Testes de blindados no CAEx – (VBMT-LR) Thunder Mark II – Gaia Automotive Industries de Israel

Thunder Mark II da Gaia Automotive Industries, de Israel (Fotos: Gaia)

Roberto Valadares Caiafa

Em boletim datado de 29 de novembro de 2013, o Exército Brasileiro divulgou os requisitos básicos do Programa VBMT-LR para uma viatura classe 4×4 pesando no máximo oito toneladas, com capacidade de carga de uma tonelada e espaço para uma guarnição de cinco homens.

O documento informava da necessidade de compra direta de até 32 veículos para equipar em curto prazo uma Força de Paz brasileira a ser enviada para o Líbano, país onde a United Nations Interim Force in Lebanon (UNIFIL) já conta com o comando das forças navais pela Marinha do Brasil e a presença de uma fragata.

Conforme planejamento do EB, os fabricantes de blindados interessados estão enviando seus veículos para testes no Centro de Avaliação do Exército (CAEx), na Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ).

Thunder Mark II

O período de avaliação se iniciou em dezembro passado, e prossegue até junho de 2014.

O blindado 4×4 da Iveco Defesa, conhecido como Light Multirole Vehicle ou LMV, já estaria sendo testado no CAEx, e fontes indicam que mais um blindado deverá se juntar aos testes nos próximos dias. É o Thunder (Trueno) Mark II / AMIR da Gaia Automotive Industries, de Israel.

Esse blindado 4×4 foi apresentado recentemente no mercado colombiano na sua versão APC-MRAP, sendo capaz, segundo o fabricante, de oferecer proteção balística nível três com resistência contra minas e dispositivos explosivos improvisados.

O Thunder/Trueno pode ser armado com estação remota de armamento RWS com suportes de mísseis, metralhadoras de 12,7 mm ou 7,62 mm e lança-granadas 40 mm. Seu peso total é de 8,7 toneladas e pode transportar uma carga útil de até duas toneladas

O veículo pode ser configurado nas versões APC, MRAP ou para uso policial ou em Missões de Paz.

O LMV – Light Multirole Vehicle blindado 4×4 da Iveco Defesa (acima e abaixo) já estaria em testes no CAEx em Guaratiba (RJ), sendo que este candidato ao VBMT-LR tem como vantagem o fato de poder vir a ser produzido na fábrica da IVECO Defesa em Sete Lagoas, MG (Fotos: Roberto Valadares Caiafa)

Agenda de Testes

Todos os veículos a serem testados deverão dar entrada no CAEx antes de três de abril de 2014. Segundo documentos do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), o EB tem planos de adquirir outros lotes do VBMT-LR, totalizando 186 viaturas, a partir de 2016.

O programa Viatura Blindada Multitarefa, Leve sobre Rodas faz parte do PEE Guarani, família de veículos de combate sobre rodas em versões 6×6 e futuramente, 8×8.

Os blindados 4×4 VBMT-LR irão complementar os meios blindados do EB, atualmente sendo reorganizados pela Força Terrestre.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

6 Comentários

    • Tadeu:

      Esse veículo daria um ótimo caveirão,mas para usar no Líbano vc há de convir que seria um desastre né?

      • HMS :

        Entendo teu ponto de vista, mas os veículos da ONU possuem pintura padrão a cor branca , além disso as eventuais forças oponentes sabem exatamente quais países fazem parte das forças de paz, e se ficar feio o negócio é só pintar a cara do Pelé na porta eles saberão que é BRASIL e pronto, só paz , samba e carnaval … rs rs rs .

        Eles brigam entre eles mas Brasil é amigos de todos eles… resguardadas as devidas cautelas do infante , claro.

        http://www.youtube.com/watch?v=bmLBErCedmI

  1. Um veículo israelense para ser usado no Líbano? Só se quiserem transformar nossos soldados em alvos! Melhor comprar o da IVECO mesmo.

Comentários não permitidos.