Adestramento de ataque é realizado a bordo do Submarino “Tapajó” S 33

Tapajo ss33 (2)Terceiro submarino brasileiro construído no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ)  e incorporado à Armada em 1998, o submarino “Tapajó” S 33  pertence à classe “Tupi” .

No dia 11 de fevereiro de 2014, o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca e comitiva, participaram de um adestramento da equipe de ataque e manobras operativas, a bordo do Submarino “Tapajó”, no litoral do Rio de Janeiro.

Após o embarque, a comitiva assistiu às orientações sobre segurança e salvamento. Em seguida, o Submarino “Tapajó” suspendeu da Base Almirante Castro e Silva (BACS), em Niterói (RJ) , e, na saída da Baía de Guanabara, mergulhou para dar início ao adestramento.

Tapajo ss33 (1)Os procedimentos da manobra de imersão, nos compartimentos de comando e manobra do submarino, foram observados pelo grupo, que também acompanhou as ações do navio em governo e profundidade.

Na última etapa do exercício, durante o guarnecimento da Equipe de Ataque e a simulação de ataque ao tráfego marítimo de oportunidade, os presentes puderam observar o funcionamento do novo Sistema de Combate Integrado do navio, constituído de um conjunto de equipamentos que integram a direção de tiro com os sensores de bordo e seus periféricos de auxílio à navegação, permitindo uma acurada compilação do quadro tático.

Ao término do adestramento, o submarino cumpriu os procedimentos de retorno à superfície, regressando à BACS.

Recentemente, participou da Comissão “Deployment 2013” , operação militar conjunta com a Marinha dos Estados Unidos da América, durante a qual realizou 135 dias de mar, ao longo de sete meses de comissão.

Para ler toda a matéria acesse a fonte abaixo

Fonte: Marinha do Brasil 

2 Comentários

  1. Interessante…

    “Eles puderam observar o funcionamento do novo sistema de combate integrado”

    Esse sistema foi trocado desde o varo do navio?E recente, novo, coisa de agora?

    Eu não sabia nada sobre isso… alguém tem mais a respeito por aí?

    Valeu!

Comentários não permitidos.