Plano Brasil/ Documentário: “Getúlio do Brasil”

 

 948px-Franklin_Roosevelt_e_Getúlio_Vargas

O documentário “Getúlio do Brasil” produzido pela TV Senado, em memória dos 50 anos do suícidio do então Presidente da República do Brasil, Getúlio Dorneles Vargas (São Borja, 19 de abril de 1882 — Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954)   faz um“reexame dos momentos que antecederam o suicídio de Getúlio Vargas e mergulha nos bastidores do atentado de Toneleros, contra o jornalista e político Carlos Lacerda, 19 dias antes da morte do presidente. O documentário tem locações em Porto Alegre e São Borja (RS), em Brasília e no Rio de Janeiro, com gravações no Palácio do Catete”.

charge-getulio

Getúlio Dorneles Vargas foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último Presidente da República, Washington Luís, e impedindo a posse do Presidente Eleito em 1º de março de 1930, Júlio Prestes.

Foi Presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e que dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como Chefe do “Governo Provisório”; de 1934 até 1937 como Presidente da República do Governo Constitucional, tendo sido eleito Presidente da República pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, como Presidente-Ditador, enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado.

Vargas - Educador

No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como Presidente da República, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando suicidou-se.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1jKWVwZ” standard=”http://www.youtube.com/v/Ekj-zmB7sY8?fs=1″ vars=”ytid=Ekj-zmB7sY8&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9079″ /]

Getúlio (Vargas) do Brasil – Vida e Obra Política

14 Comentários

  1. foi um estadista também ,mas a historia do luis inacio lula da silva é bem mais aguerrida e bonita que a dele .

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        O Lula foi o maior ladrão e mentiroso da historia

        Mas p/ um cara que teve aulas d historia com MF, né???

        Q lixo, da nojo.

      • Também acho muita forçação de barra Lula com Getúlio, situações políticas e econômicas completamente diferentes. Vargas lidou com situações realmente explosivas.
        Não digo que Lula não teve importância, mas ele ficaria junto (um pouco em desvantagem) com Itamar e FHC, esses que também lutaram para criar uma situação mais estável.

      • Desculpe se escrevi uma palavra que mexeu com o seu líbido.

        Vc me diverte muito,é engraçado ver alguém que apenas é mero repetidor de idéias e ainda por cima arrogante:

        Mas p/ um cara que teve aulas d historia com MF, né???

        Vc me diverte!!!!

      • Recebi outra mensagem do ET BILO,ele está preocupado com vc,e ele me pediu para te mostrar isso aqui:

        Lula na reunião da UAW
        http://www.youtube.com/watch?v=yjsqhJavAzQ

        UAW -United Automobile Workers,ou seja Sindicato dos Trabalhadores do Setor Automotivo dos E.U.A.

        Foi convidado de Honra,fora outros Sindicatos da Europa,ACHO QUE NÃO CHAMARIAM VC PARA UMA PALESTRA,NEM NA VEJA TE CONVIDARIAM´,ACHO QUE NEM UM FREQUENTADOR DE BUTECO MAMADO DEPOIS DE 4H DE BEBEDEIRA AGUENTARIA 5 MIN DA SUA PROSA.

      • Um sindicato chamou o Mulla p/ dar palestras??? E daíiiii??? Ele não era sindicalista???? Que piada, k k k k

Comentários não permitidos.