Maduro convoca diálogo com Obama para melhorar relações bilaterais

Maduro convoca diálogo com Obama para melhorar relações bilaterais

Reuters 

Reuters

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou nesta sexta-feira um diálogo com o mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama, para melhorar as complicadas relações diplomáticas entre os dois países.

A história recente das nações está repleta de confrontos. Na segunda-feira, Maduro ordenou a expulsão de três diplomatas da embaixada dos Estados Unidos sob a acusação de que estavam financiando as violentas manifestações que atingem o país produtor de petróleo.

Dezenas de milhares de venezuelanos saíram às ruas desde o início de fevereiro para protestar contra a inflação elevada, a escassez de produtos básicos e a insegurança, em manifestações que deixaram mais de seis mortos, centenas de feridos e inúmeros danos.

“Obama diz que se deve convocar um diálogo. Então, eu convoco, convoco um diálogo com o senhor, presidente Obama. Convoco um diálogo entre a Venezuela patriota e revolucionária e os Estados Unidos e seu governo”, disse Maduro em entrevista coletiva.

O presidente ordenou que seu chanceler, Elías Jaua, inicie as conversações e pediu a Obama que faça o mesmo com seu secretario de Estado, John Kerry.

Os países estiveram perto de conseguir uma aproximação no ano passado, mas os esforços fracassaram com a expulsão de três diplomatas norte-americanos de Caracas. Em retaliação, Washington aplicou uma medida semelhante a funcionários venezuelanos.

Desde 2008, quando o falecido presidente Hugo Chávez expulsou o embaixador norte-americano, os países ficaram sem chefes diplomáticos e com suas relações reduzidas a um nível mínimo.

“Estou disposto a voltar e nomear um embaixador nos Estados Unidos”, disse Maduro nesta sexta-feira.

Apesar da retórica afiada entre os dois países, os EUA continuam sendo o maior comprador de petróleo da Venezuela.

Fonte : Último Segundo

9 Comentários

  1. O maisburro tá arriando as calças… logo, logo ele cai, de maduro… rsrsrsrsrsrsrs… TOMARA !!!… vamos lá, povo venezuelano… às ruas contra a opressão e desmandos… é o seu país que está indo para o buraco, como aqui também… a nossa hora também chegará…

    • O BRASIL PRECISA DE HOMENS DESSA HOMBRIDADE E NÃO ESSES MELANCIAS QUE AI ESTÃO…sinto muito pelo país… deixaram a canalhada esquerdopata tomar conta… agora aguentem… qnto a este Sr. , exemplo a ser seguido contra o fascismo esquerdopata… homem com H… parece que não se faz mais gente assim… agora só depravados fumadores de maconha e ignorantes… merecem ser governados pelo pt…

      • Stadeu, acho que não é só vc… vou tomar providencias… aos demais amigos, uma boa olhada na sua rede; ajuda a manter idiotas longe…

      • Blue Eyes, na verdade a Liberdade Expressão e o Estado Democrático de Direito vai ter que ser exercido por nós ou por outros, esse é o dever do soldado , ainda que aposentados , que é o meu caso .
        Se opiniões aqui nesse blog ou em outros batem de frente com capitalistas ou socialistas/comunistas , empresas, interesses, países e etc … não é problema nosso .
        Os interesses do BRASIL são superiores aos nossos , pois é nele quem morarão nossas gerações futuras .
        Além do que as opiniões são aqui colocadas em público nada existe a esconder.

        Guardadas as devidas proporções veja que exemplo de patriotismo… ele contra o mundo… mas DEUS é muito maior, podem matar seu corpo mas não podem matar seu espírito , lá onde reside a CORAGEM , A HONRA E A FÉ NO DEUS VERDADEIRO.

        http://www.youtube.com/watch?v=ALRz-D6v9Wk

        **** E parabéns aos blogueiros e os que fazem esse blog… aqui é nossa primeira trincheira de resistência, seja lá quem for contra os interesses do Brasil.

      • Comovente e corajosas assertivas, amigo… aqueles que querem a verdadeira liberdade para os indivíduos da nação, e não apenas para uma pequena coletividade, fazem coro com vc… parabéns… patriotismo não é contido apenas nos interesses de uma classe que usurpa o poder… ela pertence aos cidadãos que formam a nação e dela são seus verdadeiros designadores e não representantes que abusam de suas prerrogativas… estamos de olho…

  2. Esse Maduro, assim como o seu antecessor, deve ter a cabeça intercambiável com a bunda.
    Vai pedir ajuda aos facistas, burgueses, capitalistas? Porque não vai pedir aos Castros?
    E a nossa terrorista sequestradora cada vez mais distante da Venezuela, vinge que nem conhece.

