Navio de desembarque de doca Argelino Kalaat Beni- Abbes
Sugestão: Rustam, Moscou.
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Em Janeiro de 2014, o estaleiro italiano Fincantieri em Riva Trigoso (Genova) realizou a cerimônia de transferência da doca para a barcaça de transporte do navio de assalto construído para a Argélia, o navio de desembarque de doca Kalaat Beni- Abbes 474 . Após ser transferido para a barcaça Atlante que deve ser rebocada para a conclusão final no estaleiro da Fincantieri, em associação com a Muddzhiano (La Spezia) .
Este navio foi encomendado pela Argélia em Julho de 2011 no âmbito do programa BDSL ( Bâtiment de Débarquement et de Soutien Logistique ) um contrato no valor de mais de 400 milhões de euros.
O contratante principal para a concepção e construção do navio é a empresa italiana Orizzonte Sistemi Navali ( OSN ), uma joint venture do grupo Finmeccanica e Fincantieri, originalmente criado para os programas Horizon e FREMM.
O navio argelino foi projetado com base no LHD italiano da classe San Guisto , introduzido na Marinha italiana, em 1994, porém o navio teve acrescida uma ligeira capacidade de deslocamento 9000 toneladas em vez de 8.100 toneladas. Seu comprimento é de 142,9 m e a largura 21, 5 m).
O navio argelino possui uma invulgar e poderosa capacidade de armamentos, incomum para navios deste classe. Ele esta equipado com mísseis de médio alcance SAM MBDA SAAM – ESD- Zour Aster 15 lançados a partir de silos verticais Sylver A50, posicionados logo atrás da superestrutura “ilha”. Também é equipado com canhões automáticos OTO Melara de 76-mm/62 e duas torres automáticas de 25 – mm .
Os equipamentos eletrônicos são integrados ao sistema de radar Selex Sistemi Integrati Empar radar de longo alcance e Athena- C CICS da mesma empresa . O navio tem uma suite EW da Thales e dois dispositivos de chaff- flare OTO Melara Sclar -H.
Este LHD tem um convés de voo contínuo com duas área de pouso para helicópteros pesados nas extremidades e 30 toneladas de elevação na parte central da plataforma. A doca fornece a base para a operação de três embarcações de desembarque de carros de combate LCM. Além disso, o navio transportará três pequenos LCVP, um tipo de LCP (L) e duas embarcações semi- rígidas.
Em um pequeno hangar no deck, o navio pode acomodar até 15 veículos blindados ou cinco carros de combate T- 90SA . A tripulação do navio é composta por 150 integrantes, incluindo o grupamento aéreo, o navio transporta e acomoda ainda cerca de 440 tropas.
One Comment