2013 foi ano de conquistas e realizações para o Ministério da Defesa

A definição do consórcio que irá tocar o programa F-X2, de aquisição de novos caças para a Força Aérea, a participação das Forças Armadas em eventos como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, e a contínua modernização administrativa da pasta foram algumas das principais atividades do Ministério da Defesa em 2013.

A avaliação foi feita pelo ministro Celso Amorim, em mensagem de fim de ano dirigida aos militares e civis que integram o órgão. Amorim destacou que o ano foi marcado, também, pela concretização do processo estruturante da Defesa previsto em documentos como a Estratégia Nacional de Defesa e a Política Nacional de Defesa, bem como o fortalecimento da cooperação internacional com países vizinhos.

Na área institucional, a evolução mais significativa foi a criação da Secretaria-Geral do ministério que, nas palavras de Amorim, dará organicidade à vertente civil da Defesa. Instituída pelo Decreto 7.974, de 1º de abril, a Secretaria-Geral tem como competências coordenar e planejar as atividades das demais secretarias do ministério.

O mesmo decreto dotou a Defesa de 440 novos cargos civis (215) e militares (235). A previsão é de que, até meados de 2014, todos os cargos sejam ocupados.

No âmbito militar, algumas questões tiveram destaque, como a consolidação das operações conjuntas.

A principal delas, a Operação Ágata, que combate os crimes de fronteira, realizou em 2013 sua edição mais ousada. Pela primeira vez, cobriu toda a fronteira terrestre do país, uma linha de 16.880 quilômetros.

A operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), lançado em junho de 2011, pela presidenta Dilma Rousseff.

Ainda este ano, foram realizadas as operações Laçador, de adestramento entre Marinha, Exército e Aeronáutica; e a Felino, de treinamento com as Marinhas de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Investimentos

Em 2013, o Ministério da Defesa manteve os investimentos em projetos estratégicos da pasta. Iniciativas como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e o Cargueiro de Abastecimento KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB) foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, imune a cortes orçamentários.

O Prosub, além disso, teve um grande salto com a inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem). O projeto coloca o Brasil no seleto grupo de países que têm capacidade para construir submarinos de propulsão nuclear.

Outro investimento de peso foi no setor de defesa antiaérea. Brasil e Rússia estreitaram a parceria na área, iniciando negociações para a compra de cinco sistemas de baterias de mísseis antiaéreos, com transferência de tecnologia. Os equipamentos serão utilizados pelas três Forças Armadas.

Uma das maiores conquistas do ano foi a definição do Programa F-X2. Em dezembro, a presidenta da República, Dilma Rousseff, autorizou a aquisição de 36 novos caças para reequipar a frota da Força Aérea.

O anúncio, feito pelo ministro Celso Amorim, no dia 18, definiu que as aeronaves serão do modelo sueco Gripen NG.

Elas contarão com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional. A transação comercial com a Suécia prevê transferência de tecnologia. Os investimentos são da ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma de desembolso que se estenderá até 2023.

Na área aeroespacial, vale citar ainda o projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que neste ano saiu do papel. O contrato de R$ 1,3 bilhão para sua construção e lançamento foi assinado em novembro. A entrega está prevista para 2016. O satélite terá bandas Ka (de uso civil) e X (para emprego militar) e é de fundamental importância para garantir a soberania das comunicações do governo brasileiro.http://www.planobrazil.com/wp-admin/post-new.php

Indústria de Defesa

Em maio, o governo federal anunciou uma nova modalidade de financiamento, com recursos provenientes de empresas públicas federais, para beneficiar o setor de defesa e aeroespacial. O pacote, intitulado Inova Aerodefesa, faz parte do programa Inova Empresa, que prevê apoio financeiro por meio de crédito, subvenção econômica, investimento e financiamento a instituições de pesquisa.

Importante passo foi conquistado também em novembro, na área de investimentos de defesa. Nesse mês, foram certificadas as primeiras empresas e produtos estratégicos de defesa do país. Considerado marco do setor, o ato permite de imediato que as companhias classificadas como estratégicas obtenham vantagens competitivas para comercializar, por exemplo, aviões de combate, artefatos bélicos, munições e equipamento cibernético.

