MOVIMENTO “NÃO VAI TER COPA” PROTESTA CONTRA O EVENTO DA FIFA NO BRASIL

Sugestão: Lucena

O invólucro protetor das autoridades judiciárias, em cujo interior se escondem intangíveis com o descaso, este, impede o brasileiro de perceber a manipulação da violencia, cuja culpa não raramente recai à força policial mandada e responsabilizada.

SÃO PAULO/BRASIL – Na volta das manifestações populares pelas ruas, praças e avenidas do Brasil, no sábado de 25 de janeiro, o movimento “Não vai ter Copa” voltou a assustar governantes e levou a um enfretamento entre manifestantes e Polícia Militar em São Paulo e Rio de Janeiro. Os temidos Black Blocs marcaram presença e desafiaram policiais militares.

Entocados em suas mansões e gabinetes palacianos, como medida cautela, os governantes optaram por não se manifestar, para não chamarem a atenção direta dos manifestantes para as próximas investidas.

Entretanto, os serviços de inteligência dos governos federal e estaduais estiveram em pleno vapor para levantar todas as informações sobre as manifestações e seus personagens, no sentido de dar aos seus chefes governantes um preciso Raio X dos fatos.

Os protestos contra a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tiveram início de forma pacífica, mas acabaram em confusão. Em São Paulo, os manifestantes e a Polícia Militar entraram em confronto direto.

Os manifestantes depredaram estabelecimentos comerciais no centro da cidade. O primeiro a ser atacado foi a multinacional McDonald’s. A polícia até que tentou proteger o restaurante, mas os manifestantes correram e destruíram agências bancárias pelo caminho.

Na Rua 7 de Abril, três agências foram atacadas. Terminais de atendimento do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco foram incendiados. Houve início de incêndio. Os valentes e temidos black blocs partiram em direção da polícia e lançaram até coquetel molotov.

Com os black blocs na frente, os manifestantes desceram a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, gritando palavras de ordem contra a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Assustados, comerciantes fecharam as portas quando a multidão se aproximava.

Considerada a Wall Strett do Brasil, a Avenida Paulista foi totalmente tomada pelos manifestantes, que fecharam os dois sentidos da via.

RIO DE JANEIRO

A manifestação da cidade do Rio de Janeiro também foi marcada por confusão e enfretamento entre manifestantes e a polícia. Quando a manifestação chegou ao final da praia de Copacabana, black blocs e policiais militares começaram a se enfrentar.

A Avenida Atlântica foi fechada por manifestantes que protestam contra a realização da Copa no Brasil. Black Blocs – responsáveis pelas depredações e ações violentas registradas nas manifestações de rua no ano passado – estavam no local.

Mais cedo, a concentração ocorreu em frente ao hotel Copacabana Palace, com manifestantes gritando palavras de ordem contra a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Parte dos grupos distribuiu panfletos para as pessoas que caminhavam na orla e recolheu assinaturas para um abaixo-assinado contra o Mundial. O manifestante que costuma se fantasiar de Batman também saiu nas ruas, assim como o que imita o Coringa, um dos inimigos do super-herói.

BELO HORIZONTE

Em Belo Horizonte, capital mineira, manifestantes aderiram ao protesto nacional contra a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e ocuparam parte da Praça Sete de Setembro, no Centro da cidade.

Manifestantes chegaram a interditar a Avenida Afonso Pena, a principal artéria da região.

No ano passado, durante as manifestações realizadas em todo o País, duas morreram em Belo Horizonte em meio aos confrontos entre manifestantes e militares. Luiz Felipe Aniceto de Almeida, de 22, e Douglas Henrique de Oliveira, de 21, caíram do viaduto onde havia sido montado o cerco policial para proteger o entorno do Mineirão, onde eram realizados os jogos da Copa das Confederações e que seriará partidas do Mundial que começa em junho que vem.

RECIFE

Em Recife, capital pernambucana, no nordeste brasileiro, as manifestações contra a a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil acabaram em frente ao “relógio da Copa”, na Avenida Agamenon Magalhães. No local, os manifestantes declararam sucesso para este ato e disseram que foi “o primeiro de muitos”.

