Japão reorienta a defesa para a China e Coreia do Norte

japão, exército, defesa, segurança

Foto: EPA

O programa de defesa nacional para o período depois de 2014, publicado pelo governo japonês, provocou uma reação negativa da China. Pequim viu nele o renascimento do militarismo nipônico. Semelhante reação é completamente natural visto que, no quadro desse programa, o Japão rompe completamente com a herança da época da guerra fria, quando o adversário importante era a URSS (Rússia). O novo programa concentra-se completamente nas novas ameaças: China e Coreia do Norte.

A julgar pelos documentos publicados por japoneses, o país planeja realizar reduções significativas nos tipos fundamentais de armamentos do Exército. Por exemplo, as Forças de Autodefesa do Japão podem ter 600 tanques e 700 sistemas de artilharia. No futuro, planeja-se reduzir a quantidade de armamento pesado até 300 tanques e 300 peças de artilharia. Tendo em conta as dimensões do Japão, pode reconhecer-se que o número de unidades militares terrestres com armamentos pesados irá ser reduzido até ao mínimo absoluto em caso de necessidade extrema, imprevisível. Ao mesmo tempo, cresce o número de unidades terrestres de reação rápida equipadas com armamento ligeiro.

O Japão aumenta o número de submarinos de 16 até 22, de contratorpedeiros com o sistema antimíssil norte-americano AEGIS de 6 para 8, a quantidade de caças de 260 para 280. Serão rearmadas as unidades terrestres de defesa antiaérea. O Japão tenciona também aumentar consideravelmente as possibilidades de controle do espaço aéreo à custa de um maior número de aviões de detecção a longa distância. Tendo acesso à produção da indústria militar americana e sólidas possibilidades técnicas e financeiras próprias, os japoneses têm capacidade de aumentar rapidamente o potencial militar.

No novo programa militar japonês assinala-se a necessidade de criação de potencial para realizar um contra-ataque contra as ilhas Senkaku no caso de invasão por um Estado estrangeiro. Para isso serão adquiridos navios especiais de desembarque. Além disso, será prestada atenção ao aumento da resistência da infraestrutura militar japonesa face a possíveis ataques de mísseis. Assinala-se que o Japão analisa não só medidas complementares de defesa antimíssil, mas também possibilidades de criação do seu próprio potencial de contenção e de desferir um ataque de resposta.

Isso pode significar que o Japão envereda pela via da Coreia do Sul e Taiwan e criará os seus próprios mísseis, possivelmente com base nos mísseis antinavio já produzidos no país. Neste caso, a China terá de reforçar a defesa antiaérea e antimíssil dos alvos da sua infraestrutura militar marítima na costa do mar da China Oriental.

Não obstante o fato de os planos de rearmamento do Japão poderem criar algumas dificuldades a Pequim na região do mar da China Oriental, as envergaduras da modernização militar dos dois países continuam a ser incomparáveis. A China pode bem aumentar a quantidade dos mísseis de cruzeiro já existentes e dos seus portadores (navios e aviação) até ao nível de poder desencadear contra o Japão um golpe convencional fulminante com uma enorme força destruidora. Os grandes hovercrafts de tipo Zubr de que a China dispõe, adquiridos à Ucrânia, aumentam seriamente as possibilidades das tropas chinesas na disputa por ilhas distantes.

Ao mesmo tempo, o conflito militar não é o objetivo de nenhuma das partes. O objetivo da China consiste em levar o Japão a reconhecer a existência de um litígio territorial, a começar conversações e, no futuro, a ter em conta os interesses da segurança da China. O Japão tenta limitar o aumento da influência na região, apoiando-se na união com os EUA. Ambas as partes precisam de novos tipos de armamentos. Em primeiro lugar, para alargar as possibilidades de manobra política na solução dos problemas territoriais.