Cooperação e missões de paz

Em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, algumas iniciativas de cooperação internacional em defesa foram ampliadas, como a criação de novas adidâncias, assinatura de acordos bilaterais com países sul-americanos, africanos e parceiros tradicionais.

Foram levados em frente, ainda, projetos no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americano da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), entre eles, o avião treinador básico, o veículo aéreo não tripulado (vant) regional – com fins de reconhecimento e cartografia, sem o uso de armas –, e o sistema de monitoramento de áreas especiais

A parceria no auxílio a outros Estados continuou sendo realizada pelo Brasil nas missões de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio delas, o país mantém o compromisso com a paz e a estabilidade mundial. Ao todo, militares brasileiros estão presentes em oito lugares do Globo Terrestre: Sudão e Sudão do Sul, Libéria, Costa do Marfim, Saara Ocidental, Chipre, Haiti e Líbano – nas duas últimas com papel de destaque.

No Haiti, desde 2004 o Brasil comanda a missão da ONU destinada à estabilização daquele país. Atualmente, mais de seis mil militares de 19 países atuam no auxílio à população do Estado caribenho. Em 2014, a presença brasileira completará dez anos e novos rumos deverão ser tomados.

As Nações Unidas defendem a retirada gradual das tropas, a fim de que o Haiti possa prover de maneira autônoma a sua segurança. Essa determinação já vem sendo cumprida e, hoje em dia, o contingente brasileiro passou dos quase dois mil militares para 1,5 mil.

No Líbano, o Brasil também tem função de destaque, já que comanda a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). O objetivo da missão é atuar na retirada de tropas israelenses no Líbano e impedir a entrada de armamento no país pelo mar.

Considerada a maior missão da ONU em número de tropas, a Monusco, no Congo, tem um brasileiro no comando de 20 mil militares de 20 países. Trata-se do general Carlos Alberto dos Santos Cruz. Desde junho à frente da operação, Santos Cruz teve sua atuação elogiada pela mídia estrangeira, que o considerou “decisivo” para o sucesso do fim da rebelião do Movimento 23 de Março (M23), no Leste da República Democrática do Congo, depois de 20 meses que custaram a vida de milhares de congoleses.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

20 Comentários

  1. Apenas propaganda institucional do Megalonanico, que quer aparecer bem na foto quando até um néscio sabe que o resultado do FX-2 favorável ao Gripen foi uma grande derrota para o anão, que em inúmeras ocasiões defendeu a escolha “político- etílica”do Iluminado de Garanhuns…

    • Vc nao passa de um anão moral…
      Late pequinês… Late, que ouvir latido de raiva de quem nao consegue nada é música pros nossos ouvidos…

      • uiuiui…Se doeu Rafrutinha, só porque eu disse algumas verdade sobre o seu amado megalonanico? Chora na cama que é lugar quente….

