John F. Kennedy discutiu ação militar para depor o então presidente brasileiro João Goulart, o Jango

Presidente americano John F. Kennedy

O ex-presidente americano John F. Kennedy cogitou uma intervenção militar dos Estados Unidos ao Brasil para depor o então presidente brasileiro, João Goulart, o Jango, em outubro de 1963. O líder da Casa Branca se reuniu com o embaixador americano no Brasil naquela época, Lincoln Gordon, e com outras autoridades nos dias 7 e 8 de outubro de 1963 – em 22 de novembro do mesmo ano, Kennedy foi assassinato a tiros. Durante a reunião, o presidente dos EUA perguntou ao embaixador: “acha aconselhável que façamos uma intervenção militar?”. As informações são do jornalista Elio Gaspari e foram publicadas em seu site, Arquivos da Ditadura.

O conteúdo da reunião foi gravado por Kennedy, e revela que os EUA se preparavam para utilizar força armada para que Jango deixasse o poder. Após a morte de Kennedy, a intervenção militar americana não foi necessária – apenas o apoio diplomático de seu sucessor, Lyndon B. Johnson, garantiu que os militares brasileiros promovessem o golpe de Estado em 1º de abril de 1964.

 

Presidente brasileiro João Goulart, o Jango

Nos dias 7 e 8 de outubro de 1963, a reunião convocada por Kennedy discutiu a situação do Brasil e do Vietnã. As autoridades americanas temiam que Jango implementasse medidas de reformas de base, em um País com instituições e economia em crise.

No primeiro dia, Kennedy e Gordon discutiram o contexto brasileiro, e deixaram claro que os EUA estavam preparados para intervir militarmente se o governo de Jango aprofundasse a plataforma de esquerda. Gordon iniciou a reunião expondo a situação brasileira, explicando que a crise no País se acentuara com a renúncia do presidente Jânio Quadros em 1961 – que foi sucedido pelo vice, Jango, que causava preocupações aos americanos por suas ligações com sindicalistas e ativistas de esquerda.

Kennedy interrompeu o embaixador e disse: “temos alguma decisão imediata para pressioná-lo?”, referindo-se a Jango. “O que devemos fazer imediatamente no campo político? Nada?”, questionou o presidente. Gordon, então, disse que havia dois planos: “Goulart abandona a imagem (de esquerdista) e resolve pacificamente, ou talvez não tão pacífico: ele pode ser tirado involuntariamente”.

John F. Kennedy e o embaixador americano no Brasil Lincoln Gordon reunidos no salão oval da Casa Branca

O embaixador ainda perguntou: “vamos suspender relações diplomáticas, econômicas, ajuda, todas essas coisas? Ou vamos encontrar uma maneira de fazer o que todo mundo faz?”. Então, Kennedy pediu o conselho de Gordon: “você vê a situação indo para onde deveria, acha aconselhável que façamos uma intervenção militar?”.

João Goulart e o embaixador americano no Brasil Lincoln Gordon em 1961 no Palácio das Laranjeiras

O embaixador, então, disse que os diplomatas trabalhavam com a possibilidade de intervenção caso o presidente brasileiro desse mais sinais de afinidade com a esquerda, influenciado por “velhos amigos”, como chamou Gordon – referindo-se, entre eles, a Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul e cunhado de Jango.

Comentário: konner

Gordon sempre negou sua participação nos eventos, mas ela foi confirmada por documentos oficiais americanos não mais classificados.

O diplomata era tão próximo ao governo militar chefiado pelo marechal Castello Branco que, na época, se popularizou uma frase cunhada por Otto Lara Resende: — “Chega de intermediários; Lincoln Gordon para presidente!”

 

Fonte: Terra

90 Comentários

  1. pois é, os militares nos salvaram desta também, se o brasil tivesse se tornado uma “Cuba gigante” com implantação do lixo parasita socialista, com queria o deposta do Goulart, os estadunidenses provavelmente teriam nos atacado, graças ao tabuleiro de xadrez da guerra fria, que tinha se tronado a America latina e a Asia, nas mãos de EUA e USRRS.

    • Esse bosta do Kennedy esquerdopata nem pra isso prestou… se tivesse feito o serviço que os militares brasileiros não souberam fazer na plenitude tinha nos livrados dessa merda esquerdopata que hoje nos atrasa… bem fez PINOCHET…

      • Rsrsrs…

        Daqui a pouco vem o Rafa_positron com o print assassino dele mostrando que você já escreveu que o Kenedy é um dos seus presidentes preferidos. E não faz trinta dias que isso aconteceu.

      • Se é assim, porque vc mesmo não mostrou ???… uhmmm… tá tentando outro método desqualificador ???… vamos aguardar…

  2. presidente americano acabou tomando um balaço na cabeça na frente do mundo todo isso é oque merece quem quer invadir o brasil
    isso prova o antiamericanismo bobinho que alguns falam os gringos sabotam ,embargam fazem terrorismo , espionam ,e tem otario que acha que são confiáveis que é anti americano bobo ,bobo é o tanga frouxa que vive de quatro para os anglos
    sobre a elite militar vendida de joelhos esses nunca foram militares e na historia ficara como traidores
    os gringos controlavam tudo nessa época que chegaram a falar chega de intermediário e pediram o embaixador deles como presidente do brasil ,pois tamanha era a tanga frouxa dessa elite militar brasileira
    esse papo furado de esquerda ,na verdade os gringos invadem para roubar riquezas ou atrasar o desenvolvimento de um concorrente
    e se isso não tivesse vindo dos arquivos dos próprios americanos os baba ovo medroso e covardes falariam que era mentira ,vai ser frouxo desse jeito só la em holiwoood

    • outra coisa também é o tamanho da embaixada americana aqui em são Paulo pegou o lugar de uma empresa
      quem da autorização para isso foi no desgoverno do Fernando Henrique
      por mim embaixada tinha que ser uma casa construída pelo pais anfitrião
      igual em tamanho para todos
      é nessa embaixada em santo amaro lado sul de são Paulo que estão tramando as manifestações
      mas eles estão na região dos guerreiros e se eles querem manifestação eles podem ter o feitiço virado para o feiticeiro
      yanke go home !!!!

  3. Os EUA já estavam preparados para nos invadir através da chamada ”Operação Brother Sam ”,
    Mas foi desnecessário já tinham lacaios no país prontos para venderem o país !

    • Veja o que aconteceu com A USSR ? e veja as condições de Cuba hoje? E isto que gostaria para nós?seu antiamericanismo e tão profundo e apaixonado, que desejaria a destruição e fragmentação de sua própria pátria para atingi-los?

      • Como diz o ditado:

        “Um mal não justifica o outro”

        Nos “livraram” do Comunismo, porém ajudaram a implantar uma ditadura, que para muitos se tornou o pior pesadelo de suas vidas.

      • Só para os bandidos e ladrões do país… foram anos de tranquilidade e crescimento… depois de 1985 virou essa merda que está agora… esquerdopatia pura… e tem quem goste… também, nasceram na merda, não sabem a diferença entre o que presta e o que não presta… assim é com os cubanos atuais… coitados… nasceram sob a chibata castrista e não conhecem a liberdade… acham que como está tá bom…

      • o milagre econômico entro em declino durante a ditadura, ou seja, os próprio militares ferra com a economia, fora o aumento absurdo da divida, e a concentração de riqueza. vc mente nem na economia o Brasil foi bem com os militares e muito fácil pega dinheiro emprestado fora do pais e fazer obras gigantes, unica coisa mais ou menos boa era a segurança publica da época.

      • Porque será que em menos de oito, OITO anos os militares tiraram um país eminentemente agrário da idade do ferro e o elevaram ao patamar de país industrializado… levaram energia aos confins do país, cito MT, RO, AC e outros lugares quase inatingíveis na época… implementaram rede de transmissão de micro-ondas por todo o interior do Brasil e por ai vai… é que pessoinhas tolinhas, esquerdinhas e premeditadamente mau intencionadas não aceitam os fatos, por mais que lhes sejam claros e incontestáveis… vão às bibliotecas e vejam por si só, se é que tenham honestidade consigo mesmos… no mais é só discurso de gente desvirtuadora dos fatos e nada mais… quem não for tolo não vai se deixar engambelar por vcs… ps: comparar os milicos de hoje com os militares de 40 anos atrás é sacanagem… os de hoje estão tão pior qnto vcs, ESQUERDOPATAS… burros e arrogantes…

      • vc é um tolo mesmo, nem sabe qual e minha ideologia, mais vou te dizer sou monarquista, ainda tem monarquista nesse país mais saiba eu odeio os militares golpista, Deodoro traidor fudeu com esse país, a partir dele todos os militares viram golpes traidores da pátria.

        sobre as obras dos militares já disse, foi ao custo de todo o tesouro do país e do dinheiro emprestado, herança dos regime militar foi a divida impagável.

        essa republiqueta de merda já nasceu podre primeiro presidente, militar golpista safado, traidor, que morreu se arrepende do de ter traindo seu imperador e ter jogado o império na merda.

        que queime no inferno deodoro da fonseca, e todos os militares golpistas e vc azulado e seu amigo cão .

        Gloria ao Império

      • quem disse que não odeio os comunistas safados que mataram 3 princesas indefesas ?? mais a culpa tbm foi da Inglaterra que não fez nada para resgata os romanov.

        eu tenho um sonho um imperador no Brasil, um na Russia e um na China, 3 grandes povos que devia se unir , a união de 3 grandes impérios.

        malditos militares golpistas do Brasil dito liberais e dietista, na Russia foi a corja comunista, na China foi o mesmo do Brasil militares golpistas dito liberais e dietista apoiando pelos EUA deram o golpe.

        quem entrego a china pros comunista foi o Chiang Kai-shek militarista e direita igual vc azulado, ele deu um golpe no imperador e levou um golpe dos comunas, ladrão que rouba ladrão sabe como é . ele esta ate sendo homenageando pelos comunas. >>>http://china-defense.blogspot.com.br/2013/10/news-photos-of-day-his-excellency-cks.html

        que Deodoro , Lenin e Chiang Kai-shek queime no inferno junto de vc azulado e seu amigo cão e os comunas tbm.

      • Pode me mandar para o inferno, mas não junto com os comunistas… chegando lá eles avacalhariam com tudo… nem o capeta conseguiria manter seu principado… pode mandar eles continuarem aqui na terra mesmo… com eles aqui tá um inferno mesmo… assim vc não precisa nem gastar sua bile comigo… estamos todos no inferno junto com o belzebu sapo barbudo e seu tridente, e em cada ponta tem um zé petralha espetado… não livrou nem os seus… 🙂

      • Enquanto a você Bué Na Resistência,sim Bué pois vai ser chorão assim lá em Carapicuiba !
        Você fala de um tempo que só existe na sua mente,chora uma realidade fictícia que você jura ter vivido,mas eu já te perdoei !

      • Leandro Mello
        7 de janeiro de 2014 at 12:33

        Como diz o ditado:

        “Um mal não justifica o outro”

        Nos “livraram” do Comunismo, porém ajudaram a implantar uma ditadura, que para muitos se tornou o pior pesadelo de suas vidas.

        Verdade isso eles não querem saber.

