Relatório aponta graves problemas de desempenho no futuro porta-aviões da USN

Gerald Ford

 

O Escritório de Contabilidade recomendou adiar a construção do segundo navio da classe, o USS John F. Kennedy, até a Marinha e seus contratantes terem um melhor controle sobre uma série de tecnologias não provadas.

Testes baseados em terra, em Nova Jersey, têm demonstrado uma taxa de confiabilidade de apenas 240 lançamentos sem uma falha, quando deveria ser acima de 1.250 lançamentos sem falhas nesta fase de desenvolvimento do Gerald Ford.

Nos testes, o sistema de cabos tem uma média de 20 pousos bem-sucedidos sem falhas. Isto é muito menos do que a média de 4950 pousos sem falhas que o sistema deveria possuir. O objetivo final é para que o sistema funcione 16.500 vezes sem falhas.

Relatório aponta graves problemas de desempenho no futuro porta-aviões da USN

Por Bryan Bender

Boston Globe, 10/01/2014

O mais novo porta-aviões da Marinha dos EUA , um gigante de bilhões de dólares que é o primeiro de uma nova geração de navios, está envolvido com uma série de problemas de desempenho, até mesmo não passando nos ensaios para comprovar sua capacidade de lançar e recuperar jatos de combate , de acordo com uma avaliação interna pelo Pentágono.

Os testes iniciais estão levantando preocupações de que o USS Gerald R. Ford, batizado em homenagem ao 38º presidente em novembro passado, talvez não possa atender à meta da Marinha dos EUA (USN) de aumentar significativamente o número de lançamento de aviões – e pode até ser menos eficaz do que unidades mais antigas. O porta-aviões está passando por testes em um estaleiro da Virgínia e tem previsão de entrega para a Marinha em 2016, com um preço estimado em mais de US $ 12 bilhões.

Pelo menos quatro componentes cruciais, que ainda estão sendo instalados no navio, estão sob risco por causa de sua baixa ou desconhecida confiabilidade, afirma a avaliação de testes de 30 páginas, que foi entregue no mês passado para o secretário de Defesa Chuck Hagel e outras altas autoridades do Pentágono.

Além do sistema de lançamento e recuperação de aeronaves, as autoridades também estão preocupadas com o seu sistema de radar avançado, que está sendo produzido pela Raytheon. Também ainda não está claro se o elevador de armas funcionará como prometido.

“A baixa confiabilidade desses sistemas críticos poderia causar uma série atrasos em cascata durante as operações de voo, podendo afetar a capacidade [do navio] para gerar saídas, tornar o navio mais vulnerável a ataques ou criar limitações durante as operações de rotina”, segundo uma cópia do relatório obtido pelo Boston Globe.

Uma série de outros sistemas, tais como equipamentos de comunicações, por sua vez , estão abaixo dos padrões aceitáveis​, de acordo com a avaliação feita por J. Michael Gilmore, diretor de testes e avaliação operacional do Pentágono. Gilmore concluiu que a Marinha tem pouca escolha além de redesenhar componentes-chave do navio.

O contra-almirante Thomas J. Moore, diretor executivo do programa para os porta-aviões, defendeu o progresso do navio em uma entrevista e expressou confiança de que, nos dois anos antes da entrega, a Marinha e seus contratantes irão superar o que ele reconheceu como vários obstáculos.

“Com estas novas tecnologias vem um monte de desafios de desenvolvimento”, disse Moore , um engenheiro nuclear formado pelo MIT. “Não concordamos com as caracterizações dos riscos. O navio . . . vai ser um navio fantástico que irá fornecer recursos que [a frota atual] não tem.”

Mas a Marinha se recusou a discutir detalhes da avaliação, dizendo que era um documento interno e não foi tornado público. Também não poderia dizer como os problemas podem afetar o cronograma de entrega, de custo ou a eficácia em combate. O contratante principal do navio, o estaleiro Newport News Shipbuilding , também se recusou a discutir as conclusões do relatório.

O navio teve a sua quota de críticas no passado. O Escritório de Prestação de Contas do Governo (GAO), o braço investigativo do Congresso, descobriu no ano passado que o custo de produzir o navio havia subido 22% a partir das previsões originais.

O Escritório de Contabilidade recomendou adiar a construção do segundo navio da classe, o USS John F. Kennedy, até a Marinha e seus contratantes terem um melhor controle sobre uma série de tecnologias não provadas.

Um terceiro navio da nova classe, o USS Enterprise , está em desenvolvimento e a Marinha poderia comprar até mais oito embarcações.

Com 1.106 pés de comprimento, os navios da classe Gerald Ford são os primeiros porta-aviões recém-projetados em mais de 30 anos. Ele tem 25 andares e 250 metros de altura. Eles devem substituir alguns dos 11 porta-aviões da classe Nimitz , que estreou em 1980.

A maioria dos novos sistemas de armas do Pentágono encontra problemas de desenvolvimento e de engenharia. Neste caso, a marinha ainda tem dois anos antes da entrega programada para trabalhar em soluções.

