Britânicos e americanos se rendem a imponência do novo submarino nuclear de ataque russo

K-329 Severodvinsk

Com a incorporação do primeiro submarino nuclear de ataque da classe a Yasen, a Rússia toma a liderança tecnológica em matéria de submarinos, afirmou no último sábado (11) o jornal britânico “The Sunday Times”.

Segundo o jornal, os testes finais do K-329 Severodvinsk, primeiro submarino da classe Yasen (Project 885), são uma prova de que a Rússia se converteu em líder mundial de tecnologia nessa área.

Apesar de ter sido comissionado em 30 de dezembro de 2014, o K-329 Severodvinsk ainda será submetido a testes até a próxima primavera (no hemisfério norte) e posteriormente o submarino começará a operar em missões no Ártico.

“A nova frota submarina russa contará com 8 submarinos da classe Yasen, cada um equipado com 24 mísseis de cruzeiro de longo alcance Granat com uma cabeça de 200 kilotons. Devido suas características técnicas, o novo submarino é impossível de ser detectado no oceano, o que converte o Severodvinsk praticamente invulnerável aos sistemas anti-submarino mais avançados”, diz o jornal britânico.

“Os EUA se mostram preocupados com a aparição do novo submarino russo. Não sabemos nem a metade do que o Severodvinsk leva a bordo”, disse uma fonte dos serviços de inteligência ao The Sunday Times.

Fonte: Informante

12 Comentários

  1. “A nova frota submarina russa contará com 8 submarinos da classe Yasen, cada um equipado com 24 mísseis de cruzeiro de longo alcance Granat com uma cabeça de 200 kilotons. Devido suas características técnicas, o novo submarino é impossível de ser detectado no oceano, o que converte o Severodvinsk praticamente invulnerável aos sistemas anti-submarino mais avançados”, diz o jornal britânico. ==== Parabéns a Ivan, qto ao BRASIL, será o mt do mesmo..Sds.

    • Caro Tireless,

      dizem a mesma coisa sobre os classe Virginea e os Seawolf.
      8 Yassen contra 40 submarinos modernos americanos é covardia.
      Além disso, sabemos como jornalistas temdem à errar ou exagerar as coisas.

    • Meio exagerado eu também acho, mas 8 unidades são um inicio pra uma nova classe, e isso mais unindo as frotas deles com as dos chineses e não só em nuclear, a competição vai ficar boa…

  2. Sou um admirador declarado dos russos, e essa notícia só reforça minhas dúvidas, de que eles estão a frente d restante o mundo em certas tecnologias, uma delas a submarina. Até porque a pouco tempo os radares norte americanos não foram capazes de rastrear um da classe Akula (episódio do golfo do México) o que se dirá deste com tecnologia superior e detalhes bélicos ainda obscuros. Parabéns aos russos, dando mais uma passo em direção aos interesses nacionais e em favor da multipolaridade global.

    • Caro amigo ARC

      Em se tratando das novas gerações de armas, temos poucos relatos de embates mesmo que simulados entre submarinos e embarcações de superfície.
      Mas o pouco que temos nos mostram alguns relatos de fracassos de embarcações de superfície ao tentarem detectar submarinos.

      Temos inclusive uma situações embaraçosa que parece ter levado a uma revisão na doutrina de combate a submarinos empregada pelos EUA.
      Foi o caso do submarino Chinês da classe “Song”, que invadiu o perímetro de defesa e emergiu a oito quilômetros do porta aviões Kitty Hawk.
      Nesta ação, o Kitty Hawk ficou dentro do raio de ação das armas do submarino Chinês, e este só foi detectado quando quis se mostrar, vindo à tona.
      Veja o link: http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/11/14/ult34u168081.jhtm.

      Temos também o caso do submarino “desconhecido” que no de14 de setembro de 2008, deu o maior “olé” na marinha Japonesa.
      Este submarino foi perseguido por cinco embarcações incluindo aí o todo poderoso “Aégis”, e por dois aviões de patrulha.
      Por fim, o submarino simplesmente desapareceu e os japoneses ficaram chupando os dedos.
      Veja o link: http://www.naval.com.br/blog/2008/09/17/japao-encerra-buscas-a-submarino-intruso/.

      Até mesmo o submarino Brasileiro Tamoio, já fez bonito em uma manobra, quando conseguiu enganar as escoltas do porta aviões Espanhol Principe de Asturia e o “afundou”.
      Veja o link:
      (observe as informações relativas ao ano de 1997) http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/T/T007/T007.htm

      O link do Akula que passeou nas águas próximas ao litoral Americano é este: http://gazetarussa.com.br/articles/2012/08/20/submarino_russo_passa_quase_um_mes_despercebido_no_litoral_dos_eua_15247.html.

      Como se vê, o submarino é uma arma formidável, e parece que nesta área,a Rússia está em um patamar tecnológico superior às outras potencias.

      Sds.

  3. por LUCENA
    .
    .(…)“Os EUA se mostram preocupados com a aparição do novo submarino russo. Não sabemos nem a metade do que o Severodvinsk leva a bordo”(…)”
    .
    uma fonte dos serviços de inteligência ao The Sunday Times.
    .
    .
    Os americanos com os seus contratorpedeiros da classe Zumwalt e os russos com os seus submarinhos de sofisticadíssimo !!!
    .
    Os submarinhos ainda é uma arma que dá muitos calafrios a muitos capitães na navios,os russos investiram em uma arma que por natureza por si só é a arma de ponta de lança em uma ataque a uma frota,seja ela quem for.

  4. Será que a Rússia ficara só em 8 unidades ? Ou ira adquirir mas unidades no futuro? Realmente 8 unidades não são suficientes pra repor toda a frota de submarinos nucleares de ataque da frota russa atualmente…

    • O Yasen é considerado muito caro, os Russos pretende desenvolver uma classe intermediária 75% dos custos d eum Yasen, são pretendidos outros 12 navios, os demais são cerca de 20 submarinos Diesel elétricos para defesa costeira e litorânea.
      Sds
      E.M.Pinto

  5. Fico imaginando esse projeto é da década de 90, agora como serão os projetos dos meados dos anos 2000-2013????

  6. Eu estou perguntando-me qto meses os Russos vão ficar nas ” águas internacionais” próximas das costas dos iankss….na do BRASIL ñ vale pq o BRASIL ñ tem subs(só (5) cinco ) aptos e em números suficiente p se fazer presente em pelo menos 80% de n costa…Sds.

Comentários não permitidos.