Os fatos citados e as opiniões expressas são de responsabilidade do autor

 

Fonte: Voz da Rússia

23 Comentários

  1. Os movimentos das peças japonesas deixam bem claro que,o japao esta deixando de considerara posiçao defensiva , basta observar a criaçao dos grupos ligeiros (intervençao) e a diminuiçao no numero de mbts, esta reduçao deixa claro que os japas pretendem fazer a guerra fora das ilhas principais, irao adiantar -se da possivel açao chinesa ,pra bom entendedor fica claro que nao consideram a minima hipotesis de pes chineses tocarem seus solos sagrados !

    • acha que a china vai ficar de braços cruzados ?? ao primeiro movimento japonês eles vão usar armas nucleares. os chineses já avisaram, acha que os chineses não vão fazer nada por medo dos EUA kkkkkk, tamos falado sobrevivência chinesa.

      • “ao primeiro movimento japonês eles vão usar armas nucleares”

        Incrível haver gente que torce por essas coisas.
        Se os EUA quiserem exterminam os chineses em 30 minutos.

        Somente um completo idiota poderia torcer por uma guerra nuclear.
        O mesmo que não faz um comentário que preste!

      • deagol acha que só quem pode usar armas nucleares são os yankes .rsrs
        em 30 minutos kkkk
        o mesmo que nao faz um comentário que preste rsrsrs

      • Seu problema é recalque e inveja por não ser americano.
        Coitadinho( no sentido literal)! KKKKKK

        Somente dois completos idiotas poderiam torcer por uma guerra.
        Os recalcados.

      • Na verdade eles não torcem, apenas distorcem… são pagos para isso e se não renderem alguma coisa logo o partidão os dispensa… não ve o caso do walfredo que deu uma sumida depois que disse umas cacas sem sentido ??/ levou cartão vermelho e foi para o chuveiro… depois volta na próxima rodada como se nada tivesse acontecido… são todos pertencentes ao “sistema de trollagem na net do partidão”… recebem o bolsa net para impedir o bom debate… todos uns bostas…

      • aqui é brasileiro nato !!!! chupa mais essa que é de uva entreguistas
        estão pensando que nos brasileiros gostamos de puxa saco de gringo paga sapo de yanke ????

      • onde eu disse que estou torcendo por um guerra nuclear ?? vc e duente ou não sabe ler ??

        ”Incrível haver gente que torce por essas coisas.
        Se os EUA quiserem exterminam os chineses em 30 minutos.”’

        disso não duvido, mais vc acreditar realmente que os EUA sairia ileso desse combate sem receber nenhuma bomba nuclear na cara ???

        já ouviu falar da muralha Grande Muralha Subterrânea, que foi construindo para funcionar mesmo depois de não ter nenhum chineses vivos.

        alem disso acha mesmo que o mundo conheça a quantidade de ogivas nucleares que os chineses tem ??

        os americanos iriam arriscar a perde toda a costa oeste, para se fazerem de machões ??

        se os EUA perde a costa oeste e fim para eles, alem de ser o estado mais rico califórnia.

        fico imaginado perde metade do pais, vai fazer do EUA uma presa fácil pra outros. e para terminar um texto para vc.

        ”’1. Uma única bomba nuclear muda tudo. Confiando que os EUA desfrutavam de uma vantagem nuclear de 10 para 1 em relação à União Soviética, os que defendiam uma guerra, liderados pelo general Curtis LeMay, insistiram para o presidente acertar as contas com os “bastardos comunistas” de uma vez por todas. Mas a superioridade nuclear esmagadora dos EUA pouco importava para Kennedy, que mais tarde admitiu que a possibilidade de uma única ogiva nuclear soviética atingir uma cidade americana fora um “fator de dissuasão substancial”.”’

      • ferio você esta correto ,e qualquer pessoa que sabe interpretar um texto ,sabe que em momento algum você falou que queria uma guerra nuclear
        tem uns puxa saco de gringo que ou são ou se fazem de desentendidos para poder continuar vivendo no mundinho da lua

      • Pelo seu comentário parece sim que você ficaria muito feliz em ver um ataque nuclear da china contra o Japão.
        Mesmo pq se a guerra depender de armas convencionais Japão e EUA dão uma surra na China.