    • por LUCENA
      .
      .
      “(….)A principal delas, a Operação Ágata, que combate os crimes de fronteira, realizou em 2013 sua edição mais ousada. Pela primeira vez, cobriu toda a fronteira terrestre do país, uma linha de 16.880 quilômetros. (…)”
      .
      .
      O grande inimigo dos brasileiro indiscutivelmente são as drogas que entram pela nossas fronteira e bem como a corrupção que é um grande mal que contaminou em todas às instância do Brasil.
      .
      Isso não é um mal exclusivo só nosso,a corrupção sempre foi uma arma poderosa nas mão dos grandes carteis de droga internacional,até na terra do pato Donald a corrupção dar o ar da sua graça.
      .
      Nos EUA,as drogas se alastra como um rastro de pólvora,nomeio dos Obamavilles,com a política;se não pode com eles,se junte com eles,a corrupção faz com que muitos políticos,liberem geral o consumo da maconha,uma forma de driblar a corrupção através da hipocrisia,basta vê como eles fizeram para mascarar a corrupção no meio político americano,instituído o lobby.
      .
      Aqui como lá,tato nas nossas favelas ou nos Obamavillers,o tráfico de droga corre solta,com ajuda da corrupção.
      .
      .
      **********************
      .
      .Agência antidrogas dos EUA se aliou a narcotraficantes mexicanos
      .
      Funcionários da Administração para o Controle de Drogas (DEA, na sigla em Inglês) e do Departamento de Justiça dos EUA podem ter se aliado secretamente a narcotraficantes mexicanos, incluindo a organização encabeçada por “El Chapo” Guzmán (um dos traficantes mais procurados do mundo). As revelações foram realizadas por um relatório divulgado pelo jornal mexicano El Universal.
      .
      De acordo com o jornal, o governo estadunidense estava ciente das reuniões secretas dos agentes da DEA com os “narcos” mexicanos, que se realizaram sem a participação das autoridades do México. Além disso, também revela que o escritório regional da DEA sabia dos encontros e deixava que os cartéis “sócios” seguissem com suas atividades ilegais.
      .
      O texto diz ainda que, com base em registros do tribunal e citações de vários oficiais dos EUA envolvidos em reuniões secretas com os traficantes de drogas, os funcionários da DEA, devido às informações fornecidas por seus informantes, foram capazes de prender membros de cartéis da concorrência e interceptar carregamentos de drogas.

      Essa colaboração pode ter ocorrido principalmente sob o governo dos presidentes Vicente Fox (2000-2006) e Felipe Calderón (2006-2012). Um dos principais sócios da DEA seria o cartel de Sinaloa, a organização criminosa do narcotráfico mais influente no México.
      .
      .
      (*)fonte:[ vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=233246&id_secao=7 ]

  2. O bobalhão do Megalonanico tá querendo trazer os louros pra ele…

    Fica quieto meu filho… vai tomar umas com o Lula Molusco e aproveita pra chamar o Bob Sponja….

  3. Se olharmos o contexto a coisa até que andou bem, vivemos uma grande estagnação e desmanche de mutas empresas e projetos na década de 90, infelizmente tudo que foi planejado na década de 60 – 70 foi jogado fora. A partir da metade dos anos 2000 começamos a tentar alçar novamente voo, espero que desta vez não fique pela metade pois a muito a ser feito.

  4. uma boa matéria que todo site de defesa deveria fazer ,mostrar as aquisições na sequencias dos fatos !!
    retrospectiva do ano .

  5. Como sempre os cachorrinhos pequinês (que se acham rotwaillers) aparecem pra latir mais do que a garganta agüenta

    Desse jeito, rasgam o Spaghetti

    Unuauahuauhauhuhauhaujaujajuaujjuaujaujajuaujaujajuujajuajuaujajuaujaujajuauj

  6. Perderam a chance histórica de fechar o ano com chave de ouro, um caça de verdade com tantas capacidades inclusive a nuclear, lamentável dilma, saito, morin , na verdade entraram para a história … pelo lado negativo … e vamos nós viver de esperança de novo…

    e

    espere turbina
    espere assento ejetor
    espere radar aesa
    espere alcance
    espere capacidade de carga
    espere repasse

    vai esperando… vai esperando…

    • Nuclear kkkkk , vc de novo falando do que não sabe, até o Etendard pode carrega míssil nuclear, quanto mais o Gripen não poderia , o que faz um caça possuir capacidade nuclear é o seu proprietario possuir tais ogivas, o resto é trollalgem sua.

      • “””A Dassault reafirma que o Gripen é muito inferior ao Rafale. Em quê, exatamente?

