando é do interesse das potências ocidentais e seus aliados, esses são totalmente a favor, mesmo que o ato em questão, viole as leis internacionais. Quando uma nação vai contra os interesses das potências ocidentais, elas são totalmente contra. É a famosa, hipocrisia!

      • Ué… A Ucrânia é um país novo, possui 23 anos, quando não estava anexado há um império, fazia parte de um estado. Por séculos ela pertenceu ao Império Russo e depois passou a pertencer a União Soviética. Depois de sua independência ela indiretamente sempre foi alvo do centro-gravitacional russo e dificilmente escapará dele.

        Então, por favor, não me venha falar que foi golpe russo, senão irei taxar a Invasão e a expulsão dos Argentinos das Malvinas 1833 de ilegal. Alias, quanto as Malvinas, para mim ela deveria pertencer a Argentina e não ao E.E.U.U.

  8. A Crimeia é Russa, sempre foi Russa e voltará a ser Russa pela vontade da maioria de seu habitantes pelo voto….e os Russos estão certos. E ñ é armas de destruição de massa de mentirinha…E nada poderá ser feito apartir deste ato desta população Russa forçada a viver como Ucranianos.Quem viver verá.Sds.

  9. Crimeia sendo comparada as Malvinas… rsrsrs!!!!!!! Nas Malvinas, ou Falklands sempre moraram os descendentes dos ingleses do continente europeu, e não um bando de trairas.

    Crimeia faz parte da Ukrania, sob leis e soberania ukranianas, com vários cidadãos que falam russo, mas que vivem sobre solo ukraniano. Porém não são dignos de serem chamados de ucranianos, nem de russos, futuramente… mas de TRAIRAS.

    As Falklands ou Malvinas e seus moradores, todos de origem inglesa, sempre estiveram sob legislação inglesa, logo não fizeram nenhuma opção em seu patético referendo, apenas confirmaram uma condição. Os kelpers nunca estiveram sob leis argentinas.

    O referendo das Falklands não passou de uma comédia diplomática. Pois foi como perguntar a um inglês, já morando em propriedade inglesa, se ele queria continuar sendo inglês e morando em terras inglesas. Foi apenas uma grande cretinice promovida pelos próprios ingleses.

    Portanto não vejo como usar as tais Falklands em algum paralelo com a Crimeia.

    • Eles apelam para a tergiversação… mas não adianta lutar contra os fatos… o povo ucraniano vai ter sua nação de volta, livre e ocidental e ponto final… os russos da Crimeia que se aguentem com Moscou e Putin… azar o deles…

Comentários não permitidos.