      • Não e verdade, reconhecemos que os militares nos salvaram da praga vermelha, e consequentemente da invasão genocida yanke, de nos tornarmos fantoches da guerra fria. Como também muito da infraestrutura que dependemos ate hoje.
        Mas também cometeram muitos erros grotescos, deveriam ter nos livrado da praga comunalha do deposta do Jango, posto ordem na casa, criminalizado o socialismo como fez a polônia, e convocado eleições diretas, mas não. tinha que crescer o zoião e ficar vinte anos no poder, alimentando o revanchismo e coitadismo barato do inimigo. alem do gigantismo do estado, e de manter fechada e isolada nossa economia.

        Eles venceram no campo militar, contra a formação de uma guerrilha imunda nos moldes das farcs, no Araguaia, mas perderam a guerra cultural para intelectualebas esquerdistas de fundo de buteco, pseudo artistas depravados e degenerados e parasitas sindicais, o resultado disto nos sofremos ate hoje.

      • Bem meu caro CAPA PRETA, você não entende o que eu digo, em mim não reside essa coisa que você chama de ”antiamericanismo profundo”, mas sim um desejo de liberdade de autodeterminação do BRASIL de caminhar por si só !

        Quem carrega toda essa cólera que você se refere, com todo respeito ,é o senhor, pois se sujeita de bom grado a vassalagem estrangeira,sente prazer em ser lacaio, se intitula capa preta mas é um cão sarnento,sem raça, sem brio !
        Jamais posso perdoar aqueles que em conluio com um governo estrangeiro atentaram contra o povo que juraram defender !

      • Seu socialista safado,Vocês coletivistas fanáticos desejam liberdade para o brasil? faz-me rir lacaio da intentona comunista, vocês são “internacionalistas por natureza ideologica, quem e lacaio do internacionalização da pátria são vocês vermelhos malditos, que querem nos jogar no mesmo balde de lixo de escorias como Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e outros, e formar uma grande UNIÃO SOCIALISTA DOS COITADISTAS FRACASADOS.
        Eu fiz um juramento diante de minha sagrada bandeira, e ela é verde amarela azul e branca. A unica bandeira que um sujeito como você jurou, foi a bandeira nojenta vermelha sangue.
        Todo patriota deve lutar para ver seus páis livre da praga socialista, e se DEUS quiser este dia há de chegar, e o socialismo/comunismo será criminalizado como o nazismo por aqui, como já o é na Polônia,Lituânia,Geórgia,Moldávia e onde se sofreu mais este inferno que se trata esta ideologia nefasta.E quando isto ocorrer, tenho certeza que baratas vermelhas como você, voltarão correndo para o bueiro de onde nunca deveriam ter saído.
        Parasitas de esquerda, a diferença entre vocês e verdadeiros patriotas, e que patriotas sustentam, vocês querem serem sustentados, a ti Cesar, somente uma frase me vem a mente, que pode ser generalizada a toso socialista, comunista, marxista;
        VÁ TRABALHAR VAGABUNDO.

      • Países onde o símbolo do Comunismo é proibido
        Ao menos na maioria dos países civilizados, ninguém sairia às ruas com camisetas ostentando a suástica, sob risco de estar cometendo crime. Entretanto, não apenas o símbolo do nacional-socialismo de Hitler foi banido mundo afora, mas também o do comunismo, o qual já matou mais de 100 milhões de pessoas.

        Vejamos alguns países onde é crime utilizar a foice e o martelo cruzados ou a estrela vermelha, símbolos do comunismo e do socialismo.

        Polônia – Na Polônia não é mais possível os jovens andarem com camisetas de Che Guevara, pois em 8 de junho de 2010 entrou em vigor a lei que proíbe a exibição dos símbolos comunistas. O país foi um dos que mais sofreu com o Comunismo. Os historiadores Andrzej Paczkowski e Karel Bartosek afirmam que entre 1948 e 1956, a etapa mais dura da repressão comunista, dezenas de milhar de pessoas perderam a vida, foram presas, enviadas a campos de trabalho, ou para a URSS. A Polônia recuperou sua independência no ano de 1991.

        Lituânia – Em 2008 a antiga república soviética da Lituânia, hoje membro da União Europeia, criminalizou a exibição pública de símbolos comunistas e nazistas. Em 1939, a Lituânia foi vítima do pacto Molotov-Ribbentrop, entre a Rússia Soviética e a Alemanha nazista, levando a ocupação e sua incorporação à União Soviética em 1940. A Lituânia perdeu 780.000 cidadãos como resultado da ocupação comunista, incluindo 275,697 deportados ou condenados aos gulags. O país restaurou a sua independência em 11 de Março de 1990.

        Geórgia – O parlamento da Geórgia baniu em 2011 o uso de símbolos nazistas e comunistas no país. Durante o domínio soviético, 1500 igrejas foram destruídas, milhares de inocentes foram mortos na Geórgia ou enviadas para os gulags, onde a maioria morreu. Entre essas pessoas estavam notáveis representantes da cultura georgiana, como o escritor M. Javakhishvili, os poetas T. Tabidze e P. Iashvili e o cientista-filólogo Gr. Tsereteli. A independência da Geórgia foi proclamada em 9 de abril de 1991, porém a data nacional é 26 de maio, quando foi eleito o primeiro presidente.

        Moldávia – A Moldávia condenou em 2012 os crimes do regime que governou o país na época em que o território fazia parte da URSS e proibiu o uso de símbolos do comunismo. Em 1991 a Moldávia tornou-se um Estado independente, o que desencadeou conflitos militares. Na primeira metade, em 1992, fizeram 1000 mortos e 130.000 deslocados e refugiados, envolvendo as tropas russas que intervieram sob o pretexto de estarem a proteger a minoria russa. No ano seguinte, os moldavos recusam a proposta de reunificação com a Romênia.

        Fontes:

        http://www.communistcrimes.org/pt/Banco-de-Dados/Lituania/Introducao
        http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/parlamento-da-moldavia-proibe-foice-e-martelo-de-comunistas
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Ge%C3%B3rgia
        http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/georgia/historia-da-georgia.php
        http://imigrantes.no.sapo.pt/page2moldavia.html
        http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=3621:-proibem-simbologia-comunista-na-polonia-&catid=99:batalha-de-ideias&Itemid=113
        http://port.pravda.ru/mundo/19-06-2008/23289-simboloscom-0/
        http://advivo.com.br/blog/luisnassif/proibicao-de-simbolos-nazistas-e-comunistas-na-georgia
        http://gladio.blogspot.com.br/2010/06/proibicao-de-propaganda-e-imagens.html

      • por LUCENA
        .
        .
        Hahahahah….o nazisinha pirou…hahahha….chamem a zoonose !! …hahahah..inchou e explodiu…hahahah

      • Ria o quento quiser comunista, poro desespero ao saber que num país civilizado chamado Polônia, comunistas como você são tão pária quanto nazistas, e que seu socialismo nojento e crime por la 😀

      • Ria o quento quiser comunista, puro desespero ao saber que num país civilizado chamado Polônia, comunistas como você são tão pária quanto nazistas, e que seu socialismo nojento e crime por la 😀

      • O César pratica o mau-caratismo que reside em criar uma imagem antipatriota em quem não professa as estultices esquerdopatas que ele defende com o ânus se necessário… fazer o que !!!… temos que conviver com essas amebas morais e tentar evitar de pegar alguma moléstia intelectual ao nos aproximarmos deles…

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr. Pereira;
      .
      Para os americanos não sei más,para os brasileiros,trocaram seis por meia duzia;se não fora uma ditadura estilo cubana,terminou em uma ao estilo tupiniquim…rsrrsrs
      .
      Existem mamíferos ignorantes que acham o tempo da ditadura era melhor que os dias de hoje.
      .
      São aqueles que vivia das bençãos e que valiam alguma coisa,ou seja,a família se apegava nas benesse do estado ditatorial brasileiro más,quando acabou a mamada,ficam ai suspirando e lembrando do tempo em que estavam por cima da carne seca,e hoje,estão ai roendo osso e com raiva.
      .
      Hoje,muitos deles,são aposentado e vivendo da misericórdia do estado brasileiro e conspirando contra ele,bem ao estilo de parasitas,comendo da mão de um governo comunista;segunde eles.

      • e a outra grande maioria está no PARTIDO DOS TRABALHADORES mamando no estado, e mamando muito, mais um pouco iremos a falência.

        você e sua sandice ideológica, lunático.

      • Mais uma pitonisa sem convicções ideológicas que puxa a sardinha sempre para a ultra direita, os oligarcas e desde sempre ladrões da cidadania. O PT de uma hora para outra virou o diabo dessa minoria que detesta democracia.

      • Larga de jogar pra galera, julinho… quem é contra a democracia é a esquerda que diuturnamente vem através de conchavos e deliberações na calada da noite mudando, devagarinho a direção dos trilhos que conduzem nossa democracia através de aditivos e subtrações do corpo de leis do país, usando de golpe branco contra o estado de direito brasileiro… tentam a todo custo comprar o congresso na integra e também o STF… isso sim é jogar contra a democracia… sem falar na vontade quase louca de se perpetuar no poder… são alucinados qndo se trata de poder pelo poder… Freud explica… O pt NÃO TEM NADA DE DEMOCRÁTICO… só bestas não veem isso…

      • Temos a democracia para tirar o PT,do poder os senhores podem mudar tudo isso de modo pacifico e democrático,sem se valer da força e das armas como fizeram aqueles lacaios em 1964,aliás muitos que aplaudiram o golpe anos mais tarde choraram, se arrependeram ,Carlos Lacerda que o diga !

    • O que os militares fizeram foi definir um rumo para o país em pleno período de Guerra Fria, quando o próprio presidente oscilava para o socialismo em meio ao clima de instabilidade que criou. Assim, não venderam o Brasil, assumiram o poder na busca da ordem, quando a oposição ao governo se mostrava grotesca de todos os lados e se necessitava de uma base firme voltada para algum dos polos. O que se adquiriu pelo Milagre Econômico foi um adicional estratégico pelo mantimento do apoio ao capitalismo, tanto que não só o Brasil recebeu essas doações dos EUA.

  4. Que se dane o que o babaca do “kensedy fabiano” disse, ele era tão considerado entre os seus, que eles próprio meteram uma bala nos miolos dele, o Brasil tinha se tronado um tabuleiro de xadrez da guerra fria, e se não fossem os militares, isso aqui teria se tronado um Vietnam sul-americano, com muito derramamento de sangue.
    Mas obvio que as ‘put@as vermelhas queriam isto mesmo, excelente motivo para porem em pratica seu tão sonhado”terror revolucionário’

  5. Nunca existiu alguma ameaça comunista pra pegar o governo no Braisl nos anos 60 e nem mesmo agora, ALGUÉM É QUE ESTÁ TENTANDO GANHAM TIRANDO O GOVERNO ELEITO, somo sempre é feito no mundo, mas conseguem ver isso??…

    Ao que se vê foram funcionários da embaixada americana por aqui que queriam fazer carreira a aproveitar da situação, e pra isso colocaram tudo em um composto misturado com a paranoia anticomunista e os interesses empresariais por aqui, e o final foi que só trouxe uma ditadura que matou alguns de seus próprios cidadãos, EXTAMENTE COMO OS COMUNISTAS FAZIAM NA URSS, e aqui foi só um pouco mais branda com respeito aos países vizinhos de cultura hispânica, que eu acho mais violenta que a nossa cultura portuguesa misturada com escravos e imigrantes… E mesmo assim igual à dos comunistas nos quesitos operativos, homicidas e legais!!

