MANUAL SOBRE A DEFESA CONTRA DRONES É PUBLICADO NA INTERNET

O holandês Ruiben Pater publicou um manual sobre a defesa contra drones.

Sugestão: Lucena

O regulamento tem duas partes. Na primeira, figuram as silhuetas identificativas dos drones e são indicadas as missões (reconhecimento, ataque) desses aparelhos.

A segunda parte do documento contém conselhos sobre como se proteger dos drones. O autor sugere, em particular, de dia manter-se na sombra de árvores e edifícios, ter um cobertor térmico para enganar o termovisor do drone e não utilizar telefones celulares nem dispositivos com GPS.

Em forma impressa, o regulamento está disponível em inglês e pashtu, e em forma eletrônica, em 14 outras línguas.

Fonte:Voz da Rússia

Guia de Sobrevivência à Drone

Vigilância

Ataque

Vigilância militar

Vigilância doméstica

Doméstico

Apenas para uso não oficial

Desenvolvimento Global Drone U.S. Military

Português Brasileiro

Observação de pássaros no século 21

Nossos ancestrais poderiam localizar predadores naturais de longe por suas silhuetas. Estamos igualmente atentos aos predadores atuais? Drones são aeronaves de controle remoto que podem ser usados para qualquer finalidade, de vigilância e força letal, a operações de resgate e pesquisa científica. A maioria dos drones é hoje utilizada por forças militares para vigilância e ataques controlados remotamente, e seus números estão crescendo. A Administração Federal de Aviação americana (FAA) previu em 2012 que dentro de 20 anos poderia haver algo em torno de 30.000 drones voando apenas sobre solo americano. Como esses pássaros robóticos se tornarão comuns num futuro próximo, devemos estar preparados para identificá-los. Este guia de sobrevivência é uma tentativa de familiarizarmos nós mesmos e as gerações futuras com um ambiente tecnológico em mudança.

Este documento contém as silhuetas dos tipos mais comuns de drones usados ​​hoje e no futuro próximo. Cada uma tem indicada a sua nacionalidade e se são usados ​​apenas para vigilância ou se podem fazer uso de força letal. Todos os drones são desenhados em escala para referência de suas dimensões. Desde os menores drones, medindo menos de 1 metro, até o Global Hawk, medindo 39,9 metros de comprimento. Para manter este documento amplamente disponível, pode-se baixá-lo em formato .doc ou .pdf. Novas traduções serão disponibilizadas ao longo do tempo.

AVISO LEGAL Este documento é apenas para fins informativos, com a intenção de distribuição gratuita de informações publicamente disponíveis. Nós não toleramos comportamento violento ou destrutivo contra pessoas ou propriedades sob quaisquer meios ou formas. Todo o conteúdo pode ser livremente compartilhado, adaptado e traduzido para fins não comerciais.

Disponível gratuitamente no site http://www.dronesurvivalguide.org

Escondendo-se de Drones

Drones são equipados com cameras extremamente poderosas que podem detectar pessoas e veículos a partir de vários quilômetros de altitude. A maioria dos drones está equipada com visão noturna, e/ou câmera de visão infravermelha, os chamados sensores FLIR. Estes podem identificar rastros de calor humano de longe, durante o dia ou à noite. No entanto, existem maneiras de se esconder de drones.

Camuflagem diurna: esconda-se entre as sombras de construções ou árvores. Use florestas densas como camuflagem natural ou redes de camuflagem.

Camuflagem noturna: esconda-se no interior de edifícios ou sob a proteção de árvores ou folhagens. Não use lanternas ou luzes de veículos, mesmo a longas distâncias. Drones podem facilmente detectar essas emissões durante as missões noturnas.

Camuflagem térmica: cobertores de emergência (as chamadas mantas térmicas) feitas de Mylar podem bloquear os raios infravermelhos. Utilizar uma manta térmica como um poncho à noite vai esconder seu rastro térmico da detecção por infravermelho. Também no verão, quando a temperatura está entre 36 °C e 40 °C, a camera infravermelha não consegue distinguir entre o corpo humano e o ambiente ao seu redor.

Aguarde o mau tempo. Drones não podem operar sob condições meteorológicas pesadas como ventos fortes, fumaça ou tempestades.

Não utilize comunicação sem fio (wireless). O uso de telefones celulares ou comunicações com localização GPS possivelmente irá revelar a sua localização.

Espalhar cacos de vidro ou material espelhado (refletivos) sobre um carro ou um telhado irá confundir a camera do drone.

Chamarizes. Utilize manequins ou bonecos de tamanho humano para enganar os sistemas de reconhecimento do drone.

Decifrando os Drones

Drones são operados por controle remoto. Seus pilotos (operadores) podem estar a milhares de quilômetros de distância em postos de controle terrestres. O controle é feito por link de dados via satélite através do qual o piloto controla a aeronave. Através de interferências ou interceptação do link de dados, pode-se afetar os controles dos drones. O link de dados pode ser criptografado, mas muitas vezes não é.

Intercepção. Uma técnica sofisticada é utilizar um software de varredura celeste com uma antena parabólica e um sintonizador de TV para interceptar a frequência do drone. Tanto as comunicações geradas pelo drone quanto aquelas destinadas a ele podem ser interceptadas.

Interferência. Transmissões em diversas frequências ou pacote de frequências podem desconectar a ligação entre o piloto do drone e sua aeronave.

Enganando o GPS. Pequenos transmissores portáteis de GPS podem enviar falsos sinais de GPS e enganar os sistemas de navegação do drone. Isso pode ser usado, por exemplo, para direcionar drones para rotas de autodestruição ou mesmo roubá-los e pousá-los em uma pista.

Fontes:

‘Health Ranger’s intelligence analysis of military drones: payloads, countermeasures and more’,http://www.naturalnews.com, July 16, 2012. By Mike Adams

‘The Al-Qaida Papers – Drones’, This document is one of several found by The Associated Press in buildings recently occupied by al-Qaida fighters in Timbuktu, Mali. Associated Press, Feb 2013. ‘Evading Thermal Imaging And Radar Detection’, United States Militia, Special Forces.

4 Comentários

  1. Como já foi dito e eu repeti por aqui, para cada solução bilionária americana existe uma contramedida de baixo custo..

    • É o custo do pioneirismo, amigo André… por isso são o que são em se tratando de tecnologia…

    • Eu discordo, muitas das soluções mostradas no texto são complexas e difíceis de alcançar.

      Enganar os sianis criptografados dos GPSs não é tão fácil assim.
      Interceptar as comunicações dos drones também é dificil, assim com criar sinais de interferência.

      Os UAVs ou UCAVs tem suas fraquezas mas normalmente obtém sucesso em suas missões. Iraque e coréia do norte já usaram equipamentos sofisticados para anular as capacidades do drones mas não obtiveram sucesso.

      “para cada solução bilionária americana existe uma contramedida de baixo custo..”

      Daria para fazer uma lista de soluções bilionárias americanas e russas contra as quais não existem medidas de baixo custo.

      Esse manual ensina táticas para se reduzir o potencial dos UAVs, mas de forma nenhum garante a total eficiência delas. além do mais nenhuma das recomendações desse manual é novidade.

Comentários não permitidos.