        Desculpe dizer, mas acho que os franceses estão dizendo besteira. Poderia sentar e discutir com eles todos os aspectos das duas aeronaves. Mas, no final, há um aspecto, apenas um, em que o RAFALE É MELHOR: o fato de ele poder carregar ARMAS NUCLEARES . E O GRIPEN NÃO. O Gripen carrega mais munição, tem um radar melhor, é mais acessível financeiramente, o que vai consumir menos dinheiro do contribuinte brasileiro. “””

        http://veja.abril.com.br/noticia/economia/o-gripen-e-otimo-a-concorrencia-esta-falando-besteira-diz-saab

        Té logo…

    • Que nada… ele disse ao lulinha que tudo que conseguiram foi furto do seu trabalho frente ao partido e a direção da nação… 🙂

  7. SAFRA DE 200 MILHÕES/T.
    CHORA, URUBÓLOGA, CHORA !
    O Brasil tem o pré-sal no Leste e comida no Oeste. Que horror !

    Saiu na Agência Brasil:

    SOJA PODE LEVAR BRASIL A TER SAFRA RECORDE DE 200 MILHÕES DE TONELADAS

    Brasília – Mesmo com os problemas climáticos do momento, os técnicos do Ministério da Agricultura acreditam que a safra 2013/2014 atinja a marca recorde de 200 milhões de toneladas. No quarto levantamento da safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje (9) em Brasília, o número para a safra indicava 196,7 milhões de toneladas, também recorde, mas a soja pode melhorar ainda mais esse resultado.

    “Há um aumento de produtividade da soja. Assim que terminar a colheita desse grão, haverá um aumento maior do que a estimativa divulgada. Podemos, assim, chegar aos 200 milhões de toneladas. Isso para nós é muito importante. É um número significativo”, disse o ministro da Agricultura, Antonio Andrade. Na avaliação de Andrade, a soja é um grande fator para o resultado e está sendo exportada com preços “remuneradores”, o que faz aumentar a produtividade, com garantia de mercado exportador.

    Para o ministro, o resultado demonstra que agronegócio está crescendo cada vez mais no país, conquistando espaços tanto internos, quanto externos. Segundo ele, a produção de grãos torna hoje o país respeitado pelas ações que tem adotado e que trazem consequências, como o aumento da produtividade.

    http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/01/09/safra-de-200-milhoest-chora-urubologa-chora/

    • Pelo jeito que vc começou a puxar o saco do governo petralha até parecia que era o MST que tinha produzido essa cifra monumental e não os milhares de produtores sérios e comprometidos com a nação que realmente trabalham de sol a sol e não ficam esperando cestas básicas e bolsas esmolas eleitoreiras do governo populista do pt…

  8. ABREU E LIMA, BR-163, BMW.

    CHORA, URUBÓLOGA, CHORA !

    Em Recife, Dilma sumiu com o Dudu.

    Com o mais sincero espírito de solidariedade natalina, o Conversa Afiada oferece à Urubóloga; ao Freire – ou Freira, segundo o Bessinha – ; ao Príncipe da Privataria; ao Dudu que, de novo, só tem a falta de xale da Bláblá; ao Aécio, que vai lançar um programa com a densidade de um pão de queijo; ao Cerra, que não sabe se sabe se vai ou se fica e corre o risco de se tornar mecânico de câmbio, como sugere a enquete trepidante; ao Líder Máximo da Oposição, Gilmar Dantas (*) e a todos os “profetas da catástrofe”, “arquitetos do caos”, e “simuladores de eficiência” algumas notícias para azedar as Festas.

    (Por falar em Festas, o Dudu sumiu com a Dilma em Pernambuco …)

    REFINARIA ABREU E LIMA SERÁ MAIOR UNIDADE PARA PRODUÇÃO DE DIESEL DO PAÍS

    A presidenta Dilma Rousseff visitou, nesta terça-feira (17), a refinaria Abreu e Lima, localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco. Quando estiver em funcionamento, terá capacidade de processar 230 mil barris por dia de petróleo pesado, produzindo derivados para comercialização. A taxa de conversão de óleo cru em diesel será de aproximadamente 70%, o que fará da refinaria a maior unidade operacional da Petrobras nessa atividade.

    “Nós estamos dando mais um passo para que o nosso país seja um grande produtor e um grande transformador de petróleo. Eu vim aqui para comemorar com vocês o dia em que nós estamos começando o processo de comissionamento desta unidade, que está totalmente pronta. (…) Que vocês que contribuíram para a construção dessa grande refinaria vão contribuir para construção de outros projetos”, afirmou Dilma.