    Então e daí?? Que tal uma historinha levando em conta DADOS E FATOS HISTÓRICOS?

    Na história humana, A pessoa ou grupo que pega o poder com as armas, impondo subversão e chegando ao poder consegue perseguir seus opositores políticos com violência e ódio de grupos diferentes do próprio, FARÁ O MESMO COM OS SEUS ALIADOS E COMPANHEIROS … sempre foi assim na história do mundo!!

    E assim que você tiver uma ideia que ajude de fato o povo, que trará benefícios pra sociedade, pra crianças e pra educação, MAS QUE VÁ CONTRA O INTERESSE PESSOAL dos grandes personagens da nova ideologia dominante e libertadora da nação, e seus amigos mafiosos da economia, tinha isso até na URSS, quem tem o controle da produção tem o poder para distribuir ou não o produto, e assim você que lutou junto com eles e contra os comunistas ou os burgueses do capital, ficará isolado, e eu só lamento por você… Pois VOCÊ TAMBÉM SERÁ ACUSADO DA MESMA FORMA QUE VOCÊ AJUDOU A ACUSAR SEUS INIMIGOS POLITICOS, e também será acusado de comunista ou burguês capitalista, o que seria a pior coisa dentro da nova ordem instituída!!

    E não se iluda, nessa fase VOCÊ CONHECERÁ O MESMO ÓDIO QUE PREGOU E TE DEU FORÇA CONTRA O COMUNISTA OU O BURGUES, e com esse mesmo ódio virado contra você agora, VOCÊ SOFRIRÁ AS MESMAS PENAS QUE AJUDOU A COMUTAR A SEUS OPOSITORES COMUNISTAS OU BURGUESES…

    E assim você, que só queria ajudar realmente o seu povo, COM UMA NOVA IDEIA, mas que infelizmente estava fora do contexto do poder atual, de onde vem o dito popular “Ideias são perigosas”, e estava acreditando e trabalhando dentro da lei e da ordem do novo regime libertador, isso por anos ou até décadas a fio e sem molezas… SERÁ TAMBÉM CALADO PRA SEMPRE… Até mesmo com a morte se foi o modelo usado e justificado por muitos pra calar de uma vez o perigo dos comunistas ou burgueses na sociedade!!

    Quem com ferro ferem com ferro serão feridos, não é esse o ensinamento religioso??

    É coisa antiga isso… Eu fico impressionado como a ideologia faz as pessoas esquecerem esse “Refrão Politico” humano… Como é possível isso, é só ódio que cega mesmo ou tem algo mais aí? Será que é só maldade humana mesmo?

    As vezes eu acho que estou lidando com crianças aqui no Brasil…. Sério mesmo, e se sem “”!!

    Outra coisa que é diferente mas dizem sempre que é igual, o tal do “Mesma Coisa”… e até falam sempre disso por aí… É que UMA COISA É AJUDAR A COMBATER UM INIMIGO COMUM em algum lugar do mundo…. E OUTRA COISA É AJUDA-LO A INTERVIR EM SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO!! contra os teus inimigos internos….

    Brasileiro NUNCA APOIA A INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA EM SEU TERRITÓRIO… Problemas internos na sociedade brasileira devem ser resolvidos internamente na sociedade brasileira, nada mais que isso!! Culturas estrangeiras vem de outra realidade e podem não entender a metodologia interna da nossa sociedade, e aí abrem-se espaços pra confrontos internos cada vez mais violentos e quem perde com isso é sempre o povo… Tudo o que esteja fora disso e apoiando nação estrangeira e seus capachos por aqui, pra mim pessoalmente é traição VERDADEIRA, pois será sempre o mais fraco a sofrer, então você que ajuda nação estrangeira a vir aqui a “SALVAR O PAÍS” na verdade estaria é destruído seu próprio povo!!
    Melhor DEIXAR A MAIORIA DO POVO ESCOLHER O QUE QUER, pois no fim das contas cada um sabe onde o calo aperta, você pode achar que não é assim, que todos foram comprados pelo seu opositor politico e por isso NÃO DEVEM EXPRESSAR SUAS OPINIÕES COM O VOTO… Bem, se você realmente pensa assim, acho que você é pior PRO SEU POVO do que os que você acusa!!

    No fim o povo deve escolher o que quer como maioria, simples assim, pois eles sabem o que querem como massa, sabem qual cultura querem ver na tv, escutar no radio, exercer na vida, que estilo de vida seguir depois do trabalho e na vida privada, etc… E você que SABE O QUE É MELHOR PRO POVO deveria aceitar isso, SE É QUE DESEJA MESMO O BEM DO TEU POVO E NÃO SÓ O TEU PRÓPRIO BEM PESSOAL, aceitar a vontade popular mesmo que o povo escolha quem você considera inimigo politico, pois no fim das contas a maioria sempre vence em democracia não é mesmo, e isso demonstra que tipo de povo nós temos e que tipo de políticos nos temos!

    Salvadores da pátria não existem, mas os pregadores de ódio sim!!

    E mais, A INTERVENÇÃO POR AQUI EM 1964, pelo visto bastou pagar em dinheiro mesmo, nada de revolta popular ou coisa assim, não 500 mil não ERAM A MAIORIA NO BRASIL, BASTOU PAGAR OS MILITARES CERTOS PRA SE FAZER O GOLPE… vergonha, pelo visto o brasileiro se vende mesmo, não é só um dito popular!

    Veja o testemunho do que falo, PAGOU LEVOU:

    http://youtu.be/Ewf9SlvSYc8

    Matéria a respeito:

    http://www.diretodaredacao.com/noticia/quando-dolares-falam-mais-alto

    Nunca se viram provas reais de golpe comunista no Brasil… e ainda não se vê!!

    Mas a paranoia sim, essa se vê em tantos por aqui e por aí!!

    A guerrilha comunista só começou depois do golpe de estado, esse sim foi o fato gerador de todos os problemas e ódios políticos que ainda vemos por aqui… Normal, sempre foi assim onde se pegou o poder com as armas, em toda a história da humanidade, QUEM QUER CALAR O OPOSITOR COM A FORÇA SEMPRE VAI TER RESISTÊNCIA FORTE E ARMADA!!

    Valeu!!

    • O REI DA MENTIRA SE MANIFESTOU… discursinho barato para otário que não conhece a história engolir e achar que tá por dentro dos fatos… às BIBLIOTECAS, amigos, antes que os esquerdalhas queimem o resto dos livros que contam a verdade sobre esse período de nossa história… agora estão tentando reescreve-la… cuidado com os falsos historiadores que hoje estão a soldo da esquerdopatia nacional… esses terão maior condenação das gerações futuras… muitos patriotas estão armazenando fontes de informações que servirão como esteio para pesquisadores futuros isentos de canalhice esquerdopata… esses realmente servem ao país…

      • Nunca existiu alguma ameaça comunista pra pegar o governo no Braisl nos anos 60 e nem mesmo agora, ALGUÉM É QUE ESTÁ TENTANDO GANHAM TIRANDO O GOVERNO ELEITO, somo sempre é feito no mundo, mas conseguem ver isso??…

        Ao que se vê foram funcionários da embaixada americana por aqui que queriam fazer carreira a aproveitar da situação, e pra isso colocaram tudo em um composto misturado com a paranoia anticomunista e os interesses empresariais por aqui, e o final foi que só trouxe uma ditadura que matou alguns de seus próprios cidadãos, EXTAMENTE COMO OS COMUNISTAS FAZIAM NA URSS, e aqui foi só um pouco mais branda com respeito aos países vizinhos de cultura hispânica, que eu acho mais violenta que a nossa cultura portuguesa misturada com escravos e imigrantes… E mesmo assim igual à dos comunistas nos quesitos operativos, homicidas e legais!!

        Então e daí?? Que tal uma historinha levando em conta DADOS E FATOS HISTÓRICOS?

        Na história humana, A pessoa ou grupo que pega o poder com as armas, impondo subversão e chegando ao poder consegue perseguir seus opositores políticos com violência e ódio de grupos diferentes do próprio, FARÁ O MESMO COM OS SEUS ALIADOS E COMPANHEIROS … sempre foi assim na história do mundo!!

        E assim que você tiver uma ideia que ajude de fato o povo, que trará benefícios pra sociedade, pra crianças e pra educação, MAS QUE VÁ CONTRA O INTERESSE PESSOAL dos grandes personagens da nova ideologia dominante e libertadora da nação, e seus amigos mafiosos da economia, tinha isso até na URSS, quem tem o controle da produção tem o poder para distribuir ou não o produto, e assim você que lutou junto com eles e contra os comunistas ou os burgueses do capital, ficará isolado, e eu só lamento por você… Pois VOCÊ TAMBÉM SERÁ ACUSADO DA MESMA FORMA QUE VOCÊ AJUDOU A ACUSAR SEUS INIMIGOS POLITICOS, e também será acusado de comunista ou burguês capitalista, o que seria a pior coisa dentro da nova ordem instituída!!

        E não se iluda, nessa fase VOCÊ CONHECERÁ O MESMO ÓDIO QUE PREGOU E TE DEU FORÇA CONTRA O COMUNISTA OU O BURGUES, e com esse mesmo ódio virado contra você agora, VOCÊ SOFRIRÁ AS MESMAS PENAS QUE AJUDOU A COMUTAR A SEUS OPOSITORES COMUNISTAS OU BURGUESES…

        E assim você, que só queria ajudar realmente o seu povo, COM UMA NOVA IDEIA, mas que infelizmente estava fora do contexto do poder atual, de onde vem o dito popular “Ideias são perigosas”, e estava acreditando e trabalhando dentro da lei e da ordem do novo regime libertador, isso por anos ou até décadas a fio e sem molezas… SERÁ TAMBÉM CALADO PRA SEMPRE… Até mesmo com a morte se foi o modelo usado e justificado por muitos pra calar de uma vez o perigo dos comunistas ou burgueses na sociedade!!

        Quem com ferro ferem com ferro serão feridos, não é esse o ensinamento religioso??

        É coisa antiga isso… Eu fico impressionado como a ideologia faz as pessoas esquecerem esse “Refrão Politico” humano… Como é possível isso, é só ódio que cega mesmo ou tem algo mais aí? Será que é só maldade humana mesmo?

        As vezes eu acho que estou lidando com crianças aqui no Brasil…. Sério mesmo, e se sem “”!!

        Outra coisa que é diferente mas dizem sempre que é igual, o tal do “Mesma Coisa”… e até falam sempre disso por aí… É que UMA COISA É AJUDAR A COMBATER UM INIMIGO COMUM em algum lugar do mundo…. E OUTRA COISA É AJUDA-LO A INTERVIR EM SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO!! contra os teus inimigos internos….

