Sugestão: HMS Tireless
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Carga de dez mísseis de longo alcance foi capturada em operação ousada em mar aberto, na operação, uma unidade de elite da Marinha Israelense tomou de assalto o Navio que seguia em rota para o Sudão.
Simulação da unidade de Porta-voz do IDF eventos:
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1gSDS1c” standard=”http://www.youtube.com/v/nYd2b__wxKY?fs=1″ vars=”ytid=nYd2b__wxKY&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep6694″ /]
Yoav Zitun
Israel apreendeu na terça-feira à noite um navio iraniano transportando armas avançadas destinadas a Gaza,a carga foi rebocada para o porto de Eilat. Tropas de elite de Shayetet 13 unidade da Marinha de Israel que embarcou no navio em águas internacionais na fronteira marítima do Sudão e da Eritreia, cerca de 1.500 km ao sul de Israel. O navio iraniano Klos C navegava sob bandeira panamenha, fazendo o seu caminho para o Sudão do Irã transportando uma carga de mísseis avançados capazes de atingir distâncias de até 200 km.
O navio de carga iraniano transportando armas para Gaza deixou o porto há dez dias e estava no caminho certo para atracar no Sudão na quinta-feira. Os 17 membros da tripulação a bordo – que representam uma variedade de nacionalidades – estão sendo investigados por seu envolvimento na operação de contrabando. Os interrogatórios devem continuar em Israel.
Carregamento de armas iraniano | ||||
|
O navio deveria chegar a porto no Sudão na quinta-feira, cerca de 10 dias depois que deixou o Irã. Um inventário inicial por Israel revelou uma grande oferta demísseiss, incluindo o 302m, que atingiu Haifa durante a Segunda Guerra do Líbano 2006.
Os mísseis são oriundos da Síria, onde o Irã é conhecido por armazenar grandes arsenais. Eles foram levados da Síria para o Irã, onde foram carregados no navio que, em seguida, partiu para o Iraque, onde as armas estavam escondidas em caixas de cimento.
O Klos C
A partir do porto iraquiano de Umm Qasr navegava no Mar Vermelho em torno do porto de Omã, com destino final o Sudão. O navio foi acompanhado de perto pela IDF enquanto navegava.
“Há uma clara evidência de que o navio que estes são mísseis para o qual o Irã é responsável”, disse uma fonte sênior do IDF quarta-feira. “Os mísseis … seriam destinados a grupos terroristas em Gaza.”
A operação de interceptação foi realizada sob a supervisão em tempo real da IDF Chefe de Gabinete Benny Gantz, eo ministro da Defesa Moshe Yaalon, ambos os quais estavam presentes em um centro de comando IDF.
O Exército disse em um comunicado que ontem à noite, depois de receber a aprovação do gabinete, pelo chefe de gabinete Gantz, ordenou que as forças da IDF “frustracem a operação de transferência de munições de organizações terroristas na Faixa de Gaza.” De acordo com o IDF, o sucesso da operação “foi possível graças à inteligência de alta qualidade.”
Comandos da Marinha invadiram o navio no mar, de acordo com o direito internacional, e então deram busca as munições, informou o IDF.
“O IDF vai continuar a lutar contra a corrida armamentista regional liderada pelo Irã, na tentativa de incendiar a região, e irá atuar incansavelmente com todos os meios possíveis para assegurar que os cidadãos de Israel estejam seguros”, disse em comunicado do Gabinete o Porta-voz do IDF.
Hamas rejeitou o anúncio israelense chamando-o de uma “piada boba”.
“Esta é uma nova mentira de Israel teve como objetivo justificar e prolongar o bloqueio de Gaza”, disse Taher Al-Nono, um conselheiro do primeiro-ministro do Hamas, Ismail Haniyeh.
Transferência de armas
Israel há muito tempo afirmou que o Irã transfere armas para grupos terroristas em todo o mundo, ou seja, o Hezbollah no Líbano e o Hamas na Faixa de Gaza, através do Sudão e Iêmen.