Mas a avaliação de Gilmore, que foi baseado em uma avaliação de um ano do Gerald Ford, concluída em setembro de 2013, é a indicação mais forte até agora de que a Marinha pode estar aquém de sua meta de aumentar o número de voos de combate a partir de um navio.

Cerca de 60% do navio, que, como seus antecessores terá propulsão nuclear, está baseado no desenho do Nimitz , enquanto os restantes 40% consiste inteiramente de novos componentes – incluindo um convés de voo maior e sistemas de alta tecnologia. É muitas dessas novas tecnologias que estão encontrando problemas graves, disseram as autoridades do Pentágono.

O mais importante deles é o chamado sistema de lançamento de aviões através de catapulta eletromagnética , que é a substituição do sistema de vapor muito utilizado para lançar jatos. O novo sistema possui um motor elétrico linear de 100.000 cavalos de potência, com uma lançadeira que acelera ao longo de um trilho gigante. Estas catapultas possuem a capacidade de lançar múltiplas aeronaves, uma após a outra, a um ritmo alto.

Testes baseados em terra, em Nova Jersey, têm demonstrado uma taxa de confiabilidade de apenas 240 lançamentos sem uma falha, quando deveria ser acima de 1.250 lançamentos sem falhas nesta fase de desenvolvimento do Gerald Ford.

Enquanto isso, um sistema conhecido como o cabo de parada avançado, que é projetado para recuperar aeronaves com cabos esticados através do convoo, é igualmente não confiável, de acordo com o relatório. Nos testes, o sistema de cabos tem uma média de 20 pousos bem-sucedidos sem falhas. Isto é muito menos do que a média de 4950 pousos sem falhas que o sistema deveria possuir. O objetivo final é para que o sistema funcione 16.500 vezes sem falhas.

A menos que os diversos problemas sejam resolvidos, os testadores de armas do Pentágono advertiram, o Gerald Ford não vai ser capaz de lançar o número de missões em tempo de guerra previstos pelos planejadores da Marinha e dois porta-aviões podem ser necessários para alcançar o mesmo efeito de um.

Os sistemas de lançamento e aterragem são construídos pela General Atomics com sede na Califórnia . Gary Hopper, vice-presidente da empresa, se recusou a responder às perguntas.

“Gostaria de reorientar suas perguntas para o nosso cliente”, disse ele. “Não é nossa política falar pela Marinha sobre este ou outros programas.”

Ronald O’Rourke , analista naval no Serviço de Pesquisa do Congresso e especialista em programas de construção naval, disse que o primeiro navio de uma nova classe tradicionalmente enfrenta desafios tecnológicos significativos e crescimento dos custos.

“Navios que lideram classes tendem a ser difíceis”, disse ele. Ainda assim, acrescentou, “o número de novas tecnologias neste navio não é extraordinário. ”

O almirante Moore não aborda diretamente as preocupações do Pentágono sobre os novos sistemas de lançamento e recuperação , mas disse que a tecnologia não era tão futurista ao ponto dos problemas não serem solucionáveis.

” Isto não é como um laser ou um torpedo de prótons”, disse ele, observando que os sistemas de energia semelhantes são usados ​​em montanhas-russas em parques de diversões.

Mas ele reconheceu que a quantidade de energia elétrica que a Marinha precisa gerar para lançar e recuperar centenas de aviões a cada dia no convés de um porta-aviões no mar é único.

“Na escala que estamos trabalhando, não fizemos isso antes”, disse ele.

A avaliação também levantou preocupações sobre o progresso do chamado radar de banda dupla que Raytheon em Rhode Island está ajudando a desenvolver.

O radar, que está atualmente em testes ao longo da costa da Virgínia, supostamente deveria ser capaz de realizar múltiplas tarefas: realizar controle de tráfego aéreo, varrer os céus e o horizonte de potenciais ameaças, e colher dados dos alvos que podem ser alimentados nos computadores do sistemas de armas.

“Há pouca informação sobre a confiabilidade”, conclui a avaliação sobre o novo radar, apesar de uma estimativa informar que 86% dos componentes do sistema já foram entregues à Marinha . A Raytheon não respondeu aos pedidos de comentários.

Moore, no entanto, disse que a Marinha continua confiante no novo radar, embora tenha reconhecido que o teste tem sido limitado com o navio no porto, onde seu pleno poder não pode ser utilizado “a menos que você deseja desligar a TV de todo mundo em Norfolk.”

Moore previu que o navio irá superar seus obstáculos antes de passar para o setor operativo.

