Red Dragon, Taiwan para o Plano Brasil
Tradução e Adaptação: E.M.Pinto
Il 76 convertido em bancada de teste para o motor WS-15/20 ou ainda SF-A
Confirmando o que havíamos publicado na matéria China testa motor SF-A / WS-15 ( Woshan 15), o site Chinês, China defense acaba de divulgar a informação de que o Il-76 especialmente adaptado e equipado com o mais novo motor aeronáutico efetuou com sucesso os testes de voo daquele motor que deve no futuro equipar os cargueiros Y-20 da PLAAF.

Na imagem a variante civil SF-A destinada ao avião de passageiros C-919
As nomenclaturas embora se sobreponham na verdade referem-se ao mesmo motor, o WS 20, Woshan 20, é a atual designada para o cargueiro Y-20, saiba que o núcleo do motor na verdade é o mesmo do WS-15 ou ainda SF-A que se refere ao modelo civil. Por isso a confusão nas nomenclaturas.
O primeiro voo de teste com o motor turbofan SF-A/ WS-20, projetado pelo Shenyang Liming Aircraft Engine Company, embora seja desenvolvido para a aeronave de transporte militar, Y-20, também pode será empregado em aviões de passageiros de médio ou grande porte.
Especialistas em aviação afirmam que o WS-20 possui uma estrutura muito parecida com motor turbofan americano CFM56-7 ou GE90. Os especialistas julgam que dentro dos próximos cinco ou sete anos, as aeronaves civis e militares já poderão ser equipadas com este novo motor.
A China está agora à um passo do caminho para se tornar o quinto país do mundo com a capacidade de projetar motores turbofan avançados, logo depois dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Rússia.
Acredita-se que com esta capacidade a china promoverá grandes mudanças na sua indústria de aviação, pois, não terá mais necessidade de contar com o fornecimento de motores de fabricação russa para o desenvolvimento de aeronaves de médio e grande porte civis ou militares.
Isto acabará por ajudar o país desenvolver e possuir uma indústria de aviação independente, disse o representante da Shenyang Liming Aircraft Engine Company no relatório de avaliação do primeiro voo de testes.
A capacidade de carga do PLA será imensamente estendida com a incorporação do cargueiro Y-20 dando-lhe capacidade de projeção global quando constituída a sua frota de cargueiros.
Porém, a Shenyang garante que o WS-20 aumentará mais ainda a capacidade de carga do cargueiro cujo programa está em desenvolvimento.
A Shenyang não descarta o potencial mercado exterior depois que o motor for plenamente desenvolvido a partir daí a indústria chinesa será capaz de projetar e produzir motores turbofan mais avançados com base no WS-20.
5 Comments