EUA cogitam sanções se Rússia não recuar tropas; Kerry viajará à Ucrânia

Soldados em uniformes sem identificação montam guarda em Balaklava, nos arredores de Sevastopol, na ucraniana Península da Crimeia (1/3) . Foto: AP

Secretário de Estado norte-americano tentará uma solução para a intervenção militar da Rússia na região da Crimeia

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, viajará a Kiev, capital da Ucrânia, na terça-feira (4) para encontrar representantes do governo e buscar uma solução para a intervenção militar da Rússia na região da Crimeia, segundo um alto funcionário norte-americano. Kerry, neste domingo (2), levantou a possibilidade de sanções econômicas, como suspender investimentos no país, proibir vistos de viagem e congelar ativos, se o presidente russo, Vladimir Putin, não recuar suas tropas e também cogitou que o país pode perder o seu lugar no G8, que reúne as principais economias mundiais.

As forças russas já tomaram controle sobre a Crimeia, uma península isolada no Mar Negro onde Moscou mantém uma base naval.

Mais cedo, Kerry classificou de “incrível ato de agressão” a decisão do parlamento russo em autorizar “um recurso às forças armadas” e a mobilização de tropas para a região autónoma da Crimeia. Ele afirmou ainda que as nações do G8 e outros países “estão preparados para isolar a Rússia” e que eles têm uma “ampla gama de opções” disponível. 

AP

Manifestantes vão às ruas de Nova York protestar contra a invasão russa na Ucrânia

 Já o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, pediu calma e defendeu a permanência da Rússia no G8. Ainda segundo a Alemanha, Putin aceitou a proposta do país para estabelecer uma “missão de averiguação” sobre a situação na Ucrânia, possivelmente sob a liderança da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). “A chanceler [Angela Merkel] pediu novamente para o presidente russo respeitar a integridade territorial da Ucrânia”, disse o porta-voz em comunicado emitido após uma conversa telefônica entre os dois líderes.

Os EUA e os outros governos ocidentais têm poucas opções para conter as movimentações militares da Rússia. O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Fogh Rasmussen, disse que a Rússia violou a Carta da ONU com sua ação militar na Ucrânia e exigiu que Moscou “recue na escalada de tensões”. Ele fez suas declarações em Bruxelas antes de abrir uma reunião para discutir a crise do órgão de tomada de decisão política da aliança militar.

A Ucrânia não é um membro da Otan, significando que os EUA e a Europa não estão obrigados a sair em sua defesa. Mas a Ucrânia participou de alguns exercícios da aliança militar e enviou tropas para sua força de resposta. Os EUA também disseram que suspenderão a participação nos “encontros preparatórios” para a cúpula econômica do G8, planejados para junho no resort de Sochi, local das recentes Olimpíadas de Inverno de 2014.

O ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, concordou, dizendo na rádio francesa Europa que o planejamento do cúpula deveria ser suspenso. A França “condena a escala militar russa” na Ucrânia e Moscou deve “perceber que ações têm custos”, afirmou neste domingo.

Com Reuters e AP

Fonte: Último Segundo

17 Comentários

  1. Estes são os novos líderes que o “Ocidente” arrumou para a Ucrânia:

    “Aleksandr Muzychko, também conhecido como Sasha Branco, que aparece no vídeo a seguir, é um dos líderes do Setor de Direita de Maidan. Ele lutou como mercenário contra os russos na Chechênia.

    No vídeo ele mantém um “diálogo” com um promotor do ministério público.

    Essa é a turma que a imprensa ocidental apresenta, como as forças ucranianas em prol da Europa, da democracia, pelos direitos humanos, blá-blá-blá, etc e tal.”

    https://www.youtube.com/watch?v=fT35J5C3EWs

  2. O G-8 a mt tempo perdeu representatividade no cenário Mundial …. BRICS ou mesmo o G-20 possuem um peso mt maior … isolar a Russia e uma coisa impossível .. o EUA parecem querer a todo custo reeditar uma nova Guerra Fria …”dividir para conquistar n é ??””… se perderam quanto a politica externa desde os tempo do ”Bush” ….a crise aperta .. e preciso reacender os ”animos” ´patrióticos” …. mais as x o tiro sai pela culatra … se esquecem da China .. e a tensão com o Japão .. e um grande ”efeito domino”..um grande jogo de ”xadrez’ . mesmo os EUA .. com o apoio da OTAN .. n pode enfrentar 2 frentes de atuação .. Europa e Asia .. e outro erro Geopolitico esta se desenhando …ao longo da Historia o Ocidente e suas politicas se”renovam”’ conforme eclodem grande guerras …. parece q trilhamos novamente esse ”caminho” …
    quanto a Ucrania .. se de fato os EUA forem la .. expressar apoio incondicional a esse novo governo .vai ser um outro grande erro .vai ser como jogar gasosa numa fogueira …veremos algumas regiões da Ucrania declararem independência no dia seguinte …. principalmente quanto a região da Crimeia … seguida por Odessa .. etc … a Fragmentação da Ucrania como conhecemos pode de fato ocorrer ..

