Defesa & Geopolítica

Britânicos e americanos se rendem a imponência do novo submarino nuclear de ataque russo

Posted by

K-329 Severodvinsk

Com a incorporação do primeiro submarino nuclear de ataque da classe a Yasen, a Rússia toma a liderança tecnológica em matéria de submarinos, afirmou no último sábado (11) o jornal britânico “The Sunday Times”.

Segundo o jornal, os testes finais do K-329 Severodvinsk, primeiro submarino da classe Yasen (Project 885), são uma prova de que a Rússia se converteu em líder mundial de tecnologia nessa área.

Apesar de ter sido comissionado em 30 de dezembro de 2014, o K-329 Severodvinsk ainda será submetido a testes até a próxima primavera (no hemisfério norte) e posteriormente o submarino começará a operar em missões no Ártico.

“A nova frota submarina russa contará com 8 submarinos da classe Yasen, cada um equipado com 24 mísseis de cruzeiro de longo alcance Granat com uma cabeça de 200 kilotons. Devido suas características técnicas, o novo submarino é impossível de ser detectado no oceano, o que converte o Severodvinsk praticamente invulnerável aos sistemas anti-submarino mais avançados”, diz o jornal britânico.

“Os EUA se mostram preocupados com a aparição do novo submarino russo. Não sabemos nem a metade do que o Severodvinsk leva a bordo”, disse uma fonte dos serviços de inteligência ao The Sunday Times.

Fonte: Informante

12 Comments

shared on wplocker.com