Caça T-50 é 15 vezes mais imperceptível do que Su-27

Демонстрационные полеты на авиасалоне МАКС-2013Os criadores do caça de quinta geração T-50 (complexo aéreo promissor para a Força Aérea Tática) conseguiram reduzir significativamente a visibilidade do avião em comparação com os caças atuais do Exército russo.

A superfície de dispersão eficaz do T-50 (a principal característica da visibilidade da aeronave para radares inimigos) foi reduzida ao valor médio na gama de 0,1 a 1 metro quadrado. Para compararmos, a superfície de dispersão eficaz do Su-27 constitui de 10 a 15 metros quadrados.

A característica da visibilidade do caça norte-americano da quinta geração F-22 é de 0,3-0,4 metros quadrados.

Os primeiros caças T-50 serão adotados pelo Exército russo em 2016.

Fonte : Voz da Rússia

18 Comentários

  1. A superfície de dispersão eficaz do T-50 (a principal característica da visibilidade da aeronave para radares inimigos) foi reduzida ao valor médio na gama de 0,1 a 1 metro quadrado. Para compararmos, a superfície de dispersão eficaz do Su-27 constitui de 10 a 15 metros quadrados.

    A característica da visibilidade do caça norte-americano da quinta geração F-22 é de 0,3-0,4 metros quadrados.

    Os primeiros caças T-50 serão adotados pelo Exército russo em 2016. ===== Parabéns aos Russos,pode-se se dizer a já é uma reali// o T-50 Sds.

    • “A característica da visibilidade do caça norte-americano da quinta geração F-22 é de 0,3-0,4 metros quadrados.”

      Só podia ser da voz dá rússia, informações completamente erradas ou mentirosas.
      Incrível que alguém acredite nisso.

  2. Já vi que os americanos vão ter que suar a camisa pra manter a supremacia aérea (em questões tecnológicas). Fico decepcionado em saber que perdemos a oportunidade de entrarmos nesse projeto glorioso.

    • ARC

      Eu também gostaria que o nosso Brasil participasse do programa PAK, pois acho que este será um dos melhorees caças do mundo.
      Mas por tudo que li e pesquisei está bem claro que o novo Sukhoi nem se compara ao, F-22, F-35 e B-2 em termos de furtividade.

      Inclusive os próprios russos admitem isso claramente!

      • (Eu também gostaria que o nosso Brasil participasse do programa PAK, pois acho que este será um dos melhores caças do mundo).

        Mano tu tem Transtorno dissociativo de identidade? Uma hora quebra o pal junto da tua tribo em cima do PAK, agora vem falar isso. WTF!!!!!

      • Vc tá se saindo igualzinho o rafrutinha… chato prabaraio… é dose aguentar aborrecente esquerdopático que acabou de sair da oitava para o secundário… só faltava agora cursar engenharia no Paraguai… 🙂

      • MalExGrimmjow

        “Mano tu tem Transtorno dissociativo de identidade? Uma hora quebra o pal junto da tua tribo em cima do PAK, agora vem falar isso. WTF!!!!!”

        Não, nada a ver!!!
        Alguns de vocês é que tem dificuldades para entender as coisas, pois vivem nesse mundinho de esquerda ou direita, ideologias, torcidas e etc.

        Eu nunca neguei que o PAK deverá ser uma excelente aeronave, só comparável com o f-22 ou o F-35, com vantagens e desvantagens.

        Não quebrei o pau em cima PAK!
        O que eu disse, e repito, é a constatação óbvia de que os cinco protótipos dele não são tão furtivos como os 5° Gs americanos.

        Eu não disse que o T-50 era um avião ruim. e eu realmente gostaria de ver ele na FAB.

        Vocês é que tentaram quebrar o pau em cima da gente

      • Tenho que concordar que a questão de furtividade fica a cargo dos caças americanos. Mas acho que a grande questão do PAK FA será as novas tecnologias que os russos estão trazendo e ocultando, os russos andam assustando nesse aspecto, e a outra, são os radares…nesse eu não tenho tenho dúvidas de que será o melhor.

      • Caro ARC

        Eu ainda confio mais na eficiência das tecnologias de eletrônica ocidentais, mas isso não quer dizer que os russos não possam desenvolver um radar mais potente com inovações desconhecidas no ocidente.

        Além disso, ao que parece, o PAK terá no mínimo três radares com campo de varredura muito mais amplo que os outros caças.

        Quanto a RCS, acredito mais no americanos, porém acho que a baixa detectabilidade do T-50 vai reduzir as distâncias de engajamento a um ponto em que o caça russo possa compensar sua maior RCS com outros sistemas como IRST, Radares de banda L ou outras coisas.

        Basicamente concordo com você. Só que não podemos esquecer que o Radar do F-35 também terá capacidades extras como, por exemplo, a possibilidade de ser usado como ECM.

      • “a baixa detectabilidade do T-50 vai reduzir as distâncias de engajamento a um ponto em que o caça russo possa compensar sua maior RCS com outros sistemas como IRST”

        Também penso parecido.

        Se bem que para mim existe muita propaganda sobre os caça de quinta geração. Desconfio muito mesmo sobre o quanto esses caças sejam realmente furtivos (americano, russo ou chines). Depois que os militares que derrubaram o F-117 e disseram que ele tinha sido identificado a 50km por um radar desatualizado, perdi minha fé. Lembrando que cerca 80% da furtividade de uma aeronave é devido a seu desenho e só 20% é devido a seu material.

      • E ainda considerando que o mero atrito do ar com a fuselagem da aeronave já gera o calor suficiente para o IRST, como já foi demonstrado pelo EF-2000 em cima do B-2.
        Seja pelo radar seja pelo IRST, o avião pode ser mais difícil de ser rastreado, mas invisível não é mesmo… e só imaginar que a alguns anos atrás falavam que o F-22 era tão furtivo que os radares inimigos não conseguiriam travar os misseis mesmo a curto alcance… quanto exagero.

  3. Sem a distância de detecção, sem as bandas de frequência e sem os perfis e posições nãos e pode avaliar o RCS de uma aeronave.
    É sempre um erro jogar números como se fossem iguais a qualquer posição e a qualquer gama de frequência e isso é corriqueiro, especialmente nos sites Brasileiros onde muitos autores não entendem nada de ondas eletromagnéticas e chutam números como se eles fossem respostas frias do perfil.
    Na minha modesta o artigo masi completo sobre RCS do PAK FA é este que sugiro aso leitores.
    http://www.ausairpower.net/APA-2012-03.html
    Embora os dados possam estar desatualizados já que o artigo é de 2012, ele nos mostra um pouco da complexidade do cálculo e dos parâmetros envolvidos, Falar em 0,0000000001 m quadrado é bobagem, precisa-se saber em que perfil e condição isso ocorre.
    Abraços
    E.M.Pinto

  4. Ainda tenho aquela ponta de ”esperança” de q o Brasil vá de PAK num acordo gov-gov ..agora .. uma oportunidade perdida dessas .. e complicada de ”aceitar” …

  5. Peleoamordedeus , ateh o everest possui assinatura radar menor doque o su27 ,kkkkk , e por favor: F22 e F35 nao podem ser utilizados como base nas comparaçoes dos outros caças terrestres , daqui a 6o anos talves surja algo que possa ser comparado a eles , ate lah , evitem a gafe !

Comentários não permitidos.