        Brasileiro NUNCA APOIA A INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA EM SEU TERRITÓRIO… Problemas internos na sociedade brasileira devem ser resolvidos internamente na sociedade brasileira, nada mais que isso!! Culturas estrangeiras vem de outra realidade e podem não entender a metodologia interna da nossa sociedade, e aí abrem-se espaços pra confrontos internos cada vez mais violentos e quem perde com isso é sempre o povo… Tudo o que esteja fora disso e apoiando nação estrangeira e seus capachos por aqui, pra mim pessoalmente é traição VERDADEIRA, pois será sempre o mais fraco a sofrer, então você que ajuda nação estrangeira a vir aqui a “SALVAR O PAÍS” na verdade estaria é destruído seu próprio povo!!
        Melhor DEIXAR A MAIORIA DO POVO ESCOLHER O QUE QUER, pois no fim das contas cada um sabe onde o calo aperta, você pode achar que não é assim, que todos foram comprados pelo seu opositor politico e por isso NÃO DEVEM EXPRESSAR SUAS OPINIÕES COM O VOTO… Bem, se você realmente pensa assim, acho que você é pior PRO SEU POVO do que os que você acusa!!

        No fim o povo deve escolher o que quer como maioria, simples assim, pois eles sabem o que querem como massa, sabem qual cultura querem ver na tv, escutar no radio, exercer na vida, que estilo de vida seguir depois do trabalho e na vida privada, etc… E você que SABE O QUE É MELHOR PRO POVO deveria aceitar isso, SE É QUE DESEJA MESMO O BEM DO TEU POVO E NÃO SÓ O TEU PRÓPRIO BEM PESSOAL, aceitar a vontade popular mesmo que o povo escolha quem você considera inimigo politico, pois no fim das contas a maioria sempre vence em democracia não é mesmo, e isso demonstra que tipo de povo nós temos e que tipo de políticos nos temos!

        Salvadores da pátria não existem, mas os pregadores de ódio sim!!

        E mais, A INTERVENÇÃO POR AQUI EM 1964, pelo visto bastou pagar em dinheiro mesmo, nada de revolta popular ou coisa assim, não 500 mil não ERAM A MAIORIA NO BRASIL, BASTOU PAGAR OS MILITARES CERTOS PRA SE FAZER O GOLPE… vergonha, pelo visto o brasileiro se vende mesmo, não é só um dito popular!

        Veja o testemunho do que falo, PAGOU LEVOU:

        http://youtu.be/Ewf9SlvSYc8

        Matéria a respeito:

        http://www.diretodaredacao.com/noticia/quando-dolares-falam-mais-alto

        Nunca se viram provas reais de golpe comunista no Brasil… e ainda não se vê!!

        Mas a paranoia sim, essa se vê em tantos por aqui e por aí!!

        A guerrilha comunista só começou depois do golpe de estado, esse sim foi o fato gerador de todos os problemas e ódios políticos que ainda vemos por aqui… Normal, sempre foi assim onde se pegou o poder com as armas, em toda a história da humanidade, QUEM QUER CALAR O OPOSITOR COM A FORÇA SEMPRE VAI TER RESISTÊNCIA FORTE E ARMADA!!

        Valeu!! ==== Conforme eu digo sempre:ñ são confiáveis, mt de n mazelas e os mt dos n mortos, exilados, Cesar Lattes,V.de Morais, … Qto n país perdeu, trágico.Sds.

      • Carlos, larga dessa mania de colar comentários de outros na integra… é de muito mal gosto e enche o saco… acredite em mim… saudações…

    • Todo rebanho, matilha, bando, manada, povo, tem pastores e líderes alfa que vão se alternando.
      A nível de humanidade temos avatares.
      E a nível de famílias temos um pai, mãe, ou ambos a instruírem e liderarem sua família.
      Esses polos agregadores de ideais e ambições, por características de carisma, liderança, capacidade de comunicação, ousadia, coragem, etc se constituem num referencial coletivo do quê fazer, até mesmo subconscientemente.
      Assim é a lei natural das sociedades humanas e animais.

      Seu texto tenta inverter, ou exageradamente relativizar, esse processo natural Francoorp.
      Não é por aí!..
      Sds!

      • ViventtBR,

        Certo que existe a veneração ao MACHO DOMINANTE é uma coisa que vem do subconsciente dos animais mamíferos, é parte da evolução humana, sem duvida… Mas deve continuar assim? Vamos evoluir mentalmente ou não?? E CREIO QUE DEMONSTREI ISSO MUITO BEM ACIMA NÃO??

        Não estou tentando inverter nada… Somente predicando um pouco mais de “Evolução”, à diferença dos animais nós temos consciência de nos mesmos, certo não todos, mas basta pensar um pouco por dia e Voilá!!

        E pra fazer isso, fui tentando COLOCAR AS COIAS COMO SÃO DE FATO NA REALIDADE SOCIAL, e assim demonstrar que se você parar de obedecer aos interesses do MACHO ALFA, ou de alguns de seus amigos mais próximos, o problema passa a SER VOCÊ!!, sim, e não o interesse deles que impede o cumprimento dos ideias nos qual você acreditou, não, o problema do grupo AGORA é você!!

        Isso mesmo, o problema será você e não eles, e o interesse deles É INTOCAVEL!! … E eles farão o mesmo com você, mas existem FASES STANDART PRA ISSO. Primeiro te darão um AVISO em reconhecimento dos anos de lealdade, de companheirismo, de amizade e relações pessoais que construiu, e assim te chamarão à ordem, que nada mais é do que voltar à OBEDIÊNCIA!!

        Não importa a sociedade, empresa, fé ou partido politico… Será assim com todos, e farão em modo que o desobediente seja silenciado do grupo de interesse caso não dê sinais de “TEMPERANÇA”… Não importa se é um grupo de interesse político ou econômico, VOCÊ SERÁ O PROBLEMA DE FATO… Falarão nas suas costas, inventarão mentiras e calúnias, não te chamarão mais pra sair, jantar, visitar… Isso não adiantou? Você é irredutível de que a tua proposta é a melhor de fato pros ideais? Você não quer voltar ao lado da VERDADE?? Não?? … Então sinto muito, não importa NADA… ACABOU TUDO… Você agora é parte do problema, e será excluído sem retorno!

        Depois da fase difamatória seguirá a fase operativa de fato contra você que é o traidor problemático do grupo… Daqui pra frente qualquer desculpa é boa pra te acusar e te expulsar, excluir, bloquear, demitir, perseguir, etc… e farão em modo que seja VOCÊ QUE ERROU, você que fez a coisa errada, eles estavam ali inocentes seguindo os interesses e ideais do grupo.

        EU DEMONSTRO SOMENTE DADOS DE FATO amigo, talvez a minha sinceridade excessiva tenha te incomodado, mas não fiz inversões sociais, só falei das coisas como são, eu sei que as vezes a verdade incomoda, mas aqui estamos pra isso mesmo, falar o que pensamos não é isso?? Então se é assim… se estamos na internet pra falar o que pensamos… e eu falei… O problema sou eu né??

        Clássico!

        Faça você mesmo ViventtBR…

        Não estou invertendo nada, sinta na tua pele mesmo…

        Vá em um grupo de interesse qualquer, Partido político, empresa, instituição…

        Faça parte do grupo… E então estude os ideais do grupo…

        E assim, dentro desses ideais coletivos, dados cientifico na mão, certeza absoluta que é o melhor pra cumprir alguns objetivos daqueles ideais, APRESENTE UMA PROPOSTA QUE VOCÊ ESTUDOU E SABE QUE É DE FATO POSITVA PROS IDEAIS DO GRUPO, mas que infelizmente vá contra os interesses e não ideais dos chefes do grupo… E LUTE POR ESSA CAUSA ATÉ O FIM, lute por essa verdade, procure trazer adeptos pra tua causa dentro do grupo… Sabe exatamente o que te acontecerá não é mesmo??

        Vemos isso o tempo inteiro na vida real, na internet, em Blogs e principalmente no Facebook… é um clássico da humanidade, e se repetirá sempre!

        Então tolo é quem acredita que não é assim, pois esse só viverá pra obedecer, e só assim existirá… Existem os seguidores, os espertos e os líderes, e assim será com você também!

        Querem continuar no meio da floresta?? Ótimo, mas eu pelo menos digo como as coisas são, sem véu, assim só pra descontrair, alertar e contrariar!

        Mas se não é assim como eu disse?? OU será que é você que não quer que eu diga como as coisas são?? Não quer que eu subverta a ordem existente?? É assim e assim deve continuar não é mesmo?? Será que toquei em algum teu interesse??

        Mas se não é assim, então eu devo estar em outro planeta, será??? Que legal, parece a Terra?? Então é por isso que ministro da DEFESA canadense veio falando em alienígenas que já estão por aqui, já fizeram um primeiro contato secreto, dando tecnologias… EU FUI ABDUZIDO!!!

        Talvez por isso que deseje mais evolução humana pra nos diferenciar dos animais… UH… olha lá, é um ET aquele?? Será que eles evoluíram ou estão ainda como nós, no pé das arvores que acabamos de descer??

        http://www.megacurioso.com.br/aliens/40505-ex-ministro-da-defesa-do-canada-faz-afirmacao-polemica-sobre-alienigenas.htm

        Piada isso aí do ministro canadense, só pode ser!!

        Valeu!!

      • O Vivent analisou corretamente a idiossincrasia francorpiana e concluiu corretamente ao adverti-lo para não desvirtuar os fatos… é o rei da TERGIVERSAÇÃO… enrola, enrola para colocar o quadrado de suas ideias no circulo dos fatos… quem prestar atenção em suas linhas e tiver um mínimo de coerência histórica e de ciências humanas não aceita as engabelações do Franco… é só parar pra pensar um pouquinho… sorry, franco…

      • Acabei me repetindo acima…

        não exagerei creio, sim é um processo natural… e processos naturais são o que leva espécies a extinção, digamos assim, isso é inevitável… é por aí não??

        só esse processo natural não quer dizer que sobreviveremos a nós mesmos, alias parece que esse processo natural jogue contra nós já que deixamos o mundo da irracionalidade animal… e atualmente continuamos trilhando essa estrada verso a extinção, e o que é pior, parece que cada vez fica mais possível, justamente por causa desses processos naturais dos mamíferos e dos primatas evoluídos!

        Esse processo vai acabar matando nós todos, o que vendo como estamos cada vez ficando mais radicais e violentos com o avanço tecnológico poderia sim nos levar a um ponto de não retorno… o que seria por nós merecido!

        Isso que digo acima em duas postagens praticamente repetidas mas colocadas em modo diferente, é só um alerta sobre essa “evolução nova”, pedir um pouco mais de tolerância, algo que seja capaz de aceitar que o contraditório ao chefe, o que duvido muito vendo o orgulho que os primatas tem em si!!

        Sem isso duvido que exista algo que será capaz de manter a nossa espécie em vida, pois caso contrario desaparecerá completamente… o que é natural também.. então, ficamos parados nos processos naturais ou vamos evoluir entre nós??

        Vendo como somos e vendo o mundo natural, e os nossos avanços tecnológicos, não ha duvidas… extinção certa em poucos milênios no máximo vendo o avanço tecnológico e a pregação de ódio continua e nada de tolerância por quem é diferente!

        O que é um processo natural pra uma espécie, mas será que a humanidade viveu o já o bastante??

        E veja que eu também reconheço as minhas práticas nessa area, por isso consigo falar nisso assim sem mais problemas ou ocultações… o que é normal nos seres humanos!

        Valeu!!

      • ViventtBR,

        Ainda não entendi bem o teu comentário…

        Olha que não falei que deve-se acabar com o líder, eu citei e exemplifiquei o problema DO MÉTODO DO LÍDER!!

