Obama pede ao Congresso que evite novas sanções ao Irã

WASHINGTON, 13 Jan (Reuters) – O presidente norte-americano, Barack Obama, pediu ao Congresso nesta segunda-feira para resistir à tentação de aprovar novas sanções econômicas contra o Irã e disse que, em vez disso, os parlamentares deveriam dar uma chance à diplomacia e à paz.

Muitos no Senado estão ansiosos para apoiar novas sanções contra o Irã devido ao seu programa nuclear, um movimento que a Casa Branca teme que prejudicaria os esforços diplomáticos delicados com Teerã que recentemente levaram a um acordo provisório.

Obama levantou a questão do Irã ao conversar com repórteres durante uma aparição no Salão Oval com o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy.

Ele disse que um acordo provisório alcançado entre o Irã e potências mundiais, incluindo os Estados Unidos, vai ser difícil e desafiador.

“Minha preferência é pela paz e diplomacia, e esta é uma das razões pelas quais eu já enviei uma mensagem ao Congresso dizendo que agora não é a hora de impormos novas sanções”, disse Obama. “Agora é a hora de permitir que os diplomatas e especialistas técnicos façam o seu trabalho.”

Obama disse que se Teerã cumprir o acordo “então eu não tenho nenhuma dúvida de que poderão ser abertas oportunidades extraordinárias para o Irã e seu povo”.

Mas se o país se recusar, disse ele, então “estamos em posição de reverter qualquer acordo provisório e colocar no lugar uma pressão adicional para se certificar de que o Irã não obtenha uma arma nuclear”.

Obama afirmou que a comunidade internacional será capaz de monitorar e verificar se o acordo provisório está sendo seguido pela República Islâmica.

“E se não estiver, estaremos em uma posição forte para responder. Mas o que nós queremos fazer é dar à diplomacia uma chance e dar uma chance à paz”, acrescentou.

(Reportagem de Steve Holland e Mark Fesenthal)

Fonte: Reuters

11 Comentários

  1. E agora josé… o que dizer… O projeto do Lula Ordegon era melhor do que esse atual, e mesmo assim teve gente contra… com que cara ficam agora?

    Quem ganhou com os embargos oi só o Irã, sua indústria militar, civil cresceu enorme mente graças a eles, e isso mudou tudo no cenário geopolítico, pois os embargos falharam, basta ver o que são capazes de produzir agora e antes dos embargos!!

    Certo muita coisa é propaganda, mas existem sim DADOS DE FATO que o país produz… e fazer chacota não vai mudar nada de fato na existência dos mesmos!!

    Embargo NÃO FUNCIONA CONTRA UM PAÍS que tem terras cultiváveis, fontes de agua, matéria prima e indústria de base e de consumo moderadas pra processa-las, fontes energéticas, educação média pra boa, e capacidade técnica em varias áreas!!

    Valeu!!

    • SE OS EMBARGOS TIVESSEM FUNCIONADO não teria acordo algum com o Irã e seu programa nuclear, só VERÍAMOS a aceitação INCONDICIONAL do Irã ou até mesmo bomba na cabeça… Só isso!!

      Valeu!!

    • E esqueci outro ponto importante nos embargos e seus fracassos…

      E ainda NÃO FUNCIONAM OS EMBARGOS com tudo acima e mais a capacidade de fabricar seu próprio dinheiro pra circular na economia, coisa que mais de 90% dos países não conseguem fazer e importam o próprio dinheiro de gráficas autorizadas de quem sabe fazer!!

      Alias essa coisa de “PRÓPRIO DINHEIRO” é estrategicamente valiosíssimo e POUCOS SABEM OU ENTENDEM sua importância… Se o teu dinheiro for facil de falsificar outros países podem fazer ele falso e destruir tua economia por dentro, gerando inflação, deflação, caos econômico de todo tipo…

      O Problema não são os falsários de garagem, mas os estados inimigos que podem também fabricar dinheiro como o seu e destruir você pro dentro!!

      Então nem todo ataque inflacionário é problema da política econômica interna… mas nesse assunto ninguém fala, é cruel demais com os civis e também é considerado jogo sujo!!

      Valeu!!

      • Você se engana Francoorp. Embargos funcionam..e muito! Basta lembrar que foi uma série de sanções aplicadas ao Regime Sul Africano que permitiu o fim do Apartheid e a posterior libertação e eleição de Nelson Mandela.

        No caso do Irã, as sanções aplicadas em 2010 provocaram tão severo dano na economia iraniana que permitiram que em 2013 um moderado fosse eleito presidente do país. Caso o acordo do Lula e do Megalonanico tivesse sido acolhido, provavelmente Ahmadinejad teria feito sucessor.

        Outro aspecto é que as negociações prevêem inspeções à instalações nucleares e no futuro até mesmo a destruição das mais sensíveis. O acordo que a diplomacia dos atabaques queria iria manter intacta a capacidade do Irã em enriquecer urânio,que poderia ser adquirido clandestinamente de outras formas.

    • Francoorp

      Eu acho que dizer que os embargos não funcionam é relativo.
      O Irã perdeu muito ao longo desses anos e está muito atrasado em vários setores de sua indútria.

