Suécia se oferece para comprar avião KC-390 cargueiro militar brasileiro

Cargueiro militar KC-390

Anthony Boadle

O Brasil espera vender seu novo avião cargueiro militar KC-390 para a Suécia como parte de um contrato de 4,5 bilhões de dólares para a compra pelo governo brasileiro de 36 jatos de combate Gripen fabricados pela empresa sueca Saab.

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou nesta quinta-feira que as compensações na oferta da Saab incluem a intenção do governo sueco de comprar jatos KC-390, somando-se aos sinais de interesse de outros mercados, além dos tradicionais latino-americanos, pelo novo cargueiro brasileiro.

O KC-390, em fase de desenvolvimento na Embraer, é projetado para ser uma alternativa mais barata e eficiente ao C130J Super Hercule, da Lockheed Martin.

O novo jato da Embraer está com seu primeiro voo programado para o fim do ano e recebeu compromisso antecipado de encomendas de Brasil, Argentina, Colômbia e Chile. Na Europa, Portugal e República Tcheca também estão envolvidos no projeto do KC-390 como parceiros industriais e eventuais clientes.

Até o momento foram encomendados 60 novos jatos. A Embraer estima que haja mercado para mais de 700 aviões no segmento com movimentação estimada em mais de 50 bilhões de dólares nos próximos dez anos.

O brigadeiro-do-ar José Augusto Crepaldi, chefe do programa da Força Aérea para compra e modernização de jatos de combate do Brasil, disse a um comitê do Senado que as potenciais vendas à Suécia são parte das conversações em andamento para finalizar o acordo dos jatos Gripen.

As compensações também incluem a intenção do governo sueco de comprar o bem-sucedido avião de treinamento e ataque leve Super Tucano, que a Força Aérea dos Estados Unidos adquiriu no ano passado para uso no Afeganistão.

A Saab se comprometeu a transferir 100 por cento da tecnologia do Gripen para o Brasil e estabelecer uma produção conjunta do mais recente modelo Gripen NG na Suécia e no Brasil, em parceria com a Embraer, disse Crepaldi.

Ele afirmou que 80 por cento da estrutura do jato serão fabricados no Brasil, incluindo a fuselagem traseira, asas, portas e material rodante. Os aviônicos serão feitos no Brasil pela AEL Sistemas, subsidiária da Elbit Systems, de Israel.

A Embraer vai comercializar o Gripen para outros potenciais compradores na América do Sul e na África.

Em dezembro, o Brasil escolheu o Gripen para substituir sua envelhecida frota de jatos de combate, um surpreendente lance para a empresa sueca depois de notícias de que a espionagem dos Estados Unidos no Brasil contribuíra para prejudicar as chances da norte-americana Boeing de fechar um acordo para venda de seus jatos F/A-18. A Dassault Aviation, da França, também estava na disputa.

REUTERS

 

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. A força aérea sueca tem 8 C-130 em seu inventário.
    Se ela trocar todos os aviões um-por-um, seriam 8 KC-390. A menos que estejam planejando ampliar a frota, que já conta com 3 C-17.

  2. O KC-390 se tudo der certo (não ocorrer nenhuma falha em seus voos de certificação) tem tudo para ser o substituto do Hércules.
    Afinal é muito bonito ter um supercargueiro C-5 Galaxy, ou maiores, mas qual a viabilidade real deles, e seu custo em tempos de enxugamento orçamentário?

    E se levarmos em conta a aliança comercial da Boeing com a Embraer, que está para encerrar a produção dos seus F-18, vem aí todo um interesse dessa importante companhia no sucesso do KC-390 na sua carteira de clientes mundiais. E nem vamos falar no fiasco que está tendo a sua grande promessa de sucesso de vendas que seria o 787 Dreamliner.

    Olhando a longo prazo seria estratégico colocar uma linha de montagem em algum ponto fora do Brasil lá pela Ásia. E fazer do KC-390 o Mercedinho (essa é para os mais velhos) dos ares… Com pontos de venda e manutenção por toda parte.

    E afinal é o nome do Brasil, com alta tecnologia, sendo divulgado.
    Acredito e continuarei acreditando no futuro grande sucesso do KC-390.