        Não entendeu isso ou não conseguiu diferenciar uma coisa da outra??

        Olha que simplificação exagerada é base de retórica ideológica cronica heim… é esse o problema contigo e meu comentário inicial?

        Valeu!!

      • Caro Francoorp,

        “E ser prolixo é caminho para sofismas com prejuízo, no mínimo, da coerência de conteúdo.”


        Nessa sua interminável divagação sobre lideranças, deste e daquele lado, e os danos de suas ações, vc aponta apenas negatividades, tornando assim sua extensa crítica absolutamente parcial.

        Vc também tenta valorizar e aprovar as escolhas das massas, como se o que elas promovem fossem o certo infalível… Se for assim, então todo o processo histórico de organização social está errado. Pois ele exige organizadores e líderes. Assim como comandados e seguidores.

        Além, disso a maioria faz o mais fácil, e não o mais certo.

        E se dentro desse mais fácil não houver um mínimo de projeto de caminho para frente. O resultado é apenas um: O Cáos

        Quanto a essa sua postura de criticar o sistema civilizatório e crer que ele nos levará para um processo fatal de extinção, isso certamente é provocado por sua visão parcial das coisas.
        Vou citar só dois exemplos de transformação social positiva que ocorreu nos último século:

        1º) As mulheres por todo o mundo eram excluídas da vida política, empresarial etc, porém com ênfase a partir dos anos 50 foram cada vez mais inseridas na vida comunitária como um todo. A ponto de hoje poderem ter vida independente da autoridade de um homem, e serem absolutamente livres socialmente. (não estou falando claro de países mulçumanos que ainda não evoluíram nesse quesito)

        2º) E o que dizer dos negros na África do Sul e nos USA que também na segunda metade do século passado conseguiram inúmeras conquistas sociais.

        Então veja que seu extenso texto acima tenta desqualificar lideranças.
        E também ao mesmo tempo indivíduos com idéias discordandes do ajustado entre todos.

        Ora! Se decida, ou uma coisa ou outra.

        Então claro que há por todo seu escrito tentativas de inverter situações sociais e relativizar o importante papel do exercício político, mesmo com todos seus entrechoques, para o progresso humano.

        Sds!

      • Caro ViventtBR,

        “E ser prolixo é caminho para sofismas com prejuízo, no mínimo, da coerência de conteúdo.”

        Não vi incoerência de nada nos meus textos acima, e justamente por isso os atacou…

        Pois se fossem contraditórios em si mesmo, não precisaria TENTAR desqualificar o texto ou o autor, pois estes se desqualificariam sozinhos aos olhos do leitor!

        Que bom, agora ficou claro… Como imaginava, eu TOQUEI NA FERIDA!!

        Parte dessa postagem agora já estava pronta nos meus rascunhos pelo simples fato de que eu já tinha uma ideia do que te incomodou… E estava certo… Era tudo uma questão de eu citar a VERDADE e abrir os olhos do leitor, ou do povo que NÃO PRECISA ser assim, e esses seus exemplos até ajudam a confirmar tudo o que eu disse acima!

        Se chegou atacando o argumentador, então é tudo uma questão de ideologia ou defesa de um interesse seu… Sim, está só defendendo um interesse teu!! E eu que fui contra esse teu interesse, demonstrei como é que funciona a metodologia ali encima, e agora tenho que sofrer por isso não é mesmo, tudo como o sólito… não pode falar as coisas como são em uma democracia não??

        Pelo visto não, POR ISSO O POVO NÃO TEM EDUCAÇÃO, melhor que sejam analfabetos, principalmente analfabetos políticos sobre os métodos de seus líderes e não entendam nada do mundo em que vivem, devem somente obedecer, seguir o fluxo, aceitar os métodos da liderança politica, e engolir todo tipo de lereia seja jogada a eles, e assim não questionar… NÃO DEVEM SABER QUE É TUDO FEITO DE PROPOSITO pra ajudar só os interesses do líder e os de seus amiguinhos de !!

        TUDO DEVE CONTINUAR EXATAMENTE COMO ESTÁ … Confirma o que eu disse nas postagens acima… Então está tudo claro… Devo ter tocado na ferida não é mesmo??

        Eu critico o MÉTODO DOS LÍDERES E DAS LIDERANÇAS HUMANAS que sempre vemos se repetindo sempre e sempre, não os líderes, pois os líderes mudam, já os métodos parece que não!!

        E agora vamos em frente…

        Negativo… Minha parcialidade não é pela politica ou por líderes… Sou parcial pelo povo e nada mais, os líderes deveriam ser também!

        Vc também tenta valorizar e aprovar as escolhas das massas, como se o que elas promovem fossem o certo infalível…Se for assim, então todo o processo histórico de organização social está errado. Pois ele exige organizadores e líderes. Assim como comandados e seguidores.

        Sim, sou culpado disso mesmo, POIS pra mim a voz do povo e das massas é infalível mesmo, todo esse o VELHO MÉTODO QUE VOCÊ DEFENDE ESTÁ ERRADO MESMO, não existe essa de que AS MASSAS NÃO SABEM O QUE QUEREM, serve comando pra eles seguirem, são os líderes que sabem o que bom pro povo e não o povo que sabe o que bom pra ele… Isso demonstra sim que só a defesa do INTERESSE DO LÍDER É IMPORTANTE, alias, lendo essa parte agora no seu comentário parece que até SUPERA O DO POVO só porque ele está na administração!!… Não, o líder tem o dever de governar para o povo e não para os PRÓPRIOS INTERESSES!!

        Agora é hora do POVO PARAR DE ACEITAR, FAZER E FALAR e quem vai mais aceitar esses métodos dos partidos e líderes políticos, dizer não gosta disso, e quem quiser governa e não aceitar ESSA VONTADE POPULAR que vá pra outro lugar, onde sejam os velhos métodos políticos a governar, aqui as coisas estão mudando!!

        Então seria o “O CAOS” se não tiver o projeto, sim é verdade, mas no fazer esse projeto parece que os líderes políticos esquecem quem deveriam defender, e passam só a perseguir, como vimos aqui!

        Quanto a essa sua postura de criticar o sistema civilizatório e crer que ele nos levará para um processo fatal de extinção, isso certamente é provocado por sua visão parcial das coisas.

        Será mesmo, e desculpa amigo, mas de qual MINHA PARCIALIDADE ESTÁ FALANDO AGORA?? De novo a minha parcialidade popular?

        O Processo civilizatório NÃO FOI NADA A MAIS que a extensão da nossa visão de animais predadores, isso é claro até nas metodologias violentas e agressivas contra quem for de outro interesse, ou pior, contra quem for “dos nossos” e não defender “O NOSSO” ( do líder somente) INTERESSE.

        Então esse tão amado “Processo Civilizatório” está sim levando a humanidade à ruína e isso está claro em tudo, em todo sistema de relacionamento humano tem uma demonstração disso, e o ódio está só se acumulando em todos os ângulos da sociedade e a qualquer hora explodirá, e não será uma coisa boa!!

        Seus exemplos são uma lastima de conteúdo viciado por parcialidade politica ao sistema desde o principio… parece feito pra consumo de quem assiste TV… e ainda confirmam minhas teses acima!

        Pois se as MULHERES E NEGROS SOFRERAM tudo isso há milênios e séculos respectivamente, FOI JUSTAMENTE POR CAUSA DE TODO O SISTEMA DE LIDERANÇA POLITICO HUMANO QUE EU DESCREVI ACIMA, dos líderes políticos com seus métodos insanos pra defender só o próprio interesse, o do partido ou o de seus amiguinhos ricos… pois quem GANHAVA COM ISSO TUDO FEITOS CONTRA MULHERES E NEGROS??

        COM ESSE EXEMPLOS FEITOS PRA CONSUMO POLITICO DE CURRAL ELEITORAL só avaliza, confirma, exemplifica, e AINDA FORTALECE O QUE EU DISSE NAS POSTAGENS ACIMA, … sem duvidas sobre isso!!

        E se no mundo muçulmano é assim, é porque ainda vivem nesses métodos dos líderes que GOVERNAM SÓ PRA VANTAGEM PRÓPRIA e da sua corte!

        Então veja o que o meu longo texto acima procura CONSCIENTIZAR O POVO SOBRE AS LIDERANÇAS E SEUS MÉTODOS ARCAICOS E VIOLENTOS… Eu critiquei os métodos dos líderes, pois sei que é impossível pra primatas viverem sem líder vendo sua herança centrada nos “MACHOS ALFA”, ou machos dominantes… só isso!

        E fazendo assim quem sabe o povão passe a exigir novos MÉTODOS DE LIDERANÇA DOS LÍDERES não é mesmo?? Talvez seja isso que te assusta desse jeito aí, BASTA LER SEUS TEXTOS PRA VER QUE FICOU APAVORADO REALMENTE!!

        Mudanças as vezes são boas, não precisa temer exigências e cobranças populares a seus líderes, isso é positivo não?? SIM, nessa coisa de inverter relações sociais VOCÊ TEM RAZÃO… agora é hora do povo governar realmente, e exigir mudanças nos métodos dos líderes políticos!

        E veja que não foi relativei nada do exercício politico, EU ATÉ O EXEMPLIFIQUEI CLARAMENTE, então nada de relativismo, disse tudo como é!!

        O Progresso Humano poderia até ter sido maior SE TODOS TIVESSEM GOVERNADO PARA O POVO e não pra si mesmos!!

        Valeu!!

      • Amigo Francoorp,
        Sinto muito mas vc só se repetiu numa prolixidade confusa e de teor anárquico social, mais uma vez…
        …Ao apenas criticar o sistema organizacional de escalas sociais, sejam de que patamar: familiar, comunitário ou mundial, e não propor alternativa coerente e embasada em fatos sólidos, suas proposições assim são inválidas.

        Chegamos a conclusão de que suas idéias são frutos de uma grande falta de conhecimento histórico do que é civilização, e de como ela se processa e se sustenta em camadas organizacionais.

        Além do mais, a necessidade demostrada por vc de digitar inúmeras frases não só em negrito mas também em fonte alta, já é prova suficiente de quem está fora de controle:

        “BASTA LER SEUS TEXTOS PRA VER QUE FICOU APAVORADO REALMENTE!!”

        Portanto, depois das várias autodemonstrações acima em seu comentário das 19:17, em maiúsculas e negritos, dessa sua enorme preocupação em se fazer ouvir desesperadamente.
        A prova e demonstração com todos os pingos e is de quem está gritando e desesperado foi dada por vc, ou vai negar desavergonhadamente perante todos?

        E vir com um papinho que dá voltas e mais voltas, sem coerência e embasamento, a não ser de uma noção esquerdista confusa e tola de sua mente pela qual a democracia ainda não foi inventada.
        E de que toda liderança que permeia o Universo está errada. Fica mais que evidente essa sua inglória verborragia sem utilidade e incoerente perante os fatos.
        Sds!