Junto aos gritos de vitória, bradavam críticas ao governador Eduardo Campos: “Eduardo fascista, Eduardo ditador”. Pelo trajeto, o trânsito ficou parado e alguns passageiros de ônibus optaram por ir a pé a seus destinos. Em seguida, o grupo dirigiu-se ao Shopping RioMar, o mais luxuoso de Recife, para se solidarizar com o “rolezinho” que ocorre no local.

Os manifestantes percorreram um trajeto de cerca de três quilômetros, partindo da Avenida 13 de Maio até a Avenida Agamenon Magalhães, uma das mais movimentadas da cidade. Em Recife, não houve conflitos com a polícia, que acompanhou o protesto pacificamente.

Na primeira hora de manifestação, em coro, pessoas entoavam: “Não vai ter Copa”, “Ei Dudu (Eduardo Campos), vai tomar no…” e “O poder do povo vai fazer um mundo novo”. A frase “A Copa mata, desabriga e violenta o povo” pode ser lida nos cartazes. Os policiais revistaram alguns manifestantes e recolheram dois canos, que seriam utilizados para erguer faixas de protestos.

Eles disseram que é preciso alertar a população sobre a injustiça de direcionar dinheiro para a Copa e não para educação ou saúde. Os participantes se identificaram apenas por apelidos. “Para a gente não se expor”, justificou um deles.

FORTALEZA

Ainda no nordeste brasileiro, em Fortaleza, capital cearense, na dispersão dos manifestantes contra a Copa, o movimento black bloc Ceará queimou lixeiras e quebrou placas de sinalização de trânsito, na internacional Praia de Iracema. A Polícia reagiu com balas de borracha. A situação neste momento é de calma. Os manifestantes voltaram para a Estátua Iracema Guardiã, onde foi a polícia reprimiu com uma revista com apreensão de vinagre, máscaras, panfletos e cartazes contra a Copa e detenção de dois manifestantes.

A manifestação contra a Copa foi reprimida pela polícia em seu início. Uma revista do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) evitou que jovens saíssem da concentração na estátua de Iracema Guardiã, na Praia de Iracema pela Beira-Mar. O pessoal do Gate, fortemente armado, revistou todos manifestantes. Ao final deteve dois líderes para investigação. Sob protestos dos manifestantes, a polícia recolheu panfletos contra a Copa, uma bandeira nacional, cartazes, máscaras de gás e baladeiras.

Os jovens na saída da batida policial gritavam: “Não vai ter Copa”, “Estado fascista, polícia terrorista” e “Polícia é para ladrão; manifestante não”. Os cartazes apreendidos diziam: “Para Copa tudo, para Juventude nada”, “Se não tem Saúde, Educação, Justiça e Liberdade para o povo, não vai ter Copa para patrão”, “Copa é do mundo, menos do brasileiro”.

Os jovens liderados pelo movimento black bloc Ceará ainda ficaram na estátua Iracema Guardiã por mais meia hora após a batida policial e depois de dispersaram sem promover nenhum quebra-quebra. Os dois detidos para averiguações foram liberados no início da noite.

VITÓRIA

No sudeste brasileiro, em Vitória, capital capixaba, onde em junho do ano passado o governador Renato Casagrande, seu vice, Givaldo Vieira, e o deputado Vandinho Leite “fugiram” para o interior do Estado, para não terem de enfrentar as manifestações que sacudiram o Brasil de Norte a Sul, manifestantes se reuniram em Vila Velha para protestarem contra a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Com gritos de “Não vai ter copa!” e “Fora Fifa!”, os manifestantes fecharam ruas e invadiram um shopping da cidade mais populosa do Estado, enquanto eram acompanhados de perto pela polícia.

De acordo com um estudante de 17 anos, a intenção dos manifestantes era de protestar contra os abusos ocorridos nas obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014.

Os manifestantes escolheram protestar em Vila Velha por solidariedade ao grande número de vítimas das chuvas de dezembro no município, atravessaram um shopping da cidade em passeata e gritando palavras de ordem aos consumidores e lojistas. Perguntada sobre o protesto, uma vendedora disse que apoiava a manifestação contra a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. “Gastaram muito dinheiro e agora nós temos que reclamar. Essa grana tinha que ter sido investida na saúde”, disse. Durante a travessia, a segurança do shopping acompanhou de perto, mas nenhuma ocorrência foi registrada.

