Holanda rompe com posição da UE e abre diálogo político com Cuba

Frans Timmermans (à esquerda) e Bruno Rodriguez assinam acordo para participar de consultas políticas. Fotografia: Yamil Lage / AFP / Getty Images

O ministro de Relações Exteriores da Holanda, Frans Timmermans, assinou nesta terça-feira um acordo com seu colega cubano para manterem consultas políticas, rompendo com a posição da União Europeia, que limita visitas de alto nível e conversações com Cuba, governada por um regime comunista.

No segundo dia de visita a Cuba, Timmermans pediu que a União Europeia faça ajustes em seu relacionamento com a ilha, e afirmou: “Ao longo dos séculos, Havana tem sido um ponto de encontro entre a Europa e as Américas e eu acredito que ainda tem um papel importante nesse sentido.”

Timmermans, ao se reunir para conversações com o ministro cubano de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, elogiou os esforços de Cuba “para pôr fim ao último conflito violento na região” – uma referência ao fato de o país sediar as negociações entre o governo da Colômbia e rebeldes locais.

Rodríguez disse que acolhia bem essa oportunidade de conversar sobre questões de interesse comum e que as mudanças em andamento na ilha representam uma oportunidade para os negócios holandeses.

Como parte das reformas de abertura ao mercado, sob o governo do presidente Raúl Castro, que assumiu o poder após a doença do irmão, Fidel, em 2008, Cuba abriu recentemente uma zona econômica no estilo chinês e está preparando uma nova lei de investimentos estrangeiros.

Uma delegação de empresários acompanha Timmermans na visita, a primeira de um chanceler holandês desde a Revolução Cubana, em 1959.

A Holanda é uma firme defensora dos direitos humanos e da democracia e apoia ativamente organizações dissidentes em Cuba. O país também mantém fortes laços comerciais com a ilha, tanto que o porto de Roterdã serve como ponto de entrada para o níquel cubano e outras mercadorias destinadas a vários países.

O comércio entre os dois países totalizou 791 milhões de dólares em 2012, quase exclusivamente de exportações cubanas. Não ficou claro se Timmermans iria se reunir com dissidentes antes de partir no fim desta terça-feira.

A União Europeia adotou o que é conhecido como “posição comum” em 1996, que condiciona suas relações com Cuba ao progresso na direção de um sistema político pluralista e de respeito aos direitos humanos.

Cuba rejeita essa política com base no argumento de que interfere nos assuntos internos da nação.

“Acho que o diálogo é um caminho melhor do que voltarmos as costas um para o outro”, disse Timmermans na segunda-feira.

“Acho que é hora de a Europa rever sua posição sobre Cuba e ver se podemos negociar uma nova posição em relação a Cuba”, disse ele durante a abertura de um programa de treinamento de futebol em Havana, apoiado por jogadores holandeses.

REUTERS

 

Fonte: Terra

43 Comentários

    • Coitadinho do bolivariano , NUNCA OUVISTES FALAR DO CAVALO DE TROIA , se nao ,pesquise ,veja nas entrelinhas,antes de ficar euforica por nada , as vezes fico chateado com pessoas que se acham espertas mas que na realidade sao MACAQUITOS DE IMITAÇAO ,os caras irao colocar as bestas cubanas de quatro ,baixar a sunga ,passar vaselina e ….,normal, vc eh decepcionante cara , aguarde o ferro que os cumuninhas irao levar( Os empresarios e CAFETOES americanos agradecem,kkkkk)

      • Pode baixar o nível o quanto quiser, eu não vou poluir o blog como vc e seus amigos fazem.

        E as vezes eu também fico chateado com pessoas que não sabem defender suas opiniões e acabam apelando para a baixaria.

      • Mas que isso irá acontecer de fato, irá… na verdade, cuba não fede e nem cheira para eles… o que me deixa chateado é que com tanta mazela no Brasil o governo petista gastador do dinheiro que não pertence a ele joga fora bilhões em um porto em cuba sabendo que o povo brasileiro levará calote dessa dinheirama… mas eles, os petistas, não tão nem ai… o que importa é a grana que voltará em forma de financiamentos de campanha para o partidão… trágico…

      • Vai debater de forma seria, ótimo.

        Mas descordo de vc quando diz que o Brasil levará calote de Cuba, é praticamente impossível que eles cometam esse erro. Somos um dos poucos aliados e o mais poderoso deles, um calote contra o Brasil seria um tiro no próprio pé. Aquele governo criminoso (qualquer governo que não seja eleito democraticamente é um governo criminoso) de Cuba pode ter muitos defeitos mas não é burro.

      • Entre ser patetico e ser baixo nivel (segundo seu julgamento),prefiro o baixo nivel, uma vez que ele desagrada pessoas SENSIVEIS mas, reflete a realidade e ponto !

      • teropodre mais por baixo que toba de cobra rsrsrs e mais por fora que coro de… mas para a mentalidade de creche dele reflete a realidade do ponto de ônibus rsrsrs

      • teropode

        Na verdade grosseria é que é uma coisa patética. E para piorar ainda polui o blog que nos recebe tão bem.