    As obras estão em ritmo acelerado, com mais de 80% de execução e previsão de partida do primeiro trem de refino em novembro de 2014 e do segundo trem em maio de 2015. Os recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento e a obra gerou mais de 44 mil empregos diretos.

    P-62 VAI PRODUZIR 180 MIL BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA NA BACIA DE CAMPOS (RJ)

    A presidenta Dilma Rousseff falou, nesta terça-feira (17), sobre a agenda de logo mais em Pernambuco, onde inaugura a plataforma P-62, a nona da Petrobras entregue este ano. Dilma ainda lembrou que foram entregues três navios petroleiros e contratados outros 19, além de seis sondas de perfuração.

    “Participo de solenidade da conclusão da plataforma P62, equipamento para exploração de petróleo em águas profundas. (…) Nesses onze anos, fizemos renascer a indústria naval. Hoje, 79 mil homens e mulheres trabalham nos estaleiros nacionais”, afirmou Dilma, que ainda destacou que 63% da P-62 teve produção nacional.

    A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta terça-feira (17) da inauguração da plataforma P-62, primeira obra dessa modalidade realizada em Ipojuca (PE). Durante quase três anos, cerca de 5 mil trabalhadores ergueram uma estrutura de mais de 60 mil toneladas, 330 metros de comprimento e 119 metros de altura, com capacidade para 110 pessoas e que terá capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de m³ de gás quando estiver em operação no campo de Roncador, na Bacia de Campos.

    Atraído pela oportunidade profissional, Osmar Barbosa, de 29 anos, saiu de sua cidade natal, Santos (SP), para trabalhar nas obras da P-62.

    “Foi uma aventura, tanto profissional quanto pessoal. Mas acho que foi a melhor coisa que fiz. A experiência foi maravilhosa e eu tenho certeza que quero seguir carreira nessa área de engenharia naval”, afirma.

    A mesma impetuosidade também moveu o eletricista Emanoel Uelinton da Silva, de 40 anos. Ele, que trabalhava no comércio, viu sua vida mudar quando a cidade em que morava, Palmares, foi destruída por uma enchente causada pelas fortes chuvas. Decidido a mudar de vida, Emanoel seguiu para a região de Suape, e começou a buscar qualificação como eletricista, a profissão do pai.

    ARRECADAÇÃO FEDERAL EXPLODE: NOVEMBRO BATE RECORD ! GASTA, DILMA !

    A arrecadação federal somou R$ 112,5 bilhões em novembro com o recolhimento de R$ 20,3 bilhões pagos por empresas que aderiram a parcelamentos especiais de dívidas com a União. O resultado bateu o recorde para meses de novembro, representando uma alta real de 27,08% na comparação com igual período de 2012.

    Com isso, a arrecadação nos 11 primeiros meses de 2013 chegou a R$ 1,019 trilhão – valor 3,63% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O governo prevê que os recolhimentos administrados pela Receita Federal, que subiram 3,94% na mesma comparação, encerrem o ano com um avanço de 2,5% em termos reais (descontando a inflação).

    BR-163, NO MATO GROSSO DO SUL, É CONCEDIDA COM DESÁGIO DE 52,74%

    A Companhia de Participações em Concessões (CPC) venceu o leilão pela concessão de trecho da BR-163, no Mato Grosso do Sul, por um período de 30 anos. Com a oferta de R$ 4,381 para cada 100 km de rodovia, o valor representa um deságio de 52,74% em relação ao valor máximo estipulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que era de R$ 9,27 para cada 100 km. O leilão aconteceu nesta terça-feira (17), em São Paulo.