Após passarem pelo shopping, os manifestantes se dirigiram em passeata até a Residência Oficial do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na Praia da Costa. O trânsito ficou lento e a polícia acompanhou de perto o movimento que seguiu pacífico até a sua dispersão após um pequeno piquete com fogos em frente à casa de Renato Casagrande.

Além de protestar contra a Copa do Mundo no Brasil, o evento também pedia a desmilitarização da Polícia Militar através da PEC 51 e o impeachment de Rodney Miranda, prefeito de Vila Velha, que viajou aos Estados Unidos em férias durante o período de fortes chuvas que assolaram o município.

SOROCABA

A manifestação ‘Não vai ter Copa’ também reuniu manifestantes em Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. Os manifestantes, compostos na maioria por integrantes do movimento Anonymous, se concentraram na Praça da Bandeira e saíram pelas ruas, praças e avenidas da cidade. Com cartazes pedindo que o dinheiro da Copa fosse aplicado na saúde, os manifestantes caminharam pela avenida Afonso Vergueiro, bloqueando a passagem dos veículos. Motoristas que protestaram foram xingados pelos manifestantes. Os manifestantes não quiseram falar com a imprensa – alguns usavam máscaras e outros tinham o rosto parcialmente coberto. Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal acompanharam a manifestação.

PORTO ALEGRE

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, a manifestação foi convocada pelo grupo Anonymous. Vestidos de preto, com máscaras e tocando tambores, os manifestantes até que tentaram sensibilizar a população para o movimento, mas não conseguiram pleno êxito.

Autor ANTONIO CARLOS LACERDA

Fonte: PRAVDA.RU

52 Comentários

  1. Simples assim!

    Cometeu excessos. Respondam a lei!

    Chega de uma minoria barulhenta querer ganhar no grito.

    Nunca fui contra protestos, porém quebradeira e intimidação. Não!

    Isso aqui não é a Ucrânia.

    E por falar nisso as eleições estão aí!

    • Ah sim quando te interessa vc é a favor de manifestações, “o povo na rua”, “primavera disso” “primavera daquilo”, mas quando é contra a esquerdalha, que é o que terá muito daqui p/ frente, ai vcs são contra, é conspiração estrangeira, imprensa vendida etc…hipócritas. Vão se acostumando, o partidão não vai viver de propaganda p/ sempre. A esquerda criou isso com MST, catraca livre etc.. agora agora aguenta, eu quero ver, tipificar os manifestantes como terroristas vai ser muito bom, vai incluir os verdadeiros terroristas do MST, tô rindo a toa, esse ano vai ser muito animado, vou até votar na Dilma. kkkk

      • A sua frase se encaixa com exatidão nas suas opiniões meu caro petralha. Então do que se trata? Autocrí’tica ou tiro no pé mesmo?

      • EUA e União Europeia estão pagando manifestantes ucranianos

        União Europeia paga manifestantes contra governo da Ucrânia
        Várias confirmações vieram de leitores que Washington está alimentando os protestos violentos na Ucrânia com dólares dos contribuintes. Washington não tem dinheiro para os food stamps (auxílio alimentar do governo) ou para evitar execuções hipotecárias, mas tem bastante dinheiro para subverter a Ucrânia.

        Um leitor escreveu: “Minha esposa, que é de nacionalidade ucraniana, tem contato semanal com os pais e amigos em Jitomir [noroeste da Ucrânia]. De acordo com eles, a maioria dos manifestantes recebe um pagamento médio de 200-300 grivna, correspondendo a cerca de 15-25 euros”. Também ouvi que “uma das mais ativas agências e escoadouro de dinheiro do lado da UE é a Fundação Konrad Adenauer alemã (Konrad Adenauer Stiftung)”, estando intimamente ligada à CDU, ou seja, o partido de Merkel.

        http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/02/eua-e-uniao-europeia-estao-pagando.html

        PS: Posso desenhar também!