  3. “Forma desonrada de vencer uma guerra.Guerras são vencidas com espadas e lanças e não com sal e arroz.”

    Proverbio Samurai!

    Eu só sei uma coisa…que contra as ameaças desta gente ou qualquer outra mal intencionada… só existe uma solução…fazermos o mesmo que a Coreia do Norte…………..Se for país da bacia do Prata temos capacidade de inundar qualquer um deles…Arma de destruição em massa totalmente “verde/limpa”……Mais uma de nossas inovações….Mas paz de espírito absoluta, auto determinação e independência real só teremos quando tivermos/desenvolvermos nossas próprias armas nucleares/armas indígenas……….NINGUEM se mete ou tenta algo contra quem possui estas coisas…ninguém se mete principalmente com os quem tem armas nucleares..…..Vide a Coreia do Norte que faz o que quer…Ameaça…Enriquece urânio…Afunda navio militar dos outros…Faz testes nucleares e de mísseis quando e aonde quer….Até lança missil por cima dos outros só pra fazer terror mesmo…Tudo isto com total tranquilidade….Sem temer retaliações alguma……..Porque sabe que se lasca……Mas leva os países da região junto com ela para o inferno…..mais Havai, Alasca e o escambau……..Nessa desgraça de mundo de hoje onde se mata os outros como num vídeo game….É só assim mesmo……….Guerra é paz…Liberdade é escravidão…Ignorância é força…1984……George Orwell……..Um idiota nunca aproveita a oportunidade……Na verdade muitas vezes o idiota é oportunidade que os outros aproveitam…..Futebol é o ópio do povo……..E o narcotráfico da mídia…Enquanto te exploram……..Tu grita gooooollll…………..O Preço da Liberdade é a Eterna Vigilância…………..

  4. Isso tudo não passa de jogo de cena americano. De sua diplomacia. Apenas para manterem acesa sua postura de carregadores da “Tocha da liberdade”.

    Além do mais para que tem fronteiras sem problemas ( para a do México perante uma ameaça de gente ralé rapidamente levantaram um muro-cerca) fica muito fácil falar.

    No fundo as hegemônicas indústrias armamentistas, o Pentágono e a cúpula financeira americana, já se dão por satisfeitos em deixarem os russos e seus atuais problemas serem resolvidos por eles mesmos.
    Estão é bebendo muita champanhe e bem satisfeitos com essa mostra de força militar feita pelo Putin.
    Mas o tal Kerry tem que mostrar serviço diplomático ianque. Afinal esse é seu trabalho.

    Ainda…
    O que está dando para perceber também, é que a Ucrânia, está carregada de gente bandida da pior espécie em seu meio político.
    Assim, está ficando claro onde foram parar nossos milhões de dólares enviados para eles, que deveriam ser para um tal de foguete Ciclone, que até agora não deu em absolutamente nada.
    Já são mais de 10 anos da assinatura do contrato (21/10/2003), e nada de nada. É a parceria do furado com o rasgado!
    Esperem bem sentados pelo tal traje novo.

  5. 1. Geoestratégia na Ucrânia – qual a razão das ações russas

    Os acontecimentos na Ucrânia não são tão diferentes assim do que ocorreram a pouco tempo no Brasil, salvo as devidas proporções em relação a mortes, danos e consequências políticas. Semelhante ao que acontece na Rússia, o sistema político ucraniano tem características do que se chama de “capitalismo mafioso”, diferindo dos russos pelo fato da economia ucraniana ainda não ter conseguido se reerguer, ao contrário da economia russa. Consequentemente a população não tem acesso aos benefícios advindos do crescimento econômico e ainda por cima é brutalmente reprimida por um governo incompetente e corrupto.