  6. Também convém lembrar que os Yankes estavam prontos para invadir o Nordeste, por que o Brasil, na era Getúlio não estava muito incisivo no apoio aos aliados.
    O Getúlio desejava uma neutralidade, até ir a pique as naus mercantes Baependi, Itagiba, Araraquara, Arará e Aníbal Benevolo, tendo as responsabilidades sido atribuídas ao U-boot 507, alemão, o que fez com que Getúlio mudasse sua posição.
    Meu pai que viveu esse momento, diz que muitas pessoas desconfiaram que tivesse sido uma nau americana camuflada como alemã para fazer o Brasil tomar o partido que tomou. Pode ser, pode não ser, isso será sempre informação secreta, mas certo mesmo é que já pretenderam nos invadir, sendo de fora das nossas fronteiras o único que já teve essa pretensão histórica, e não podemos dizer que isso seja alguma elucubração de uma mente anti americana, não é, é história.

    • Bem, depois do final da WW2, ex-submarinistas alemães declararam desconhecerem afundamentos de navios brasileiros por alemães.

    • Tem documentário de uma hora e meia pra explicar isso…

      E até os Americanos do History Channel concordam…

      Quem perderia em atacar o Brasil seriam os alemães, que investiram uma montanha de recursos pra nazi-ficar a américa do sul, Brasil compresso, seria atirar no próprio pé depois de tanto esforço pra divulgar e fazer adeptos nas américas!!

      E realmente como o ViventtBR disse, nenhum marinheiro nunca admitiu nada disse, e poderiam, a guerra já tinha acabado!

      E DOC é muito bom, demonstra coisas pouco conhecidas sobre os Nazistas, Americanos, Latinos e os Brasileiros… e isso antes da guerra!

      http://www.youtube.com/watch?v=pM1VtwjQfak

      Valeu!!

  7. · Em junho de 1963, Jango era aprovado por 66% da população de São Paulo, desempenho superior ao do governador Adhemar de Barros (59%) e do prefeito Prestes Maia (38%).

    · Pesquisa de março de 1964 revela que, caso fosse candidato no ano seguinte, Goulart teria mais da metade das intenções de voto na maioria das capitais pesquisadas. Apenas em Fortaleza e Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek tinha percentuais maiores

    · Havia amplo apoio à reforma agrária, com um índice superior a 70% em algumas capitais.

    · Pesquisa na semana anterior ao golpe, realizada em São Paulo a pedido da Fecomercio, apontava que 72% da população aprovava o governo Jango.

    · Entre os mais pobres a popularidade alcançava 86%.

    · 55% dos paulistanos consideravam as medidas anunciadas por Goulart no Comício da Central do Brasil, em 13 de março, como de real interesse para o povo.

    · Entre as classes A e B, a rejeição a Goulart era um pouco maior em 1964. Ao menos 27% avaliavam o governo como ruim ou péssimo na capital paulista.

    • Jango foi tão bom para si mesmo que durante seu governo se tornou O MAIOR LATIFUNDIÁRIO que já existiu no Brasil moderno, juntamente com Sebastião Maia… mas isso os manuéis da esquerda burra não explica e nem cita, não é mesmo, esquerdinha desvirtuador ???… 🙂

  8. É o mais contundente documento até agora divulgado sobre o desproporcional poder político dos grupos de mídia na democracia brasileira e latino-americana no século 20.

    Quase todas as ditaduras latino-americanas foram implementadas por meio de golpes de Estado legitimados por um suposto apoio da opinião pública. E esse apoio era medido exclusivamente pelo volume de notícias veiculados nos grupos de mídia, e pela mobilização que conseguiam em algumas classes sociais. Um enorme espectro da opinião pública passava ao largo desse jogo restrito.

    *****

    Depois da redemocratização, houve vários golpes de Estado institucionalizados no continente, não apenas contra governos ditos de esquerda – como o fracassado golpe contra o venezuelano Hugo Chávez – como contra governos tidos como de direita – Fernando Collor, no Brasil, Carlos Andrés Perez, na Venezuela.

    Em todos os episódios, juntavam-se interesses contrariados de grupos políticos e de grupos de mídia. Levantavam-se denúncias sólidas ou meros factoides, criava-se a atoarda, passando a sensação de que a maioria da opinião pública desejava a queda do governante.

    *****

    O ponto mais relevante das pesquisas do Ibope é mostrar que a chamada opinião pública midiática sempre foi um segmento minoritário indo a reboque de uma aliança que incluíam os grupos, alguns partidos conservadores e alguns interesses do grande capital.

    Esse modelo, que domina o debate econômico e político em todo século 20, chega ao fim com o advento das redes sociais.

    http://jornalggn.com.br/noticia/segundo-o-ibope-jango-teria-sido-reeleito-em-65

    • é nascimento com um texto de poucas linhas ,simples de se entender ,
      fazer uma interpretação do texto se torna simples
      mas alguns cegos pela ideologia em que quanto pior melhor.
      acham que os gringos fizeram correto em atrasar o desenvolvimento do pais transformando o brasil em uma colônia que so podia negociar com a metrópole gringa sustentando esses piratas e enriquecendo sua raça
      esse papo de esquerda funcionou
      no oriente médio é terrorismo
      no oriente foi democracia
      em cada continente eles inventam uma forma de promover o fissura do pais concorrente para mantê-lo preso e atrasar o desenvolvimento de um pais que pode se transformar em um concorrente no futuro próximo
      e para finalizar LEI DOS MEDIOS JÁ !!!!imprensa sionista perigosa para nossa pátria

  9. Justiça a Jango: não deixou o Brasil virar um Vietnam

    A gravação do diálogo de John Kennedy em que ele cogita de uma intervenção militar americana no Brasil e no Vietnã faz justiça ao ex-presidente João Goulart.
    Jango não foi um covarde que deixou de reagir, quando podia, aos golpistas daqui.
    Em agosto de 64, quatro meses depois do golpe no Brasil, o governo americano forjou um ataque da marinha norte-vietnamita a seus navios, para justificar a intervenção direta dos EUA naquele país.

    Ali ficariam 10 anos, até serem escorraçados, mas deixando um rastro de morte, destruição e sofrimento que aterrorizou o mundo inteiro.
    Faria o mesmo aqui, naqueles dias, se houvesse resistência?
    A gravação mostra que isso não é um delírio ou propaganda antiamericana.
    A Quarta Frota já vinha para cá, em princípio para fornecer combustível e armas para os militares subversivos do golpe.

    Jamais se saberá se Jango tinha ideia das intenções americanas em toda a sua extensão e até onde estavam dispostos a ir.
    Mas, sabendo até que ponto foram em um país muito mais distante deles e muito menos estratégicos, como o Vietnam, é possível imaginar.
    Muitas vezes a estatura de um governante deve ser medida não pelo o que ele fez.

    Continua

    • “Justiça a Jango: não deixou o Brasil virar um Vietnam”

      Pelo que se sabe, ele fugiu para o Uruguay vestido de mulher, com o rabo entre as pernas,isso sim 😀 😀

      • A ´pior coisa pé de cão é alguém repetir alguma coisa sem checar se é verdade.

        Reveja a besteira que você acabou de Postar.

        PS: A mesma falácia falaram do Brizola (aquele do caso Proconsult – Rede Globo)

      • Realmente, capa preta… sejamos justos… eles não fugiram vestidos de mulher… é que era dia de reunião no clube esquerdopata de Bagé… é tradição ir vestido a caráter… e por acaso naquele fatídico dia tiveram que sair às pressas… coisas da vida… 🙂

  10. Mas pelo que ele impediu que se fizesse.

    As mortes, as torturas, os exílios, banimentos e cassações foram imensos, cruéis, graves e imperdoáveis. Mas, com certeza, nada perto do que fizeram ao povo vietnamita. Jango teve uma grandeza tão extrema quanto o foi a pequenez daqueles que estavam a pedir a invasão estrangeira em seu próprio país. E que, se não os entregaram pelas armas, fizeram isso com nossa soberania.

    Lentamente, a história, apesar de nossos Ministros do STF, vai apontando a gravidade de seus crimes. Não foram apenas destruidores de vidas. Foram, alguns deles, traidores de sua pátria. E há suas novas versões, que seguem desejando entregar este país, seu povo e nossas imensas riquezas.

    Tomara que as novas gerações de militares consigam ver que o que eles fizeram e representaram, sob palavras hipócritas, são aquilo que mais ofende a nossa consciência de brasileiros, pedir e oferecer-se a uma invasão militar estrangeira em nosso país.

    http://www.planobrazil.com/john-f-kennedy-discutiu-acao-militar-para-depor-o-entao-presidente-brasileiro-joao-goulart-o-jango/comment-page-1/#comment-155365

  11. Na segunda guerra os USA tambem cojitaram invadir o BRASIL foram aconselhados a não fazer pois caso o fizecem o povo em pesso partiria para o lado Alemão os alemães não lutariam neste lado do mundo mas forneceriam material belico os USA teriam de dividir suas forças em mais de 8 mil km de costa isto os prejudicariam nas ações militares na Europa entam usaram a cabeça afundaram nossos navios e colocaram a culpa na Alemanha com um tiro 2 coelhos, em 1961 se nos invadicem militarmente tambem se dariam mal pois caso o fizecem os Russos nos dariam apoio com fornecimento de equipamento belico ai voces imaginem se no Vietnã eles estavam levando a pior como seria num pais continental como o nosso e comparar o Brasil com Cuba pelo amor de Deus é inoscencia de mais comparar uma ilhota com um continente os USA cercaram Cuba como eles podem cercar o Brasil só poderam fazelo com apoio dos vizinhos,HOJE SE ELES QUIZEREM FAZER ALGO PARECIDO SERIA LOUCURA MESMO COM TODO SEU APARATO OPA EU ME ESQUECI ELES NÃO SÃO NORMAIS ENTAM VAMOS NOS ARMAR AFINAL OS PROBLEMAS DO BRASIL SÃO NOSSOS QUEM TEM QUE RESOLVER SOMOS NÓS CONCORDÃO OU NÃO.