      • Mais uma vez você falha miseravelmente em me desqualificar petralha! Cai no ridículo e de bunda no chão. E agora vamos falar sério: Esse pintinho de fim de feira é você né?…hehehehe

      • Pior ainda, de um quinta coluna norteamericano que possui uma fixação erótica por Vladimir Putin. E olha que o déspota russo é homofóbico…heheheh

      • OHHHHH, que nem os Blackbosta recebem do PSTU/PSOL, nossa quanta novidade, aqui tem um monte de comentaristas pagos tb, na Venezuela ia ser diferente né???
        MST é td voluntario gratis p/ vc né??

      • “agora agora aguenta, eu quero ver, tipificar os manifestantes como terroristas vai ser muito bom, vai incluir os verdadeiros terroristas do MST”

        Excelente observação!

  2. por LUCENA
    .
    .
    Tem pessoas que realmente não sabe viver em um ambiente democrático,neste país se vê muito resquícios toxico de época da ditadura com as suas bombas e dos Riocentos da vida.
    .
    É uma pena que só agora,depois de décadas, a tortura e atos terrorista,como aquele do Riocento viraram crimes…que pena.
    .
    Hoje há muitos políticos safados estão ido para cadeia e o que falta,é colocar também,os generais safados…rsrsrsr

    • Indo p/ cadeia cara palida??? Prisão domiciliar p/ Genoino, partidão fazendo vaquinha p/ Zé Dirceu, uhhh, nossa, quanta justiça temos aqui.

      Esses Generais deviam ser recompensados por não sermos o lixo de CUBA, que vive de vender mão de obra escrava em pleno século 21.

  3. O problema é que os governantes não ajudam sequer quem apoia a copa (eu não), vejam o monte de obras inacabadas e a esculhambação em volta dos estádios? Os que são contra a copa nem precisam se esforçar pois do jeito que está vai dar muita encrenca na copa e não estou falando de manifestações.

  4. o que acontece os apátridas ,são contra ,a copa ,o futebol ,o samba ,o carnaval ,dos nossos feriados centenários ,nossa missigenaçao , nossa decendencia ,nossa bandeira ,nosso hino ,e nosso pais etc… etc…
    porque tudo que promover uma rachadura para esses separatistas serve
    para mim é outra turma que tem que ser monitorada e antes deles fazerem o que querem serem presos e condenados
    o que essa turma de separatista mais odeia é o que esta escrito na nossa bandeira
    ordem e progresso !!!
    separatista tem que ser fuzilado !!!
    até torcida para tirar um estado da copa fizeram ,

  5. E POR FALAR EM DILMA….

    PAC 2 chega ao terceiro ano com 82,3% de obras concluídas

    O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) completa três anos com 82,3% das ações previstas para o período de 2011-2014 concluídas. Os empreendimentos atingiram R$ 583 bilhões em obras de infraestrutura de energia, logística, social e urbana até 30 de dezembro de 2013. O resultado é 19,4% maior que o obtido no balanço anterior, de R$ 488,1 bilhões. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, apresentou o balanço na manhã desta terça-feira (18), no Palácio do Itamaraty.

    A execução global do programa chegou a R$ 773,4 bilhões até 31 de dezembro de 2013, atingindo 76,1% do orçamento previsto para o período 2011-2014. Esse percentual é maior que o tempo transcorrido desde o início do programa que é de 75%. O desempenho do PAC 2, em 2013, de R$ 301 bilhões, foi 12% maior do que o verificado em 2012.

    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, presente ao evento no Palácio do Itamaraty, fez uma análise da situação econômica mundial e contextualizou o Brasil no ambiente internacional. Segundo ele, “a turbulência dos mercados mundiais é passageira já que estamos em término de crise mundial”.

    Segundo Mantega, “o Brasil está preparado para a transição da saída da crise mundial. O que dizem sobre a economia brasileira ser frágil é um equívoco. O Brasil é um dos países que possuem mais reservas. Somos o quinto país com as melhores reservas financeiras dentre todos do mundo”, enalteceu o ministro, reforçando que o país atrai muitos investimentos externos. “Temos um fluxo de entrada forte a cada ano e isso deve continuar”, reforçou.

