ONU afirma que 1º carregamento de agentes químicos deixou a Síria

Os componentes químicos devem ser reunidos no porto sírio de Lattakia e transportados para a Itália. Lá, eles vão ser levados a bordo de um navio da Marinha americana especialmente equipado para destruí-lo no mar.

O primeiro carregamento de agentes químicos do governo sírio deixou o país conforme o acordo sobre a destruição do arsenal químico de Damasco, indicou nesta terça-feira a missão conjunta encarregada da tarefa.

“Uma primeira quantidade de agentes químicos de primeira importância foi retirada de seus armazéns, transportada para o porto de Lattakia para verificação e armazenada em um navio comercial dinamarquês”, informou um comunicado da missão conjunta ONU-Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq).

O texto informa que o navio se dirige para águas internacionais e deverá “esperar a chegada de outros agentes químicos importantes ao porto”. “Isto inicia o processo de transferência dos agentes químicos da República Árabe Síria para locais fora de seu território tendo em vista a sua destruição”, acrescenta a missão.

A segurança do navio é garantida por embarcações de China, Dinamarca, Noruega e Rússia, indicou. A coordenadora da missão, Sigrid Kaag, deve informar na quarta-feira o Conselho de Segurança da ONU sobre os últimos progressos da operação.

Conforme o plano de desmantelamento do arsenal químico sírio aprovado pelo Conselho de Segurança em setembro, todo o arsenal químico sírio deve ser destruído antes de 30 de junho.

Os componentes químicos devem ser reunidos no porto sírio de Lattakia e transportados para a Itália. Lá, eles vão ser levados a bordo de um navio da Marinha americana especialmente equipado para destruí-lo no mar.

A retirada dos agentes químicos mais perigosos deveria ter sido concluída inicialmente em 31 de dezembro, mas a data expirou sem que uma nova tenha sido fixada.

Problemas de segurança relacionados com o conflito que devasta a Síria e o mau tempo na região nas últimas semanas atrasaram o transporte para Lattakia, explicou recentemente a missão.

A resolução da ONU foi adotada após ameaças de ataques americanos em resposta ao uso de armas químicas pelo regime de Damasco contra civis.

AFP

Fonte: Terra

1 Comentário

Comentários não permitidos.