Defesa & Geopolítica

Secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry condena ato de agressão na Ucrânia e ameaça Rússia

Posted by

kerry

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, condenou neste domingo o que chamou de “incrível ato de agressão” promovido pela Rússia na Ucrânia e ameaçou com “repercussões muito sérias” por parte dos EUA e outros países, incluindo a retirada do país do Grupo dos 8 (7 mais ricos + Rússia) e sanções econômicas.

Kerry disse que a Rússia pode enfrentar a interrupção da emissão de vistos, o congelamento de bens e até penalizações em negociações e investimentos. “As reuniões em Sochi do G8 poderão não acontecer e a Rússia pode ser obrigada a sair do grupo caso isto continue”, disse Kerry.

“Você simplesmente não se comporta no século 21 como se estivesse no século 19, invadindo outro país com motivos completamente falsos”, afirmou o secretário americano a um programa da emissora norte-americana de televisão CBS.

Kerry, entretanto, acrescentou que a Rússia ainda tem “um conjunto correto de escolhas” que poderá ser usado para solucionar a crise ucraniana.

Com informações da AP e Reuters.

 

Fonte: Terra

Otan pede para Rússia levar tropas de volta às suas bases

O Secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen concedeu uma entrevista coletiva após a reunião de emergência, em Bruxelas, sobre a situação na Ucrânia e Crimeia, neste domingo, 2 de março –  Foto: Reuters

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) alertou a Rússia neste domingo de que uma ação militar contra a Ucrânia violará a legislação internacional e expressou grave preocupação sobre a autorização do Parlamento russo para uso da força.

Depois de uma reunião de emergência dos embaixadores da Otan em Bruxelas, a aliança pediu para que a Rússia leve suas forças de volta às bases e evite novas interferências na Ucrânia.

“Nós pedimos que ambas as partes busquem imediatamente uma solução pacífica por meio do diálogo bilateral e mediação internacional (…) e por meio do envio de observadores internacionais sob amparo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas ou da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês).

REUTERS

Fonte: Terra

31 Comments

shared on wplocker.com