      • “FASCISTA” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk caramba de “comunista” para FASCISTA em um dia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      • E qual a diferença, meu amigo… acaso vc não conhece fidel, pol pot, idi amim, mao, stalin, lenin, maduro e demais ícones de barbáries cometidas contra seus próprios povos ???… vc não é tão desinformado assim… apesar de parecer ter tido um curso secundário fajuto, sinto que vc quer defender o indefensável… sorry !!!…

      • Isso aqui é que não pode!

        fpjc7xGjHTx4

        Aqui no Rio tem dois buchas tirando férias na prisão!

        Protestar! Apoiado!

        Como eu já disse! Isso aqui não é a Ucrânia.

        A eleição é em outubro! O mundo não acaba!

      • Há uma grande suspeita que partidos de ultra esquerda entre outros estão financiando. Porém acho que esse movimento é de fora. (Black Blocks)

        Opinião Minha!

      • Isso eles JAMAIS IRÃO RESPONDER… mas eu tenho a resposta: GILBERTO CARVALHO… investiguem e descubram o óbvio: o governo comanda esses “BLACK BLOCS” como forma de esvaziar os movimentos espontâneos reivindicatórios e denunciantes desse desgoverno que aí está… o tal gilberto, através da casa civil liberava verbas da presidência diretamente para o psol e demais partidecos da esquerdosfera para aparelharem esses grupos… uma investigação independente comprovaria isso facilmente…

  6. Sou da opinião de que se querem protestar que o façam, mas sem baderna e respeitando quem deseja ir aos estádios.
    O seu direito acaba onde o meu começa… isso é democracia. Não querem respeita, é pau mesmo!!

    O que não me agrada nesses protestos é que as pessoas ficam gritando coisas que nem mesmo sabem.
    Dizem que o governo esta gastando bilhões nos estádios – só que serão todos pagos por instituições privadas e com juros.
    Dizem que o Brasil não devia gastar tanto dinheiro, com a copa pois existem outras prioridades – mas esquecem que o governo vai recolher quase 4 vezes mais em impostos.
    E eu vou apoiar essa gente comprada e/ou ignorante? Deixo isso para esses comunistas que se acham capitalistas de hoje em dia.

    • “Dizem que o governo esta gastando bilhões nos estádios – só que serão todos pagos por instituições privadas e com juros”
      Carl não seja ingenuo, estas tais instituições privadas que você se refere são clubes de futebol que tem o habito histórico de não pagar porr@ nenhuma, a não ser que você acredite em timemania?!
      As megas construtoras, que financiam campanhas politicas a torto e a direito e que agradecem.

      • CAPA PRETA
        Acho que “ingenuo” esta sendo o caro colega se pensa que se caso esses estádios não sejam pagos o ESTADO não os tomará. Para o ESTADO tomar um estádio e alugar para uma instituição privada como faz com o Maracanã é um…dois.
        Muito embora os times tenham grandes dividas nesse caso é “só” um pouquinho diferente.

      • ta bom , o estado toma um estadio e faz exatamente o que com ele? enfia mais dinheiro publico para manter e administrar?
        E não me venha com essa de shows, que isto não e atribuição de governo, mas de iniciativa privada, na esfera publica isto vai virar um ralo de desvios e corrupção.
        Estadios de futebol sem um time de futebol com torcida grande para enche-lo, e o mesmo oque você abrir uma fabrica de gelo no Polo Sul.
        veja os caso de futuros elefantes brancos como os estadios da Amazonia e pantanal, verdadeiros elefantes brancos no futuro, sabe por que? porque culturalmente estas regiões não dão a minima para futebol, a media de publico dos campeonatos regionais nestes locais não passa de 5 mil. A não ser que você os transforme em arenas de rodeio, que isto sim atrai atenção de publico nestes locais.
        Do estadio Engenhão no Rio, feito para o Pan de 2007, custando 3 vzs mais que o previsto, e que esta fechado caindo não vou nem comentar.

      • Calma aí…
        “ta bom , o estado toma um estadio e faz exatamente o que com ele?”

        O Maracanã não te serve de exemplo?
        Aquele estadio é da prefeitura e essa aluga para uma empresa que por sua vez aluga para times de futebol e shows. E assim como o Maracanã outros estádios podem – se caso tomados pelo ESTADO – seguir a mesma formula.