Tradução: Poder Naval

Fonte: Boston Globe  via Poder Naval

18 Comentários

  1. quando o petroliro gigante brasileiro atrasou a construção na doca ,os vermes sionistas vira-lata de gringo falaram mau dos engenheiros brasileiros
    agora essa turminha sionista ridícula do site ,quer que nos brasileiros não critiquemos ,vais ser capacho de gringo assim só la na terra do tiraleite ,
    segura o rojão puxa saco de yanke

    • Querer comparar um Petroleiro comercial de baixa tecnologia com um Porta-Aviões nuclear de última geração, tinha de ser coisa do Tonho da Lua…

      • para o tiraleite de boi, o petroleiro é de baixa tecnologia ,apenas a vaca sagrada dele tem muita tecnologia
        também para quem acredita em isruel putenfia acontece isso
        chupa mais essa entreguistas

  2. Boston Globe, 10/01/2014

    O mais novo porta-aviões da Marinha dos EUA , um gigante de bilhões de dólares que é o primeiro de uma nova geração de navios, está envolvido com uma série de problemas de desempenho, até mesmo não passando nos ensaios para comprovar sua capacidade de lançar e recuperar jatos de combate , de acordo com uma avaliação interna pelo Pentágono. ====== Até parece o n Sampa…tanto lá lá como aki…Quem diria…Sds.

  3. Imagino a reação de alguns caso um problema parecido fosse na MB ….como por exemplo no nosso prosub ….. ou ate mesmo no nosso primeiro sub nuclear ….

  4. Essa nova classe de NAe em fase de desenvolvimento, tal como o F-22, mostra a grande diferença da ciência americana para de outros países, principalmente da brasileira…
    Lá a bancada de testes reais é tão, ou mais, importante que a teoria.
    Ou seja, eles sabem que precisam por a mão na massa, e que até a receita dar certo, várias porções vão ir pelo ralo. Que para estar na vanguarda tecnológica não adianta apenas sonhar, teorizar, ou copiar… boa parte da ciência é realizada por tentativa e erro, e não só por doutores, mas também com grande participação de ajudantes de laboratório e oficinas, e revezes mil.

    Um grande exemplo é o programa espacial e aeronáutico, no qual acidente após acidente, seguiram em frente, arranchando soluções no tato, no cheiro, e no puro olhar. Não ficando sentados esperando meses para trocar um rebite por uma solda, ou um parafuso. A barreira do som deixou muita teoria só no papel, na prática foi na raça e na coragem mesmo sua superação carregada de acidentes.

    O Projeto Manhattan é outro exemplo, onde ao lado de uma equipe de cientistas haviam milhares de ajudantes (mais de 100 mil). trabalhando juntos, em compartimentizações claro, mas vejam… qual era (em certo ponto) a necessidade crucial nesse programa? Urânio físsil.
    Que era de difícil separação, obtido só em ínfimas quantidades por ultracentrifugação. (quem já fez química quantitativa?!)
    Qual a solução para esse problema? Técnica ou Teórica?
    Técnica… seria preciso construir-se uma linha de produção de milhares de ultracentrífugas, e apenas isso, o caminho era esse, sem maiores teorias a partir dai. E assim foi feito.

    Agora estão com esse desafio no novo NAe… de tornar realidade um super trilho de catapulta eletromagnética com alta eficiência e confiabilidade. A teoria disse que é uma boa.
    Então chegou a fase de arregaçar as mangas e tornar realidade essa teoria, com percalços ou não.
    Alguém duvida que eles não vão resolver, até mesmo colocando uma gambiarra inusitada onde for necessário, e depois a patenteando óbvio?


    Mas o pior, é que no futuro vamos receber a visita (puramente amigável, então tá!) de um deles em mar territorial brasileiro (brasileiro ?), mostrando que quem quer faz mesmo, não fica só de blábláblá e soft power.

    • Sobre a ciência aeronáutica americana citada acima…
      O que foi mais relevante para seu desenvolvimento… as dicas dos engenheiros aeronáuticos ou a dos inúmeros e corajosos pilotos de testes?

      Nosso Santos Dumont não foi além de cientista (desenhos e redesenhos) um dos primeiros pilotos de teste do mundo?

  5. E aí eu aproveito e pergunto… por que centenas de milhares de crianças brasileiras não estão tendo aulas de experiências em laboratórios, de caráter destrutivo (criativo) e não apenas repetitivo do que o professor babaca falou?
    Onde estão os nossos milhares de laboratórios escolares de ciência recreativa e instrutiva?
    Como formar novos engenheiros e cientistas brasileiros talentosos sem lhes plantar a semente da investigação científica na infância?

    • Quando se mudar a mentalidade educacional do país, aí podemos pensar em ter vários laboratórios científicos.

      Em tempo, nossas universidade precisam praticar mais o ato da “internacionalização”, praticar e permitir mais intercâmbios, isso vai fazer com que nossas principais faculdades públicas subam no rank mundial. Vários países fizeram isso e suas faculdades subiram vários degraus no rank global.

      • Com certeza… boa ideia… ajuda a refrigerar um pouco a esquerdopatia que grassa nossas universidades… assim, talvez com a ajuda divina consigamos melhorar o ensino no país… FORA ESQUERDOPATIA E ESQUERDOPATAS…

  6. Ainda não meus amigos, tem que comer mais feijão e arroz ainda hehehe 😉

    terão que comer muito feijão com arroz pra chegar lá…. hahahahahaha…. 🙂

Comentários não permitidos.