  3. Mentiras e verdades sobre a Venezuela

    Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

    Nos últimos dias a Venezuela voltou às manchetes dos jornais do mundo devido a uma série de manifestações de rua. Abaixo, apresento uma série de mentiras alardeadas pela chamada “grande mídia” e as suas respectivas verdades.

    Mentira: Os opositores saíram às ruas porque estão descontentes com os rumos do país e querem melhorar a situação.

    Verdade: O que está em curso na Venezuela é o chamado “golpe em câmera lenta”, que consiste em debilitar gradualmente o governo até gerar as condições para o assalto direto ao poder. O atual líder oposicionista, Leopoldo López, não esconde esse objetivo, ao pregar aos seus partidários que permaneçam nas ruas até o que ele chama de “La Salida”, ou seja, a derrubada do governo. O roteiro golpista, elaborado com a participação de agentes dos Estados Unidos, combina as manifestações pacíficas com atos violentos, como a destruição de patrimônio público, bloqueio de ruas e atentados à vida de militantes chavistas. A mídia venezuelana e internacional tem um papel de destaque nesse plano, ao difundir uma versão distorcida dos fatos. A aposta da direita é tornar o país ingovernável. Trata-se de criar uma situação de caos até o ponto em que se possa dizer que o país está “à beira da guerra civil” e pedir uma intervenção militar de estrangeiros. Outro tópico desse plano é a tentativa de atrair uma parcela das Forças Armadas para a via golpista. Mas isso, até agora, tem se mostrado difícil.

    Mentira: A Venezuela é um regime autoritário, que impõe sua vontade sobre os cidadãos e reprime as manifestações opositoras.

    Verdade: Existe ampla liberdade política no país, que é regido por uma Constituição democrática, elaborada por uma assembleia livremente eleita e aprovada em plebiscito. Nos 15 anos desde a chegada de Hugo Chávez à presidência, já se realizaram 19 consultas à população – entre eleições, referendos e plebiscitos – e o chavismo saiu vitorioso em 18 delas. Foram eleições limpas e transparentes, aprovadas por observadores estrangeiros das mais diferentes tendências políticas, inclusive de direita. O ex-presidente estadunidense Jimmy Carter, que monitorou uma dessas eleições, declarou que o sistema de votação venezuelano é “o melhor do mundo”. Esse mesmo sistema eleitoral viabilizou a conquista de inúmeros governos estaduais e prefeituras pela oposição. Há no país plena liberdade de expressão, sem qualquer tipo de censura.

    Mentira: Quem está protestando contra o governo é porque “não aguenta mais” os problemas do país.

    Verdade: A tentativa golpista, na qual se inserem as manifestações da direita, reflete o desespero da parcela mais extremista da oposição, que não se conforma com o resultado das eleições de 2013. Esse setor desistiu de esperar pelas próximas eleições presidenciais, em 2019, ou mesmo pelas próximas eleições legislativas, em 2016, ou ainda pela chance de convocar um referendo sobre o mandato do presidente Nicolás Maduro, no mesmo ano. Essas são as regras estabelecidas pela Constituição – qualquer coisa diferente disso é golpe de Estado. A direita esperava que, com a morte de Chávez, o processo de transformações sociais conhecido como Revolução Bolivariana, impulsionado pela sua liderança, entrasse em declínio. Apostava também na divisão das fileiras chavistas, abrindo caminho para seus inimigos. A vitória de Maduro – o candidato indicado por Chávez – nas eleições de abril de 2013, ainda que por margem pequena (1,7% de diferença), frustrou essa expectativa. Uma última cartada da oposição foi lançada nas eleições municipais de dezembro do ano passado. Seu líder, Henrique Capriles (duas vezes derrotado em eleições presidenciais), disse que elas significariam um “plebiscito” sobre a aprovação popular do governo federal. Mas os votos nos candidatos chavistas superaram os dos opositores em mais de 10%, e o governo ganhou em quase 75% dos municípios. Na época, a economia do país já apresentava os problemas que agora servem de pretexto para os protestos, e ainda assim a maioria dos venezuelanos manifestou sua confiança no governo de Maduro. Diante disso, um setor expressivo da oposição resolveu apelar para o caminho golpista.

    Mentira: O governo está usando violência para reprimir os protestos.

    Continua em http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/02/mentiras-e-verdades-sobre-venezuela.html

Comentários não permitidos.