  3. Ao mesmo tempo que adiquiririam um avião pratico demonstram é serem simpáticos para que o contrato do NG seja logo assinado.
    Eu vinha dizendo pra vocês que o FX2 já estava escolhido desde 2012 e vinha sendo mantido em sigilo.Não foi vazamento de espionagem ou duvidas nos repasses de tecnologias.Desde o inicio era clausula principal de contrato que todos os aviões fossem fabricados no Brasil e o repasse total dos mesmos e isso inclui o que eu vinha martelando a anos ACESSO A PROPRIEDADE INTELECTUAL.
    Já tem não somente projeto Sea Gripen para o Brasil como também um NG maior e ate bi-turbina.
    O que dita as regras agora nas licitações não é o material e a tecnologia mais baratas e as melhores contra-partidas mas A MELHOR TECNOLOGIA EMBARCADA COM O PREÇO E O CONTRATO MAIS ATRAENTE e nisso os Suecos são mais humildes,mais operacionais e práticos.
    O mercado de aeronaves militares embora com a grande força dos grandes fabricantes tende a se efetivarem com aeronaves mais versáteis,mais modernas e mais baratas e nisso as grandes levam desvantagem por terem de cumprir com seus encargos,serviços e fornecedores.Se tivéssemos um governo serio e industrias comprometidas não somente em lucrarem mas em evoluírem junto com o Brasil esse novo tempo tem a nossa cara.

    • Pelas dimensoes da Suecia o carrinho de mao kc390 cai como uma luva, devem comprar umas 2 unidades para fazer agrado ao brasil ,este kc390 vai se limitar a poucas vendas, so ha passa fome interessado nele !

      • kkkk então quase o mundo todo esta interessado nele porque hoje so tem passa fome kkkk Os grandes vivem de status meu caro,estão falidos e ate a velha tatica de arrumarem guerrinhas sabem que se entrarem em algo grande sem estimativa vão tomarem um sacode porque o caixa esta baixo.Ja se foi o tempo que armas e homens decidiam as guerras.

  4. ´E um bom acordo de OFF-SETs esse que a FAB conseguiu com a Suécia…

    E melhor ainda pra área militar nacional é que o outro acordo nessa área de Off-sets, onde todos as aeronaves de alerta antecipado da SAAB terão um E-Jet da Embraer como plataforma…

    Pra assistir ao vídeo das explicações da FAB à comissão de relações internacionais e Defesa Nacional, no Senado Federal:

    Blog do Francoorp: http://zip.net/bqmC89

    Valeu!!

    • Meu caro depois que a criança nasce tem saude e é bonita aparece geral querendo assumir a paternidade.
      Politicos Brasileiros não entendem nem de assuntos primarios de suas areas de atuações e o comando da FAB se contentaria ate com F18 carecas banguelas e chipados e eram eles seus maiores lobbystas.
      Sempre foi clausula maior no FX2 o total repasse de tecnologia o que inclui coisas bem maiores que apenas codigos fontes que são a tecnologia embarcada onde o Gripen NG é considerado o mais moderno do mundo.Integração de armamentos onde entra os codigos fontes e o mais importante de tudo,a propriedade intelectual.Não existe independencia quando não se tem a propriedade intelectual.
      Durante todo esse tempo 99,99% dos debatedores nos sites e blogs do genero não enxergavam e ainda demoram para assimilarem pois insistem em debaterem porcas,arruelas e arrebites.
      Não estamos comprando caças e sim entrando como socios em um programa de caças,novo,moderno e que tem muito a ecoluir.
      Como ja citei em outro post o projeto do Sea Gripen ja existe e os caras queriam o socio para faze-lo,testa-lo,usa-lo.A Acaer ja fabrica a mais de dois anos o trem de pouso reforçado do Sea Gripen.Existe tambem o projeto para o Brasil de um Gripen NG maior que sera fabricado somente por nós e ate bi-turbina.Depende apenas de vontade politica de liberar verba e o Gripen NG fabricado no Brasil surpreendera muita gente como o AMX surpreendeu e o deixaram a deriva preferindo viverem revitalizando.A Força aerea Mexicana tambem usa AMX e teriamos uma vasta carteira de compradores para ele.Agora o Gripen NG Brasil substituira os F5 e o AMX em sua versão mono turbina e teremos um NG bi-turbina como caça bombardeiro de longo alcance.
      Lembra quando eu dizia que o Gripen ja tinha sido,escolhido e ja tinha sido mesmo.Os movimentos industriais indicavam isso.
      Muita coisa esta rolando em segundo plano e longe das midias e nem os muitos informantes no meio politico e militar não tem acesso a essas informações como a muitas outras envolvendo outras coisas tambem.Nesse aspecto o Brasil esta de parabens pela privacidade e segredo como tem levado os mais importantes contratos e estudos do rearmamento das Forças.Enquanto muitos dos senhores esquizofrenizam contra sem preceberem que direta e indiretamente são usados por outros propositos avançamos embora eu pense que deveriamos avançarmos mais e mais rapido.
      As mais importantes decisões se referem as defesas aereas e area aeroespacial E NÃO ADIANTA NSA PODE TIRAR DO AR BLOQUEAR FAZER O QUE QUISER PERDERAM senta nessa Inhãma que sai coalhada Obama.

Comentários não permitidos.