  12. Afinal, o que aconteceu no Brasil em março de 1964?
    Será que o Brasil estava realmente a ponto de se tornar um país comunista, por se aproximar da China e da URSS e por aplicar as chamadas “reformas de base”, além de nacionalizar serviços estratégicos para o país (visto os telégrafos, os quais estavam em mãos de empresas americanas) e implementar a reforma agrária? Ou seriam outras as razões?
    Afinal, Jango estava em visita a estes países naquele período, algo tido como inaceitável pelos EUA, pois não existia na mentalidade da época algo como “centro-esquerda” ou “centro-direita”. Ou se era “capitalista” ou “comunista”, pois a guerra fria não permitia “flertes” com o outro lado, basta ver o que os soviéticos fizeram nos anos de 1956 em Budapeste e em 1968 em Praga. Naqueles tempos, qualquer flerte com a oposição era sumariamente eliminado em seus movimentos iniciais. Tanto por um lado quanto pelo outro.
    Além disso, temos o precedente da intentona comunista de 1935, que ficaram marcados nas mentes dos militares e da população, e para piorar ainda mais a situação, o presidente anterior, Jânio Quadros, homenageia nada mais nada menos que CHE GUEVARA com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração dada pelo governo brasileiro á um estrangeiro! Por mais que talvez não fosse o caso (….), tudo indicava uma aproximação com os comunistas, algo que Washington nunca permitiria, pois o Brasil não seria uma Cuba comunista, e sim uma China comunista.
    A política externa não-alinhada de Jango com qualquer um dos dois blocos reinantes no período e a tentativa de aproximação comercial e cultural também com os países comunistas, provocou a desconfiança de setores e grupos internos que defendiam o alinhamento automático com os Estados Unidos.
    Tanto as reformas de base quanto a reforma agrária, que nos dias de hoje são vistas de forma extremamente positiva, por dar oportunidades aos mais desfavorecidos, nos anos 60, tais medidas eram vistas, na visão dos “donos do mundo” do período (independente das verdadeiras intenções) como algo relacionado ao pensamento comunista. Os grandes empresários do meio urbano e rural sentiram-se ameaçados em seus interesses por estes movimentos e recorreram a seu aliado mais próximo desde os primórdios do nascimento do Brasil: As forças armadas.
    Forças Armadas + detentores do poder econômico + temor do comunismo internacional + patrocínio dos EUA + fraqueza das instituições nacionais = golpe de 64
    Hoje em dia, filmes, documentários, documentos liberados pela CIA e reportagens mais do que comprovam que os EUA, visando seus interesses na região, patrocinaram o golpe de estado no Brasil, isto é fato mais que comprovado.
    O que falta descobrir então?
    Nos dias de hoje, os militares se defendem, dizendo que salvaram o Brasil da “ameaça comunista”, e por isso, justificou-se a deposição pela força de um governo que, segundo eles, apesar de ser eleito democraticamente, tinha claro viés de esquerda e ameaçava a estabilidade nacional, perpetrada por “agentes do comunismo internacional”;
    Os partidários de esquerda se defendem, dizendo que lutavam contra o regime militar que derrubou um governo eleito democraticamente e que governava para o povo, e não para as “elites”. Dizem que não buscavam impor a doutrina comunista e sim trazer de volta a democracia e libertar o país, que estava sob controle das “marionetes dos EUA”.
    Afinal de contas, quem estava com a razão?
    Acredito realmente que estavam TODOS ERRADOS!!
    Pois o que aconteceu foi uma síntese de vários acontecimentos ocorridos no país que foram agravados pela visão política daquele período, na qual as instituições brasileiras, devido as suas fragilidades e divisões internas, não tiveram condições de enfrentar as pressões sofridas adequadamente.
    Jango, ao meu ver, era duas coisas: um visionário e um inocente.
    Visionário, por ver que era possível comandar um país como o Brasil e transformá-lo em uma grande nação, sem se alinhar politicamente a nenhum dos dois blocos, e na verdade, podendo estabelecer relações com ambos;
    Inocente, por acreditar que poderia desafiar a ordem mundial vigente naqueles dias sem pagar o preço ante os poderosos do mundo. Sua ambiguidade ideológica, por melhor intencionada que fosse, acabou gerando desconfianças que levaram a sua queda;
    Os militares, que sofreram influências de várias vertentes (internas e externas), muito maiores e mais fortes que eles próprios, e que deixaram que essas forças acabassem determinando suas ações. Em virtude disso, muitos deles morreram bravamente, acreditando que faziam isso pelo bem de seu país e de seus familiares;
    Os partidários, que se deixaram levar por uma ideologia que estava condenada ao fracasso, embora somente nos dias de hoje podemos afirmar isso. Procuravam impor a doutrina socialista no país ou simplesmente trazer de volta a democracia? Na época, era extremamente sedutora, pois parecia resolver todos os problemas humanos. Em virtude disso, abandonaram seus entes queridos e o conforto de suas casas para lutar por um país mais justo;
    O que nós, como brasileiros, devemos entender é que nosso país nesse período foi somente mais uma “peça de xadrez” no tabuleiro geopolítico mundial, dominado pelos EUA e pela URSS. Fomos manipulados por ambos por não termos um governo coeso e forte o suficiente, além de governantes e instituições cientes dos resultados de suas ações e a consequência destas para o país. Se tivéssemos isso, não sofreríamos influências tanto de “ideologias salvadoras” como de países que se julgam “excepcionais para o bem estar mundial”.
    A defesa apaixonada de pontos de vista pessoais também é extremamente maléfica. No campo da ideologia sempre haverá disputas apaixonadas dos que preferem acreditar mais em suas convicções do que em fatos, em ambos os lados das partes. Deveríamos aprender com nossos erros do passado, analisá-los livres de paixões pessoais e utilizarmos os conhecimentos adquiridos para que tal tragédia nunca mais ocorra novamente em nosso país, pois todos que morreram, seja torturado numa cela da ditadura ou justiçado em um tribunal de um movimento revolucionário de origem comunista, eram brasileiros.

    http://www.planobrazil.com/golpes-de-estado-operacoes-de-desestabilizacao-interna-e-trabalhos-de-convencimento-dos-eua-no-mundo/

  13. Afinal, o que aconteceu no Brasil em março de 1964?

    Será que o Brasil estava realmente a ponto de se tornar um país comunista, por se aproximar da China e da URSS e por aplicar as chamadas “reformas de base”, além de nacionalizar serviços estratégicos para o país (visto os telégrafos, os quais estavam em mãos de empresas americanas) e implementar a reforma agrária? Ou seriam outras as razões?

    Afinal, Jango estava em visita a estes países naquele período, algo tido como inaceitável pelos EUA, pois não existia na mentalidade da época algo como “centro-esquerda” ou “centro-direita”. Ou se era “capitalista” ou “comunista”, pois a guerra fria não permitia “flertes” com o outro lado, basta ver o que os soviéticos fizeram nos anos de 1956 em Budapeste e em 1968 em Praga. Naqueles tempos, qualquer flerte com a oposição era sumariamente eliminado em seus movimentos iniciais. Tanto por um lado quanto pelo outro.

    Além disso, temos o precedente da intentona comunista de 1935, que ficaram marcados nas mentes dos militares e da população, e para piorar ainda mais a situação, o presidente anterior, Jânio Quadros, homenageia nada mais nada menos que CHE GUEVARA com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração dada pelo governo brasileiro á um estrangeiro! Por mais que talvez não fosse o caso (….), tudo indicava uma aproximação com os comunistas, algo que Washington nunca permitiria, pois o Brasil não seria uma Cuba comunista, e sim uma China comunista.
    A política externa não-alinhada de Jango com qualquer um dos dois blocos reinantes no período e a tentativa de aproximação comercial e cultural também com os países comunistas, provocou a desconfiança de setores e grupos internos que defendiam o alinhamento automático com os Estados Unidos.

    Tanto as reformas de base quanto a reforma agrária, que nos dias de hoje são vistas de forma extremamente positiva, por dar oportunidades aos mais desfavorecidos, nos anos 60, tais medidas eram vistas, na visão dos “donos do mundo” do período (independente das verdadeiras intenções) como algo relacionado ao pensamento comunista. Os grandes empresários do meio urbano e rural sentiram-se ameaçados em seus interesses por estes movimentos e recorreram a seu aliado mais próximo desde os primórdios do nascimento do Brasil: As forças armadas.
    Forças Armadas + detentores do poder econômico + temor do comunismo internacional + patrocínio dos EUA + fraqueza das instituições nacionais = golpe de 64
    Hoje em dia, filmes, documentários, documentos liberados pela CIA e reportagens mais do que comprovam que os EUA, visando seus interesses na região, patrocinaram o golpe de estado no Brasil, isto é fato mais que comprovado.

    O que falta descobrir então?

    Nos dias de hoje, os militares se defendem, dizendo que salvaram o Brasil da “ameaça comunista”, e por isso, justificou-se a deposição pela força de um governo que, segundo eles, apesar de ser eleito democraticamente, tinha claro viés de esquerda e ameaçava a estabilidade nacional, perpetrada por “agentes do comunismo internacional”;

    Os partidários de esquerda se defendem, dizendo que lutavam contra o regime militar que derrubou um governo eleito democraticamente e que governava para o povo, e não para as “elites”. Dizem que não buscavam impor a doutrina comunista e sim trazer de volta a democracia e libertar o país, que estava sob controle das “marionetes dos EUA”.

    Afinal de contas, quem estava com a razão?

    Acredito realmente que estavam TODOS ERRADOS!!

    Pois o que aconteceu foi uma síntese de vários acontecimentos ocorridos no país que foram agravados pela visão política daquele período, na qual as instituições brasileiras, devido as suas fragilidades e divisões internas, não tiveram condições de enfrentar as pressões sofridas adequadamente.

    Jango, ao meu ver, era duas coisas: um visionário e um inocente.

    Visionário, por ver que era possível comandar um país como o Brasil e transformá-lo em uma grande nação, sem se alinhar politicamente a nenhum dos dois blocos, e na verdade, podendo estabelecer relações com ambos;

    Inocente, por acreditar que poderia desafiar a ordem mundial vigente naqueles dias sem pagar o preço ante os poderosos do mundo. Sua ambiguidade ideológica, por melhor intencionada que fosse, acabou gerando desconfianças que levaram a sua queda;
    Os militares, que sofreram influências de várias vertentes (internas e externas), muito maiores e mais fortes que eles próprios, e que deixaram que essas forças acabassem determinando suas ações. Em virtude disso, muitos deles morreram bravamente, acreditando que faziam isso pelo bem de seu país e de seus familiares;

    Os partidários, que se deixaram levar por uma ideologia que estava condenada ao fracasso, embora somente nos dias de hoje podemos afirmar isso. Procuravam impor a doutrina socialista no país ou simplesmente trazer de volta a democracia? Na época, era extremamente sedutora, pois parecia resolver todos os problemas humanos. Em virtude disso, abandonaram seus entes queridos e o conforto de suas casas para lutar por um país mais justo;

    O que nós, como brasileiros, devemos entender é que nosso país nesse período foi somente mais uma “peça de xadrez” no tabuleiro geopolítico mundial, dominado pelos EUA e pela URSS. Fomos manipulados por ambos por não termos um governo coeso e forte o suficiente, além de governantes e instituições cientes dos resultados de suas ações e a consequência destas para o país. Se tivéssemos isso, não sofreríamos influências tanto de “ideologias salvadoras” como de países que se julgam “excepcionais para o bem estar mundial”.

    A defesa apaixonada de pontos de vista pessoais também é extremamente maléfica. No campo da ideologia sempre haverá disputas apaixonadas dos que preferem acreditar mais em suas convicções do que em fatos, em ambos os lados das partes. Deveríamos aprender com nossos erros do passado, analisá-los livres de paixões pessoais e utilizarmos os conhecimentos adquiridos para que tal tragédia nunca mais ocorra novamente em nosso país, pois todos que morreram, seja torturado numa cela da ditadura ou justiçado em um tribunal de um movimento revolucionário de origem comunista, eram brasileiros.

    http://www.planobrazil.com/golpes-de-estado-operacoes-de-desestabilizacao-interna-e-trabalhos-de-convencimento-dos-eua-no-mundo/

  14. Blue Eyes, na verdade a coisa não é tão perfeita assim…

    O governo militar, com toda certeza, fez realizações imprescindíveis ao desenvolvimento nacional, e por conta destas mesmas realizações, foi possível o país encontrar o seu desenvolvimento atual, por terem sido construídas as bases para o mesmo durante o regime militar. Mas isso teve o seu preço, o qual foi o crescimento diametral da dívida externa brasileira, a qual até bem pouco tempo atrás grassava a economia do país. Os governos posteriores não tiveram competência para administrar a dívida externa, gerando hiperinflação e os outros problemas.