  1. a melhor frase do texto é traduçao havana a seculos é a ponte entre a auropa e a america , com o porto e o canal na Nicarágua colocara Miami no bolso
    é por isso que os yankes querem podar cuba , pois essa é uma referencia historica e estrategica do continente americano

      • Cuidado com sua dor de cotovelo Rafinha! Eu sei que você morre de vontade de comentar por lá mas não quer dar o braço a torcer e comprar a revista para poder ter acesso aos comentários. Assim, podemos fazer uma vaquinha para comprar um revista para você. Aí você terá como extravasar sua paixão reprimida e enrustida. Que tal?

      • Realmente, peço licença ao PB,mas na trilogia ha muitas feras comentando e lecionando , quando nao estou lah ,estou cah !

      • as ideia desse perreco !!!!
        ninguém te da ouvidos o teropodre nem para você e nem para o tiraleite
        só a mae de vocês le as asneiras que vocês escrevem
        vocês só prestam para serem zoados !!!!

      • Acho que sua mãe só não sente vergonha de vc porque não se interessa em ler trollagens… ela deve pensar como foi possível a ela (coitada!!!) parir um elemento desse naipe… que infelicidade !!!…

      • o comedia tem que pedir é desconto na revista só pelo fato que uma múmia paralitica tiraleite escreve por lá
        mas aposto que o tiraleite manda um exemplar para o teropodre de grátis rsrsrs
        clube do bolinha ,mais infantil que isso só o zoinho de vidro junto alias o lord ou melhor look!!!!
        palavras do teropodre : ‘ ,mas la no trilogia tem feras lecionando’. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ,PAGA SAPO DE MEIA PATACA !!!!! teropodre apenas um idiota útil ,as vezes nem útil o coitado consegue ser .

  2. A questão Holandesa cubana é simples, a Shell está de olho nas vastas reservas de petróleo e gás intocadas no litoral Cubano.
    No mais é só quirela de terceira pra pombo de rua…

      • mais uma parceria caracu amigo caio, eles entram com a a cara, e agente com o c…
        No caso nos constrimos o porto, eles lucram.

      • por LUCENA
        .
        “(…) eles entram com a a cara, e agente com o c… (…)”
        .
        Fale por vocês dois..heheheh….vocês americanófilos só pensam naquilo….rsrsrsrsr

      • No caso, o c… também é seu, lucenático… rsrsrsrsrsrsrs… vai passando um gelzinho a base de água… se é que precisas… 🙂

      • por LUCENA
        .
        .
        “(…)vai passando um gelzinho a base de água… se é que precisas…(…)”
        .
        Blue Eyes, Na Resistência
        .

        .
        Pulguento; ouça a voz da experiência de quem conhece,sabe como é e faz….Hahahahha…esse ai;realmente sabe tudo..hahahahah….

    • Disse tudo, o que manda é o dinheiro o resto é resto.
      Só para citar a Arabia Saudita não é lá muito diferente em termos de repressão de direitos civis de Cuba, e está numa boa com o mundo made USA.

    • Entao, claro e cristalino , como haverah resistencia as empresas americanas, enviaram o cavalo, alem disso ha interesse na construçao de cassinos e estruturaçao para o turismo, entao a holanda nao eh a boazinha descolada que pretende salvar cuba, ela segue seus interesses e os de TERCEIROS , o ocidente nao vai dar bobeira e levar bola nas costas, principalmente com o dragao cheio de grana e sem lugar pra gastar !

      • Se isso acontecer, cuba voltará a velha boa forma dos tempos de Fulgencio Batista… o bom e velho CAPITALISMO… o próximo passo é repatriar os cubanos made in USA e posteriormente meter o coturno no rabo dos castros… chora bananeira, chora… 🙂 se os cubanos, posteriormente, resolverem erigir um busto em homenagem ao F. Batista, e precisar de cooperação, mando alguns dólares para eles… é só publicar o número da conta… 🙂

      • zoinho de vidro já tem uma conta na internet vou passar o numero é : meia mole meia dura deposita sua poupança todinha rsrsrs .

      • Quem usar poupança é gentalha como vc que gosta de depositar sua poupança pros petralhas passarem a mão… 🙂

      • vai me falar que você não tem uma poupancinha gorda rsrsrs
        mas já entendi que voce gosta mesmo é de receber nos fundos rsrsrs

    • Será? A Petrobras andou por lá e não encontrou nada que pague o custo.. Alias, os cubanos queriam prospecção mas de uma forma inviável econômicamente (comunismo?).

      • Deve ser por causa dos barbudos… tão querendo meter a mão no petróleo do povo cubano… mas não querem só uma parte… devem estar querendo tudo… por isso a “inviabilidade”… pobre povo que se deixa alienar por uma ideologia perversa como o socialismo/comunismo…

Comentários não permitidos.