      • mimimi armas convencionais, a china vem investindo pesado para modernizar sua força convencionais, fora de investir tbm na modernização do seu arsenal nuclear, para a ”Destruição mútua assegurada ” .

        vc não me respondeu acha mesmo que os EUA conseguem varrer os chineses do mapa sem perde toda a costa oeste ??

        não quero que o japão exploda pq se isso acontecer fico sem animes kkkk, e fora que mata japinhas e desperdício, eu odeio desperdício de comida ehhe.

        eu gosto do japão, mais eles fizeram muita maldade na segunda guerra, mataram o bebe do ultimo imperador chines e colocaram fim na sua linhagem,
        alem de sequestra a família real coreana antes da guerra e com isso ocupar a corea e bota o terror lá e com isso acabaram com a familia real coreana,
        engraçado o japão botou fim em duas famílias reais rivais e preservaram a sua, o mundo realmente e injusto mesmo.

        se o japão tentar repetir as merda do passado merece sim nuke na cara, os japonês só e bonzinho em anime em uma armadura samurai ou uniforme militar são chamados de demônios mata mulheres, criança e bebes, tudo na ponta de katana.

      • Deixa de palhaçada moleque, ou vc eh cinico ou retardado, em TODA a historia da humanidade, as conquistas foram regradas a muitos massacres de crianças e mulheres , foi assim na conquista da america,foi assim na unificaçao chinesa ,nao eh muito inteligente apontar para atrocidades de uns e babarem os ovos dos outros !

  2. teropode
    7 de janeiro de 2014 at 20:37

    Os movimentos das peças japonesas deixam bem claro que,o japao esta deixando de considerara posiçao defensiva , basta observar a criaçao dos grupos ligeiros (intervençao) e a diminuiçao no numero de mbts, esta reduçao deixa claro que os japas pretendem fazer a guerra fora das ilhas principais, irao adiantar -se da possivel açao chinesa ,pra bom entendedor fica claro que nao consideram a minima hipotesis de pes chineses tocarem seus solos sagrados ! ==== Mas, com certeza é isso q irá ocorrer, os Sinos irão invadir a ilha nipônica, caso ocorrar um conflito entre os países. E apartir de 2020 possivel/, o espirito expansionista japones será testado, afinal, essas ilhas sempre foram Chinesas, pois antes do Japão já existia o Dragão Chines…Quem viver verá.Sds.

  3. japao enquanto tiver bases americanas ele e a coreia do sul serão os boizão de piranha dos gringos .ponto
    tradução para os mocorongos tecnologiocos do site se o japao correr o bicho pega se correr o bicho come ,coitado dos japinhas estão com a corda da liberdade amarrada em seus pescoços rsrsrs

  4. Torcedor fanático!

    “mocorongos tecnologiocos ”

    Tecnológico com com certeza você não é ( visto que não entende nada de tecnologia), mas mocorongo todos temos certeza que sim. Só fato de torcer por uma guerra já mostra o tipo débil que você é.

    Além do mais, pelo que você escreve, vemos que não entende de nada, nem a línguá portuguesa. É só um invejoso dos americanos.

    No fundo você gostaria de ser yank e tem vergonha de ser brasileiro subdesenvolvido, é um verdadeiro traidor da pátria e uma vergonha para nosso país!

    Comunista de macdonalds. Fala mal dos EUA e faz tudo que a cultura deles manda.