    Nada é motivado por uma simples fator, mas sim a reunião de vários fatores. Os distúrbios no Brasil ocorreram não pelo aumento em 20 centavos da passagem de ônibus, mas isso foi o estopim que acabou revelando várias revoltas contidas através dos anos, como saúde, educação, transportes, moradia, segurança, diferença salarial e outras, que foram por décadas ignorados pelos mais diferentes governos, e para finalizar, ao invés de priorizarem estes setores, gastam cerca de R$ 25 bilhões na copa do mundo! Tirando o fator “copa do mundo” e a suposta “democracia” brasileira, será que nestes termos nós somos tão diferentes deles?
    Independente do que ocorre na Ucrânia, o motivo maior para o alarde é a possível intervenção da Rússia nos assuntos internos deste país. A Ucrânia é extremamente importante para a Rússia, não explicitamente no campo econômico, mas sim no campo geoestratégico. Para entender esta situação, devemos nos por no lugar dos dirigentes russos (Vladimir Putin, que seja) para compreender o porquê destas ações.

  6. 2. Geoestratégia na Ucrânia – qual a razão das ações russas

    A Rússia, historicamente foi atacada várias vezes por potências europeias vindas do oeste. Franceses, Alemães, Suecos, Finlandeses, Poloneses e outros sempre movimentaram-se pelo mesmo local para invadir território Russo. Devido a isto, no pós segunda guerra, os Soviéticos definiram os chamados “estados tampões” que deveriam ser dominados e reforçados para garantir tempo suficiente para mobilização de suas forças. Muitos destes países (a chamada Europa oriental), estão atualmente associados a OTAN/EUA, assim aproximando perigosamente esta organização das fronteiras da Rússia.

    Sabendo disso, os russos nunca permitiriam que a Ucrânia caísse na esfera da UE ou da OTAN, pois se isso acontecer, o inimigo estará de cara com a região mais importante em termos econômicos e humanos de todo o país, e esta é uma vulnerabilidade que Moscou não pode deixar acontecer. A península da Criméia, onde se localiza o QG da Frota do Mar negro da Marinha Russa, recebeu um enorme afluxo de cidadãos russos, a mando de Joseph Stálin, justamente para manter o nacionalismo ucraniano sob controle nessa região, assim como outros estados críticos da antiga URSS (vide Geórgia – Ossétia e Abkházia). Estes mesmos cidadãos russos residentes na Ucrânia servirão de pretexto para que a Rússia mobilize suas forças conforme foi feito durante a crise da Geórgia em 2008, para garantir a segurança destes.

    Alguém consegue imaginar a histórica fortaleza de Sebastopol servindo de base para navios dos EUA/OTAN?

    • Vympel1274
      recebeu um enorme afluxo de cidadãos russos, a mando de Joseph Stálin
      ___________

      On the orders of Joseph Stalin – hmm.Vympel my friend I respect you , but do not read American newspapers in the morning

      1 Peter conquered Crimea in the 16th century , and then lived there only Russian it is clear to you! after many wars with Turkey, Germany , Britain, France and the peninsula of the city of Russian glory will always russkim.Kogda Khrushchev gave it to the Ukrainian SSR in 1954, it continues to live Russian and they reluctantly to be killed fascists who came to power in Kiev

      And povtrpyayu for all – we will not tolerate the murder of the Russian-speaking population which prishodit in western Ukraine

  7. 3. Geoestratégia na Ucrânia – qual a razão das ações russas

    Intervenção semelhante ocorreu em 1983 numa ilha caribenha chamada Granada, onde os EUA interviram militarmente na ilha, devido a mesma estreitar laços com militares cubanos, estando perigosamente próxima aos EUA, em outras palavras, no seu “quintal”, representando uma ameaça potencial. Esta ilha fazia parte da Commonwealth e países como o Reino Unido e Canadá se opuseram a invasão.
    Depois da invasão, a Primeiro-Ministro Thatcher escreveu ao Presidente Reagan:

    “Esta ação será vista como intervenção de um país ocidental nos assuntos internos de uma pequena nação independente, apesar do seu regime pouco simpático. Peço-lhe que considere isto no contexto mais amplo de nossas relações Oriente-Ocidente e em relação ao fato de que teremos de apresentar nos próximos dias ao nosso parlamento e ao povo a colocação de mísseis Cruise neste país… Não posso deixar de dizer que estou profundamente preocupada com seu último comunicado.”

    Se for simplesmente uma questão de segurança, o que dizer também da Líbia, Iraque e atualmente da Síria? A doutrina de “intervenção humanitária” se aplica a quem?