Em abril passado, a Marinha egípcia apreendeu um navio com um grande carregamento de armas perto da costa sul da Península do Sinai. A agência de notícias turca Anatolia informou que o navio é um navio de pesca iraniano chamado “Sawit 1 “, e informou que 62.283 armas de fogo foram encontradas em sua carga, incluindo rifles Sniper, fuzis AK-47, RPG e grande quantidade de munição.
Em 2009, a força de comando da marinha abordou e embarcou no Francop, navio que planejava atracar na Síria contendo grandes quantidades de armas iranianas destinadas ao Hezbollah.
O mais famoso dessa operação foi a interceptação da Karin no Mar Vermelho em 2002. A bordo haviam toneladas de munições que foram capturados do Irã a caminho de Gaza.
No início quarta-feira o Irã disse que sua Guarda Revolucionária adquiriu mísseis com ogivas múltiplas, um passo que ele diz implementar e dar impulso de suas capacidades de defesa.
A afirmação do ministro da Defesa Hossein Dehghan é o mais recente avanço relatado no programa doméstico de produção de mísseis do Irã .
Ele diz que as sanções do Ocidente não pararam o Irã de aumentar a sua capacidade em deter seus inimigos caso estes venham atacar a República Islâmica, uma referência a Israel e os EUA.
Seus comentários foram publicados no site da Guarda, sepahnews.com, quarta-feira.
O Irã anuncia regularmente avanços na tecnologia militar que são impossíveis de verificar de forma independente. Mas o Pentágono divulgou ao público um raro relatório em 2012 observando avanços significativos na tecnologia de mísseis iraniano, reconhecendo que a República Islâmica tem melhorado as capacidades de precisão e alcance dos seus mísseis.
Parabéns à IDF, que tem sido cada vez mais eficiente em frear os movimentos criminosos da teocracia fascista de Teerã.
Nóóóóóóó agora não tem mais conversa!! A prova tá ai!! 😀
Era o doce que a criança (Israel) queria para poder definitivamente usar todos os meios necessários para a sua proteção!! Ainda mais com a fúria dos Árabes Sauditas que com certeza abrirão seu espaço aéreo para a poderosa e infalível Força Aérea Israelense, sem o menor problema.
E como os EUA deu carta branca à Israel para fazer o que bem entender com a região (visto que a prioridade americana agora é a China, com direito a uma passadinha na Ucrânia), NADA IMPEDIRÁ que Israel tome todas as medidas MILITARES possíveis para destruir de vez com o “nefasto-teocrático-nazi-fascista-luciferiano” regime Iraniano! 😀
Eu dou…… uma semana!! Uma semana pra Israel invadir e mandar o Irã para a escória da humanidade! 😀
E que os Qaher f-313 segurem o rojão, pq com o Sanção não tem pra ninguém!
😀 😀 😀 😀 😀 😀
6 dias restantes… 😀
5 dias… 😀
4… 😀
3 dias pessoal!! 3 dias!!! 😀
2…. quase lá!!
1 dia!! Amanhã Irã já era!! :p
qüé qüé qüé qüé…. é… o Qaher venceu!! 😀
isso esta me cheirando a farsa encomendada/fabricada….a factoide…qualquer pais que fosse fazer algo assim…tomaria o cuidado óbvio de ocultar ou apagar qualquer elementos/evidencias que revelasse a origem do contrabando…iria se certificar de que a origem do contrabando não fosse descoberta………
Não adianta tergiversar, o envolvimento do regime iraniano é claro! Inclusive no vídeo divulgado pelas IDF constam diversos indícios de que é contrabando iraniano. VOcê podia ter um argumento melhor…rs!
só o senhor mesmo para acreditar que iriam estampar “made in Iran” em seus contrabandos secretos…rs…
Pior cego é aquele que não quer ver os fatos… te mando uns óculos azuis, Charles… pode não resolver, mas vale a tentativa… e joga fora esse seu par de lentes vermelhinhas…
Sua devoção histérica por qualquer um ou coisa que declare antiamericano ou “antissionista” o impede de ver a realidade meu caro! O Estado fascista iraniano financiando os terroristas do Hamas é um fato concreto.
A IDF está real/ eficiente , + o queijo tem mt furos…Sds.