Tradução e adaptação: E.M.Pinto
China revela novo míssil Anti-Navio
Algumas imagens do novo míssil anti-navio supersônico YJ-12 e do míssil de cruzeiro supersônico com capacidade de ataque naval YJ-100 foram recentemente revelados nos fórum e sites chineses.Ambos os mísseis são projetados para serem lançados a partir do bombardeiro estratégico H-6G e do caça bombardeiro JH-7B da PLAN r PLAAF.
O YJ-100 é desenvolvido com base no míssil de cruzeiro CJ-10 de produção chinesa, esta arma pode ser classificada como um míssil de médio alcance com 550 e 650 km, quando lançado pelo ar.
Através do estudo das fotos divulgadas, militares e especialistas calcularam que o tamanho do YJ-12 é de cerca de 6,0 m de comprimento, com um raio entre 0,55 e 0,6 m, dimensões menores do que o esperado. O YJ-12 também parece muito menor que o 3M55 e o 3M80de fabricação russa acredita-se que este novo míssil tenha um alcance e carga bélica igualmente inferiores. De qualquer forma os especialistas acreditam que o YJ-12 possa transportar uma ogiva de 2.000 a 2.500 kg.
Quanto ao alcance do YJ-12, estima-se ser de 150 km quando lançada em baixa altitude. Quando o míssil é lançado em grande altitude, o seu alcance aumenta para entre 250 a 300 km. A faixa é menor do que o esperado no entanto, com alguns especialistas já prevendo um alcance de 400 km quando lançado a partir de baixas altitudes. Apesar de seu tamanho, um único míssil YJ-12 pode paralisar ou afundar um navio de combate de superfície inimigo.
Z 19 exibe mastro e domo de radar
No blog chinês, China Defense Blog, foram exibidas imagens da aeronave de ataque e reconhecimento Z-19 ostentando um mastro e domo de radar sobre o cubo do rotor.
Este sistema nomeado MMR do inglês (Mounted Mast Radar), ou simplesmente, radar montado no mastro, segundo acredita-se, este sistema poderia aumentar a letalidade e a capacidade de sobrevivência do Z -19 no campo de batalha, permitindo por exemplo que o helicóptero lançasse os modernos mísseis AKD-10, alegadamente equivalentes aos norte americanos AGM114 Hellfire.
É inegável a comparação deste sistema com o norte americano APG-78 instalado na aeronave AH-64D Long Bow Apache, segundo noticiou a rede CCTV.
PLAN comissiona mais uma corveta Type 56
Segundo o periódico ChinaMil, a PLAN comissionou mais uma corveta lança mísseis para a frota do Mar da China oriental (leste). A cerimônia de comissionamento da PLAN 586 “Ji’an” foi realizada em Xangai em 08 de janeiro de 2014. (Navy.81.cn / Dai Zongfeng).
Esta é o primeira corveta do novo tipo de navio lança mísseis guiados que está oficialmente destacada para um comando de guarnição marítima da PLAN na Frota do Mar da China Oriental.
A corveta de mísseis guiados Ji’an (casco No.586 ) pertence a uma nova geração de corvetas leves lança mísseis desenvolvidas integralmente e independente pela China. Depois de destacada para o comando guarnição marítimo da Frota do Mar da China Oriental, o navio de guerra vai principalmente realizar missões de patrulha marítima e escolta.
Além disso, estas corvetas leves podem realizar funções anti-submarino e operações anti-superfície, individualmente ou em coordenação com outras forças. Ji’an é cidade é famosa pela montanha Jinggangshan, o berço dos Trabalhadores e Camponeses chineses do Exército Vermelho e da primeira geração de fragatas lança mísseis guiados da PLAN também foi nomeada Ji’an (casco n º 518).
A “velha” Ji’an PLAN 518 serviu por 35 anos perfazendo um total de mais de 200.000 milhas antes que se aposentar em 2012. Gu Xiangbing, vice-comandante da Frota do Mar da China Oriental, apresentou a bandeira do exército e emitiu o certificado de nomeação para o navio.
Novas imagens e informações do Míssil de cruzeiro de nova geração KD -20
O KD -20 ( K/AKD20 ) é a primeira geração de modernos mísseis ALCM de longo alcance que se posicionam na mesma classe dos misseis AGM- 86 americano e o russo Kh -55. O míssil é projetado para atacar uma variedade de alvos fixos de alto valor estratégico. A sua configuração apresenta um corpo cilíndrico com duas asas retráteis, quatro aletas traseiras dobráveis , bem como uma entrada ar para o motor escondida na barriga.
No entanto, o míssil parece não possuir recursos de furtividade significativos. Baseado nos mísseis de cruzeiro CJ-10/DH-10 lançados a partir de plataformas baseadas em terra. Por sua vez, aparentemente o míssil adotou algumas tecnologias do Kh -55, o KD -20 ALCM entrou ao serviço na PLAAF no final da década de 2000 (inicialmente era chamado de YJ- 100), juntamente com o bombardeiro H -6M convertido a partir anteriormente H- 6F o qual transportava 02 destes mísseis. Movido por um motor turbofan eficiente em termos de combustível o KD – 20 pode atingir alvos entre 1.500 e 2.500 km, dependendo da carga útil que transporta .
Como uma arma estratégica, é capaz de transportar tanto uma ogiva nuclear quanto uma convencional.O KD -20 utiliza tanto o INS quanto TERCOM ( acoplado ao GPS? ), porém utiliza em cruzeiro o modo DSMAC como a orientação terminal, o que dá ao míssil uma precisão milimétrica .
O míssil também pode ser transportado pelo recém incorporado ao serviço, o bombardeiro H – 6K o qual pode transportar até 6 mísseis. Recentemente surgiram boatos do desenvolvimento de uma versão melhorada com um maior alcance ( ≥ 3,000 km ). O KD -20 está prevista para ser lançado pelo novo bombardeiro estratégico furtivo HX ainda em desenvolvimento.
24 Comments