        Quanto aos estádios da Amazônia e Pantanal também não gostei, mas sei que o governo só investiu nesses lugares para conseguir mais turistas (tenta fazer propaganda para atrair turistas no futuro). E sim, provavelmente esses estádios serão reaproveitados para outras coisas, ainda assim também os critico.

  7. O site “www.portalpopulardacopa.org.br” é uma da principais vozes contra a copa do mundo, e contribui para os protestos, inclusive o da copa das confederações.

    Fiquei curioso para saber quem seria a dono dele, então solicito que sigam os passos a seguir, para provar que não estou mentindo, toda essa ideia de que a copa não vai dar certo tem uma origem muito curiosa.

    Entrem no registro.br e consultem os dados sobre o site, depois cliquem em whois para ver mais detalhes.

    O titular é: Justiça Global

    Eu pensei, Justiça global, que poha é essa e achei o site deles: “http://global.org.br/”. Aqui os assuntos visão variados, desde “autonomia indígena a abusos policiais contra manifestações “pacificas”.

    Eu fiquei curioso, afinal quem seria o dono deste site (e por tanto dono do site sobre a copa)?

    Fiz este caminho, por favor façam tb: Quem somos » Apoio institucional.

    Lá existe um arquivo PDF sobre o relatório contábil deles (sua área Eduardo).

    Ná pagina 9 temos as doações INTERNACIONAIS, vejam os nomes das grandes empresas que se interessam em implantar o caos aqui ^^

    Vejam os quase 831.878,65 mil em doações INTERNACIONAIS.
    Contra quase 5 mil de doações NACIONAIS.

    Não é conspiração, é só fazer o caminho que fiz, se tiverem duvida terei o prazer de ajudar.

    Temos de acabar com essa ideia ridícula de que a copa será um fiasco, pois é justamente isso que eles querem. 2014 vai ser um ano fantástico, para o futebol brasileiro, para nosso país e para a sua gente ^^

  8. Todos sabem que vai ter Copa e a intenção do movimento não é de impedir que haja Copa e sim de pressionar essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas que mata Brasileiros sustentando NARCO-LATRINOS e chamar a atenção do mundo.
    Voces não tem ideia de quantos Brasileiros foram executados ou despejados de suas casas para se fazerem elefantes brancos e perfumarem cadeiras para bundas Inglesas sentarem.Essa Copa não so custou o dinheiro do nosso povo mas é o maior roubo publico do mundo e usaram os cães do estado aqueles que não tem moral nenhuma pois são podres e covardes para baterem em senhoras,meninas,adolescentes e professoras.
    O proprio EB com pena de pobres que seriam despejados de seus lares doou terras a prefeitura do RJ para que não houvessem despejos.Mas voces não se importam ciom isso não né,quem se importa com pobres e miseraveis,importam-se apenas com suas conveniencias socias,politicas e ideologicas não é mesmo.
    desde a tomada do alemão eu venho alertando que essa estrategia burra de UPPS e serviços nas coxas apenas REALOCOU a narco-guerrilha e hoje os que estão nas comunidades ocupadas não necessitam pagarem exercitos pois o estado faz a segurança da area contra invasores.O maciço da floresta da Tijuca,Serra de Tangua e muitas areas extensas de mata no entorno do grande Rio estão tomadas por narco-guerrilheiros.O estado sabem que estão la,nada fazem.Quando introduzirem ideologia neles e tomarem os anseios do povo ai teriamos um quadro de guerra civil que não encontraria embasamento algum como seria legitimo se essa atitude fosse tomado pelo povo que desenvolve e paga todas as contas desse puteiro.
    Não dá mais para continuarmos escravizando o povo Brasileiro para grupos previlegiados sejam eles elitizados,aristocratizados,politicos ou conchavados.
    Todo ser humano livre tem o direito de insurgir contra o sistema corrupto e opressor isso é direito internacional reconhecido.Se voce não tem direito de contestar e de insurgir VOCE NÃO TEM LIBERDADE voce é um escravo capaxo.

Comentários não permitidos.