      Como penso no povo iraniano, eu ficaria feliz em ver este país agregado a comunidade e o comércio internacional em paz com todo mundo.
      Mas o preço disso é desistência do programa de armas nucleares, não sei se poderíamos dizer que o Irã saiu vitorioso da situação.

      Espero que esse problema se resolva diplomaticamente e que o povo iraniano seja beneficiado.

      • Deagol,

        O governo do Irã e o povo do irã também sabem que nações que se acham no direito de impor sanções só pretendem matar o povo através de embargos PRA DEFENDER SÓ O PRÓPRIO INTERESSE, e assim não devem ter precedência em acordos… Se abaixar a cabeça e disser “Sim Senhor” piora!!

        O Irã tem que defender seu povo desses ataques comerciais infames feitos só pra matar mulheres e crianças, nunca abaixar a guarda e aceitar imposição, NUNCA!

        E SE ESTÃO NEGOCIANDO, é porque o embargo fracassou, como já dito, se tivesse funcionado não veríamos mesa diplomática, só bombas e cada vez mais sanções contra o Irã, mas assim não é!!

        Eu gostaria de estar vivo pra ver esses atos se voltarem contra os comete hoje, pois um dia não serão mais o que são hoje… Outras potências que hoje nem podemos imaginar já que países se unem e se dissolvem em continuação, darão o troco no futuro, sempre foi assim!!

        Valeu!!

  2. Essa é uma oportunidade de ouro para os EUA negociar com o Irã. Se aplicar sanções o Irã vai parar todas as negociações e os acordo. O mundo vai dar o razão para o Irã e simplesmente vai incentivar o Irã a acelerar o desenvolvimento nuclear.

  3. 13/1/2014, [*] Moon of Alabama

    “Obama’s Pivot Requires Serious Negotiations With Iran”

    Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

    “Em negociações recentes com o Irã, os EUA outra vez tentaram assaltar o direito do Irã, de enriquecer urânio. Foram necessárias pressões severas de Rússia e China para reverter a tentativa de assalto e tornar possível o acordo.

    Para o Washington Post:

    “Irã e seis potências mundiais deram passo significativo, mas difícil, na direção de uma reaproximação nuclear, no domingo, com o anúncio de que chegaram a um acordo que detém o disputado programa nuclear iraniano, em troca de uma modesta redução nas sanções econômicas incapacitantes.

    As semanas de barganha para pôr em prática o acordo de novembro foram mais difíceis do que se previa, com rápido desligamento dos negociadores iranianos e rancor no bloco de nações que negociavam o acordo.

    Rússia e China, há muito tempo protetores do Irã na ONU, empurraram os EUA para que aceitassem concessões técnicas que deixaram ainda mais evidente que o Irã está mantendo a capacidade para enriquecer urânio, demanda chave dos iranianos, tão logo se aprove um conjunto definitivo de limitações ao seu programa.”

    Rússia e China ameaçaram atropelar as sanções e criar condições para que o Irã prossiga o próprio programa nuclear como bem entender, sem qualquer limitação, enquanto dá vida nova à economia. A ameaça foi lançada via matéria “exclusiva” da Agência Reuters, na 6ª-feira (10/1/2014) à tarde:

    Irã e Rússia estão negociando uma troca de petróleo por produtos no valor equivalente a US $1,5 bilhão/mês, que permitirá que o Irã aumente consideravelmente as exportações de petróleo, mas mina as sanções ocidentais que ajudaram a persuadir Teerã em novembro a aceitar um acordo preliminar para suspender seu programa nuclear.

    Fontes russas e iranianas próximas da mesa de negociações disseram que estão sendo discutidos detalhes finais de um acordo pelo qual Moscou passará a comprar cerca de 500 mil/barris dia de petróleo iraniano, em troca de equipamentos e outros produtos russos.

    Se esse acordo acontecer, equipamento “ocidental” exportado para Rússia e China poderá chegar facilmente até o Irã. Rússia e Irã interconectam-se pelo Mar Cáspio, onde os EUA não têm meios para impor qualquer bloqueio.

    Por hora, o governo Obama cedeu à pressão dos russos, mas as dificuldades só aumentarão com as negociações de um acordo permanente. Rússia e China já fixaram um conjunto de limites às escandalosas exigências que os EUA insistem em fazer.”

    *(trecho)

  4. WASHINGTON, 13 Jan (Reuters) – O presidente norte-americano, Barack Obama, pediu ao Congresso nesta segunda-feira para resistir à tentação de aprovar novas sanções econômicas contra o Irã e disse que, em vez disso, os parlamentares deveriam dar uma chance à diplomacia e à paz. ====== O ganhador no N.da Pax, Obaobaobama está começando a fazer jus ao prêmio recebido. Agr, kero ver ele levar os judeuss à mesa p negociar de verdade a formação do Estado da Palestina e suas fronteiras, isso é o q eu e mt outros keremos ver………………….Dúvido q ele consiga q os judeuss negociem um retirada e desmantela/ dos enclaves do invasores judeuss das terras dos Palestinos…dúvido.Quem viver verá q tenho razão.Sds.

  5. o que ira acontecer os iranianos já estão coma bomba ou em estagio avançado ,já tem misseis que alcançam o seu alvo
    os gringos agora querem petróleo pois os russos já negociam quantidades enormes com os iranianos
    e a arabia sendo afastada para poderem fazer a primavera no reino dos súditos sauditas

Comentários não permitidos.