    E o que falar da “pérola” do comentário do secretário de estado dos EUA, John Kerry:

    “Você simplesmente não se comporta como se estivesse no século 21 e sim no século 19, invadindo outro país com motivos completamente falsos”.

    Me pergunto o que ele acha que o seu próprio país fez durante o século 20. Para quem não sabe, cliquem no link abaixo:

    http://www.planobrazil.com/golpes-de-estado-operacoes-de-desestabilizacao-interna-e-trabalhos-de-convencimento-dos-eua-no-mundo/

    Senhores, ao invés de ficarem “escolhendo lados” e se dividindo em “esquerda” e “direita” (se é que podemos usar estes termos hoje em dia), devemos analisar os atuais acontecimentos e tirar o máximo dos erros e acertos dos países envolvidos, para que quando algum país vier ameaçar nossa soberania como país, não nos deixarmos levar pela mídia, pois esta normalmente atende aos interesses de grupos diferentes dos que deviam nos representar.

    Russos e Americanos são muito parecidos, ambos se merecem. Todos são FDP. E na hora que acharem melhor, eles vão produzir um motivo qualquer, mesmo que seja mentira como no Iraque, e o mundo vai acreditar nesse motivo, justificando uma invasão. E o Brasil que fique de olho aberto, pois além de potências estrangeiras intervindo em nossos assuntos internos, o que não falta no nosso país são os “quinta colunas” e os “pseudo-patriotas”. É só observar os comentários de alguns no site….

  8. Querem mais a respeito de intervenções em áreas geopolíticas e geoestratégicas de outros países?

    Qual a razão de diplomatas americanos tentarem convencer os políticos brasileiros a respeito de mudar o nome “atlântico sul” para “bacia do atlântico”? alguém se lembra do que dizia a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982? quais são os países que assinaram e ratificaram o documento?

    http://www.planobrazil.com/geopolitica-e-geoestrategia-brasileira-para-onde-vamos/

    Tudo que acontece é jogo de xadrez político. Com a situação da Ucrânia, os EUA querem deixar os russos “com cara de otário”, da mesma forma que os russos fizeram com os EUA durante a crise na Síria. É questão de aproveitar o momento e dar o troco…..

  9. Ucrania povo inteligente mas relaxado onde não se pensa duas vezes em vender o proprio rabo quando as coisas ficam dificeis então rebola nessa supusitorio de carne que fizeram por merecer.,

  10. Os Russos estão fazendo os iankss fizeram junto c a otan no Irak e Afeganistão, lá tinha o o bando os Russos estão sozinhos,eles são mt covsarde, ñ sabem nem fazer guerra , fogem sempre da luta, eis aíh ….fazer o quê contra uma das > ecomonia do planeta?quem poderá fazer será Ivan, cortar os ga´s e ou aumentar os preços do mesmo.Vai ter economia virando gelêia.. Espero q ñ. Mas,quem viver verá.Sds.

  11. Os Russos estão cagando tanto que já deram ultimato as forças ucranianas, tem algumas horas para se renderem ou sentirem o gosto do abraço do urso Misha.

  12. Meus caros, já foi feito um levantamento por parte de alguns estudiosos, e apesar de algum prejuízo, as possíveis sanções que os EUA pretendem empregar sobre a Rússia não trará prejuízos consideráveis, pois a Russia é auto suficiente na maioria dos aspectos , e outra, parte importante da UE não estaria disposta a apoiar essas sanções devido suas parcerias com a Rússia ( e eles não estão bem pra terem esse prejuizo) e o fornecimento de gás vital para a Europa no inverno poderia ser cortado, o que faria eles sofrerem pressões da própria população, pois pagar tão alto preço por causa dos caprichos egocêntricos dos EUA não vale tão apena meus caros…e outra, se acompanharem pela mídia internacional, verão que outras cidades ucranianas estão querendo se unir ao propósito da Criméia.

    • A visão que o Ocidente tenta impor ao mundo sobre a Rússia está caindo, e com isso, as pessoas estão buscando ver a verdade dos fatos, e nestes fatos percebem que nessa história, a Rússia busca a interação com a Ucrânia, e não sua queda, e esforça -se para neutralizar os planos nefastos dos EUA de ter um aliado nas fronteiras russas.
      É caro Giancarlos, parece que os EUA irão sentir mais uma vez o amargo da derrota de suas políticas externas.

Comentários não permitidos.