    No período posterior ao golpe militar os empréstimos voltam a aumentar substancialmente, devido a política econômica desenvolvida então, particularmente no período que ficou conhecido como “milagre econômico”, quando a indústria brasileira cresceu a taxas elevadíssimas graças ao ingresso maciço de capitais estrangeiros, fazendo com que a dívida saltasse de 04 para 12 bilhões de dólares.

    O endividamento pós 64 tem dois estágios.

    O primeiro é o dos governos Costa e Silva e Médici, nos anos 68-73, do “milagre econômico”. Nesse período, os empréstimos foram usados para, ao cabo de tudo, realizar ar operações de crédito na compra de bens de consumo, automóveis e outros bens supérfluos e também para financiar ar grandes obras urbanas e serviços que viabilizaram a existência dos automóveis e das geladeiras, tais como estradas, viadutos e redes de energia elétrica.

    No final de 1983, em depoimento na CPI da Dívida Externa, Celso Furtado, economista que fora ministro do Planejamento antes do golpe, mostrou como o Brasil pós 64, graças a mudanças de política financeira e cambial nas regras de conversão do dólar em cruzeiros, acabou na prática pagando, através do Banco Central, para os capitais estrangeiros, parte do preço de automóveis e bens de consumo, comprados a crédito obtido por dólares emprestados.

    A Segunda fase do endividamento começa no governo do general Ernesto Geisel (1974-79). A partir de 74, a indústria de bens de consumo duráveis, com a produção de automóveis à frente, começa a encalhar, em grande parte devido a crise mundial do petróleo, que repercute na elevação nas taxas de juros, que somadas aos gastos dos grandes projetos de geração de energia.

    Em 1982 temos o ano da falência declarada do modelo brasileiro de desenvolvimento e o país recorre ao FMI e ao final do governo Figueiredo, que encerra a ditadura militar, a dívida externa chegava a casa de 100 bilhões de dólares.

    Isso necessariamente não quer dizer uma tragédia, principalmente se levarmos em consideração as conquistas do período. O que aconteceu ao meu ver foi a escolha de um modelo econômico em que os EUA praticamente bancavam o brasil através de empréstimos que viabilizaram seu desenvolvimento momentâneo, mas que a longo prazo afundaram a economia, como ficou claro durante a década de 80. Foi uma escolha de um modelo econômico que se provou errada a longo prazo, principalmente com o fim do apoio americano as ditaduras latino americanas. Foi mais um período de experiência que o brasil passou.

    • Caro Vympel1274,
      Vc quase atingiu o ponto sobre os reais motivos, mas claro, que isso é algo a se discutir e concordar.

      Quanto a reforma agrária de Jango, ela era bem discreta, tendo por proposta a doação de terras ociosas do governo. Portanto o termo reforma será apropriado? Quando não consistia em desapropriação de grandes propriedade. Sendo que a própria família de Jango era de fazendeiros no Sul. Acho, que o dimensionamento maior dado a essa questão de terra é equivocado.

      Quanto a sua amizade com comunistas, também não vejo isso como grande fator para o golpe. O Brasil tinha um histórico republicano democrático. Por que seu povo iria se atirar numa aventura de regime comunista?
      Tanto China e Rússia, antes do comunismo, tinham um povo cansado de ser sistematicamente oprimido por n Imperadores. Quadro bem diferente de nosso povo já a décadas republicano.

      Então onde a coisa pegou mesmo para os americanos articularem um golpe mortal nos planos de Jango?
      Interesses dos poderosos “detentores do poder econômico”, exatamente como vc citou acima, é aí a meu ver a grande falha de Jango…
      A sua proposta de diminuir drasticamente o envio de lucros para matrizes empresariais no estrangeiro.
      Caso essa sua proposta fosse bem sucedida, com certeza desencadearia um efeito dominó em vários outros países subdesenvolvidos, diminuindo mais ainda o envio de dinheiro para as matrizes, tendo por consequência, grave desemprego na América.
      é aí a meu ver que a porca torce o rabo com o interesse americano na derrubada de Jango e o afastamento prolongado de suas idéias.

      Sds!

      • Grande ViventtiBR

        Acredito que todos os fatores acima, para mais ou para menos, influenciaram na derrubada de jango, simplesmente não podemos dizer uma razão específica. O fato é que, foi realizada uma operação de desestabilização interna no país (como aconteceu em vários outros, os quais os EUA julgaram que seus interesses estavam ameaçados).

        O medo internacional do comunismo, era utilizado como justificativa para intervenções do mesmo jeito que o medo do terrorismo islâmico é utilizado hoje.

        Agrande diferença entre os métodos utilizados pelos EUA e a URSS é que os comunistas nunca aprenderam a ser discretos (sempre que derrubavam um governo, utilizavam logo uma divisão de carros de combate e de fuzileiros motorizados). Os EUA faziam as intervenções por “procuração” onde nunca eram ligados diretamente a ação e podiam a qualquer hora negar participação na mesma. de fato, é o método mais inteligente….

        Muito (ou quase tudo) do que aconteceu em 64 foi mais devido “ao que parecia ser” do que “realmente era”, pois tudo ficou na suposição. E é isso que gera discussões entre os dois lados conflitantes que nunca acabam.

        valeu pelo comentário, camarada!

      • Seu comentário é o que mais se aproxima da realidade entre todos os que já li sobre o tema, Vimpel… tome isso como um elogio… mas uma coisa tenho a mais absoluta certeza… naquele momento, se os militares não tomassem a responsabilidade para si, EU GARANTO que hoje teríamos no mínimo uns 5 “Brasis” na américa latina, sendo uns dois capitalistas e os demais comunistas… e advinha qual parte iria ter se dado mais mau ???… com certeza a mais pobre e ignorante teria entrado de cabeça no comunismo pueril e hoje a Coreia do norte estaria muito melhor que esses países comunistas sul americanos que graças aos militares deixaram de existir… para nossa sorte e glória do Brasil que ainda hoje querem acabar com sua existência… mas estamos aqui para aplicar a RESISTÊNCIA necessária a essa nova tentativa de traição esquerdopata a nação brasileira…

      • Talvez sim, talvez não camarada, essa é o tipo de questão que nunca teremos uma resposta que agrade a todos…

        mas uma coisa é certa, o país como um todo ainda não aprendeu o que é realmente o significado da palavra “soberania”, a qual de acordo com a vontade política do momento, pode significar várias coisas diferentes entre si….

  15. Não sei se os colegas acima mencionaram mas um fato muito interessante relacionado a esses acontecimentos é um sobre Tancredo Neves…

    Após a renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o vice presidente (João Goulart) que estava visitando a China (país vermelho), não pode assumir a presidência na sua volta ao Brasil. Para que isso ocorresse foi feita a troca do sistema presidencialista para o parlamentarista. No qual ele teve que dividir o poder com um primeiro-ministro, no qual foi Tancredo Neves o escolhido.
    Pois vejam o que aconteceu…

    Tancredo Neves, numa posição de alta responsabilidade nacional, menos de um ano no cargo, julho de 1962, demitiu-se, para concorrer a certas eleições majoritárias que haveriam em outubro, queria ser deputado federal.

    Então passados vários anos…

    ” Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu gravemente, em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse, morrendo 39 dias depois, sem ter sido empossado, tendo sido vítima, oficialmente, de diverticulite. A 27 de Março desse ano foi ainda agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.” -Wikipédia-

    Vejam como o destino é irônico, ou a Justiça, para certas ingratidões, acaba sendo feita…
    Tancredo Neves havia estado no cargo de Primeiro Ministro, e o deixou em nome de uma candidatura para Deputado Federal.
    Então quando se torna Presidente uma doença não o deixa tomar novamente posse do comando da nação.

    Ironia?
    Justiça?
    Ou nada demais, apenas destino, desse político em momentos delicados de transição nacional?



    PS: De minha parte nunca simpatizei com Tancredo Neves, e nem com seu neto Aécio.
    Sendo que por ocasião das indiretas para presidência civil de 85, o considerava com jeito caduco e gagá.
    Será que também não ia cair fora da presidência alguns meses depois de tomar posse, como o vez quando foi Primeiro Ministro?

  16. Certas coisas são engraçadas se paramos para analisar…

    “os militares nos salvaram de uma ditadura comunista instalando uma ditadura fascista”

    “os americanos são nossos amigos por terem apoiado um golpe em nosso país que levou a prisão, tortura e morte de jornalistas, artistas e sindicalistas além de alguns poucos guerrilheiros comunista”

    “o tempo da ditadura foi maravilhoso apesar de toda a censura, jogo do bicho, tráfico nos morros, corrupção, torturas, assassinatos, desemprego, divida externa absurda, desigualdades sociais nunca antes vistas. Pequenos detalhes que não tiram o brilho dos santos golpistas.”

    Quem defende um país que planejou atacar o meu ou defende uma ditadura sanguinária e corrupta que devastou o meu país por 21 anos pode até contar com minha educação mas não com o meu respeito. Não posso respeitar traidores e pouco me importa se são de direita ou de esquerda, traidor é traidor e não tem outro nome!

    • Os traidores são vcs, esquerdopatas que estão delapidando o país para entrega-lo nas mãos de chineses ricos… pensa que tem moral para falar de alguém ???… então, antes de tirar o cisco do olho dos outros, tire a trave do seu…

      • quem disse que não odeio os comunistas safados que mataram 3 princesas indefesas ?? mais a culpa tbm foi da Inglaterra que não fez nada para resgata os romanov.

        eu tenho um sonho um imperador no Brasil, um na Russia e um na China, 3 grandes povos que devia se unir , a união de 3 grandes impérios.

        malditos militares golpistas do Brasil dito liberais e dietista, na Russia foi a corja comunista, na China foi o mesmo do Brasil militares golpistas dito liberais e dietista apoiando pelos EUA deram o golpe.

        quem entrego a china pros comunista foi o Chiang Kai-shek militarista e direita igual vc azulado, ele deu um golpe no imperador e levou um golpe dos comunas, ladrão que rouba ladrão sabe como é . ele esta ate sendo homenageando pelos comunas. >>>http://china-defense.blogspot.com.br/2013/10/news-photos-of-day-his-excellency-cks.html

        que Deodoro , Lenin e Chiang Kai-shek queime no inferno junto de vc azulado e seu amigo cão e os comunas tbm.

      • Resposta acima… mas vc acha mesmo que o império chinês teria resistido as tramas da internacional comunista ???… se ele, o império, não resistiu a uma traição infantil de seu general ???… revise seus conceitos… todos os impérios baseados na realeza divina caíram não porque foram traídos e sim porque a esquerda destruí o conceito de divino e por consequência os imperadores deixaram de ter o aval dos céus para se manterem no poder… capiche ???… estudar faz bem para a mente e para saber quem é quem antes de tomar partido e pregar com raiva pueril… saudações…

  17. Blue Eyes, Na Resistência
    8 de janeiro de 2014 at 12:32

    Carlos, larga dessa mania de colar comentários de outros na integra… é de muito mal gosto e enche o saco… acredite em mim… saudações… === Lamento amigo, + n país perdeu e mt.Concordo tbm, q houve excesso de ambo os lados. Foi a reação,a resistência contra a força Bruta…Sds.

  18. Pior do que ser o último a saber.
    É morrer sem saber.

    Comissão da Verdade e seus equivocados integrantes e organizadores….tão longe da verdade…………………
    …………………………. da nossa aqui do PB.

Comentários não permitidos.