    O edital prevê a execução dos serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de 847,2 km da rodovia BR-163 (MS). O trecho inicia-se na divisa com o estado de Mato Grosso e termina na divisa com o Paraná, atravessando vinte municípios no estado de Mato Grosso do Sul. A concessão faz parte da 3ª Etapa das Concessões de Rodoviárias Federais, do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

    BMW PLANEJA MONTAR CINCO MODELOS NO BRASIL

    Por Eduardo Laguna | De Araquari

    A direção da BMW e autoridades do governo federal e de Santa Catarina participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica em Araquari

    Um sedã com motor flex (bicombustível), equipado com turbo e vendido hoje no Brasil ao preço de R$ 130 mil será o ponto de partida na fábrica que está sendo erguida pela BMW no norte de Santa Catarina. Ontem, a direção da montadora alemã anunciou que o 320i – que compõe a Série 3 da marca – será o primeiro modelo a ser montado no país.

    (*) Clique aqui para ver como notável colonista da Globo Overseas Investment BV se referiu a Ele. E aqui para ver como outra notável colonista da GloboNews e da CBN se referia a Ele. O Ataulfo Merval de Paiva preferiu inovar. Cansado do antigo apelido, o imortal colonista decidiu chamá-lo de Gilmar Mentes. Esse Ataulfo é um jenio. O Luiz Fucks que o diga.ABREU E LIMA, BR-163, BMW.
    CHORA, URUBÓLOGA, CHORA !
    Em Recife, Dilma sumiu com o Dudu.

    Com o mais sincero espírito de solidariedade natalina, o Conversa Afiada oferece à Urubóloga; ao Freire – ou Freira, segundo o Bessinha – ; ao Príncipe da Privataria; ao Dudu que, de novo, só tem a falta de xale da Bláblá; ao Aécio, que vai lançar um programa com a densidade de um pão de queijo; ao Cerra, que não sabe se sabe se vai ou se fica e corre o risco de se tornar mecânico de câmbio, como sugere a enquete trepidante; ao Líder Máximo da Oposição, Gilmar Dantas (*) e a todos os “profetas da catástrofe”, “arquitetos do caos”, e “simuladores de eficiência” algumas notícias para azedar as Festas.

    (Por falar em Festas, o Dudu sumiu com a Dilma em Pernambuco …)

    REFINARIA ABREU E LIMA SERÁ MAIOR UNIDADE PARA PRODUÇÃO DE DIESEL DO PAÍS

    A presidenta Dilma Rousseff visitou, nesta terça-feira (17), a refinaria Abreu e Lima, localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco. Quando estiver em funcionamento, terá capacidade de processar 230 mil barris por dia de petróleo pesado, produzindo derivados para comercialização. A taxa de conversão de óleo cru em diesel será de aproximadamente 70%, o que fará da refinaria a maior unidade operacional da Petrobras nessa atividade.

    “Nós estamos dando mais um passo para que o nosso país seja um grande produtor e um grande transformador de petróleo. Eu vim aqui para comemorar com vocês o dia em que nós estamos começando o processo de comissionamento desta unidade, que está totalmente pronta. (…) Que vocês que contribuíram para a construção dessa grande refinaria vão contribuir para construção de outros projetos”, afirmou Dilma.

    As obras estão em ritmo acelerado, com mais de 80% de execução e previsão de partida do primeiro trem de refino em novembro de 2014 e do segundo trem em maio de 2015. Os recursos são oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento e a obra gerou mais de 44 mil empregos diretos.

    P-62 VAI PRODUZIR 180 MIL BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA NA BACIA DE CAMPOS (RJ)

    A presidenta Dilma Rousseff falou, nesta terça-feira (17), sobre a agenda de logo mais em Pernambuco, onde inaugura a plataforma P-62, a nona da Petrobras entregue este ano. Dilma ainda lembrou que foram entregues três navios petroleiros e contratados outros 19, além de seis sondas de perfuração.

    “Participo de solenidade da conclusão da plataforma P62, equipamento para exploração de petróleo em águas profundas. (…) Nesses onze anos, fizemos renascer a indústria naval. Hoje, 79 mil homens e mulheres trabalham nos estaleiros nacionais”, afirmou Dilma, que ainda destacou que 63% da P-62 teve produção nacional.

