Premiê da Ucrânia exige recuo militar da Rússia: ‘Estamos à beira do desastre’

1Após pedido de Putin: Parlamento russo aprova envio de tropas à Ucrânia

As declarações de Yatsenyuk foram feitas enquanto um comboio com centenas de soldados russos direcionava-se para Simferopol, a capital da região da Crimeia, um dia depois de as forças russas terem assumido o controle da península no Mar Negro sem disparar nem umúnico tiro. “Não houve nenhuma razão para a Federação Russa invadir a Ucrânia”, disse o premiê.

Até agora, o novo governo em Kiev tem se mostrado sem poderes para reagir as táticas militares russas.

Putin desafiou pedidos do Ocidente para recuar suas tropas, insistindo que a Rússia tem o direito de proteger seus interesses e os falantes de russo na Crimeia e em outros lugares da Ucrânia. Entretanto, não há sinais de que a população de etnia russa esteja sofrendo ataques na Crimeia, onde correspondem a 60% dos habitantes, ou em outros locais do país.

Apelo: Líder da Crimeia pede ajuda russa após dizer que controla forças de segurança

Da estrada de Sevastopol, o porto da Crimeia onde a Rússia tem sua base-chave naval do Mar Negro, a Simferopol, jornalistas da Associated Press viram 12 veículos militares com soldados, um veículo blindado armado com uma metralhadora e duas ambulâncias.

O presidente dos EUA, Barack Obama, falou com Putin por 90 minutos ao telefone no sábado e expressou sua “profunda preocupação” sobre “a clara violação russa da soberania e da integridade territorial ucranianas”, disse a Casa Branca. Obama alertou que a “violação contínua da lei internacional pela Rússia levará a um maior isolamento político e econômico”.

Soldados em uniformes sem identificação montam guarda em Balaklava, nos arredores de Sevastopol, na ucraniana Península da Crimeia (1/3) . Foto: AP
2/10

Sexta: Forças Armadas da Rússia ocupam aeroportos na Crimeia, acusa Ucrânia

Os EUA também disseram que suspenderão a participação nos “encontros preparatórios” para a cúpula econômica do G8, planejados para junho no resort de Sochi, local das recentes Olimpíadas de Inverno de 2014.

O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, concordou, dizendo na rádio francesa Europa que o planejamento do cúpula deveria ser suspenso. A Fra

nça “condena a escala militar russa” na Ucrânia e Moscou deve “perceber que ações têm custos”, afirmou neste domingo.

Terça: Presidente interino da Ucrânia alerta para ‘série ameaça de separatismo’

Mas os EUA e os outros governos ocidentais têm poucas opções para conter as movimentações militares da Rússia.

O Conselho do Atlântico Norte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o órgão de tomada de decisão política da aliança militar, e a Comissão da Ucrânia-Otan devem se reunir neste domingo. O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse que os aliados se “coordenaram de perto” sobre a situação na Ucrânia, que ele classificou como “grave”.

A Ucrânia não é um membro da Otan, significando que os EUA e a Europa não estão obrigados a sair em sua defesa. Mas a Ucrânia participou de alguns exercícios da aliança militar e enviou tropas para sua força de resposta.

O presidente em exercício da Ucrânia, Oleksandr Turchynov, anunciou no fim da noite de sábado que ordenou as Forças Armadas da Ucrânia a estar em prontidão total por causa da ameaça de “potencial agressão”. Ele também disse que ordenou o aumento da segurança nas usinas nucleares, aeroportos e infraestrutura estratégica. Na Crimeia, entretanto, as tropas ucranianas não ofereceram nenhuma resistência.

Vídeo: Câmeras ‘flagram’ fuga de presidente deposto na Ucrânia

O novo governo chegou ao poder na semana passada depois de meses de protestos pró-democracia contra o agora fugitivo presidente Viktor Yanukovych e contra sua decisão de voltar-se para a Rússia em vez de alcançar laços mais estreitos com a União Europeia (UE).

A população da Ucrânia está dividida em lealdades entre a Rússia e a Europa, com boa parte da área ocidental ucraniana defendendo vínculos mais próximos com a UE, enquanto as regiões leste e sul recorrem à ajuda da Rússia.

A Crimea é em sua maioria falante do russo. O território apenas se tornou parte integrante da Ucrânia em 1954, quando o líder soviético Nikita Khrushchev transferiu a jurisdição da Rússia, uma medida que era uma mera formalidade quando a Ucrânia e a Rússia faziam parte da União Soviética (URSS). O colapso da URSS em 1991 significou que a Crimeia ficou para uma Ucrânia independente.

*Com AP

Fonte: Último Segundo

7 Comentários

  1. Agora que eu quero ver aonde moram os guerreiros de verdade. Quero ver se de fato existem guerreiros no Norte ou se é tudo fantasia de um marketing bem elaborado para assustar criancinhas.
    Quero ver o comportamento yanke diante dos Russos, quero ver quando for para se baterem com gente grande e lucida. Bater em bêbados tipo Saddam, Kadaffi, ainda tendo ajuda de seus parceiros clandestinos nas lutas do tipo tu segura que eu bato, é fácil. Agora quero ver se a águia careca torce o rabo.

    • Quanto amor pela trilogia Rafruta! Por que você não compra uma assinatura e vai comentar lá? Ah! Já sei! Um passarinho me contou que você foi expulso de lá por mau comportamento…..rs!

      • primeiramente já te disse tiraleite que os donos não gostam de serem chamados de trilogia ,segundo o site ate interessante apenas os comentaristas são muito chinfrin caquéticos ,e por ai vai tipo assim você rsrs

  2. Esse presidente interino golpista Ucraniano não tem legitimidade alguma. Nem eleito ele foi.

    Duvido que as Forças Armadas Ucranianas vão obedecer ele para entrar em confronto contra as Forças Russas .

Comentários não permitidos.