    • Essa história que queremos importar o estilo americano de governar não procede, até porque já somos quase americanos culturalmente falando… mas a esquerdopatia não admite que perdeu e estes sim, querem a todo custo importar cuba, aquela “maravilha de regime” para nossa pátria… eles, os esquerdopatas, sim, querem mudar o Brasil, mas pra pior… independência de pensamento não é com eles… por isso os chamo entreguistas… porque querem trazer essa merda de ideologia para cá pensando que isso é contra os interesses americanos… como são burros !!!… é exatamente isso que os yankes querem… que percamos décadas lutando contra essa merda de socialismo enquanto eles comandam tudo no capitalismo que é o que de fato manda no mundo… eles, os americanos, não querem concorrência… mas os esquerdopatas burros não entendem isso… eles são tudo o que os gringos desejam para o resto do mundo… menos para eles próprios… qnto ao fato de terem vergonha de serem brasileiros é bem assim mesmo… mas isso advém da própria condição desses débeis mentais… se acham inferiores aos yankes e por consequência tem ódio pelo seus amados… Freud explica…

      • quanto mais vocês falam mais vocês se entregam rsrsrs
        o deagol escreve se olhando no espelho e o zoinho de vidro diz que ele já é americano e nos já perdemos
        rsrsrs ,é só jogar a isca que vocês caíram de boca rapidinho
        sobre língua portuguesa para bom entendedor meia palavra basta
        já falei aqui ,quer pagar de professor pasquali ?????
        tenta uma cadeira na academia brasileira de letras ve se alguém te quer rsrsrs
        e você errou ali no texto de cima com a palavra ESCRTEVE KKKKKKKKKKKKKKK
        dois bisonho deagol e o zoinho
        o Ronaldinho gaúcho já tem uma cadeira e o fhc também ,se esses dois conseguiram até vocês conseguem rsrs

      • “e você errou ali no texto de cima com a palavra ESCRTEVE”

        erros de digitação são normais, erros de português também, mas ser semianalfabeto como você é outra coisa.

        Eu diferente de você não tenho inveja dos americanos. Na real você é mais um comunistinha de macdonalds americanizado.

      • Vou fornecer um “Big Mac” para o pezito se acalmar… o dia que ele não recebe uma entrolhada ele não dorme quietinho… 🙂

  5. teropode 10 de janeiro de 2014 at 23:34
    Deixa de palhaçada moleque, ou vc eh cinico ou retardado, em TODA a historia da humanidade, as conquistas foram regradas a muitos massacres de crianças e mulheres , foi assim na conquista da america,foi assim na unificaçao chinesa ,nao eh muito inteligente apontar para atrocidades de uns e babarem os ovos dos outros !

    palhaçada só se for a sua, vc não tem nível para discutir, olha seu nível infantil, citação de uma criança de: .

    ”Se os EUA quiserem exterminam os chineses em 30 minutos.” vc disse isso , ou seja , na sua cabecinha duente os EUA consegue eliminar a china sem levar um contra-ataque, em vem de me provar essa sua teoriazinha vem defender os
    massacres japonês.

    responde aew se for homem acreditar mesmo que os EUA dão conta de eliminar os chineses sem levar a bomba na cara ????

    pessoal comuna pode tira print do poste dele porque ele acabou de justificar dos os massacres do mundo todo. como o do Stalin e do Mao, talvez pode ser Útil em uma futura discussão.

    • Vc é só um comunista disfarçado… não é nem melancia, é abóbora… qndo dá meia noite muda de lado… mas falando do seu recadinho aos comunas, deixa de ser tonto… ele não justificou nada, somente disse que os EUA, como TODOS sabem, menos vc, pode acabar com a China sem dar tempo para contra-ataque e se a mesma revidar não conseguirão furar o bloqueio aéreo e naval dos yankes, mesmo com misseis intercontinentais… se vc se inteirasse mais do assunto não tava pagando mico aqui… é bem provável que vc seja mais uma máscara dos comunas de sempre que perturbam o ambiente… mas já sabemos lidar com essa praga… pra mim é uma versão um pouco melhorada (se é que seja possível) do pé de poodle… mas morre aqui… não pretendo te entregar… 🙂

Comentários não permitidos.