    A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta terça-feira (17) da inauguração da plataforma P-62, primeira obra dessa modalidade realizada em Ipojuca (PE). Durante quase três anos, cerca de 5 mil trabalhadores ergueram uma estrutura de mais de 60 mil toneladas, 330 metros de comprimento e 119 metros de altura, com capacidade para 110 pessoas e que terá capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de m³ de gás quando estiver em operação no campo de Roncador, na Bacia de Campos.

    Atraído pela oportunidade profissional, Osmar Barbosa, de 29 anos, saiu de sua cidade natal, Santos (SP), para trabalhar nas obras da P-62.

    “Foi uma aventura, tanto profissional quanto pessoal. Mas acho que foi a melhor coisa que fiz. A experiência foi maravilhosa e eu tenho certeza que quero seguir carreira nessa área de engenharia naval”, afirma.

    A mesma impetuosidade também moveu o eletricista Emanoel Uelinton da Silva, de 40 anos. Ele, que trabalhava no comércio, viu sua vida mudar quando a cidade em que morava, Palmares, foi destruída por uma enchente causada pelas fortes chuvas. Decidido a mudar de vida, Emanoel seguiu para a região de Suape, e começou a buscar qualificação como eletricista, a profissão do pai.

    ARRECADAÇÃO FEDERAL EXPLODE: NOVEMBRO BATE RECORD ! GASTA, DILMA !

    A arrecadação federal somou R$ 112,5 bilhões em novembro com o recolhimento de R$ 20,3 bilhões pagos por empresas que aderiram a parcelamentos especiais de dívidas com a União. O resultado bateu o recorde para meses de novembro, representando uma alta real de 27,08% na comparação com igual período de 2012.

    Com isso, a arrecadação nos 11 primeiros meses de 2013 chegou a R$ 1,019 trilhão – valor 3,63% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O governo prevê que os recolhimentos administrados pela Receita Federal, que subiram 3,94% na mesma comparação, encerrem o ano com um avanço de 2,5% em termos reais (descontando a inflação).

    BR-163, NO MATO GROSSO DO SUL, É CONCEDIDA COM DESÁGIO DE 52,74%

    A Companhia de Participações em Concessões (CPC) venceu o leilão pela concessão de trecho da BR-163, no Mato Grosso do Sul, por um período de 30 anos. Com a oferta de R$ 4,381 para cada 100 km de rodovia, o valor representa um deságio de 52,74% em relação ao valor máximo estipulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que era de R$ 9,27 para cada 100 km. O leilão aconteceu nesta terça-feira (17), em São Paulo.

    O edital prevê a execução dos serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de 847,2 km da rodovia BR-163 (MS). O trecho inicia-se na divisa com o estado de Mato Grosso e termina na divisa com o Paraná, atravessando vinte municípios no estado de Mato Grosso do Sul. A concessão faz parte da 3ª Etapa das Concessões de Rodoviárias Federais, do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

    BMW PLANEJA MONTAR CINCO MODELOS NO BRASIL

    A direção da BMW e autoridades do governo federal e de Santa Catarina participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica em Araquari

    Um sedã com motor flex (bicombustível), equipado com turbo e vendido hoje no Brasil ao preço de R$ 130 mil será o ponto de partida na fábrica que está sendo erguida pela BMW no norte de Santa Catarina. Ontem, a direção da montadora alemã anunciou que o 320i – que compõe a Série 3 da marca – será o primeiro modelo a ser montado no país.

    (*) Clique aqui para ver como notável colonista da Globo Overseas Investment BV se referiu a Ele. E aqui para ver como outra notável colonista da GloboNews e da CBN se referia a Ele. O Ataulfo Merval de Paiva preferiu inovar. Cansado do antigo apelido, o imortal colonista decidiu chamá-lo de Gilmar Mentes. Esse Ataulfo é um jenio. O Luiz Fucks que o diga.

    • Abreu Sodré… uma refinaria que era para custar 2 BILHÕES e hoje já está custando 20 BILHÕES… porque será ???… com a palavra o TCU…

Comentários não permitidos.